BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 20 de agosto de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 101) Ana Person

Ana Person

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

Hoje nossa entrevista é com a cantora Ana Person, uma espírita de infância que tem utilizado seus dotes artisticos para também divulgar a doutrina espírita. No meio espírita Ana já se apresentou em eventos importantes como no Congresso Estadual de Espiritismo, em Bauru, SP. Atualmente tem feito a parte artistica em eventos espíritas onde tambem participam oradores convidados. Ana é casada com Zé Oscar, tem a filha Ana Gabriela e os gêmeos João Pedro e Fábio. Ao final desta entrevida o orador Orson Peter Carrara que já participou com Ana Person de diversas atividades espíritas faz um comentário a respeito da talentosa artista.

Ana Person, poderia nos fazer sua auto apresentação?

Quase nasci em Pompéia, mas meus pais correram de fusquinha e consegui nascer na linda cidade de Marília, SP, num 6 de dezembro, por volta das 18:30h, com calor, do jeito que mais gosto.

Sou a quarta filha mulher do ex-relojoeiro e viajante de laboratório Nino e da professora de Geografia Célia. Tenho as irmãs Maria Inês, Eloisa, Leda e o irmão Valdir. Sou casada com Zé Oscar, tenho a filha Ana Gabriela e os gêmeos João Pedro e Fábio.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Concluí o Magistério, cursei um ano de Pedagogia na Unesp em Marília, posteriormente me formei no Curso de Comunicação Social –Habilitação em Relações Públicas pela Unesp de Bauru/SP.

Iniciei vários cursos de violão, porém sem concluir. Participei de diversas oficinas e workshops de música e teatro. Fiz aulas de Canto, participei de Corais.

Como você conheceu a Doutrina Espírita e desde quando a adotou em sua vida?

Conhecí a Doutrina desde pequena, talvez com uns 6 ou 7 anos, através da minha mãe Célia que começou a freqüentar o Centro Espírita Luz e Verdade, em Marília, onde também nos matriculou no curso de evangelização. Nos levava para visitar o Lar Amelie Boudet ao finais de semana e nos apresentou a literatura espírita de Allan Kardec, Chico Xavier, Bezerra de Menezes, dentre outros.

A que casa espírita você esta vinculada presentemente e os trabalhos que nela desenvolve?

Frequento palestras e trabalhos voluntários eventualmente na Casa de caridade Irmã Vera Cruz, na cidade de Valinhos, onde resido atualmente. Também frequento outras Casas espíritas de Valinhos e Campinas. Atuo principalmente na área da música, fazendo apresentações beneficentes em palestras e eventos espíritas.

Poderia nos descrever sua trajetória sobre o movimento espírita

Participei de vários eventos espíritas como festivais, congressos, semanas do livro, encontros, palestras, sempre no estado de São Paulo.

Ana como e quando ocorreu seu interesse pela musica?

Minhas irmãs mais velhas tinham um grupo de amigos que frequentavam nossa casa aos finais de semana. Se reuniam para conversar e principalmente tocar violão e cantar. Eu sempre estava por perto, bem perto, quase “dentro do violão”, e foi aí que me lembro tudo ter despertado em mim: a musica, a letra, a poesia, a voz, a composição, a extesia, a conexão com algo Maior, o sentimento de que a música e arte podem melhorar algo, para quem faz e para quem recebe.

Você canta e trabalha com quantos instrumentos musicais ou também faz composições?

Sou compositora e meu instrumento principal é o violão.

Às vezes componho utilizando somente alguns instrumentos de percussão e a voz, a kalimba, mas principalmente, o sentimento, as sutilezas, a ligação com o Universo, com a Natureza amiga.

Quantas gravações você fez ao longo da carreira?

Lancei um álbum em 2004, intitulado “Que eu traga na canção” e o segundo em 2008, “Além do tempo”.

No momento quais suas principais atuações no campo musical profissional?

Estou com três espetáculos e grupos diferentes na estrada:

o show “Samba na bola”- com a temática futebol; o projeto “Carta da terra – oficina e Show” – com temática sustentabilidade e o “Concerto Rhunnas”- com música instrumental étnica.

Fale-nos por favor sobre sua atuação musical no meio espirita.

Já participei de várias palestras com a querida Yara Rapini Zalaf, no Centro espirita Amor e Caridade, em Bauru, cantando e tocando violão.Atualmente participo com André Luiz Rosa, na cidade de Valinhos e região. Faço abertura e encerramento de palestras diversas, quando convidada com Orson Peter Carrara, Andrea Giovanna, Jamiro dos Santos e outros queridos palestrantes do movimento.

Participei do FECEF, em Franca e de outros encontros de Arte Espírita.

Qual a infra estrutura necessária para suas apresentações e o custo?

Utilizo uma mesa de som de oito canais, um microfone com pedestal e retorno de palco.

Quando minha parceira e filha Ana Gabriela vai junto nas flautas, vocais e percussão, há necessidade de mais 2 microfones com pedestal e retorno de palco. O custo é a despesa do traslado, da alimentação e pouso.

Nessas palestras musicadas você comercializa CDs de musicas espíritas?

Sim, sempre levo os Cd’s para divulgação do trabalho, mas tbem podem ser adquiridos pelo e-mail ana@anaperson.com.br

Ana, o que significa a Arte para você?

A arte melhora a qualidade de vida, a qualidade dos pensamentos, das emoções, nos liga a Deus, ensina, socializa, reparte, é um instrumento do novo.

Porque você canta?

Cantar é como respirar, é expressão da alma, é doar o melhor de mim, é abrigo seguro, paz cultivada, conexão com o Universo e com a Natureza, uma forma de reverenciar a vida, agradecer.

NO INSTANTE DA CANÇÃO

Letra e musica: Ana Person 12/09/97

No instante da canção muitas coisas acontecem

Sem que os nossos olhos possam ver...

Eu canto, eu canto e você não me vê

Os meus olhos vêem,

O meu corpo fala em gestos suaves

como a presença das aves

Suaves, suaves

Como a presença das aves...

a minha voz é minha alma

e eu te passo a cada compasso

a emoção de viver,

a alegria de cantar,

a vontade, a vontade de ver você feliz

Nem que seja só

nem que seja por um instante

No instante da canção...

Eu canto, eu canto

Prá te falar dos presentes

Que é o Sol,

Que é a Lua,

Que são as gotas da chuva

Suaves, suaves como a presença das aves

A minha voz é minha alma

E eu canto meu canto

prá você não chorar

nem que seja só

Nem que seja por um instante

No instante da canção...

Para conhecer mais sobre o trabalho de Ana Person acesse www.anaperson.com.br e para ouvi-la

www.anaperson.com.br/alem

Contatos para Shows: 19 3327-6960 ou por e-mail producao@anaperson.com.br


Reencontro com Ana Person – Orson Peter Carrara

A vida sempre reserva surpresas.
Fui palestrar em Valinhos e reencontro a talentosa Ana Person que, inclusive, abrilhantou a palestra cantando antes e depois da exposição. Seu carisma e beleza de suas músicas suavizam nossos ouvidos e fazem enorme bem às emoções. Em outras ocasiões também nos encontramos e ela novamente cantou, suavizando o ambiente. Sua linda voz e sensibilidade fazem a diferença, como ocorreu em outro evento, igualmente realizado em Valinhos e que reuniu companheiros de várias cidades.
Na viagem de volta premiei minha audição com o CD ALÉM DO TEMPO que ela me
presenteou. Que maravilha! Quinze faixas lindas que educam e trazem o sentido da própria vida.
Além de inúmeras faixas valorizando o meio-ambiente, educando a infância e propiciando reflexões de importância, o lindo CD permite uma viagem memorial a muitos fatos que todos vivenciamos quando crianças, fazendo lembrar episódios que normalmente vivemos quando na idade da inocência. As faixas 3, 7, 9 e 11, por exemplo, conquistaram-me por inteiro. A faixa 7, em especial, é muito significativa para cantar e interagir com crianças.
Belo trabalho Ana Person! Parabéns!
Esperamos que muita gente tenha acesso ao CD para deliciar-se com suas lindas canções. Fiquei feliz em ouvi-la ao vivo e depois durante a viagem. Dei-me pressa em escrever sobre você e o CD porque tudo que é bom merece ser divulgado e conhecido.
Sugiro aos leitores visitarem o site www.anaperson.com.br e conhecer um pouco mais
da talentosa amiga e cantora do bem. Lá estão dicas e informações que vão te conquistar.
Ana Person é muito talentosa, muito bom seu trabalho musical e eu não poderia deixar de partilhar tudo isso com os amigos queridos em toda parte. Inclusive quero pedir a você que ora lê o presente texto: espalhe-o para seus contatos



Esquerda p/ direita:
Zé Oscar, Ana Gabriela (companheira da vida e dos palcos como flautista, cantora e percussionista), Ana, caramelo, e os gêmeos Fábio e João Pedro. Ana frisa que a família é a sua motivação maior para todas as musicas e apresentações.

A menina Ana Person com o violão nas mãos

A adolescente Ana Person cantando com outras crianças


Ana Person

A jovem Ana Person cantando e tocando

Ana Person se apresenta com Dominguinhos

Ana Person na abertura do Congresso Estadual de Espiritismo da USE/SP realizado em Bauru

Ana Person. Abertura do Congresso em Bauru

Olinda, centro, entrevista Paula Zamp e durante o Congresso Estadual de Bauru

Ana cantando com os jovens de Bauru no Congresso da USE

Ana Person grávida ao lado da filha

Ana Person com os filhos

Ana Person em show infantil

0 comentários: