BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Quinquagésimo

richardsimonetti@uol.com.br

Buscando vencer congênita timidez, eu me atrevia a enfrentar “colossal” público de quinze pessoas, em reunião de estudos no Centro Espírita Amor e Caridade, naquela desafiadora noite de dezenove de fevereiro de 1957.

Em oração ardente, pedia um temporal, daqueles que fazem correr rios na via pública a fim de reduzir o comparecimento ou, suprema bênção, induzir providencial cancelamento da reunião.

Não se dispôs o Céu a atender meus anseios e não houve alternativa senão enfrentar o desafio.

Procurei minimizar incontrolável tremor, a refletir-se na palavra vacilante e no “branco” mnemônico, providencialmente controlado por estratégico roteiro nas mãos.

Mais importante do que esse “batismo de fogo”, que estava mais para banho de nervoso suor, foi uma vidência de minha mãe, Adélia.

A vidência, amigo leitor não familiarizado com o Espiritismo, é a faculdade mediúnica que permite uma visão do mundo espiritual, superando as acanhadas limitações impostas pela pesada armadura de carne que usamos, com discretas aberturas sensoriais para apreciar o mundo – o tato, o paladar, a visão, a audição e o olfato.

O que minha mãe viu enquanto eu tentava transmitir algo capaz de justificar o comparecimento do público, foi bastante significativo.

Um Espírito, mentor da reunião, oferecia-me folhas de papel em branco e uma pilha de livros.

Interpretei como um convite ao estudo, fundamental ao êxito em qualquer atividade, particularmente quando se pretende exercitar os miolos na desafiadora arte da exposição oral.

Hoje, ao ver publicado meu quinquagésimo livro, entendo que o mentor espiritual estava informando que havia uma tarefa a cumprir nos domínios da sublime e esclarecedora literatura espírita.

Oportuno destacar, leitor amigo, que esse episódio confirma importante informação da Doutrina Espírita: todos reencarnamos com determinados compromissos, relacionados com a família, a profissão, a sociedade…

Há algo que programamos ou foi programado para nós, quando mergulhamos, em valiosa experiência evolutiva neste planeta de provas e expiações, como ensina a Doutrina Espírita, onde dores e lutas funcionam como lixas grossas, a desbastar nossas imperfeições mais grosseiras.

Embora nem todos sejam agraciados com uma revelação espiritual, como ocorreu comigo, há sinais, muitos sinais que aparecem em nossa jornada na forma de impulsos, ideais, anseios, vocação…

Há algo para todos nós aqui, e o sucesso da jornada não está subordinado aos favores da sorte. Depende, essencialmente, do empenho por identificarmos esses sinais e descobrirmos o que viemos fazer neste mundo.

Recurso indispensável, nesse particular, é a oração. Rogar a Deus nos inspire quanto às iniciativas que devemos desenvolver a fim definir e atender aos compromissos assumidos. Como dizia sábia senhora, é importante que floresçamos onde estamos plantados, cumprindo nosso destino.

***

Por iniciativa da CEAC-Editora, departamento editorial do Centro Espírita Amor e Caridade, ocorrerá no dia 2 de junho, às vinte horas, na livraria Jalovi, Rua Antonio Alves, 22-75, em Bauru, uma noite de autógrafos, para lançamento do romance “O Plano B”, meu quinquagésimo livro.

Ficarei feliz, leitor amigo, se você, que tem exercitado a boa vontade de ler meus exercícios literários, ajudar a florescer o evento com sua gentil presença.

Leia o Jornal Momento Espírita

Acesse aqui e leia os jornais:

http://www.ceac.org.br/boletim/boletim.htm

Almoço de Confraternização na Casa de Thiago São Paulo

“CASA DE THIAGO”

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 480.

(3064-0557)

Almoço de Confraternização!

Almoço Junino!!!!

Dia 18 de junho de 2011

às 13:00h

Venham conferir as delícias!

Esperamos você e sua família!

$20,00

(Informação em email de maurapapp@terra.com.br maurapapp@terra.com.br e de Regina Bachega)

Leia o Jornal Espirita on line da Use Bauru

Acesse aqui:

http://www.calameo.com/books/00030451129c22e422767

Pintura Mediúnica com Valdelice Salum Assis, SP

(Informação em email de sidneiad sidneiad@bol.com.br)

Programação do G.E.F. – Grupo Espírita Fraternidade Mauá, SP

Junho 2011

(Informação em emails de Ademir Mendes e de Regina Bachega)

Roteiro com Rogério Henrique Leite São João da Boa Vista, Águas de Lindóia e Itapira

PALESTRA- ATENDIMENTO FRATERNO- PSICOGRAFIA

02/06 - Quinta-Feira / São João da Boa Vista-SP

Local: Grupo da Fraternidade Irmão Joseph

Rua Bernardino de Campos, 485 - Centro

Sessão de Psicografia

Atendimento fraterno / solicitação de mensagens

Atendimento às 15:00h

Sessão de psicografia a partir das 20:00h

Contato: Zé Primo (19)3633-5061 / 3633-3842 ou

Helen (19)3663-7453

03/06 e 04/06 - Águas de Lindóia-SP

dia 03/06 - Sexta às 20:00 Palestra
Local: Lar Espírita Bezerra de Menezes II
Rua Francisco Sapartani, 223 (Rua do Fórum, próximo do Posto de Gasolina Portal)

dia 04/06 - Sábado - Sessão de Psicografia

Local: Lar Espírita Bezerra de Menezes I

Av. Monte Sião, 709 - Bairro Bela Vista

Atendimento fraterno / solicitação de mensagens

das 8:00h às 1100h

Sessão de psicografia a partir das 15:00h

Contato: Marquinhos/Valeria (19)3824-3791 / (19)9742-7474

04/06 e 05/06 - Itapira-SP

Local: Casa Espirita Nhá Chica

R. Teresa Lera Paoletti, 348 - Jd. Bela Vista

dia 04/06 - Sábado às 20:00 Palestra

dia 05/06 - Domingo - Sessão de Psicografia

Atendimento fraterno / solicitação de mensagens

das 8:00h às 1100h

Sessão de psicografia a partir das 15:00h

Contato: Cunha / Eliana (19)3863-5682 / 9276-0247 / 9319-7905

ou Jerônimo (19)3843-7404 / 8169-5912

(Informação em email de Otavio Cunha)

Palestra com Vânia Mugnato de Vasconcelos Jundiaí, SP

(Informação recebida em emails de Fraternidade Espírita Evangélica de Jundiaí fraternidadejundiai@yahoo.com.br e da USE/Jundiai)

Agenda de palestras musicadas com Wanyr Caccia Junho, 2011

(Informação em emails de Wanyr Caccia, USE/SP e de Otavio Cunha)

Palestras com Marcus De Mario Mineiros do Tiete, SP

(Informações recebidas em emails de USE/Jaú e de Regina Bachega)

Palestra com Dr. Marcelo Garcia Kolling na CECC Curitiba, PR

(Informação em email de Giovana Campos)

Humanizar no Centro Espírita, palestra dom Marcus de Mario na ACEAK. Santos, SP

(Informação em email de Giovana Campos)

Nosso Lar premiado como Melhor Efeitos Visuais pela Academia de Cinema Brasileiro

Acesse: http://nossolar-ofilme.blogspot.com/2011/06/na-noite-em-que-os-membros-da-academia.html

(Colaboração em email de César Perri)

Duas Casas Espíritas com ótimas programações de aniversário Araçatuba, SP

(Informações em email de Sirlei Nogueira)

Richard Simonetti 50º livro consagra articulista da Folha Espírita

PUBLICADO NA FOLHA ESPÍRITA

JUNHO 2011

Ismael Gobbo / Cláudia Santos

Bauruense, de descendência italiana, Richard Simonetti nasceu em 10 de outubro de 1935. Casado e pai de quatro filhos, foi funcionário do Banco do Brasil de 1956 até se aposentar, em 1986, quando passou a se dedicar inteiramente às atividades espíritas, particularmente no Centro Espírita Amor e Caridade (Ceac), na mesma cidade, ao qual está ligado desde a infância e que beneficia perto de 25 mil pessoas, anualmente.

Além das atividades no Ceac, Simonetti tem forte atuação no Movimento Espírita. De 1964 a 1994, participou da União das Sociedades Espíritas de Bauru, em seus Departamentos de Doutrina e de Divulgação, tendo articulado, em 1973, o movimento inicial de instalação dos Clubes do Livro Espírita, que prestam serviços de divulgação em centenas de cidades. Responsável pela instalação do clube de Bauru e pela manutenção da livraria espírita, ajudou a sustentar expressivo movimento de venda de livros que proporcionaram recursos para a construção da sede da União das Sociedades Espíritas (USE) local.

Expositor espírita, Simonetti tem percorrido centenas de cidades, em todos os estados brasileiros, e também outros países, como Estados Unidos, França, Suíça, Itália e Portugal, empenhando-se em passar sua experiência, demonstrando como se pode dinamizar a divulgação espírita a partir dessas iniciativas e, ao mesmo tempo, arrecadar recursos para outros serviços.

Colaborador assíduo em jornais e revistas espíritas, dentre elas a Folha Espírita, o também membro da Academia Bauruense de Letras lança novo livro, completando 50 obras publicadas, e deve repetir o sucesso das anteriores, que somam a tiragem total de perto de 2,3 milhões de exemplares.

Folha Espírita - Cinquenta livros é um número respeitável. Você tinha noção de que chegaria a escrever tantas obras?

Richard Simonetti - Fico pasmo quando penso nisso, porque nunca me situei como um escritor, nem me dediquei inteiramente a escrever. Estou na diretoria do Ceac, em Bauru, desde 1957, e fui presidente por um bom tempo. É uma casa grande, uma das maiores, com muito serviço, o que toma tempo, tanto na parte doutrinária como administrativa. Havia, ainda, a atividade profissional, no Banco do Brasil, e os encargos familiares. Chegar a esse montante é um espanto!

Você encara esse trabalho como um compromisso espiritual, algo que você assumiu ao reencarnar?

Na primeira vez em que me atrevi a falar em público, no Ceac, em 1957 - digo que me atrevi porque era extremamente tímido e incapaz de encarar algo além de minha imagem ao espelho -, minha mãe, Adélia, que era médium vidente, disse-me que viu um jovem carregando muitos livros e que um mentor espiritual entregou-me um punhado de folhas em branco. Imaginei, a princípio, tratar-se de uma convocação à leitura e ao estudo. Hoje, entendo que havia uma tarefa a cumprir em relação à literatura espírita.

O médium psicógrafo tem mais facilidade para produzir livros, já que é um mero intermediário a registrar o conteúdo que vem da espiritualidade. Com tão pouco tempo para escrever e tantos compromissos, não se explicaria sua fertilidade literária como fruto de uma psicografia?

Meus livros são “suorografados”, não psicografados. Quero dizer que dão muito trabalho, demandam muito esforço, muita pesquisa, embora, obviamente, como ocorre com todo escritor, haja amigos espirituais inspirando as ideias a serem desenvolvidas. Outro mentor, de contribuição inestimável, é o “pai Google”, que facilita incrivelmente as pesquisas relacionadas com os temas abordados.

O que se ressalta, nos seus livros, é a facilidade de leitura. É uma característica ou uma intenção?

É uma intenção. Bastos Tigre tem um pensamento interessante sobre o assunto: “Nada mais fácil que escrever difícil; na simplicidade está a grande complicação que dificulta o ofício”. Colocar no papel o que está nos miolos é fácil, com adjetivações herméticas, neologismos e arcaísmos, expressões sepultadas no dicionário, torrentes de verborragia… Difícil é escrever de forma clara e objetiva, para que o leitor entenda, sem sentido dúbio, sem dúvidas, sem dicionário. Demanda esforço e tempo, na lapidação do texto. Entendo que a literatura espírita deve ser clara e objetiva, como as lições de Jesus.

E também bem-humorada? Há sempre um toque de bom humor no que você escreve.

O leitor, geralmente, é mais receptivo à alegria. Nada melhor, portanto, do que exercitar o bom humor, que o diverte, a fim de conquistar sua atenção para algo que o instrua. Se vamos destacar a necessidade de harmonização entre o genro e a sogra, cumprindo o Evangelho, imediatamente captaremos a atenção do leitor, contando a história do médico que diz ao homem: – Tenho péssima notícia para lhe dar. A cirurgia que fizemos em sua mãe… – Ah, ela não é minha mãe. É minha sogra. – Neste caso, tenho uma boa notícia para lhe dar!

Em seus livros, há sempre algo relacionado com a mediunidade. Como você vê a prática mediúnica no Centro Espírita?

Entendo que o intercâmbio com o além é o aspecto sagrado do Espiritismo, que o distingue de outras religiões. A abordagem do mundo espiritual, feita pelas religiões tradicionais, é fantasiosa, baseada em especulações dos teólogos. Eles imaginam como é a vida além-túmulo. O Espiritismo nos oferece, com base no testemunho dos que vivem do outro lado, informações e experiências de importância fundamental em favor de nosso equilíbrio e felicidade. Não entendo o espírita indiferente às reuniões mediúnicas, onde temos os melhores recursos de ajuda espiritual e esclarecimento. No contato com os que vivem do lado de lá, aprendemos como viver bem do lado de cá.

Como se sente lançando seu quinquagésimo livro?

A bem da verdade, a grande emoção foi ver meu primeiro livro, Para Viver a Grande Mensagem, publicado pela Federação Espírita Brasileira. É algo como ter o primeiro filho. Depois, como sempre acontece quando caímos na rotina, reduz-se a emoção, mas, sem dúvida, amplia-se a satisfação. É o que sinto agora, uma grande satisfação, não apenas por ter atingido esse número, mas, sobretudo, pelas manifestações carinhosas que recebo de muitos leitores que falam dos benefícios que colheram com a leitura dessas obras. É a recompensa maior.

São perto de 2 milhões e 500 mil exemplares comercializados. Deu para ficar rico?

Rico de amizades, de satisfação, de conhecimento. Entendo que sou o maior beneficiário do que escrevo, pela exigência de leitura, estudo, pesquisa e reflexão. Fico feliz, também, pela oportunidade de doação dos direitos autorais a editoras espíritas, empenhadas na divulgação da Doutrina. Nada contra escritores espíritas que recebem direitos autorais. É o seu trabalho, o seu direito. Não obstante, pretendo que meus livros não sejam meus, nem de meus herdeiros, mas um patrimônio espírita.

E o futuro?

Continuarei espremendo os miolos, colaborando com a imprensa espírita e, tanto quanto possível, escrevendo novos livros, em ritmo mais lento, já que pesam os anos, embora continue leve o espírito, com a imensa alegria de servir à causa espírita. É gratificante contribuir para a divulgação dessa gloriosa mensagem de renovação para a humanidade, que é o Espiritismo, a mais avançada revelação já oferecida ao homem, em se tratando de explicar os porquês da vida.

O PLANO B

Romance

Autor: Richard Simonetti

Formato: 14x21

288 páginas

Editora Ceac

“Em O Plano B, meu terceiro romance, narro a experiência de um casal de almas afins que, preparando a reencarnação, propõe-se a uma existência em comum, voltada para a Medicina. Por descuido, um deles entra por um desvio, inviabilizando sua união. Procuro destacar que acontecimentos dessa natureza ocorrem com frequência, por causa da imaturidade humana. Nem por isso podemos considerar perdida a existência. A Misericórdia Divina atua nesses casos, oferecendo alternativas, em um plano B, que, se observado, valoriza, apesar do desvio, a jornada humana”, revela.

Bibliografia do autor

1 – Para Viver a Grande Mensagem 1969

Crônicas e histórias.

Ênfase para o tema da mediunidade.

Editora FEB

2 – Temas de Hoje, Problemas de Sempre 1973

Assuntos de atualidade.

Editora Correio Fraterno do ABC

3 – A Voz do Monte 1980

Comentários sobre O Sermão da Montanha.

Editora FEB

4 – Atravessando a Rua 1985

Histórias.

Editora IDE

5 – Em Busca do Homem Novo 1986

Parceria com Sérgio Lourenço e Therezinha Oliveira.

Comentários evangélicos e temas de atualidade.

Editora EME

6 – Endereço Certo 1987

Histórias.

Editora IDE

7 – Quem Tem Medo da Morte? 1987

Noções sobre a morte e a vida espiritual .

Editora Ceac

8 – A Constituição Divina 1988

Comentários em torno de As Leis Morais,

terceira parte de O Livro dos Espíritos.

Editora Ceac

9 – Uma Razão para Viver 1989

Iniciação espírita.

Editora Ceac

10 – Um Jeito de Ser Feliz 1990

Comentários em torno de

Esperanças e Consolações,

quarta parte de O Livro dos Espíritos.

Editora Ceac

11 – Encontros e Desencontros 1991

Histórias.

Editora Ceac

12 – Quem Tem Medo dos Espíritos? 1992

Comentários em torno Do Mundo Espírita e

dos Espíritos, segunda parte de O Livro dos Espíritos.

Editora Ceac

13 – A Força das Ideias 1993

Pinga-fogo literário sobre temas de atualidade.

Editora O Clarim

14 – Quem Tem Medo da Obsessão 1993

Estudo sobre influências espirituais.

Editora Ceac

15 – Viver em Plenitude 1994

Comentários em torno Do Mundo Espírita e

dos Espíritos, segunda parte de O Livro dos Espíritos.

Sequência de Quem Tem Medo dos Espíritos?

Editora Ceac

16 – Vencendo a Morte e a Obsessão 1994

Composto a partir dos textos de Quem Tem Medo

da Morte? e Quem Tem Medo da Obsessão?

Editora Pensamento

17 – Tempo de Despertar 1995

Dissertações e histórias sobre temas de atualidade.

Editora Feesp

18 – Não Pise na Bola 1995

Bate-papo com jovens.

Editora O Clarim

19 – A Presença de Deus 1995

Comentários em torno Das Causas Primárias,

primeira parte de O Livro dos Espíritos.

Editora Ceac

20 – Fugindo da Prisão 1996

Roteiro para a liberdade interior.

Editora Ceac

21 – O Vaso de Porcelana 1996

Romance sobre problemas existenciais, envolvendo

família, namoro, casamento, obsessão, paixões…

Editora Ceac

22 – O Céu ao Nosso Alcance 1997

Histórias sobre O Sermão da Montanha.

Editora Ceac

23 – Paz na Terra 1997

Vida de Jesus – nascimento ao início do apostolado.

Editora Ceac

24 – Espiritismo, uma Nova Era 1998

Iniciação espírita.

Editora FEB

25 – O Destino em Suas Mãos 1998

Histórias e dissertações sobre temas de atualidade.

Editora Ceac

26 – Levanta-te! 1999

Vida de Jesus – primeiro ano de apostolado.

Editora Ceac

27 – Luzes no Caminho 1999

Histórias da História, à luz do Espiritismo.

Editora Ceac

28 – Tua Fé te Salvou! 2000

Vida de Jesus – segundo ano de apostolado.

Editora Ceac

29 – Reencarnação – Tudo o que Você Precisa Saber 2000

Perguntas e respostas sobre a reencarnação.

Editora Ceac

30 – Não Peques Mais! 2001

Vida de Jesus – terceiro ano de apostolado.

Editora Ceac

31 – Para Rir e Refletir 2001

Histórias bem-humoradas, analisadas à luz da

Doutrina Espírita.

Editora Ceac

32 – Setenta Vezes Sete 2002

Vida de Jesus – últimos tempos de apostolado.

Editora Ceac

33 – Mediunidade, Tudo o que Você Precisa 2002

Perguntas e respostas sobre mediunidade.

Editora Ceac

34 – Antes que o Galo Cante 2003

Vida de Jesus – o Drama do Calvário.

Editora Ceac

35 – Abaixo a depressão! 2003

Profilaxia dos estados depressivos.

Editora Ceac

36 – Histórias que Trazem Felicidade 2004

Parábolas evangélicas, à luz do Espiritismo.

Editora Ceac

37 – Espiritismo, Tudo o que Você Precisa Saber

Perguntas e respostas sobre a Doutrina Espírita. 2004

Editora Ceac

38 – Mais Histórias que Trazem Felicidade 2005

Parábolas evangélicas, à luz do Espiritismo.

Editora Ceac

39 – Rindo e Refletindo com Chico Xavier 2005

Reflexões em torno de frases e episódios

bem-humorados do grande médium.

Editora Ceac

40 – Suicídio, Tudo o que Você Precisa Saber 2006

Noções da Doutrina Espírita sobre a problemática

do suicídio.

Editora Ceac

41 – Rindo e Refletindo com Chico Xavier 2006

Volume II

Reflexões em torno de frases e episódios

bem-humorados do grande médium.

Editora Ceac

42 – Trinta Segundos 2007

Temas de atualidade em breves diálogos.

Editora Ceac

43 – Rindo e Refletindo com a História 2007

Reflexões em torno da personalidade de figuras

ilustres e acontecimentos importantes da História.

Editora Ceac

44 – O Clamor das Almas 2007

Histórias e dissertações doutrinárias.

Editora Ceac

45 – Mudança de Rumo 2008

Romance.

Editora Ceac

46 – Dúvidas e Impertinências 2008

Perguntas e respostas.

Editora Ceac

47 – Bem-aventurados os Aflitos 2009

Comentários sobre o capítulo V, de O Evangelho

Segundo o Espiritismo.

Editora Ceac

48 – Por uma Vida Melhor

Autoajuda e orientação para os Centros Espíritas. 2009

Editora Ceac

49 – Amor, Sempre Amor! 2010

Variações sobre o amor, a partir de O Evangelho

Segundo o Espiritismo.

Editora Ceac

50 – O Plano B

Romance.

Editora Ceac 2010

Parabéns, Richard Simonetti

Nossos cumprimentos pelo lançamento de seu 50º. Livro Espírita. Que Deus lhe dê forças para prosseguir na caminhada com entusiasmo e determinação. Muito obrigado por tudo que fez e faz em prol da divulgação da Doutrina Espírita, e por todos nós, seus amigos e leitores. Abraços. Ismael Gobbo

Richard Simonetti

Autografando seu primeiro livro

“Para viver a grande mensagem”