BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 6 de agosto de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita Eliana Ferrer Haddad

Eliana Ferrer Haddad

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

Hoje temos a satisfação de entrevistar nossa companheira de ideal espírita, Eliana Ferrer Haddad, jornalista responsável pelo jornal “Correio Fraterno”. Embora tenha conhecido o Espiritismo ainda criança, somente depois de casada e já na condição de mãe começou a frequentar a casa espírita com habitualidade. Laboriosa, Eliana fez muito nas duas décadas de trabalho dedicadas à divulgação eficiente e responsavel da doutrina Espírita. É o que se atesta na ótima entrevista que gentilmente nos concedeu.

Eliana poderia nos fazer sua autoapresentação?

Sou paulistana, casada há 28 anos, mãe de duas filhas – Fernanda (24 anos) e Isabela (19 anos). Sou jornalista há quase 30, expositora da doutrina, pesquisadora e palestrante espírita. Estudo Filosofia e sou apaixonada pela Filosofia Espírita, cuja compreensão me permitiu perceber o espiritismo pela sua essência e não apenas pelo fenômeno. Isso me foi despertado especialmente com a leitura e estudo do livro O Espírito e o Tempo, de Herculano Pires, há 12 anos, que foi a chave para eu compreender o espiritismo dentro do processo histórico da humanidade. Foi quando minha visão de vida mudou completamente e percebi que o espiritismo não tinha saído do nada, que tinha um conteúdo que abarcava tanto a parte do conhecimento humano como da própria evolução do ser. Comecei a estudar Filosofia Espírita nos cursos da Federação Espírita do Estado de São Paulo, incentivada por Astrid Sayegh. Mergulhei na obra de Herculano, Deolindo Amorim, Léon Denis e Manoel Pelicas São Marcos, a quem tive o prazer de entrevistar em 2006, aos 92 anos, pouco antes de sua desencarnação.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Formada em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo e publicidade, sou jornalista diplomada. Trabalhei em várias revistas da Editora Abril, jornais e publicações diversas, em São Paulo e Belo Horizonte, especializando-me na imprensa escrita. Nos últimos dez anos, tenho me dedicado com muita alegria mais à imprensa espírita. Editei por quatro anos o Jornal Espírita, da Federação Espírita do Estado de São Paulo, onde trabalhei em dupla com Altamirando Carneiro, escrevendo também para o jornal O Semeador. Criei com Julia Nezu o Boletim Eletrônico da AJE-SP – Associação Jurídico-Espírita de São Paulo. Passei pela Instituição Beneficente Nosso Lar, como coordenadora de comunicação e responsável pelo jornal Terra Azul. Foi uma passagem rápida de apenas um ano, em 2008, sob a presidência ainda da “amiga e mestra” Nancy Puhlmann. Ela, sem saber, com suas sábias observações, preparou-me com seu carinho e experiência para um desafio ainda maior como divulgadora da doutrina espírita: ser a jornalista responsável do jornal Correio Fraterno, em cuja editora venho atuando há quase três anos, ao lado de Izabel Vitusso, uma irmãzinha querida que encontrei e com quem divido o mesmo ideal e as ansiedades na comunicação espírita.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o frequenta?

Conheci o espiritismo ainda criança, aos seis anos. Acompanhava minha mãe e minha tia nos estudos do livro A Gênese, não por acaso, justamente na Instituição Beneficente Nosso Lar, em São Paulo. Mas minha família desistiu do espiritismo e tornou-se messiânica, no que também a acompanhei por um bom tempo, tendo ido inclusive estudar no Japão. Apesar de ter conhecido o espiritismo ainda menina, só fui ter a felicidade de dele participar bem mais tarde. Sempre tive uma busca muito intensa pela espiritualidade. Também muito intuitiva, posso dizer que o espiritismo nunca foi um bicho de sete cabeças para mim, desde a primeira vez que abri um livro de Kardec. Fui conquistada pela lógica. Ganhei de um tio do meu marido O evangelho segundo o espiritismo; da minha cunhada, O livro dos espíritos. Isso na década de 80. Meu marido não era espírita. Mas foi somente em 1992 que reencontrei o espiritismo, ao passar por uma violenta depressão pós-parto, quando tivemos a nossa segunda filha. Já tinha tido uma depressão antes, mais leve, na primeira gravidez. Levada pela mesma tia que acompanhara no Nosso Lar, quando criança, fui ao Centro Espírita União, em São Paulo. Passei por uma entrevista com a querida Nena Galves, levei umas “broncas de amor” que me sacudiram e me fizeram acordar para o meu compromisso familiar, sendo encaminhada para uma assistência espiritual, no Centro, sob a direção de Bezerra de Menezes. Aos poucos, fui melhorando. Meses depois, numa consulta médica, acabei sendo encaminhada à Federação Espírita do Estado de São Paulo. A secretária do consultório tinha em sua mesa uma foto do Dr Bezerra. Perguntei se ela era espírita. Respondeu-me que sim e me encaminhou para uma entrevista na Federação, onde era dirigente de uma assistência espiritual. Lá permaneci e realizei todos os cursos. Foram dez anos ininterruptos de muito estudo e trabalhos diversos, nas áreas de assistência espiritual, ensino e divulgação. Lá fiz grandes amigos e guardo boas recordações de muito carinho que me dão muitas saudades.

A que casa espírita você está vinculada presentemente?

Pois é. Depois de quase 20 anos, voltei ao Centro Espírita União, em São Paulo, do qual atualmente também sou assessora de imprensa. Foi após uma entrevista com Nena Galves, em 2009, para o jornal Correio Fraterno, sobre Chico Xavier. Queria muito voltar ao trabalho de passes, pois estava muito envolvida com a doutrina mais pelo lado intelectual, do estudo. No União, hoje, trabalho nos passes, na divulgação das palestras e no registro das informações e acervo para o site. Já vesti a camisa e me sinto em casa. Também sou sócia fundadora e expositora do Instituto Espírita de Estudos Filosóficos (www.ieef.com.br), em São Paulo, onde temos um grupo de estudos formado por expositores de filosofia. Dou aula no segundo ano. A cada reunião é uma descoberta que nos acalenta a alma, inseridos que estamos no contexto filosófico das obras de Kardec, objetivando a divulgação da doutrina dos espíritos, buscando compreender e vivenciar o evangelho de Jesus como fim último para a transformação moral de uma forma libertadora e feliz.

Poderia nos fazer uma síntese da sua participação no movimento espírita?

Entrei na Federação Espírita do Estado de São Paulo, em 1992, e não parei mais. Frequentei todos os cursos de espiritismo, tornando-me, depois, expositora de todos eles. Foi lá que me tornei espírita. De carteirinha mesmo. Agradeço todos os dias por todos que ali me acolheram com tanto carinho e me ensinaram a levantar e a dar os primeiros passos na caminhada espírita. São quase vinte anos de trabalho ativo na doutrina, com muitos desafios. E cada vez com maior ânimo. Hoje percebo que ser espírita é não estar vinculada a paredes, mas à causa, esteja ela sendo desenvolvida onde estiver. As pessoas vão passando por nós e cada uma delas deixa um recado, um aprendizado no livro da vida. E assim vamos trocando experiências e arregimentando companheiros queridos. Ser espírita é ter inúmeras oportunidades de trabalho na seara do Bem. A compreensão do espiritismo me deu uma imensa alegria de viver e despertou em mim uma vontade autêntica de trabalhar pela causa espírita, seja na assistência espiritual, nas salas de aula ou como jornalista, sempre com o objetivo de divulgar com precisão essa maravilha que é a Terceira Revelação, pela sua lógica, pelo impulso que traz para transformação moral da humanidade.

E sua atuação no Correio Fraterno?

Sou a jornalista responsável do jornal Correio Fraterno e atuo com toda a equipe editorial no jornal, no site, nos boletins, nas redes sociais, na edição de livros, nas campanhas, nas newsletters. Enfim, estou mergulhada de corpo e alma nas linhas do Correio, um trabalho ao qual estou muito afinada e que tem me mostrado todos os dias como é bom divulgar o Bem, porque as pessoas gostam de ler coisas boas, que as façam refletir, se informar e se divertir. Buscamos uma comunicação espírita que seja leve, atrativa, para que o conteúdo espírita chegue aos corações. De jornalista à jornaleira, lá vou eu, onde preciso for. Isso porque acredito realmente nesse projeto editorial, sério e inovador. E a parceria com a amiga Izabel Vitusso, que também é escritora e jornalista, tem sido um presente. Outro incentivo importante foi ter entrevistado o jornalista André Trigueiro, que há dois anos vem assinando a coluna Mundo sustentável no jornal Correio Fraterno sempre com muito respeito pelo nosso trabalho. É muito bom dividir as conquistas e as aflições da comunicação espírita com profissionais competentes e dotados de muito ideal. É um desafio constante tentarmos levar o melhor do conteúdo espírita, de uma forma contextualizada, trazendo as idéias espíritas para os fatos do dia a dia, tanto no site como no jornal, pois acreditamos que o grande papel da divulgação do espiritismo esteja justamente em fazer com que essa mensagem consoladora seja lida, pensada e repensada por espíritas e não-espíritas. Se não for assim, qual será a sua utilidade?

Seria possível nos fazer um resumo da história do Correio Fraterno?

No ano de 1960, um grupo de pessoas, unidas pelo ideal espírita, reuniu-se com o desejo de levantar uma casa de assistência social, no ABC paulista. Nasceu assim a primeira instituição filantrópica de São Bernardo do Campo, o Lar da Criança Emmanuel. Além da filantropia, alguns dos participantes da instituição, que acolheu até hoje mais de 2.500 crianças, colocaram em prática o antigo sonho de instituírem um órgão de divulgação do Espiritismo, passando então a existir, seis anos depois da fundação do Lar Emmanuel, o jornal espírita Correio Fraterno. Da edição do jornal para a edificação da Editora Correio Fraterno o tempo percorrido foi relativamente curto, proporcionando-se ao público leitor obras de autores consagrados, como Herculano Pires, Hermínio Miranda, Dolores Bacelar, Richard Simonetti, Jorge Rizzini, Rita Foelker, Eduardo Monteiro e muitos outros.

Você tem algum livro escrito?

Ainda não, mas terei com certeza. Tudo tem seu tempo. Com tantas atividades, minha vida é bastante corrida e a experiência me mostrou que o meu maior desafio na reencarnação atual é compartilhar, apoiar e desenvolver uma família feliz, na qual tenho a maior oportunidade de aprendizado, minha grande escola, meu melhor livro e maior projeto. Meu marido e minhas filhas incentivam e admiram esse meu trabalho, essa minha correria, mesmo não sendo espíritas. Tenho muita gratidão pela compreensão deles. Isso me fortalece a caminhada. E é muito bom perceber, quando realizamos o evangelho em nosso lar, que eu preciso vivenciar as lições muito mais que eles. Que não basta saber. Aprendi também que a ansiedade nos paralisa e que só a serenidade constrói. Como sou muito agitada, estou tentando também aprender a fazer uma coisa de cada vez. E em jornalismo isso é desafiador (e às vezes desesperador, eu diria) porque há muita informação para contextualizar e amor pela escrita é o que não falta.

Como está enxergando a projeção da Doutrina Espírita na grande mídia?

Curiosa. Não vejo o espiritismo consolidado no seu aspecto filosófico. Conversando com outros espíritas, percebo um misto de alegria, pela invasão na grande mídia, e de crítica, como se o espiritismo não estivesse sendo passado corretamente como deveria. Com o advento das redes sociais e da facilidade de pesquisa pela internet, o espiritismo ainda chama a atenção, sim, pelo fenômeno, pela mediunidade, pela existência dos espíritos. A mídia acaba por focar o tema no conteúdo que encontra e no interesse dos leitores pelo sobrenatural, e dos empresários de comunicação pela audiência. Fenômeno vende, chama a atenção. Essa é a verdade. Inclusive nas casas espíritas. Mas estamos só no começo e ainda há muito a se desbravar. A força da doutrina está na sua lógica, no apelo que faz a razão e ao bom-senso, como enalteceu Kardec, na Conclusão VI de O livro dos espíritos. É preciso também perceber que o espiritismo está na mídia como os outros tantos temas, sujeitos a acertos e desacertos, a enfoques particulares, a elogios e críticas. A minha pergunta é: a culpa é da mídia? Ou nós, espíritas, é que não estamos dando conta de falar de espiritismo fora dos Centros? Enquanto esse movimento cultural não ocorre, permanece o estímulo à curiosidade, à venda certeira do mistério da alma. Espiritismo é assunto que vende. Mas ainda como fenômeno. Não se conhece o espiritismo.

Acha que o movimento espírita vai bem ou enxerga alguma coisa que merece reparo?

É maravilhoso ver como cada um tenta fazer a sua parte da melhor forma possível – do pequeno grupo ao grande centro espírita, dos voluntários das federativas e órgãos institucionais às associações profissionais, etc. É o amor que a doutrina desperta e que nos convida ao trabalho. Mas muitos não demos conta ainda do instrumento importante que é o espiritismo para a mudança de paradigmas, da verdadeira mensagem de transformação social que ele traz em seu bojo com seu principal objetivo: combater o materialismo. Quando compreendemos racionalmente que a vida continua, que somos imortais e que tudo se comunica e se encadeia no Universo dentro de uma lei harmoniosa e justa, como nos explicaram os Espíritos na Codificação, tudo se torna diferente. Essa é a fé raciocinada. A alegria da fé com as luzes da razão. Sabemos também que a Natureza não dá saltos, mas sempre é bom lembrar que ninguém virá dos Céus explicar o que seja o espiritismo. Isso já foi feito e muito bem, por sinal. Agora, essa tarefa é nossa, trabalhadores da última hora que já o compreendemos. Temos que fazer um trabalho útil, eficiente e no tempo de que dispomos ainda. A nós, espíritas, cumpre subir o próximo degrau, mas não podemos nos esquecer de olhar para trás e verificar se não ficou ninguém, que precisa da nossa ajuda para subir também. O futuro é hoje e o espiritismo há de romper barreiras fora da casa espírita! Vejo isso como o nosso maior desafio.

Algo mais que queira acrescentar?

Sim. Outro dia, lendo O evangelho, deparei-me com uma frase que me fez refletir: “o mal prevalece na Terra”. Logo, não dá para ser feliz ainda em plenitude, como num passe de mágica, mas podemos ser relativamente felizes sempre que buscarmos a paz e nos esforçarmos na prática do bem. Precisamos nos lembrar dessa condição inferior da nossa morada, à qual fomos atraídos por merecimento e por tarefa, para não nos assustarmos com tantas dificuldades que se nos apresentem. Não adianta nos iludirmos. Ser feliz não é o fim; é o caminho. O trabalho é grande para que o bem prevaleça na Terra, mas um foco de luz nos livra das trevas da ignorância e do orgulho. Esse bem já está em nós em potência. Basta, então, que compreendendo sua ausência momentânea, por nossa falta de conhecimento e atalhos enganosos que perseguimos pelo exercício natural do nosso próprio livre-arbítrio, façamos com que ele se realize pelos nossos esforços e vontade. Sigamos, pois. Com o espiritismo, fica bem mais fácil percebermos que liberdade é um presente, que vem embalado com o laço da responsabilidade.

Sua mensagem aos nossos leitores.

Não desanimemos e não nos acomodemos. Fortaleçamo-nos no estudo e no amor para que em nós haja equilíbrio e discernimento. O trabalho de garimpar as mais lindas pérolas exige mergulhos mais profundos. Por isso, disse Jesus: “Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus”.

Eliana Haddad no Correio Fraterno


A menina Eliana Haddad aos 4 anos

Eliana Haddad nos anos de 1980

Eliana Haddad na Editora Abril

Eliana Haddad com o marido e filhas no ano de 1997


Eliana Haddad, segunda a partir da direita,

no Sindicato dos Jornalistas

Eliana com Manoel São Marcos para o Jornal Espírita

Eliana com Eduardo Dubal da Mundo Maior Filmes

Izabel Vitusso e Eliana Haddad, do Correio Fraterno, ladeando o escritor André Trigueiro

Eliana Haddad e Heloisa Pires

Eliana Haddad, do Correio Fraterno, entrevista Eduardo Girão

Eliana Haddad, terceira a partir da esquerda, em Curso para Expositores na FEESP

Eliana e Altamirando Carneiro na FEESP


Eliana com amiga e mestra Nancy Puhlmann di Girolamo

Eliana (E) com a equipe do Correio Fraterno

Eliana, à esquerda, no Simpósio de Filosofia

Eliana (E) no programa Roteiro com Adriano Marques e Nena Galves

Eliana Haddad, agachada à direita, no IEEF com a turma de expositores


Eliana Haddad com o marido e as filhas no ano de 2011


Fac-símile da primeira pagina e da primeira edição de Correio Fraterno.

Outubro de 1967. Arquivo Correio Fraterno


Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda Goiânia, GO

Saudações, prezados senhores.

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Sua solidariedade tem permitido que mais pessoas colaborem com o Batuíra.

Muita Paz, Luz e Saúde!

Fraternal abraço,

Sérgio Luís Haas
9948 4870

*-*-*

“SOS Batuíra: frutas, açúcar e bolacha”

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de frutas, açúcar e bolacha para os mais de 60 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

Informações: fone (62) 3281 0655 ou pelo site: www.batuira.org.br

(Informação recebida em email de batuira@batuira.org.br)

Leia “O Seareiro Espírita”

CONTATO:

seara.espirita@uol.com.br ou seara.espirita@terra.com.br

(Informação em email de Regina Bachega)

Visite o site do Instituto Beneficente Chico Xavier

Acesse: http://www.institutochicoxavier.com/

Leia o boletim da Federação Espírita do Distrito Federal Brasília, DF

Acesse: www.boletimfedf.blogspot.com

Palestra Musicada com Vansan na A.E. Raio de Luz Santo André, SP

A Associação Espírita Raio de Luz., sita na Rua Maria Antonieta, nº 97, Bairro Bangu – Santo André- SP, tem o prazer de convida-los, dia 09/08/2011 (Terça-Feira) às 20:00 Horas, para Palestra com VANSAN – Evangelho - Voz e Violão

(Informação recebida em email de Maria Aparecida Sabolesk msabolesk@gmail.com)

VIII Seminário Beneficente da Cruzada Espírita Paulo de Tarso Rio de Janeiro, RJ

(Informação recebida em email de Vitor Hugo S Silva vhssilva@hotmail.com)

Seminários com Jacob Melo – Agendamentos Grande São Paulo

AMIGOS ESTAMOS AGENDANDO PARA 2012 SEMINÁRIOS DE PASSE E MAGNETISMO COM JACOB MELO NA GRANDE SÃO PAULO. AQUELES QUE ESTIVEREM INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO: email vrcd2008@gmail.com. EM ANEXO A PROGRAMAÇÃO.

DATAS:

FEVEREIRO-MARÇO

25 E 26-2

3 E 4-3

JUNHO

16 E 17

23 E 24

AGOSTO

18 E 19

25 E 26

ABRAÇO FRATERNAL

REGINA

(Informações em email de Regina Bachega)

Palestra com Américo Sucena no C.E. Chico Xavier Guarulhos, SP

CONVIDA PARA A PALESTRA DE

AMÉRICO SUCENA

DIA 11.08.11 ÀS 19H30

RUA GERALDO MARQUES, 62 – ALTOS – GOPOUVA – GUARULHOS – FONE 8858 0314

(Informações recebidas em emails de Rosana romiranda@trevisan.adv.br e de Regina Bachega)

IV Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e Sua Obra Belo Horizonte, MG

(Informação em email de Regina Bachega)

Visite o site da Federação Espírita Catarinense Santa Catarina

Acesse: www.fec.org.br

Neste sábado. 3º. ECOS- Encontro de Comunicação Social Espírita São Paulo, SP

http://www.adesaopaulo.org.br/images/stories/logospeditado.gif

A Associação de Divulgadores   do Espiritismo de São Paulo

Convida!

3º ECOS - ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA

Entrada Franca

Grupo Espírita Auta de Souza

Rua Força Pública, 268 – Santana / S. Paulo

6 de Agosto de 2011, das 15 às 19 horas

Tema – Conflitos em Comunicação” com Ivan René Franzolin

“A interferência de diversos fatores que modificam a forma e o conteúdo do que queremos transmitir”

Participação de diversos comunicadores, que discutirão com o público temas relacionados à divulgação da cultura Espírita no âmbito social, incluindo a utilização de recursos tecnológicos modernos no uso da comunicação e seus veículos de difusão na mídia

Mediador - Carlos Scaramuzza

Maiores informações: contato@adesaopaulo.org.br

(Informação em email de imprensa@adesaopaulo.org.br)

Neste Sábado. Palestra com Roosevelt A. Tiago no SEOB São Carlos, SP

(Informação recebida em email de Obreiros do Bem - São Carlos divulgacao@obreirosdobem.com.br)

Palestra com Marcus de Mário no Nhá Chica Itapira, SP

(Informações em email de Otavio Cunha)

Palestra com Ismael Batista da Silva São Carlos, SP

SEARA ESPÍRITA CAMINHO, VERDADE E VIDA

Rua Sebastião Sampaio Osório, 1.197 Sta. Felícia, São Carlos-sp

Palestra neste sábado 06/08/11 ás 18h30min

Palestrante: Ismael Batista da Silva (Guaxupé-MG)

Tema: Relacionamento Familiar á luz do Espiritismo

Venha estudar Espiritismo conosco. Comece agora...

Segundas... 19h30min Iniciando o Estudo do Livro Nosso Lar

Quartas...... 19h30min Estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo

Sextas........ 19h30min Estudos da Vida no Mundo Espiritual – Nos Domínios da Mediunidade

Todos os livros estudados são projetados em Data show.

Caso não queira receber nossas mensagens, informe-nos mesma via

(Informação de seara.espirita@uol.com.br seara.espirita@uol.com.br repassada por Regina Bachega)

19ª. Semana Espírita de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

(Informação recebida em email de jose rubens de caires josecaires@yahoo.com.br)

Programa do Curso de Espiritismo do IEPEAS Lins, SP

INSTITUTO ESPÍRITA DE PESQUISA, ESTUDOS E AÇÕES SOCIAIS - IEPEAS

PROGRAMA DO CURSO DE ESPIRITISMO

AS LEIS MORAIS E A SOCIEDADE

2º SEMESTRE DO 2011 - SEGUNDAS FEIRAS –ÁS 20H

LOCAL: CASA DOS ESPÍRITAS – LINS - SP

AGOSTO

01- AS LEIS MORAIS E A SOCIEDADE – Aylton *

08- ADORAÇÃO A DEUS – Stela *

15- O TRABALHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – Cidinha *

22- ENTENDIMENTO ESP. SOBRE A REPRODUÇÃO – Stela

29- A CONSERVAÇÃO SOB A ANÁLISE ESPÍRITA - Aylton

SETEMBRO

05- O ENFOQUE ESPÍRITA DA DESTRUIÇÃO – Cidinha

12-A SOCIEDADE NA PERSPECTIVA ESPÍRITA – Stela

19 - A CONCEITUAÇÃO ESP. DO PROGRESSO – Aylton

26- ESPIRITISMO E IGUALDADE – Cidinha

OUTUBRO

03- ESPIRITISMO E LIBERDADE – Aylton

10- A JUSTIÇA, O AMOR E A CARIDADE... – Stela

17- O APRIMORAMENTO DO SER HUMANO – Cidinha

24 – A AÇÃO SOCIAL ESPÍRITA - Stela

NOVEMBRO

07 – PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DO ESPÍRITA – Aylton

14 – REVISÃO DOS TEMAS

21- AVALIAÇÃO – AYLTON - COORDENADOR

28 CONFRATERNIZAÇÃO

Expositores: * Cidinha – Maria Aparecida Golmia

Pedagoga e Secretaria da Educação P.M. Lins

* Stela - Maria Stela Borges

Profª .Dra. em Sociologia

* Aylton - Aylton Paiva

Bel. Em Ciências Jurídicas e Sociais

BIBLIOGRAFIA:

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – Allan Kardec

A GÊNESE – Allan Kardec – Cap. XVIII

OBRAS PÓSTUMAS - Allan Kardec – Cap. As Aristocracias e Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

CONSTITUIÇÃO FEDERATIVA DO BRASIL – Art. 5º

FILOSOFIA SOCIAL ESPIRITA – Ney Lobo -

A CAMINHO DA LUZ – F.C.Xavier/Emmanuel – Ed.FEB

O ESPIRITISMO E OS PROBLEMAS HUMANOS –Deolindo Amorim- USE

O REINO – Herculano Pires - Ed. Paidéia

(Informação em email de Aylton Coimbra Paiva)

Curso de aperfeiçoamento Bases de Integração Cérebro-Mente-Corpo-Espírito. Santos, SP

Módulo 3 – O Perispírito

06-08 - Anatomia e Fisiologia - dr. Fernando Guimarães (aula dupla)

13/08 - Perispírito e Mediunidade nas obras de Allan Kardec - dr. Caetano de Santis (aula dupla)

20/08 - Perispírito e Mediunidade - Pesquisas históricas e científicas –

dr José Nilson Freire (aula dupla)

27/08 - Perispírito e as enfermidades
1a aula - dr Ricardo Sallum
2a aula - dra Márcia Colasante

03/09 - 1a aula - Ectoplasma - dr Flávio Braun

2a aula - Terapia de vidas passadas - dr. Flávio Braun

10/09 - Feriado - recesso semana da Pátria

17/09 - Perispírito e malformações congênitas - dr. Fernando Guimarães (aula dupla)

24/09 - Perispírito e a Física Quântica – Fís. Dalessandro Rodrigues (aula dupla)

01/10 - Perispírito e o processo de desencarnação – Dra. Márcia Colasante (aula dupla)

§ LOCAL: Universidade Santa Cecília – Rua Osvaldo Cruz, 266 – Bloco D – 4º andar (anfiteatro).

§ HORÁRIO: Das 14h30 às 17h (sábados)

§ Inscrições: Setor de Pós Graduação - Rua Cesário Mota, 24 - Boqueirão - Santos - SP. Tel.:

(13) 3202-7104 end_of_the_skype_highlighting (Central de Atendimento)
E-mail:
extensao@unisanta.br
Horário de Expediente: de 2.ª a 6.ª feira das 8h às 13h e 17h às 22h/ aos sábados das 8h às 12h.

§ Mensalidade: R$ 25,00 ( vinte e cinco reais)

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

Palestra no Francisco de Assis com Cláudio Palermo São Paulo, SP

O encontro será no C.E. Francisco de Assis, na Vila Cisper- Zona Leste- São Paulo.

Domingo especial com transformação moral e o tema: “O Poder da Fé”.

A banda Chaves da Luz fará a parte musical.

Horário: 16 hs.

Endereço: Rua Miguel Lilo, 131

Das 16 às 19 hs.

(Informações em emails de Regina Bachega e Cláudio Palermo)

5ª. Jornada do C.E. Bezerra de Menezes “Mediunidade com Jesus” Canavieiras, BA

CONVIDAMOS VOCÊ PARA PARTICIPAR DA

5ª JORNADA DO CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

QUE SERÁ REALIZADA NOS DIAS 26 e 27 DE AGOSTO 2011

LOCAL: Rua Ruy Barbosa n° 314, Canavieiras-Ba

TEMA CENTRAL: MEDIUNIDADE COM JESUS

DIA 26 PALESTRA DE ABERTURA: MEDIUNIDADE COM JESUS

EXPOSITOR: LINDOMAR COUTINHO (ILHEUS-BA)

DIA 27 PALESTRA: MEDIUNIDADE: PORTAL DE LUZ

EXPOSITORA: CARLA ALEXANDRINA (PORTO SEGURO- BA)

SEMINÁRIO DIA 27 ÁS 14:00 Hs

O LIVRO DOS MÉDIUNS 150 ANOS ESCLARECENDO E CONSOLANDO

MONITORA: CARLA ALEXANDRINA.

(Informação recebida em email de Centro Espírita Claudionor de Carvalho Itabuna Bahia ceccsocial@hotmail.com)

Palestra com Bruno Rodrigues dos Santos no Joanna de Cuza Grajaú, SP

CONVITECOM PARTICIPAÇÃO LIVRE

O Grupo Espírita JOANNA DE CUZA, domingo, 07 de agosto, às 16:00 horas, através do médium, psicólogo e expositor BRUNO RODRIGUES DOS SANTOS, convida os espíritas e simpatizantes para assistir e participar da palestra a ser proferida em sua sede, com o tema: “ A ALEGRIA DE SE VIVER. ”

LOCAL: Rua Olavo Conceição Senne 115, Parque Cocaia/GRAJAÚ. CEP: 04850-000

REFERÊNCIA – Terminal dos ônibus Grajaú/BNH – SuperMercado Ricoy e Loja Di Gaspi – paralela à Rua Antônio Comenale – Celular-Tim: 8250.5820 – E-mail: joannadecuza@terra.com.br

JAIME VIANNA

Presid GEJC

(Informação recebida em email de joannadecuza@terra.com.br)

58ª Semana Espírita de Vitória da Conquista, BA

(Informação recebida em email de Lucas Milagre)

Senhores dos nossos destinos

Por Eliana Ferrer Haddad

Ninguém nasce para sofrer. Progredir, ser feliz, é a nossa destinação

Um dos maiores infortúnios humanos é a culpa e não há como ser feliz com o mal-estar existencial constante do pecado, do remorso, do medo e do castigo. A sociedade vive momentos de conflito e, entre o mito, a fé e a razão, ainda não sabe muito bem como encontrar e explicar Deus.

Conscientes de nossas limitações e negligentes ainda ante a alegria passageira e aparente, torna-se também um verdadeiro suplício a ameaça da culpa. E, bem orgulhosos ainda, raras vezes cogitamos saber o que realmente se passa no nosso interior. Vamos nos iludindo nas reencarnações, colhendo repetições viciosas da própria semeadura, nem sempre cuidada e regada com a atenção e o carinho.

Arrependimento faz parte da livre caminhada do ser. Porém, juízes de nós mesmos e senhores dos nossos destinos, não fomos jogados por Deus num mundo de responsabilidades estranhas e impossíveis de serem cumpridas. E vale ressaltar também a profundidade do ensino dos Espíritos transmitido ao codificador Allan Kardec, na pergunta 636 de O livro dos espíritos, sobre a importância da intenção dos nossos atos – a lei de Deus é a mesma para todos; mas o mal depende principalmente da vontade que se tenha de praticá-lo.

O peso da nossa responsabilidade, portanto, está atrelado ao grau de conhecimento que possuímos da lei natural, pois também fora explicado que o homem é tanto mais culpado quanto melhor sabe o que faz. Acrescenta ainda Allan Kardec à resposta 637 que as circunstâncias dão relativa gravidade ao bem e ao mal. “Muitas vezes o homem comete faltas que, embora decorrentes da posição em que a sociedade o colocou, não são menos responsáveis. Mas a sua responsabilidade é proporcional aos meios de que ele dispõe para compreender o bem e o mal. É por isso que o homem esclarecido que comete uma simples injustiça é mais culpado do que o selvagem ignorante que se entrega aos instintos”.

Deus jamais poderia impor um sofrimento, por vingança ou capricho, nem conceder alegrias por privilégios, porque não seria nem justo, nem perfeito. Nem Deus. E os famosos jargões tolos e preconceituosos do “está pagando”, “não aprendeu por bem, está aprendendo por mal” são incompatíveis com a beleza da lógica do amor e só podem vir mesmo das cabeças confusas e pouco esclarecidas dos homens, numa sociedade que ainda deixa bastante a desejar tanto em conhecimento espiritual teórico como em conquistas morais, onde a caridade verdadeira, desinteressada, ainda passa longe dos corações.

O espiritismo bem compreendido é um alento, uma bússola para a transformação social, que passa a entender a engrenagem universal de uma forma fraterna e responsável, um instrumento para que não haja acomodação e indução à preservação da ignorância humana. Ele evita que se persista no preconceito dogmático, ranço de um passado de medo de um Deus vingador que nos aponta o dedo em riste, sentado em seu majestoso trono, julgando nossos atos e determinando nossos castigos.

As ideias espíritas são realmente libertadoras, devendo por isso ser divulgadas na sua excelsa ética, da qual se deduz logicamente que Deus não julga, não cobra e não castiga. Ele não joga dados, como já tão bem afirmara o cientista Albert Einstein. Diz, sim, a doutrina espírita que “Deus não trabalha caprichosamente e que tudo no Universo se rege por leis, em que a Sua sabedoria e a Sua bondade se revelam”.[i]

Ora, sendo o progresso obrigatório para o espírito, que deve alcançá-lo por seus próprios esforços em contato com o outro, a evolução da humanidade terrena e de tantas outras, portanto, por mais que estejam desiludidos os materialistas pela confusão aparente, é fato incontestável. Afinal, Deus fez o homem para viver em sociedade[ii].

Ninguém nasce para sofrer. Ser feliz é a nossa destinação. Não como fim, mas como caminhada constante. Até podemos nos acomodar irresponsavelmente nessa linda morada azul. Porém, como não podemos retroceder, sendo responsáveis pelo o que plantamos, seremos inevitavelmente despertos para recomeçarmos justamente de onde havíamos desistido. E – note-se bem – isso não pode ser confundido como castigo, pois, assim como, se maltrapilhos, não nos sentimos à vontade numa festa de gala, também não conseguiremos compartilhar verdadeiramente do progresso inexorável que há de se estabelecer, através das mudanças de atitude dos próprios homens – aqueles que escolheram enfrentar os desafios, seguindo em frente, mesmo que aos trancos e barrancos.

O erro faz parte das tentativas e o papel social da divulgação das idéias espíritas constitui-se de suma importância. Conserte-se o homem e a sociedade não precisará de reparos. Daí a imensa responsabilidade no esforço pelo progresso individual, também visando à melhoria da sociedade como um todo, através da inquestionável influência do conhecimento espiritual na melhoria de todas as relações sociais, não somente pela revelação enquanto fenômeno, mas enquanto essência do próprio homem, interexistente em sua imortalidade, a tecer experiências e comprometimentos sucessivos que se acumulam e se renovam infinitamente.

Escolhe melhor quem tiver maior amplitude de visão. Isso explica as opções redentoras por reencarnações de sofrimentos ou limitações temporárias, onde a dor pode ser mera coadjuvante diante da grandiosidade do cenário da prova vencida com coragem. Espíritos que já galgaram os degraus da evolução, por amor ao próximo, podem ter em suas existências a tarefa de exemplificar ou despertar famílias, grupos e sociedades inteiras, haja vista Jesus. Sabedor dessa verdade, aliás, advertira ainda o grande mestre sobre a análise equivocada das dificuldades humanas: Não julgueis. Perdoai os que não sabem o que fazem.

MATÉRIA DO SITE: http://www.correiofraterno.com.br/


ASSINE O CORREIO FRATERNO:

Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho

Alvo de enorme controvérsia o livro Grito de Guerra da Mãe-Tigre, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, da chinesa/americana Amy Chua, 48 anos, professora de direito, e atual best-seller na América do Norte, nos remete prá muito além do assunto ali tratado, ou seja, um método à chinesa para a criação de filhos.

O polêmico método apresentado que inclui ameaçar, chantagear, proibir internet, TV, celular, em casos de desobediência, não permitir que se alimente ou vá ao banheiro até que se consiga fazer determinada tarefa, chamar as crianças de lixo e até mesmo xingá-las, além de não aceitar nenhuma nota que não seja “A” – pois resultado insatisfatório é sinônimo de preguiça, cujo modelo baseia-se quase que exclusivamente no sucesso, faz com que qualquer mãe brasileira que se considere linha-dura sinta-se uma manteiga derretida.

Mas, muito mais importante que o controverso conteúdo do livro, é a demonstração de que estamos, querendo ou não, adentrando à influência da maior, há quem ainda diga que não, e que mais cresce economia do mundo, a China.

Os maiores prédios do mundo, a maior usina hidrelétrica, a maior ponte, o hotel mais luxuoso, os melhores atletas, os melhores artistas e tudo o que há de mais, maior e até melhor hoje em dia está na China. Além de que nossos sapatos, tecidos, máquinas, equipamentos, veículos, brinquedos e tudo o mais também vem da China.

Enquanto os antigos “donos do mundo” cuidam de suas crises, na rabeira da China vem a Índia e atrás dessa o Brasil, seguido da Rússia. Esse grupo tem sido denominado de B.R.I.C. - de Brasil, Rússia, Índia e China e é quem tem dado as cartas no mundo, ou melhor, é quem ainda tem tido condição de bancar as apostas no jogo econômico mundial.

Seguindo o raciocínio, se a Europa antiga, representada por Portugal e Espanha, conquistou o mundo e levou consigo o catolicismo a era moderna representada pela Inglaterra e os Estados Unidos ao dominarem terras, nações e povos, levaram consigo o protestantismo, aí vem a pergunta que não quer calar, o que virá com o domínio da China, Índia e Rússia?

Quanto à Rússia não teremos maiores dificuldades de imaginar. Formada em longo período de comunismo onde a não religião era a tônica, não tem muito o que apresentar nesse sentido, nem mesmo faz muita questão e a religião predominante naquele país, o catolicismo ortodoxo, não apresenta grande chance de difusão, pois claro está ficando que o mundo caminha no sentido contrário às idéias enquanto ortodoxas.

Assim, a novidade parece que virá da China e Índia. A China tem para apresentar, e num segundo momento impor, ao mundo o confucionismo (ensinamento dos sábios), já a Índia o hinduísmo. A grosso modo e em análise bastante superficial seria o confucionismo a religião sem deus, por outro lado o hinduísmo a religião com infinitos deuses.

Num primeiro momento essa apresentação pode parecer absurda, mas é fato, pois muito mais que religiões o confucionismo e o hinduísmo são doutrinas, filosofias, princípios, modo de ser enquanto pessoa, forma de comportamento em vida, idéias filosóficas, abordagens pedagógicas, políticas, religiosas e morais, através da disciplina, estudo, consciência política, trabalho e respeito aos valores.

Diferentemente da maioria das religiões ocidentais que pregam o Cristianismo e são organizadas basicamente em hierarquia, obediência, rituais, dogmas o confucionismo e o hinduísmo nada disso possuem, buscam por outro lado orientar para busca da boa natureza do homem.

É nesse momento que o Brasil entra, e com grande responsabilidade, perante o planeta e a humanidade. O mais cristão dos B.R.I.C. o Brasil terá que apresentar algo ao mundo onde nossa influência chegar, ou por outro lado, dependendo do que apresentarmos ao mundo nossa influência chegará.

As religiões cristãs com atuação no Brasil deverão, também, passar por uma reciclagem considerável, se desvencilhando da orientação européia-anglo-americana, até como forma de se sustentar ante a nova ordem mundial que caminha no sentido de se apresentar orientações para o crescimento do homem e não apenas para sua salvação, dando-se ênfase para as questões filosóficas/principiológicas/doutrinárias/integrativas.

O Brasil tem hoje o maior contingente espírita do planeta. Doutrina Cristã com origem na França e que, se um dia foi perseguida, mal interpretada e até proibida, hoje goza de enorme prestígio, admiração e quantidade de membros, tornando-se uma religião/doutrina/filosofia puramente à brasileira, surgindo assim como hipótese adequada para apresentação do Brasil ao mundo, bem mais completa e adequada do que tem a apresentar China, Índia e Rússia.

A Doutrina Espírita não busca nem nunca buscou qualquer tipo de domínio religioso, mas é certo que sua filosofia encanta e esclarece, assim como as religiões irmãs, porém desatrelada de amarras que remetem mais ao modo de ser europeu-romano/anglo/americano se distanciando do jeito do brasileiro, que encanta o mundo, apresenta-se como modelo ou orientação a ser seguido.

De forma alguma estamos pregando a desnecessidade ou o fim das demais religiões irmãs, cristãs, estabelecidas em nosso país, muito pelo contrário, como opções para o crescimento espiritual são por demais necessárias, úteis, divinas e desenvolvem suas tarefas com maestria. Porém, fato é que mudanças para adequação ao que virá deverão ocorrer, transferindo a orientação Européia/Americana para formas mais brasileiras com nosso modo e jeito e como se ouve no meio espírita “o espiritismo não é a religião do futuro, mas o futuro das religiões”, há que se adequar para a profecia que encontramos no livro de Humberto de Campos psicografia de Chico Xavier do Brasil, coração do mundo pátria do evangelho,

José Maria T. M. Silva

Outono/2011

NOVA RESENDE – MG.

Leia o Informativo do Instituto Beneficente Chico Xavier

Contato:

(Colaborações de Leopoldo Zanardi e Otávio Cunha)

Vídeos de palestras com a oradora Anete Guimarães

AS PALESTRAS DE ANETE GUIMARÃES ESTÃO NESTE LINK,

http://amigoespirita.ning.com/video/video/search?q=ANETE

(Colaboração de Valentina Flowers valentina.flowers@yahoo.com.br)

Vaga de Emprego no Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental Goiânia, GO

“Vaga de emprego no Batuíra”

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está selecionando candidatos para os seguintes cargos na Entidade:

a) Técnico em enfermagem sexo masculino (1 vaga)
b) Nutricionista (1 vaga)

Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail: batuira@batuira.org.br ou entregar na recepção da Entidade: Avenida Eurico Viana, Quadra 44, Setor Jardim Goiás, Goiânia - GO, telefone 3281 0655.

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

Fraternalmente

Sérgio Luís Haas

(Informação recebida em email de batuira@batuira.org.br)