BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Doenças mentais na abordagem médico-espírita

ENTREVISTA: DR. MÁRIO SÉRGIO SILVEIRA

Medinesp 2007 – 150 anos em busca da integração corpo-mente-espírito
Ismael Gobbo igobi@uol.com.br

Doenças Mentais na Abordagem Médico-Espírita foi o tema da palestra do psicólogo Mário Sérgio Silveira, assessor técnico do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, em Curitiba (PR), e psicoterapeuta de orientação transpessoal no Medinesp 2007, o congresso das Associações Médico-Espíritas do Brasil e Internacional. Abaixo, transcrevemos os principais pontos abordados em entrevista sobre o assunto à Folha Espírita:

Folha Espírita – Do ponto de vista espírita, qual o modelo de inconsciente que melhor explicaria as doenças mentais?
Mário Sérgio Silveira – Estou trabalhando na idéia de um modelo informacional da consciência, compreendendo que matéria é energia e a energia transporta informação. Assim como o Universo é informacional, da mesma maneira a consciência humana é um sistema informacional estruturado em diversos níveis. Então, na minha opinião, a melhor forma para entendermos as relações entre espírito e matéria é compreendermos de que maneira a informação circula no sistema energético humano, dos campos sutis do perispírito e do próprio Universo para o corpo físico. Esse modelo já é conhecido há milhares de anos como o sistema de chakras, da tradição oriental, e agora retomado através de conceitos mais modernos da Física Quântica.

FE – Para o profissional espírita, médico ou psicólogo, qual a importância de se ter um modelo de inconsciente? Ajudaria no diagnóstico e tratamento?
Silveira – É importante nós termos um modelo transdisciplinar, resultante do debate entre ciência, filosofia e tradições espirituais, que inclua a dimensão espiritual. Pela minha experiência em hospital psiquiátrico, onde lidamos com doenças mentais graves, embora a manifestação do desequilíbrio mental possa efetivamente ser diagnosticada e receber denominações em nossas classificações, como o CID10 ou o DSM4, é importante compreendermos que a causa do desequilíbrio está fundamentalmente no espírito e na sua história evolutiva através das diversas experiências reencarnatórias. Então, por mais que a manifestação do desequilíbrio possa receber um diagnóstico psiquiátrico, eminentemente descritivo, um modelo informacional da consciência permitiria que nós entendêssemos melhor a origem e a causa desse desequilíbrio, em que nível teve origem e, conseqüentemente, teríamos condições de tratar efetivamente as causas nos níveis adequados.

FE – Como diferenciar desequilíbrios espirituais de desordens mentais?
Silveira – Como a realidade é única, como nada no Universo é separado, as diferenças que existem no entendimento dependem do modelo de leitura da realidade que é utilizado, porque, na verdade, todo desequilíbrio é espiritual e se manifesta nos diversos níveis, emocional, mental e físico. Então, precisamos entender que o núcleo informacional da consciência é o espírito e que o desequilíbrio que está presente nesse arquivo informacional vai se refletir nos demais níveis.

FE – O senhor acha que o tratamento espiritual ajuda ou complementa o tratamento médico?
Silveira – Cada vez mais o tratamento espiritual é fundamental e em todas as especialidades da Medicina. Por mais que tenhamos de fazer intervenções freqüentemente no nível do corpo, no nível biológico, inclusive através de medicação alopática e cirurgias, buscando corrigir aquele desequilíbrio que já se consolidou no plano físico da energia, que chamamos de matéria, quanto mais conseguirmos trabalhar no nível das causas iniciais, estaremos fazendo não apenas tratamento, mas também prevenção primária. Com o tratamento espiritual, podemos evitar que doenças mais graves se manifestem no plano da matéria, porque não podemos esquecer que nós todos somos herdeiros fundamentalmente de nós mesmos, em nossa caminhada evolutiva.

FE – Em função disso, o senhor acha que o hospital psiquiátrico espírita tem melhores resultados no tratamento das doenças mentais?
Silveira – Não basta apenas ter o nome de hospital espírita obviamente. Mas, sem dúvida, no Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, em Curitiba, trabalhamos com uma visão inter e transdisciplinar, e isso significa que o espiritual é parte do tratamento recebido pelo paciente. Nós, todavia, queremos mais, trabalhando para conseguir que o espiritual seja o elemento que transcenda e integre todas as demais especialidades que tenham ação no tratamento do paciente. Então, mesmo que os resultados não sejam visíveis imediatamente, porque freqüentemente são patologias crônicas de longo curso e de difícil solução, ainda assim estaremos contribuindo no processo evolutivo do espírito que já terá resolvido mais alguns dos seus problemas ainda nesta existência e, quem sabe, poderá avançar em seu processo evolutivo com mais tranqüilidade. Entendemos também que a doença de hoje é parte da cura da alma. Por outro lado, temos tido excelentes resultados através do grupo de desobsessão, às vezes “da noite para o dia”. Os casos mais críticos são os de pacientes com risco, ideação e vozes de comando para o suicídio. Normalmente, grandes levas de suicidas são encaminhados para atendimento na dimensão que chamamos espiritual, pois eles são recrutados para ficar junto de pacientes depressivos para induzi-los ao ato.

FE – Como o psicólogo espírita utiliza no seu consultório essa ferramenta importante que é o conhecimento da espiritualidade?
Silveira – Fiz um longo percurso nos meus 30 anos de profissão, passando pela psicanálise e pelo psicodrama, mas sempre com essa busca no sentido de integrar o conhecimento espírita e da espiritualidade. Felizmente, o caminho que encontrei foi o da Psicologia Transpessoal, que estuda a espiritualidade através dos diversos estados de consciência. Então, minha sugestão para os psicólogos jovens que desejam incluir a espiritualidade nas suas clínicas é que sigam o caminho da Psicologia Transpessoal e da Psicoterapia Regressiva, por mais que existam algumas críticas de que não devamos mexer com aquilo que deve ser esquecido. Concordamos em um primeiro momento, porém sabemos que o que não lembramos de modo consciente permanece inconsciente e gerando efeitos, os sintomas como retorno do recalcado. Com a técnica adequada, o trauma vem à tona e pode ser trabalhado e, aí sim, ser de fato esquecido. A minha sugestão é para que os jovens psicólogos, psicoterapeutas e médicos entendam que hoje é esse o caminho que a ciência ocidental nos oferece, ou seja, o da Psicologia Transpessoal, a psicologia da transcendência.

FE – Alguns hospitais espíritas que conhecemos nos informam que os órgãos da Saúde não fazem nenhuma proibição à terapêutica complementar espiritual, apenas esta não pode figurar no prontuário do paciente. No hospital em que o senhor trabalha também é assim?
Silveira – No Hospital Bom Retiro temos uma espécie de formulário onde o paciente, ou sua família, consente ou não o atendimento espiritual que oferecemos. Desta forma, o tratamento espiritual é uma escolha voluntária que, para nossa alegria, é aceito pela maioria dos pacientes, inclusive pelos não espíritas. Esse tratamento consiste em palestras e momentos de reflexão sem qualquer proselitismo religioso, passes e distribuição da água fluidificada, além das reuniões de desobsessão para os pacientes que as equipes terapêuticas indicam.

FE – Como abordar essas questões para os não espíritas?
Silveira – A espiritualidade não é domínio exclusivo do Espiritismo, mas uma realidade que se encontra na essência do ser humano. No paradigma ocidental, nós, infelizmente, tendemos a negar a dimensão da espiritualidade, que é um domínio essencial do ser humano. Então, o que tenho observado, mesmo no consultório particular, é que as pessoas procuram a espiritualidade porque sentem a necessidade de uma reconexão com sua própria essência. E nós temos a oportunidade de entender que a origem de muitos desequilíbrios que sofremos em nossas vidas está na falta de conexão com essa dimensão tão essencial, nuclear mesmo, que é a dimensão espiritual. Portanto, não vejo problema quanto a isso; nós podemos abordar, evidentemente respeitando a crença do paciente, as questões espirituais que dizem respeito a todos nós. Com relação a esse tema, vale a pena ler o livro do dr. Harold Koenig, Espiritualidade no Cuidado com o Paciente, editado pela Associação Médico-Espírita.

Medinesp 2007 – 150 anos em busca da integração corpo-mente-espírito
PUBLICADA NA FOLHA ESPIRITA, AGOSTO, 2008

Ismael Gobbo igobi@uol.com.br

Acesse o site A Voz do Espiritismo

Ouça o Coronel Pedro de Almeida Lobo, de Campo Grande, MS, falando sobre Amizade.

Apresentação de Nelson Custódio da Silva, responsável pelo programa.

Pedro Lobo e Nelson Custódio. Foto Ismael Gobbo

Palestra com Ironildo Boselli Holambra, SP

CENTRO ESPÍRITA SEMENTE DE LUZ
FUNDADO EM 08 DE FEVEREIRO DE 2006
RUA LAZINHO FOGAÇA 151 - CENTRO HOLAMBRA - SP - CEP 13825-000
sementedeluz151@gmail.com
(19) 7806-4456

CONVITE

Temos a alegria de convidar para a palestra do dia 17, quinta-feira, às 19.15 horas.

17

O Episódio de Hysdeville

Local: Centro Espírita Semente de Luz

Ironildo Boselli – Elemento ativo no movimento espírita atuando desde a década de 50.

Natural de São Jose do Rio Preto é bacharel em Direito, funcionário aposentado do banco do Brasil, residente em Itapira, SP.

Ocupa atualmente os cargos de Presidente do Conselho Curador da Fundação Espírita Américo Bairral, mantenedora do Instituto Bairral de Psiquiatria.

Expositor, escritor, coordenador de cursos, dirigente de trabalho de desobsessão do Centro Espírita Luiz Gonzaga e Secretário da USE-Itapira.

Após a palestra Ironildo

(Informação em emails de Otavio Cunha e Regina Bachega)

Seminário Fernando de Lacerda Lisboa, Portugal

(Informação em emails de Nuno Emanuel e Otavio Cunha)

I Mostra Cultural Espírita Arujá, SP

(Informação recebida em emails de Newton ncguirau@terra.com.br; de luizclaudiodasilva@uol.com.br e Rosangela Pires)

Seminário Espírita com Sebastião Camargo Castilho, SP

Local: Seicho-no-ie

Rua José Zahr 557

Castilho, SO

Data: 27 de fevereiro de 2011-02-14

Horário: 08:00 às 12:00 horas

sebastiaocamargo_1_

OBS: Inscrição: Judite (18) 3741.1408 – Maria Eliza (18) 3741.1266 e

Genevieve (18) 3741.1237 (email: bete_henrique@hotmail.com

Ajuda de Custo para café da manhã e almoço: R$ 10,00 (Dez Reais)-

Confirmar até o dia 20/02/2011

(Informação recebida em email de Mara Freitas)

Palestras e seminário com Jacob Melo Campinas e região

(Informação em email de Mara Freitas)

Escola de Formação de Trabalhadores Espíritas Águas Claras, DF

(Informação em email de Alexandre Magno alexandre@febos.org)


Brasília, DF. Esplanada dos Ministérios, Congresso Nacional e Lago Paranoá ao fundo. Foto Ismael Gobbo

Seminário de Capacitação de Oradores Itápolis, SP

(Informação em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC aliancaepc@yahoo.com.br)

Saiba mais sobre o orador Roosevelt A. Tiago

Acesse: http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/11/focalizando-o-trabalhador-espirita_27.html

Palestras públicas no Centro Espírita Seara do Mestre São Paulo

As inscrições para os cursos ainda estão abertas!!!! Esperamos por você!

Reuniões Públicas

DATA

PALESTRANTE

TEMA

11/02/11

20h

Arthur

Muitos os chamados e poucos os escolhidos

12/02/11

sáb

09h

Aurélio

A fé que transporta montanhas

12/02/11

sáb

15h

Claudia Rodrigues

Trabalhadores de última hora

15/02/11

20h

Paulo Bomfim

Falsos Cristos e falsos profetas

Sua opinião é muito importante para nós. Utilize a caixa de sugestões que está próxima a recepção e deixe seu recado!!!

A Assistência Social conta com a colaboração de todos doando alimentos não perecíveis e também a doação de roupas de bebês, podem ser NOVAS ou USADAS.

As aulas já iniciaram, mas ainda há tempo para se inscrever. Informações na Secretaria.


Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita.


(Informações recebidas em email do C.E. Seara do Mestre)


Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

Palestra no Centro Espírita “Paz e Felicidade” Valparaiso, SP

Data: 15 de fevereiro de 2011 (terça-feira)

Horário: 20 horas

Endereço: C.E. “Paz e Felicidade”

Rua Vereador Kumrik Arik, 449, Valparaiso, SP.

Tema: “Vinte serviços que o Espiritismo faz por você”

Orador: Ismael Gobbo, de Araçatuba.

(Informações em email de Danieli Padilha)

Nova Turma de pós em pedagogia espírita. Abrape São Paulo

NOVA TURMA DE PÓS EM PEDAGOGIA ESPÍRITA EM SÃO PAULO - Início em março de 2011!


Informações e matrículas com Sabrina - (xx) 11 – 40328515/8155 8005

CURSOS DE EXTENSÃO À DISTÂNCIA
Informações e matrículas no site www.pedagogiaespirita.org.br


Duas novidades importantes:

A Associação Brasileira de Pedagogia Espírita abre nova turma de pós-graduação em Pedagogia Espírita, em São Paulo, na praça da República!

Início das aulas: março de 2011

Veja em nosso site:

http://www.pedagogiaespirita.org.br/posgraduacao




A Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, a pedido de muitos interessados no Brasil inteiro, lança seus primeiros cursos à distância, em caráter de extensão!



Inscrições permanentes!


EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE

Programa

* Educação e Espiritualidade - Dora Incontri
* O Olhar de fora (as críticas às religiões)- Alessandro Cesar Bigheto e Dora Incontri
* Olhar de síntese (recuperando a espiritualidade sem sectarismo) - Alessandro Cesar Bigheto e Dora Incontri
* Saúde e Espiritualidade – Franklin Santana Santos
* O resgate da Espiritualidade na Educação e a proposta de ensino inter-religioso - Alessandro Cesar Bigheto e Dora Incontri
* Pedagogia da Espiritualidade – Ney Lobo (palestra dada no 1º Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade)
* Ciência, Educação e Espiritualidade – Regis de Morais
* Pedagogia da Espiritualidade (uma visão espírita) – Regis de Morais
* Comenius e o ensino inter-religioso – Luis Colombo
* O pensamento religioso e moral de Rousseau – Priscila Grigoleto Nacarato
* Conceito de ser humano e criança e a espiritualidade em Pestalozzi – Dora Incontri
* Projetos interdisciplinares e ensino inter-religioso – Dora Incontri
* Educação para a morte e espiritualidade – Franklin Santana Santos
* A proposta da pedagogia espírita – Dora Incontri


Entrevistas com representantes do:

* Islamismo
* Judaísmo
* Tradições Afro-brasileiras
* Protestantismo
* Catolicismo
* Budismo


Carga Horária - 40 horas
25 horas de aulas gravadas
15 horas de atividades: pesquisas, fóruns de debate, leituras e resenhas

Coordenação
Profª Drª. Dora Incontri

Faça aqui sua inscrição neste curso!




INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA ESPÍRITA

Programa

* O que é Pedagogia Espírita – Dora Incontri


Os precursores

* Sócrates e Platão - Dora Incontri e Alessandro
* Cesar Bigheto
* Comenius - Luis Colombo
* Rousseau – Priscila Grigoletto Nacarto
* Pestalozzi – Dora Incontri


A pedagogia espírita no Brasil

* Panorama Geral – Dora Incontri
* Eurípedes Barsanulfo – Alessandro Cesar Bigheto
* Anália Franco – Samantha Lodi
* Herculano Pires – Dora Incontri


Fundamentos espíritas

* Espiritismo e Sociedade – Alysson Leandro Mascaro
* Espiritismo e Sociedade – Regis de Morais
* O paradigma do Espírito - Dora Incontri
* Ciência e Espiritismo – Franklin Santana Santos


Prática pedagógica

* Família e Pedagogia Espírita – Cláudia di Martino Mota
* Escola e Pedagogia Espírita – Alessandro Cesar Bigheto e Dora Incontri
* Centro Espírita e Pedagogia Espírita - Alessandro Cesar Bigheto e Dora Incontri
* Ensino inter-religioso e Pedagogia Espírita – Dora Incontri


Carga Horária - 40 horas
26 horas de aulas gravadas
14 horas de atividades: pesquisas, fóruns de debate, leituras e resenhas

Coordenação
Profª Drª. Dora Incontri

Faça aqui sua inscrição neste curso!




www.pedagogiaespirita.org.br
abpe@uol.com.br
(11) 4032 8515
(11) 8155 8005



(Informações em email de Dora Incontri e de Elizeth Corona)


Ciclo de palestras espíritas Saúde e Espiritualidade Lagoa Santa, MG

(Informação recebida em emails de Geraldo Lemos Neto, Regina Bachega e de Nuno Emanuel)

Palestra e Seminário com José Medrado Itabuna, BA

(Informação em email de ceccsocial@hotmail.com repassado pela USE/SP)

Seminário Mecanismo da Mediunidade com Marcel Mariano Itabuna, BA

(Informação em email de ceccsocial@hotmail.com repassado pela USE/SP)

Roteiro de palestras com Vilson Disposti no estado de Goiás Capital e interior

(Informações recebidas em email de Vilson Disposti)

Palestra “Filhos da Dor” aborda drogas São Miguel Paulista, SP

O CENTRO ESPÍRITA ADOLFO BEZERRA MENEZES

APRESENTA:

“FILHOS DA DOR” COM VILSON DISPOSTI

26 / FEVEREIRO / 2011

Sábado às 20h

RUA CAMOMILA, 375

JARDIM HELENA – SÃO MIGUEL PAULISTA

www.ceabem.com

(Informações repassadas em email por Mara Freitas)

Notícias da Marília Espírita

Bom dia, amigos.

Paz, com Jesus.

UNIÃO ESPÍRITA JOÃO DE CAMARGO. Como uma opção para o período do carnaval, a casa promoverá o evento ALTERNATIVA ESPÍRITA, com temário em comemoração aos 150 anos de O LIVRO DOS MÉDIUNS. Na sexta-feira de carnaval, dia 04 de março, com Antônio Agrício de Souza, sobre o tema "Mediunidade e Jesus". Dia 07 de março, segunda-feira, palestra de José Maria Souto, sobre o temao tema "A Mediunidade na Casa Espírita". Na terça-feira, dia 08 de março, o palestrante será Antônio Braojos Dantas, com o tema "Dinâmica da Mediunidade". Sempre às 20 horas.

COMUNIDADE EURÍPEDES BARSANULFO. Palestra do mês no dia 19 de fevereiro, sábado, 20 horas, com o médico Alexandre Perez sobre o tema: "Ciclos Reencarnatórios".

PROGRAMA TRANSIÇÃO O programa Transição do dia 20 de fevereiro, pela Rede TV, será com Divaldo Pereira Franco, sobre o tema: A Transição Planetária. A apresentação será de Antonio Coelho Filho. O programa agora tem novo horário, às 16h15, com reapresentação na madrugada de quarta para quinta-feira, às 1h45.

AS MÃES DE CHICO XAVIER. A mais nova e obra baseada na vida e obra de Chico Xavier é o filme AS MÃES DE CHICO XAVIER e sua estréia está marcada para o dia 1º de abril próximo, nos cinemas do Brasil. Será distribuído pela Paris Filmes, com apoio da Globo Filmes e Telecine. Acesse a página: http://asmaesdechico.blogspot.com/

GRUPO ESPÍRITA JESUS DE NAZARÉ. A partir do próximo dia 21 de fevereiro, as atividades do centro serão transferidas para o novo prédio situado na Rua Jose Bonifácio,1122.

Outras informações acesse: www.mariliaespirita.jor.br

Abraços,

Donizete Pinheiro

Inaugurada nova sede da Federação Espírita Catarinense Florianópolis, SC

A Federação Espírita Catarinense teve um dia intenso de atividades em 12 de fevereiro: foi inaugurada sua nova sede, na região continental de Florianópolis; houve reunião do Conselho Federativo Estadual, com presença de todos os dirigentes das Uniões Regionais do Estado, e, posse da nova diretoria, tendo Olenyr Teixeira como presidente e Ricardo Mesquita como vice-presidente. O evento se iniciou com apresentação da "Banda Inspiração", saudação do presidente da FEC e palavras do diretor da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, que compareceu como convidado da FEC e representante da FEB, tendo usado a palavra também no momento da Reunião do Conselho Federativo Estadual. Informações: www.fec.org.br, www.febnet.org.br







LEGENDA: Dizeres da placa; nova sede da FEC em Florianópolis; descerramento da placa; FEC- reunião do CFE; Presidente da FEC Olenyr Teixeira, dirige reunião do CFE; apresentação de César Perri.

Teste de honestidade

[clip_image032.jpg]

Wellington Balbo

Era dia de prova, a classe estava em total alvoroço. Sem exceção, os alunos preparavam a “esperta cola”. Queriam se dar bem na avaliação, passar de ano, receber o diploma...

O professor adentrou o recinto chamando a atenção de todos os alunos para sua presença, e bradou em alta voz:

- A avaliação da noite de hoje será um tanto diferente. Irei entregar as provas e me retirar da sala de aula, vocês ficarão sozinhos, trata-se de um teste de honestidade, quem quiser colar, olhar na prova do colega, estará à vontade, não haverá punição para ninguém. Obedeçam as vossas consciências. Boa prova a todos!

A classe ficou estupefata com a surpresa daquela avaliação de honestidade. A “esperta cola” perdeu o sentido, desanimando todos de prosseguir com o intento de tirar vantagem, afinal, o professor lhes tirara aquilo que mais os estimulava: a sensação de esperteza por estar passando alguém pra trás.

O folclore japonês situa Ebisu como o deus da sinceridade, representando a honestidade e o trabalho. Impossível ser honesto sem ser sincero, impossível ser honesto sem se afeiçoar ao trabalho.

Um grande amigo, mestre na arte de vender, costumava aconselhar: “Ser honesto dá muito trabalho, mas vale a pena. Se você não tem mercadoria para entregar, diga ao cliente a verdade. Se o produto ainda está em processo de produção, diga a verdade, não invente, não enrole, seja simplesmente sincero. No começo você escutará reclamações, os clientes irão resmungar, muitos inclusive não irão lhe procurar, contudo, cedo ou tarde sua postura honesta irá se impor e todos lhe darão credibilidade”.

Imprescindível ampliar horizontes na questão da honestidade. Muitos reclamam dos políticos, da corrupção, das fraudes em licitações, dos empresários que lesam trabalhadores. Todavia, cabe uma reflexão:

- Será que somos de fato honestos? Será que somos retos, dignos, falamos somente a verdade, não nos comprometemos com a hipocrisia? Por que será que enfrentamos graves problemas sociais envolvendo educação, saúde, cultura, habitação? Por que muitos jovens chegam para ocupar vagas no mercado de trabalho e nada sabem? Será que buscavam apenas o diploma e nada queriam de conhecimento?

A realidade é que fomos permissivos com certos deslizes morais e deixamos que se enraizassem em nossa sociedade. Fazemos vistas grossas ao adultério, as falcatruas, a sonegação de impostos, a mentira e corrupção. Uma mentira aqui, uma sonegação acolá, uma colinha para tirar nota...

Uma vez só! Ah, todos roubam! Se eu não fizer outro faz!

E assim vamos levando nossa vida, procurando tapar a desonestidade dos grandes e poderosos com a nossa desonestidade. Ah, mas ser honesto dá trabalho. Ser honesto requer melhoria íntima, labuta para vencer más inclinações, esforço por não se deixar cair na tentação de experimentar o bolo da corrupção. Ser honesto dá trabalho, caro leitor, mas como disse o amigo, é recompensador porque nos acaricia com a doce brisa da paz de consciência.