BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 6 de outubro de 2012

Focalizando o Trabalhador Espírita (163) Maria Bernadete May


Maria Bernadete May


Focalizamos neste sábado nossa companheira
de  ideal  espírita Maria Bernadete May, nas-
cida  em Recife,  Pernambuco, hoje  residindo
em Londres, no  Reino Unido. Por motivações
profissionais  Maria  Bernadete  saiu   de São
Paulo em 1977, com intenção de fazer  um apri-
moramento em inglês por um ano. Todavia  lá
se  casou, por  necessidades  buscou  o Espiri-
tismo e acabou  se engajando   no  movimento.
Hoje é presidente  do  Blue Light Circle,  uma
entidade que  se  iniciou a  partir  de  reuniões
realizadas em sua residência.  É mais uma bra-
sileira trabalhando com   muito amor pelo Espi-
ritismo de além-mar  sob inspiração de Jesus.


Pode nos fazer sua apresentação pessoal?
Nasci em Recife, Pernambuco, tenho 63 anos.  Sou filha de Jose Paes de Lima, que exerceu a profissão de enfermeiro no Hospital Dom Moura, na cidade de Garanhuns – PE.,  muito querido pela sua dedicação para com todos (desencarnado em 1980) e de Durvalina da Silva Lima, pessoa doce e amável, tem 89 anos e reside em Recife. Tenho cinco irmãos Durval, Carlos, Fernando, Cristovão e Ivo (desencarnado) e duas irmãs Cristina e Elisabete.
Meus pais me incentivaram muito a estudar e me ensinaram desde cedo a ser responsável e agir com caridade e respeito para com todos. Fui educada em colégio católico, como também frequentei a igreja católica, o que me levou desde cedo a conhecer Jesus..

Qual a sua formação acadêmica e profissional?
Conclui o Magistério e fiz concurso Publico Estadual para Professora. Apos o Magistério me formei em Estudos Sociais, pela Faculdade de Professores de Garanhuns. Iniciei minha carreira profissional lecionando em uma escola da zona rural de Garanhuns.
Mudei-me para São Paulo onde trabalhei por vários anos na Companhia Siderúrgica Paulista- Cosipa. Neste trabalho eu já utilizava meus conhecimentos de Inglês, e com o intuito de aprimorar os  estudos desta língua decidi fazer um estágio na Inglaterra pelo prazo de um ano.
No entanto meus planos originais de retornar ao Brasil,  não se concretizaram porque casei-me com cidadão britânico e fixei residência  em Londres. Trabalhei no Banco do Brasil, agencia de Londres, por vários anos.
Dei continuidade aos estudos de Inglês obtendo, entre outros, o Certificado Proficiency for Foreign Students, reconhecido pela Universidade de Cambridge.
Conclui também o Nivel I do curso British Business and Technology Educational Council BTEC , no Kingston College of Further Education.
Em 1999 tornei-me Reiki Master sob a tutela dos Professores Helen e Andrew Hain, e este ano classifiquei-me como Reiki Four Teaching Master. Trabalhar com o Reiki  me traz uma imensa satisfação pessoal.

Como você conheceu o Espiritismo e quando começou a frequentar a casa espírita?
“Se você não for pelo Amor ira pela Dor” – Esta famosa frase utilizada no meio espírita se enquadra bem a minha pessoa.
Passava por uma fase difícil e devido a minha imaturidade espiritual entrei por caminhos que me levaram a grande tristeza e desarmonia, o que me levou a entrar numa casa espírita pela primeira vez, para pedir ajuda espiritual. Gostava de ler livros espíritas, inclusive as obras de Kardec e simpatizava bastante com os ensinamentos do Espiritismo.  Passei a frequentar a casa espírita assiduamente, fazer o Evangelho no Lar e tomar passes, senti-me renovada. A partir de então, não mais deixei de frequentar uma casa espírita.
Frequentava as reuniões na Kingston Spiritualist Church,  gradualmente fui me envolvendo nos trabalhos,  posteriormente passei a fazer parte da Diretoria e apos alguns anos fui eleita Vice-Presidente, cargo que ocupo atualmente.

Faça uma breve resenha do Blue Light Circle

Tudo começou em fevereiro de 2005, em que fui intuída a convidar a amiga Marion  para iniciarmos, em minha casa, uma Reunião Fraterna com a finalidade de orarmos pelas pessoas em geral e enviarmos vibrações de luzes para o planeta. A primeira reunião aconteceu do dia 4 de fevereiro do mesmo ano, aos poucos o circulo foi crescendo.
No grupo temos portugueses, brasileiros e na maioria ingleses. Nosso estudo é sempre feito na língua Inglesa. Utilizamos, não somente livros originais ingleses, como também obras espíritas em Português que foram traduzidas para o Inglês.
Blue Light Circle  é um grupo particular, sem fins lucrativos com o objetivo principal de promover o Espiritualismo em seus três aspectos: Ciência, Filosofia e Religião. Para isso, se estuda e discute obras espíritas como sejam, os Livros da Codificacao de Allan Kardec, obras de Andre Luiz, de Franciso Candido Xavier, de  Divaldo Pereira Franco, Shanta Gabriel, Paramhansa Yogananda, entre tantos outros. Através deste aprendizado cada um é levado a realizar sua reforma íntima.
O Círculo envia vibrações de luzes para ajudar aqueles que passam por situações difíceis, seja nos campos físico, moral ou espiritual, a fim de que, possam encontrar paz e harmonia. Temos um livro chamado absent healing book onde as pessoas podem colocar os nomes daqueles que desejam receber luzes de cura, ou seja, passes a distancia.
O Circulo recebe palestrantes que expoem sobre temas  variados e  interessantes, entre outros ja tivemos Dr. Alan Sanderson, President do Spirit Release Foundation e a medium inglesa Janet Neville.
Em Junho de 2008 alguns amigos do Círculo e eu atendemos uma palestra em Londres, com Divaldo Pereira Franco, organizada pela BUSS– British Union of Spiritist Societies (União das Sociedades Espíritas Britânicas), ocasião em que conheci Elsa Rossi, atualmente Presidente desta Instituição. A partir daí, o Blue Light Circle uniu-se fraternalmente ao BUSS, e sempre que requisitado contribue com humilde ajuda nos trabalhos que estes realizam.
Outras eventos que o Blue Light Circle  ajudou a promover na cidade de Kingston, estas a pedido do BUSS, foram as palestras em 2008, com Dr. Nazareno Feitosa, e em 2009 e 2010 com Divaldo Pereira Franco, e este ano com Dr. Andrei Moreira.

Percebemos que a Doutrina Espírita vem se espalhando rapidamente pelo mundo com surgimento de núcleos em diversos países. A que você atribui essa busca pelo Espiritismo?
O ser humano ao longo dos anos tem se preocupado tanto em melhorar sua condição de vida no aspecto tecnológico e material que acabou se esquecendo de se religar consigo mesmo, com o Criador/Deus e com o Universo. Quanto mais distante estamos da nossa essência de vida, mas nos colocamos em situações que nos causam desconforto e problemas, nos afastando da felicidade plena. Vivenciamos tempos que nos convidam a procurar “algo mais” para nos sentirmos felizes, na realidade procuramos a paz interior.
Acreditamos que a Doutrina Espírita em seus três aspectos:- Ciência, Filosofia e Religião incentiva-nos a busca do autoconhecimento, que infalivelmente nos convida a realizar a reforma íntima, trazendo consequentemente a paz de espírito tão necessária para se viver feliz.
Devemos lembrar que a disseminação da doutrina espírita deve-se a trabalhadores incansáveis, entre tantos outros, Francisco Candido Xavier, Divaldo Pereira Franco, que completou neste ano, 85 anos de vida, sao  muitos anos de trabalho e perseverança no caminho espírita.
Somos imensamente gratos pela iluminação que Deus tem nos  proporcionado através dos inúmeros Mestres e Embaixadores da Paz, que viajam mundo afora fazendo palestras e disseminando o Espiritismo.  O Conselho Espírita Internacional (CEI), atualmente com 35 países integrados, também trabalha incansavelmente para levar a luz do Espiritismo para todas as partes do globo e evidentemente a internet e uma ferramenta importante na divulgação da doutrina espirita.

Tem havido intercâmbio entre os núcleos espíritas ingleses?
Sim, com vários eventos conjugados. Dirigentes e trabalhadores de alguns Grupos fazem palestras em outros, como também qualquer atividade a ser realizada é divulgada entre os grupos e para o publico em geral.
Na Inglaterra temos o BUSS – British Union of Spiritist Societies presidida por Elsa Rossi, organização que trabalha incansavelmente para a promoção do Espiritismo. A BUSS já organizou três Congressos Médico-Espíritas em Londres e oferece com regularidade cursos e seminários de Mediunidade e de Passes. Organiza palestras com convidados locais e internacionais; promove a venda de livros com títulos em varias línguas, fazendo com frequência a Feira do Livro. Com bastante sucesso fez a mostra de filmes espíritas e espiritualistas, na Universidade Queen Mary de Londres.
Perguntamos algumas vezes, como podemos nos espiritualizar e progredir aqui neste planeta tão cheio de tumultos?
Acreditamos que se agirmos com sincero interesse, dedicação, honestidade e acima de tudo, com amor incondicional, lembrando as palavras do Mestre Jesus: “Fora da caridade não há salvação”, em tudo aquilo que estamos realizando estaremos no caminho do nosso progresso e sentiremos muita paz no coração. A paz é o maior tesouro que podemos encontrar.

Suas despedidas dos nossos leitores

Descobri que pela meditação aprende-se a relaxar
Relaxando, ouve-se a voz da sabedoria interior
Ouvindo a voz da sabedoria interior, acredita-se no bem
Acreditando e praticando o bem, a felicidade aparece
Sendo felizes, sentimos a presença de Jesus no coração.
Nossos sinceros agradecimentos pelo gentil convite desta entrevista e desejando continuo sucesso nos trabalhos desta maravilhosa publicação diária que divulga o Espiritismo em grande escala.
Desejamos a todos uma Jornada de Paz e Luz.
Blue Light Circle: bluelightcircle2005@yahoo.com

Bernadete May e sua mãe dona Durvalina.
Maria Bernadete May com sua professora Irma Fatima
Ginásio do Arraial, Garanhuns, PE
Maria Bernadete May e Elsa Rossi
Maira, Bernadete, Elsa;  Cherry, Punya e Nagila.
Encontro: A Paz e Você- Londres 2012
Participantes do Blue Light Circle com Dr. Alan Lindsay Sanderson, President of the Spirit Release Foundation, London.
Dr. Andrei Moreira,  com representantes do Blue Light Circle e
do BUSS- British Union of Spiritist Societies
Dr. Andrei Moreira com representantes do Blue Light Circle
 e do BUSS- British Union of Spiritist Societies
Dr. Nazareno Feitosa, com representantes do Blue Light Circle e
do British Union of Spiritist  Societies
Representantes do Blue Light Circle com Divaldo Franco e Ana Sinclair
no 2o Encontro A Paz e Voce-Promovido pelo BUSS -Maio 2012

OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.



0 comentários: