BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 14 de maio de 2011

1a. Mensagem do Sementeira de luz

09 | 10 | 1935

Já vão para quase 10 meses

Meus caros filhos, Deus os abençoe, iluminando o entendimento de vocês para a verdade que vêm presenciando.

Já vão para quase 10 meses que a morte me arrebatou do carinhoso convívio do lar, roubando-me da vida material. E até hoje, meus filhos, não pude lhes enviar o meu pensamento de pai saudoso e cheio dos extremos de um afeto inacessível ao tempo e às transformações da existência na Terra.

Não avaliam vocês toda a série de preocupações que se represava em meu cérebro exausto naqueles dias pré-agônicos, em que eu ouvia comovido as vozes sussurrantes de todos os que me cercavam, temendo abalar-me com a declaração de toda a verdade. Eu não posso lhes dizer que aguardava a morte com alegria. Ainda possuo o mesmo coração extremoso e me era difícil abandonar o círculo da família que eu havia formado com afeição e ilimitada ternura. O que me acabrunhava o pensamento, naquelas horas angustiosas, era a perspectiva de os deixar com uma herança dolorosa, de ordem microbiana, deixando a vocês, involuntariamente, um dos grandes infortúnios com a incerteza dos males bacteriológicos, segundo a opinião da medicina oficial. Felizmente, porém, meus filhos, a afirmativa dos médicos não se positivou e a grande verdade é que eu já havia cumprido as tarefas que me haviam sido designadas na face do mundo. Chega um momento para o espírito encarnado em que ele necessita da sua liberdade preciosa. Esse foi o meu caso. Fora Deus servido de que eu os deixasse e, felizmente, o meu grande tesouro é essa serenidade grandiosa da consciência dos deveres cumpridos. Ainda me acho abatido, como alguém cujo característico é a indecisão e a inexperiência. O meu desprendimento, meus filhos, não foi violento e doloroso. A princípio, senti como se algo se separasse de mim mesmo. Queria dirigir a todos a minha palavra, mas os órgãos não correspondiam ao meu grande desejo. Via-os a todos cercando-me de carinho e de imenso conforto. Escutava as orações que partiam do coração dos meus, implorando ao céu a minha saúde ou o meu descanso! Ah, que desejo ardente o de comunicar-lhes a minha impressão, a estranheza que me causava a atitude de todos, mas os meus braços se haviam gelado, a minha língua se entorpecera, a minha boca estava hirta! Tive receio no limiar do túmulo e na expectativa da eterna separação chorei longamente, mas as minhas lágrimas eu as sentia como um pranto interior, como se em vez de deslizarem-se-me pelas faces fossem alagar o meu coração. Experimentando esse complexo de emoções, que eu não poderia classificar ou definir, fui tomado de inexplicável amnésia. E ainda hoje sinto uma desmemorização parcial, que não me permite lembrar os detalhes dos acontecimentos e das coisas. Caí, então, numa espécie de sonolência ou letargo e hoje presumo que semelhantes impressões físicas de minha parte são filhas do abalo que me causou o desprendimento. Parece-me que há também um trabalho além-túmulo para a reorganização das células do nosso organismo espiritual. Afigura-se-nos, aos recém-desencarnados, que somos recém-nascidos de um mundo novo e, aos poucos, aflora em nosso íntimo a recordação do passado, com as suas lembranças e as suas realidades.

Mas, meus filhos, eu quero pedir a Deus que os abençoe! Não sei traduzir-lhes o meu contentamento, podendo transmitir-lhes a minha palavra!

Você, Rômulo, continue na sua firmeza de convicções. Lembre-se, meu filho, de que você representa muita esperança ainda para o meu coração! Prossiga na sua serenidade! A sua vida está cheia de atribuições sagradas e, graças a Deus, tem sabido encará-las com a serenidade necessária!

Fausto, você e o Albino, às vezes, me davam muito o que pensar! Felizmente, meu filho, você vai dar o passo que eu esperava para normalizar a sua existência. Peço a Jesus que o proteja e o abençoe na sua aspiração de fundar um lar. Todavia, reforme ainda mais o seu bom coração! A responsabilidade engrandece o homem e é para ela que hoje você caminha com desassombro.

A todos os nossos, eu envio a minha saudade.

Não se esqueçam, meus filhos, da velha mãe, tão terna e tão extremosa! Eu tenho visitado algumas vezes a nossa residência de Marquês de Abrantes e gozo vendo a robusta fé da carinhosa companheira de provações.

Recordem-se constantemente de que eu fui, antes de pai, o irmão e o companheiro, e que antes de dar a vocês o lustre acadêmico pelejava por construir nos seus espíritos a concepção firme do caráter e da moral austera para com vocês mesmos.

Digam à Martha para ela continuar na faina abençoada das lições. Deus abençoará o seu coração e o seu labor no colégio, que era a nossa vida e a nossa alegria!

Por hoje, meus filhos, não me é possível dizer mais. Não sei quando poderei retornar a dirigir-lhes a minha palavra afetuosa, mas confiemos em Deus. Será breve.

A. Joviano

XAVIER, Francisco Cândido; JOVIANO, Wanda Amorim. Sementeira de luz. Ditado pelo espírito de Neio Lúcio. 3. ed. Belo Horizonte: Vinha de Luz, 2010. p. 70-72.

Acesse Vinha de Luz: http://www.vinhadeluz.com.br/site/

Trilogia Neio Lucio

Na leitura do livro Sementeira de Luz, o próprio espírito do Professor Arthur Joviano vai fazer a revelação através de Chico Xavier, identificando-se não só como o próprio personagem Neio Lúcio do livro 50 Anos Depois, mas também como o Professor Jacques Duchesne Davemport do livro Renúncia.

Arthur Joviano

(Informações e fotos recebidas em email de Geraldo Lemos Neto)

Site Jornalismo Espírita

Bom dia queridos irmãos!

É com muita alegria que, o novo endereço do site Jornalismo Espirita encontra-se a disposição: www.jornalismoespirita.com

Algumas páginas ainda estão sendo reformuladas mas, mesmo assim, desejo convidar a todos para conhecerem e compartilharem desta minha felicidade. Espero poder continuar ajudando a Doutrína Espirita assim como todos a crescer a que, o movimento espirita tenha cada vez mais forças de solidificar em seu ideal de caridade e amor ao próximo.

Abraços de paz a todos, sua irmã em Cristo Jesus, Débora

(Informação em email de Débora Rabelo deborapoeta@gmail.com recebido na lista da abrade@grupos.com.br; em nome de; ABRADE abrade@abrade.com.br; USE/SP)

Leia o Informativo Mensal do Centro Espírita Vasco Rigonatti

Acesse:

http://cevrigonatti.vilabol.uol.com.br/

Show Beneficente em prol da Creche Fabiano de Cristo Feira de Santana, BA

(Informação em email de Suzi Barboni)

Leia o Boletim Eletrônico da Federação Espírita do Distrito Federal

Repasse para seus amigos de ideal!
Divulgue em sua casa espírita!
Cadastre-se no Boletim FeDF, no site:
www.boletimfedf.blogspot.com

VI Simpósio de Psicologia e Espiritismo Guarulhos, SP

Olá, Amigos!

O Centro Espírita Semeadura de Jesus,

convida para o:

VI SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA E

ESPIRITISMO DE GUARULHOS

Data: 22/05/2011 (Domingo)

Horário: 9:00 às 17:00 horas

Local: TEATRO ADAMASTOR

Av. Monteiro Lobato, 734

Macedo – Guarulhos – SP

Tema Central: As Dependências

Programação:

9:00 h – Rosângela Pires

Sub-tema: Dependência Emocional

Por que esqueci de mim?!

11:00 h – Adão Nonato

Sub-tema: Dependência Mental

De um encarnado ou de um desencarnado

12:30 h – Intervalo para almoço

13:30 h – Sônia Maria Cortêz Oldani

Sub-tema: Co-Dependência

Amor Exigente. Amar é fazer pelo outro o que precisa ser feito, mesmo que doa em mim ou doa no outro.

15:00 h – João Lourenço Chinaglia Navajas

Sub-tema: Dependência Química

Os Doze Passos

Teremos a participação, na Harmonização Musical,

dos amigos:

Andréa Bien e Vozes Eternas

Inscrições:

e-mail para: edsonhamazaki@globo.com

Preencha o quadro abaixo:

Nome completo:

Tel. Res.:

Tel. Cel.:

Tel. Coml.:

E-mail:

Nome da Casa Espírita que freqüenta (se freqüentar):

Bairro ou cidade em que fica:

Ou pelo telefone: 11 - 2441-2269 com Edson

das 11h00min às19h00min horas

Entrada: Três pacotes de macarrão (que serão

destinados a Assistência Social do

Centro Espírita Semeadura de Jesus

Ajudem na divulgação, convidando os familiares e amigos,

Vamos apresentar a Doutrina Espírita,

principalmente, para aqueles que ainda

não a conhecem!

O Teatro Adamastor é um espaço Municipal,

portanto fora da Casa Espírita, ótimo para

aqueles que tem curiosidade, mas

receio de ir a um Centro Espírita.

Um Grande Abraço

Edson

(Informação em email de Edson Hamazaki)

Programação da Associação Espírita Kardecista Raio Luz São Paulo

(Informação recebida em email de RAIO LUZ aek.raioluz@terra.com.br)


SEEDE. Almoço Beneficente em homenagem as mães Florianópolis, SC

(Informação recebida em email de Zeferino P. Sachet zeferino_sachet@hotmail.com)

Palestra com Jayme Lobato no N.E. Chico Xavier Niterói, RJ




Prezado(a),
O Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX) tem a satisfação de convidá-lo(a) para prestigiar e divulgar a palestra A prece no Espiritismo com o expositor Jayme Lobato (Grupo Espírita Redenção/Radio Rio de Janeiro), a ser realizada no dia 29 de maio de 2011, domingo, as 18h.
Para colaborar com o Instituto Fernandes Figueira receberemos, na ocasião, doações em leite: Aptamil Soja Nº1 ou Bebelac Nº1.
Endereço: Rua Antônio Augusto da Paz (antiga 17), Nº60, Piratininga – Niterói/RJ.
Maiores informações pelo site http://nucleo-chicoxavier.blogspot.com


Fraternalmente.


Marcio Hungria

(Informação em email de Marcio Hungria)

Oficina de Contação de histórias São Paulo

(Informação recebida em email de Flávia Uhlmann flaviaruh@terra.com.br)

Programação de palestras do C.E. Seara do Mestre São Paulo

Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

(Informação recebida em email de Seara do Mestre searadomestre@gmail.com)

Palestra com lançamento de livro no C.E. Luz, Fé e Caridade Marilia, SP

Bom dia, amigos.

Paz, com Jesus.

Estamos divulgando o livro "O ELO COM A FELICIDADE", do amigo PAULO CEZAR FERNANDES, advogado, mestre em Direito e em Filosofia Moral, professor de Yoga e Meditação, com atividades espíritas junto ao Centro Espírita, Luz, Fé e Caridade.

O lançamento, com palestra, será na terça-feira 31 de maio, 20 horas, no Centro Espírita Luz, Fé e Caridade, localizado na Avenida Gonçalves Dias, 464, em Marília.

Na primeira parte do livro, Paulo narra a sua própria descoberta do Espiritismo, traçando um paralelo com outras doutrinas e religiões. Na segunda, analisa ensinamentos de Jesus, contidos em os evangelhos.

Abraços,

Donizete

(Informação em email de Donizete Pinheiro)

Noite Espírita com Tadeu de Araxá Guarujá, SP

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

VI Semana Espírita de Foz do Iguaçu, PR

Queridos amigos:

Muita Paz com Jesus!

1) Em anexo, lhes enviamos para divulgação o cartaz da VI Semana Espírita de Foz do Iguaçu, cujo evento acontecerá de 4 a 9 de junho de 2011, por ocasião das comemorações dos 150 Anos de O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, magnífica Obra lançada em Paris em 15/01/1861.

a) A palestra de abertura será proferida pelo Presidente da FEP - Federação Espírita do Paraná, Francisco Ferraz Batista, na sábado, 4 de junho, com o tema: "4 Grandes Questões da Alma".

b) O Presidente da 13ª URE - União Regional Espírita, Sóstenes Cornélio, continuará no domingo, 05/06, com o assunto: "Estrutura de O Livro dos Médiuns".

c) Em 06/06, a confreira Regina Baldovino, pelo CEAK (Centro Espírita Allan Kardec), dissertará sobre "O Porquê da Mediunidade".

d) Em 07/06, Márcia Edith de Souza Pinto, pelo CEPAC (Centro Espírita Paz, Amor e Caridade), falará sobre "A Mediunidade na Obra de André Luiz".

e) Em 08/06, Paulo César de Mello, pelo CEOM (Centro Espírita Os Mensageiros), abordará: "Da formação dos médiuns".

f) E encerrando a VI Semana Espírita, em 09/06, o confrade Júlio Cesar de Andrade, com o tema: "A Mediunidade dos Santos", pelo CEAP (Centro Espírita Amor e Perseverança).

2) Simultâneamente acontecerá a 18ª Feira do Livro Espírita de Foz, no amplo Espaço Cultural do Cinema Iguassu Boulevard de Foz/PR (Avenida das Cataratas), sempre das 20h às 21h30min, mesmo horário das palestras, com entrada franca.

A promoção do evento é da 13ª URE (união de 10 Casas Espíritas de Foz e região), com o valioso apoio da Federação Espírita do Paraná.

Agradecemos muito a divulgação do evento e a gentileza da sua renovada atenção.

Enrique Eliseo Baldovino

Deptº de divulgação da 13ª URE

-----------------

RESUMO DO EVENTO

Evento: VI SEMANA ESPÍRITA DE FOZ DO IGUAÇU

Local: Espaço Cultural do Cinema Iguassu Boulevard de Foz/PR (Av. das Cataratas)

Horário: das 20h às 21h30min

Entrada: Franca

Data: de 4/6 (sábado) a 9 de Junho (quinta-feira) de 2011

Tema geral: 150 ANOS DE "O LIVRO DOS MÉDIUNS"

DATAS, EXPOSITORES E SUBTEMAS

Sábado, 04/06/2011 - Francisco Ferraz Batista - "4 Grandes Questões da Alma";

Domingo, 05/06 - Sóstenes Cornélio - "Estrutura de O Livro dos Médiuns";

Segunda-feira, 06/06 - Regina Baldovino - "O Porquê da Mediunidade";

Terça-feira, 07/06 - Márcia Edith de Souza Pinto - "A Mediunidade na Obra de André Luiz";

Quarta-feira, 08/06 - Paulo César de Mello - "Da formação dos médiuns";

Quinta-feira, 09/06 - Júlio César de Andrade - "A Mediunidade dos Santos".

Venda de livros: 18º FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA NO LOCAL

(Informação em emails de: Enrique Baldovino henriquedefoz@uol.com.br; Mara Freitas; Claudia Werdine; USE/SP)

Programação com o orador José Raul Teixeira Portugal

MAIO/JUNHO- 2011

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

Rememorando Câmara Municipal de Foz do Iguaçu outorga a Divaldo Franco o Título de Cidadão Honorário

Em gesto nobre, o educador baiano transferiu o referido Título de Cidadania para os trabalhadores da Federação Espírita do Paraná

Enrique Eliseo Baldovino

Na quarta-feira, 29 de julho de 2009, no Centro de Convenções do Hotel Foz do Iguaçu, às 10h, teve lugar a sessão solene da entrega do Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu ao médium, educador e conferencista espírita Divaldo Pereira Franco, por parte da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu/PR, que concedeu-lhe o merecido Título de Cidadania pelos relevantes serviços prestados à Terra das Cataratas desde a primeira visita de Divaldo Franco em 23 de julho de 1968.

O vereador proponente do Tïtulo Honorífico foi o Sr. Hermógenes de Oliveira, em co-autoria com o Dr. Carlos Juliano Budel, Presidente da egrégia Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, através do Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2008. O Título de Cidadania foi aprovado de forma unânime pelos edis iguaçuenses (PDL de 20/03/2008), representados pelo vereador Nilton Bobato, também presente à homenagem que a Legislatura de Foz fez ao seu mais novo cidadão honorário, em sessão solene.

Presença do Presidente da FEP

O Presidente da Federação Espírita do Paraná (FEP), Sr. Francisco Ferraz Batista, veio especialmente de Curitiba para se fazer presente ao magno evento, compondo a mesa diretora dos trabalhos, junto dos referidos vereadores e do Presidente da 13ª União Regional Espírita (URE), Sr. Sóstenes Carvalho Cornélio, que, após a execução do Hino Nacional Brasileiro, conduziu a solenidade a pedido do Presidente da Câmara Municipal de Foz.

Logo após, tomou a palavra o Sr. Enrique Eliseo Baldovino, em nome dos espíritas de Foz do Iguaçu e do Departamento de Divulgação da 13ª URE, a fim de fazer a leitura da biografia do ilustre homenageado, Divaldo Pereira Franco, conforme o cerimonial da própria Câmara Municipal, palavras de gratidão que colocamos na íntegra, a seguir (entrecortadas por subtítulos e entre aspas, para melhor identificar os diversos aspectos do homenageado), a fim de registrar o acendrado amor e a profunda gratidão que a Terra das Cataratas tem por Divaldo P. Franco.

Palavras de gratidão a Divaldo Pereira Franco

«Excelentíssimo Presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Sr. Carlos Budel; excelentíssimos vereadores Hermógenes de Oliveira e Nilton Bobato;

Ilustríssimo homenageado com o Tïtulo de Cidadão Honorário de Foz, Professor Divaldo Pereira Franco;

Excelentíssimo Presidente da Federação Espírita do Paraná, Sr. Francisco Ferraz Batista;

Distintos Presidente e Vice-Presidente da 13ª União Regional Espírita, Senhores Sóstenes Carvalho Cornélio e Paulo César de Melo (Bagé);

Mui dignos confrades espíritas de Foz e região;

Estimadas Senhoras, Senhores e Jovens;

Muito bom dia a todos, que Deus nos abençoe!

«Oportunamente, o grande cientista Albert Einstein disse as seguintes palavras a respeito do inesquecível líder pacifista Mohandas Karamchand Gandhi: “As gerações futuras terão dificuldade em acreditar que tenha passado pela Terra um homem do quilate do Mahatma”. Parafraseando Einstein, nós, salvando as devidas distâncias, poderíamos dizer sobre Divaldo Pereira Franco: “As gerações vindouras terão dificuldade em acreditar que uma alma, da grandeza moral e espiritual deste educador, médium e orador baiano, tenha viajado tanto pela Terra em roteiros de difusão doutrinária, divulgando e vivendo o Espiritismo com excelência, conduzindo o estandarte da Paz pelo mundo afora e servindo ao próximo por amor a Jesus e a Allan Kardec.

O Homem da vivência da Paz

«Nomeado Embaixador Internacional da Paz, em 2005, pela Ambassade Universelle pour la Paix, em Suíça, Embaixada sediada em Genebra – capital da Organização Mundial da Paz –, continua Divaldo Pereira Franco levando a mensagem da não-violência por todos os cantos do planeta, incansavelmente, sendo esta uma das suas virtudes veneráveis: o infatigável trabalho no Bem. O Movimento comunitário “Você e a Paz”, que dirige e inspira há vários lustros, em várias partes do Brasil e do mundo, o credencia sobejamente a este título internacional de 205º Embaixador da Paz, pelo seu exemplo de coragem e de amor às criaturas humanas.

«Entre outras homenagens internacionais concedidas a Divaldo Franco, destacamos a entrega do título de Doutor Honoris Causa em Humanidades, em 1991, pela Universidade de Concórdia, em Montreal, no Canadá. Em 1997, a Presidência da República Federativa do Brasil outorgou-lhe a Ordem do Mérito Militar, pelos relevantes serviços prestados à União. Em 2002, recebeu da Universidade Federal do Estado da Bahia o título de Doutor Honoris Causa, pela sua valiosa contribuição social a esse Estado. Também concederam a Divaldo Franco a Comenda Chico Xavier, por parte da egrégia Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, dentre mais de 750 homenagens pelo Brasil e pelo mundo afora.

O Homem dos Livros

«Outra tarefa de Paz do educador, médium espírita e conferencista Divaldo Franco, através do esclarecimento e do consolo proporcionados pelo Espiritismo, tem sido a recepção mediúnica de duzentos e dezesseis livros (216), até esta data (29/07/2009).

«Dos 216 livros, 93 títulos já foram traduzidos para 17 idiomas, obras ditadas por centenas de Espíritos de Luz, responsáveis pela regeneração da Humanidade, livros que atingem atualmente a expressiva marca de 8,5 milhões de exemplares vendidos. O venerando Espírito Joanna de Ângelis, que vem sendo fiel a Jesus desde os tempos do Cristianismo primitivo, coordena os trabalhos psicográficos de Divaldo Pereira Franco e é autora de dezenas de títulos doutrinários por seu intermédio.

O Homem do Caminho

A renda resultante da venda desses livros é continuamente doada para a manutenção das Obras Assistenciais da Mansão do Caminho, onde diariamente, Divaldo e Equipe atendem e educam em regime integral a três mil e noventa (3090) crianças e jovens socialmente carentes, junto das suas famílias, no bairro Pau da Lima, em Salvador, Bahia, primorosa organização de benemerência que possui 55 edificações com 27 atividades sócio-educativas, entre outras, a saber:

Enxovais, Pré-natal, Casa de Partos, Creche, Jardim de Infância, três Escolas de Ensino Básico e uma de Nível Médio, Informática, Balé Clássico, Cerâmica, Panificação, Costura e Bordado, Reciclagem de papel, Bibliotecas, Centro Médico, Laboratório de Análises Clínicas, Farmácia Comunitária, Atendimento de idosos e de pessoas inválidas portadoras de doenças irrecuperáveis e degenerativas, e Ensino Profissionalizante que dignifica à criatura humana.

Mais de 37 mil crianças – quase a população da cidade irmã de Medianeira – passaram até hoje pelos vários cursos e oficinas da Mansão do Caminho desde a sua fundação em 1952. Com paciência e muita humildade, Divaldo Franco leva adiante essa ingente tarefa sócio-educacional, com a ajuda de uma competente Equipe de colaboradores e voluntários, humildade que Divaldo sempre costuma exemplificar, mantendo acesa a chama do seu Ideal e do seu lema que diz: “Nunca devemos nos distanciar dos ideais de Francisco de Assis”. Estas são também as palavras vivenciadas pelo estimado confrade Nilson de Souza Pereira (206º Embaixador da Paz), alter ego do homenageado Divaldo P. Franco.

O Homem da Oratória

«Assim como a psicografia, desde fins da década de 1940, Divaldo dedica-se à oratória espírita, perfazendo com grande abnegação o incrível recorde de 12.000 conferências e seminários, proferidos em 2500 cidades de 65 países dos cinco continentes. Tudo isto, e muito mais, ele vem realizando há 62 anos, sem interrupção, viajando por inúmeras pátrias como cidadão do mundo, onde leva a mirífica mensagem da Doutrina Espírita a milhões de almas, que o escutam sedentas de paz e de conforto espiritual.

Na seara dos meios de comunicação, a oratória de Divaldo tem semeado Espiritismo a mancheias em aproximadamente 500 emissoras de rádio e televisão, concedendo mais de mil e duzentas (1200) entrevistas na mídia gráfica, e agora pela internet. Expôs também o Pensamento Espiritista em Câmaras Municipais e Estaduais, no Congresso Nacional e em diversos Organismos Internacionais, como a Organização Mundial de Saúde e de Saúde Mental, Organização de Anistia Internacional, dos Direitos Humanos, de Paz, de Serviço, como a Maçonaria, o Rotary, os Lions, os Amigos da Cidade, a Cruz Vermelha Internacional e outros Organismos Mundiais quais a ONU, a UNESCO etc. Tem recebido de instituições de todo o mundo, inumeráveis homenagens (mais de 750), entre placas, medalhas, diplomas, títulos de cidadão honorário etc., havendo humildemente transferido todas estas homenagens para os anais da Doutrina Espírita e para os trabalhadores do Movimento.

«E é o próprio Divaldo que o disse em outras palavras: “Enquanto o permitam as forças do meu corpo físico, continuarei viajando e divulgando a mensagem veneranda do Espiritismo”... Esta é a grandeza moral do nosso querido médium baiano, incansável nos roteiros de divulgação doutrinária, apesar dos seus 82 anos de vida física.

Primeira visita de Divaldo a Foz do Iguaçu em 1968

«Com referência à nossa Terra das Cataratas, o orador Divaldo Franco visita Foz do Iguaçu, de forma ininterrupta, desde aquela terça-feira 23 de julho de 1968, isto é, há exatamente 41 anos, quando veio em Caravana de Unificação à nossa cidade junto do saudoso trabalhador espiritista Guaracy Paraná Vieira, que quando encarnado foi um baluarte da FEP - Federação Espírita do Paraná como vice-presidente e conselheiro, dirigente que acompanhou o Divaldo nos idos de 1968 na sua primeira viagem doutrinária ao Oeste do Paraná. Ao retornarem ambos de Asunción, Paraguai, acompanhados também pelo pioneiro iguaçuense Antônio Savaris, Divaldo proferiu sua primeira conferência em Foz do Iguaçu naquela memorável e histórica data de 23/07/1968 e, um dia depois, fez sua primeira palestra no município de Cascavel, escoltados pelos pioneiros cascavelenses Neusa e Remi Pietsch, juntamente com a família Favassa de Foz, sendo que desde então Divaldo nos prestigia sempre com a sua esperada presença em nossa região.

«Hoje a história se repete: na entrega a Divaldo do Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, estão aqui representados nossos irmãos espíritas de Asunción, da União Regional Espírita de Foz e de Cascavel, que são braços doutrinários da Federação Espírita do Paraná – cujo distinto Presidente, Sr. Francisco Ferraz Batista, encontra-se presente nesta solenidade –, dando todos assim prosseguimento a outra geração de espíritas – os continuadores –, graças às sementes lançadas com tanto sacrifício por Divaldo e pelos valorosos pioneiros, há mais de quarenta anos.

«E por falar desses pioneiros, gostaríamos de lembrar simbolicamente de todos eles nos 4 seguintes nomes que também receberam oportunamente o Título de Cidadania de Foz de Iguaçu: João Cyríaco de Souza Filho (o saudoso Capitão Cyríaco, falecido em 1998), que recebeu o Título de Cidadão Honorário de Foz em 1985; o Sr. Idalino Favassa – pioneiro que está presente nesta solenidade –, cujo Título foi outorgado em 1988; o Sr. Antônio Savaris – outro pioneiro que também está presente aqui conosco –, e que recebeu o referido Título em 2006, e o Sr. Omar Tosi, em 2007, cuja filha, Sra. Sandra Tosi Ferreira, encontra-se igualmente aqui conosco. Divaldo, hoje você completa a 5ª falange, o 5º dedo dessa mão generosa, que você sempre abre, estreita e estende a todos nós como bom semeador, sendo aquele que sai para lançar as sementes de luz onde é chamado.

“Pelos frutos se conhece a árvore”

«Disse o Mestre Jesus no Evangelho de Mateus, capítulo 7, versículo 20: “Pelos frutos se conhece a árvore”. Realmente são muitos os frutos opimos de Divaldo Pereira Franco, baiano, de Feira de Santana, nascido em 5 de maio de 1927. Como vimos, essa portentosa árvore começou a dar uma grande parte dos seus frutos como educador, como médium, como conferencista, como embaixador da Paz, vivenciando em todas as suas facetas a ínclita mensagem do Cristo.

«Estes, e muitos outros mais, são os frutos saborosos desta árvore veneranda que nesta manhã nos alberga, e que a todos nós encanta pela sua simplicidade e sabedoria. Hoje, aos 82 anos de idade, é todo um símbolo do Movimento Espírita Mundial. É um homem profundamente admirado e respeitado pela opinião pública nacional e internacional, considerado, por milhões de pessoas, como um Benfeitor da Humanidade.

Deus o abençoe, Divaldo!

«Mas você não pára, Divaldo: acabou de chegar a Foz desde Asunción y de Ciudad del Este, no Paraguai, onde proferiu belíssimos seminários. Nesta noite, o seu profícuo trabalho doutrinário continua ininterrumptamente, desta vez na Sede Social do Clube União, da cidade de Medianeira, às 20h30m, rumando logo para Cascavel, onde amanhã proferirá conferência, às 20h, na Associação Atlética Comercial, e assim por diante, incansavelmente. Passam as décadas, e o nosso Divaldo continua percorrendo, sem queixas e sem pausa, os caminhos que o Cristo o convidou a andar em Seu nome.

«Nobre Divaldo, muitíssimo obrigado, estimado amigo e irmão, pelos relevantes serviços prestados à Humanidade, à Causa Espírita e, em particular, à nossa querida Foz do Iguaçu nestes 41 anos ininterruptos de estreita convivência. Receba como sincero reconhecimento e preito de infinita gratidão, o merecido Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, das mãos do Presidente da egrégia Câmara Municipal de Foz, Sr. Carlos Budel, em nome de todos os espíritas iguaçuenses que tanto o amamos. Caríssimo Divaldo, muito obrigado por tudo e que Deus o abençoe!» (EEB)

Discurso generoso de Divaldo Pereira Franco

Finalmente, tomando a palavra Divaldo Franco, o homenageado agradeceu a honraria de ser o mais novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu, declarando emocionado que não a merecia, mas que a aceitava como estímulo e incentivo, dedicando a distinção a todos que o precederam, principalmente à Federação Espírita do Paraná.

Após contar a comovente história de Selma Lagerlöf, que impactou a todos pela sua beleza e humildade, quando a notável escritora sueca não sabia o que dizer ao ser chamada a receber o Prêmio Nobel de Literatura em 10/12/1909, em Estocolmo, tendo ela um sonho com os seus próprios antepassados – verdadeiros artífices dos contos premiados de Selma –, Divaldo parafraseou Lagerlöf dizendo que não merecia o Título, emocionando assim sobremaneira os vereadores e o público presente à solenidade.

Em um discurso de luz, sob profunda emoção do auditório, e em gesto nobre e generoso, o educador baiano transferiu o Título de Cidadania de Foz para os trabalhadores da Federação Espírita do Paraná, encerrando-se assim a sessão solene da entrega do Tïtulo de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu a Divaldo Pereira Franco, evento que ficará para sempre gravado em nossos corações.

(Matéria publicada na prestigiosa Revista Presença Espírita de setembro-outubro de 2009, pp. 31 a 36 [LEAL, www.mansaodocaminho.com.br] e no prestigioso Jornal Mundo Espírita de setembro de 2009, artigo de capa, desdobrado no suplemento central de 4 páginas [FEP, www.mundoespirita.com.br]. A respeito, foi editado um DVD especial do magno evento [FEP, 2009, www.livrariamundoespirita.com.br.)

Da direita para a esquerda: Sóstenes Carvalho (Presidente da 13ª URE), Francisco Ferraz Batista (Presidente da FEP), Carlos Budel (Presidente da Câmara Municipal de Foz e co-autor do Projeto da entrega do Título de Cidadania), o homenageado Divaldo Pereira Franco, Hermógenes de Oliveira (vereador proponente) e o vereador Nilton Bobato


Os vereadores proponentes, Hermógenes de Oliveira e Carlos Juliano Budel (da esquerda para a direita), após entregar o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu a Divaldo P. Franco

Composição da mesa da sessão solene da Câmara (da esquerda para a direita): Nilton Bobato, Divaldo Franco, Carlos Budel, Hermógenes de Oliveira, Francisco Batista e Sóstenes Carvalho, escutando as palavras de gratidão a Divaldo de Enrique E. Baldovino

O Presidente da FEP, Francisco Ferraz Batista (que veio especialmente para o magno evento), cumprimenta Divaldo Franco pela alta distinção recebida do Presidente da Câmara Municipal de Foz, Carlos Budel

Divaldo Pereira Franco, o mais novo Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, título outorgado por unanimidade pelos edis iguaçuenses, através do Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2008, oficialmente entregue em 29/07/2009

Presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Dr. Carlos Juliano Budel, entregando a Divaldo Pereira Franco o Título de Cidadão Honorário iguaçuense

Mesa diretora da solenidade da entrega do Título de Cidadania de Foz a Divaldo Pereira Franco, escutando a APRESENTAÇÃO BIOGRÁFICA de Divaldo Franco, por Enrique Eliseo Baldovino, autor deste artigo, que foi publicado em Jornal e Revista de grande prestígio nacional e internacional, cuja entrega do título e sua apresentação foram editados em DVD (FEP, 2009)

Grande público presente à conferência de Divaldo Franco na cidade de

Medianeira/PR (a 60 km de Foz), em 30/07/2009

capa do DVD de apresentação


Lançamento A temática espírita na pesquisa contemporânea

(Colaboração Alexandre Caroli Rocha)

Leia o jornal O Viajor

Solicite: oviajor@hotmail.com

(Informação em email de Mara Freitas)

Encontro de Serviço Social Araçatuba, SP

(Informação recebida em email do COMDICA, Araçatuba, SP)

Evangelho Especial nos 57 anos do Centro de Estudo e Preparação Espírita. São Paulo

(Informação em email de arvensis@terra.com.br)

Palestra com Adalberto Godoy no C.E. Bezerra de Menezes Guararapes, SP

(Informação recebida em email de Luiz Augusto Macedo)

Evento do Conselho Regional Espírita da 4ª. Região Guaxupé, MG

O Conselho Regional Espírita da 4ª Região

CONVIDA PARA

Seminário: CASA ESPÍRITA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Data: 15 de maio de 2011 (Domingo)

Departamentos:

SATES – Setor de Atendimento Espiritual
DEMEJ – Departamento de Estudo Minucioso do Evangelho
DOM – Departamento de Orientação Mediúnica

Centro Espírita Nova Era - Rua Tiradentes, 620 - Guaxupé - MG

Informações: André Bettoni - 35 9119 0091 - albettoni@bol.com.br

Guaxupé, MG

PROGRAMAÇÃO:

Horário

Atividade

Departamento

8h30

Entrada

Todos

9 – 10h

Recepção na Casa Espírita

SATES (Setor de Atendimento Espiritual)

10 – 10h30

Método de Estudo do Evangelho Minucioso

DEME (Departamento de Estudo do Evangelho Minucioso)

10h30 – 11h

Intervalo

Todos

11 – 12h

Parábola do Bom Samaritano

Atendimento Fraterno

DEME (Departamento de Estudo do Evangelho Minucioso)

SATES (Setor de Atendimento Espiritual)

12- 12h30

Grupo Mediúnico

DOM (Departamento de Orientação Mediúnica)

Perguntas

12h30

Encerramento

Todos

Um grande abraço do amigo

Danilo Oliveira

35 9107 7300

amepcaldas@gmail.com

(Informação recebida em emails da USE/SP e de Otavio Cunha)

XX Encontro da Família Espírita do Tatuapé São Paulo

(Informação recebida em email de Use/SP)

Palestra “Tempo de Mudar” com André Luiz Rosa Campinas, SP

Na busca da felicidade, uma reflexão à luz do Espiritismo, sobre os acontecimentos do cotidiano, inspirando a melhor compreensão dos fatos da vida, em torno das mudanças que se fazem necessárias para o espírito.

André Luiz Rosa – Palestrante de Valinhos – SP

Data:

DIA 15 DE MAIO DE 2011 – DOMINGO – 10 H

Local da palestra:

CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Rua Irmã Serafina, 687 – Centro - Campinas - SP

(Informação em email de Regina Bachega)

Eventos do Grupo “Chave de Luz” São Paulo

(Informação recebida em email de Amanda Silveira Carbone amanda_scarbone@hotmail.com)



Palestra Musical com “Leleco” no C.E. Discípulos de Jesus Penápolis, SP

Penápolis, SP

(Informação em emailsde João Marchesi Neto e de Maria José de Almeida mjaplis@yahoo.com.br)

Encontro de Espiritismo Jacareí, SP

(Informação em email de Carlos Monteoliva)

7º. Seminário Espírita André Luiz “Libertação” no CEOE Rio de Janeiro, RJ

(Informação recebida em email de Rosenilda Figueiredo)

Palestra “Fim da Ditadura dos Genes” com Dr. Carlos Roberto João Pessoa, PB

(Informação em email de Giovana Campos)

Pintura Mediúnica na União Espírita Paz e Caridade (Abrigo Ismael) Araçatuba, SP

Boa tarde Nelson.

A Pintura Mediúnica será realizada no dia 15/05/2011, domingo próximo, as 9h00 no Abrigo Ismael, rua Marcilio Dias, 129.

O pessoal que vem é do Seara de Luz, da cidade de Iporá-GO e a renda é revertida para a Colônia Renascer.

Qualquer duvida entre em contato comigo, 3624-4364 ou com o Celso, no Abrigo, 3623-3408.

Obrigada pela divulgação.
Aguardamos todos lá.

(Informações de Rita Zucom e email de Nelson Custódio da Silva)