BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 27 de março de 2012

Homenagem a Jésus Gonçalves (1). Explicação e pedido de colaboração

Jésus Gonçalves

Neste 2012, precisamente no dia 12 de julho, o calendário assinalará os 110 anos de nascimento de Jésus Gonçalves, ocorrido na cidade de Borebi, no estado de São Paulo.

A história de vida de Jesus Gonçalves é linda e merece ser relembrada não apenas para registro do seu aniversário mas, acima de tudo, como um exemplo vivo a ser seguido por todos nós.

Muitas são as biografias acerca da vida e da obra desta figura singular que se tornaria no último trato da existência física um destacado vulto do movimento espírita brasileiro.

Para homenagear Jésus Gonçalves com todo carinho que merece abrimos espaço neste modesto “Noticias do Movimento Espírita” para quem queira enviar sua colaboração escrita, imagens de Jésus Gonçalves e reproduções digitais de publicações antigas. Neste caso, com a autorização dos detentores do acervo para consignação do devido crédito.

Como matéria inaugural iremos publicar no Noticias desta quarta-feira, 28 de março de 2012, a primeira das entrevistas que estamos realizando com o historiador e jornalista de Bauru, SP, Sr. Jaime Prado, que é funcionário do Instituto “Lauro de Souza Lima”, este sucessor do Asilo-Colônia Aimorés, onde Jésus Gonçalves esteve internado para tratamento de “hanseníase” no período de 1933 à 1937. Na sequencia outras entrevistas, depoimentos e artigos serão disponibilizadas à medida que nos chegarem ou que os tenhamos preparados.

Na primeira participação Jaime Prado nos contará um pouco da história da Colônia de Aimorés e sobre a discriminação e maus tratos a que os portadores da “lepra” eram submetidos, de forma muito parecida com o descrito no livro Levitico, o terceiro do Velho Testamento, onde à época os portadores eram considerados imundos e expulsos do meio em que viviam: “será imundo durante os dias em que a praga estiver nele; é imundo e habitará só: a sua habitação será fora do arraial. (Levitico 13: 46)

Que o nosso mestre excelso, Jesus, derrame toda sua luz sobre essa figura igualmente fulgurante que ora queremos homenagear: Jésus Gonçalves.

Envie-nos, pois, a sua colaboração. (Ismael Gobbo)


Vista parcial de Borebi, SP, cidade onde nasceu Jésus Gonçalves

Fonte da Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Borebi_020308_REFON_16.JPG

O jornalista e historiador Jaime Prado

Bauru, SP

Inscrição sobre o arco de ingresso ao cemitério do Asilo-colônia Aimorés,

inaugurado em 1933. Bauru, SP. A inscrição: “Aqui termina as dores da vida”

Portão de entrada ao Asilo-colônia Aimorés, em Bauru, SP. Foto do acervo particular de Jaime Prado.

Asilo-colônia de Aimorés, Bauru, SP, em 1937


NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 27-03-2012

Clicar aqui:

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 26-03-2012

Clicar aqui: