BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Lucas - Capítulo VIII

1 Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze,   
2 bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios.   
3 Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens.   
4 Ora, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola:   
5 Saiu o semeador a semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram.   
6 Outra caiu sobre pedra; e, nascida, secou-se porque não havia umidade.   
7 E outra caiu no meio dos espinhos; e crescendo com ela os espinhos, sufocaram-na.   
8 Mas outra caiu em boa terra; e, nascida, produziu fruto, cem por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.   
9 Perguntaram-lhe então seus discípulos o que significava essa parábola.   
10 Respondeu ele: A vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas aos outros se fala por parábolas; para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.   
11 É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra de Deus.   
12 Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, para que não suceda que, crendo, sejam salvos.   
13 Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam.   
14 A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição.   
15 Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.   
16 Ninguém, pois, acende uma candeia e a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz.   
17 Porque não há coisa encoberta que não haja de manifestar-se, nem coisa secreta que não haja de saber-se e vir à luz.   
18 Vede, pois, como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver, até o que parece ter lhe será tirado.   
19 Vieram, então, ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele por causa da multidão.   
20 Foi-lhe dito: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora, e querem ver-te.   
21 Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são estes que ouvem a palavra de Deus e a observam.   
22 Ora, aconteceu certo dia que entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos à outra margem do lago. E partiram.   
23 Enquanto navegavam, ele adormeceu; e desceu uma tempestade de vento sobre o lago; e o barco se enchia de água, de sorte que perigavam.   
24 Chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança.   
25 Então lhes perguntou: Onde está a vossa fé? Eles, atemorizados, admiraram-se, dizendo uns aos outros: Quem, pois, é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?   
26 Apontaram à terra dos gerasenos, que está defronte da Galiléia.   
27 Logo que saltou em terra, saiu-lhe ao encontro um homem da cidade, possesso de demônios, que havia muito tempo não vestia roupa, nem morava em casa, mas nos sepulcros.   
28 Quando ele viu a Jesus, gritou, prostrou-se diante dele, e com grande voz exclamou: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes.   
29 Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem. Pois já havia muito tempo que se apoderara dele; e guardavam-no preso com grilhões e cadeias; mas ele, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.   
30 Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios.   
31 E rogavam-lhe que não os mandasse para o abismo.   
32 Ora, andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos; rogaram-lhe, pois que lhes permitisse entrar neles, e lho permitiu.   
33 E tendo os demônios saído do homem, entraram nos porcos; e a manada precipitou-se pelo despenhadeiro no lago, e afogou-se.   
34 Quando os pastores viram o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos.   
35 Saíram, pois, a ver o que tinha acontecido, e foram ter com Jesus, a cujos pés acharam sentado, vestido e em perfeito juízo, o homem de quem havia saído os demônios; e se atemorizaram.   
36 Os que tinham visto aquilo contaram-lhes como fora curado o endemoninhado.   
37 Então todo o povo da região dos gerasenos rogou-lhe que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande medo. Pelo que ele entrou no barco, e voltou.   
38 Pedia-lhe, porém, o homem de quem haviam saído os demônios que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo:   
39 Volta para tua casa, e conta tudo quanto Deus te fez. E ele se retirou, publicando por toda a cidade tudo quanto Jesus lhe fizera.   
40 Quando Jesus voltou, a multidão o recebeu; porque todos o estavam esperando.   
41 E eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga; e prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que fosse a sua casa;   
42 porque tinha uma filha única, de cerca de doze anos, que estava à morte. Enquanto, pois, ele ia, apertavam-no as multidões.   
43 E certa mulher, que tinha uma hemorragia havia doze anos [e gastara com os médicos todos os seus haveres] e por ninguém pudera ser curada,   
44 chegando-se por detrás, tocou-lhe a orla do manto, e imediatamente cessou a sua hemorragia.   
45 Perguntou Jesus: Quem é que me tocou? Como todos negassem, disse-lhe Pedro: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem.   
46 Mas disse Jesus: Alguém me tocou; pois percebi que de mim saiu poder.   
47 Então, vendo a mulher que não passara despercebida, aproximou-se tremendo e, prostrando-se diante dele, declarou-lhe perante todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como fora imediatamente curada.   
48 Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz.   
49 Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga dizendo: A tua filha já está morta; não incomodes mais o Mestre.   
50 Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe: Não temas: crê somente, e será salva.   
51 Tendo chegado à casa, a ninguém deixou entrar com ele, senão a Pedro, João, Tiago, e o pai e a mãe da menina.   
52 E todos choravam e pranteavam; ele, porém, disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme.   
53 E riam-se dele, sabendo que ela estava morta.   
54 Então ele, tomando-lhe a mão, exclamou: Menina, levanta-te.   
55 E o seu espírito voltou, e ela se levantou imediatamente; e Jesus mandou que lhe desse de comer.   
56 E seus pais ficaram maravilhados; e ele mandou-lhes que a ninguém contassem o que havia sucedido.   



Jesus em pregação com os apóstolos. Aquarela por James Tissot.
Imagem/fonte:
Homem semeando. Óleo sobre tela de Ivan Grohar.
Parábola do Semeador. Óleo sobre tela de Abel Grimer.
A tempestade no Mar da Galiléia. Óleo sobre tela de Rembrandt.
Ilustração alusiva ao episódio bíblico da cura do “endemoniado Gadareno”.
"Tempera cores, folha de ouro e tinta em pergaminho"
Imagem/fonte:
  Planta de uma igreja de Umm Qais

Umm Qais (em árabe  : أم قيس, lit. "" Mãe de Qais '') é uma cidade na Jordânia situado no local da antiga helenística cidade Gadara 1 (Γάδαρα), uma cidade pertencente ao semi-autônomas Decápole . A cidade também foi chamada de Antioquia ou Antiochia Seminaris e Selucia .
No departamento de Bani Kinanah e Irbid Governorate no extremo noroeste do país, perto das fronteiras da Jordânia com Israel e Síria , está localizado em uma colina 378 metros acima do nível do mar, com vista para o Mar da Galiléia , as colinas de Golan e o desfiladeiro do rio Yarmuk .
Leia mais:
Umm Qais situada no local da antiga Gadara e o Mar da Galiléia
Mar da Galiléia nas proximidades de Cafarnaum. Foto Ismael Gobbo
O Mar da Galiléia visto do espaço. NASA.

mar da Galileia, também conhecido como mar de Tiberíades ou lago de Genesaré (em hebraicoיָם כִּנֶּרֶת; em árabe: بحيرة طبريا) é um extenso lago de água doce localizado no Distrito Norte de Israel. É o maior lago do país e tem comprimento máximo de cerca de 19 quilômetros e largura máxima de cerca de 13 km, sendo que sua área total abrange 166,7 km².[1] Na moderna língua hebraica é conhecido por Loudspeaker.svg? Yam Kinneret. O seu afluente principal é o rio Jordão, que vem do monte Hérmon e de Cesareia de Filipe, e que é também o seu efluente, seguindo depois para o mar Morto.
O mar da Galileia fica a 213 metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo e é considerado um mar isolado por não ter nenhuma ligação com outros mares ou oceanos. Nos tempos do Novo Testamento, ficavam nas suas costas a cidade de Tiberíades — fundada por Herodes Antipas ao tempo da infância de Jesus —, CafarnaumBetsaida e Genesaré, entre outras. Hoje Tiberíades é a localidade principal nas margens do lago. A nordeste deste lago ficam os colinas de Golã.
Leia mais:
Mapa do Mar da Galiléia.

O Rio Jordão entrar no Mar da Galiléia pela parte superior
e sai do lago pela parte inferior em direção do Mar Morto.
Episódio bíblico : “A ressurreição da filha de Jairo”. Óleo sobre tela de Vasily Polenov.
Imagem/fonte:
A cura de uma mulher hemorrágica, Roma, Catacumbas de Marcelino e Pedro.
Imagem/fonte:
Passeio de barco pelo Mar da Galiléia partindo de Tiberíades. Foto Ismael Gobbo
Atracadouro de barcos em Tiberiades. Israel. Foto Ismael Gobbo.

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 27-11-2018.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/27-11-2018.htm

Joana D’Arc – 1883. Óleo sobre tela de Pedro Américo.
Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo
Livro: Joana D´Arc Médium. Edição em francês
Eusapia Palladino, médium  que se submeteu a inumeráveis experiências com pesquisadores famosos.
Levitação da mesa. Experimentação com a médium italiana Eusapia Palladino
Imagem/fonte:

Cesare Lombroso e Charles Richet "controlam" enquanto Palladino levita mesa, Milão, 1892.





Eusápia Palladino (Minervino Murge21 de janeiro de 1854 — Nápoles16 de maio de 1918) foi uma médium italiana. Foi a primeira médium de efeitos físicos a ser submetida a experiências pelos cientistas da época, tais como Alexandre AksakofCésar LombrosoCharles RichetEnrico MorselliPierre Curie e outros.


Acesso ao livro em francês: Documentos sobre Eusapia Palladino.
Mesa girante. Ilustração para o artigo Tables tournantes do Dictionnaire infernal por Collin de Plancy. 1863.
O ainda jovem médium espírita Francisco Cândido Xavier lendo mensagem recebida
no Centro Espírita Luiz Gonzaga em Pedro Leopoldo, MG. Foto publicada em “O Globo”.

Veja vídeo de pintura mediúnica com o médium Orlando Padovan

Clique aqui:


*******************************************

Divaldo Pereira Franco recebe mensagem especular de Leon Denis (Lida no espelho).
Congresso Espirita Mundial promovido pelo CEI, em Paris em 2004, na ocasião do bicentenário
 do nascimento de Allan Kardec
Médium Yvonne do Amaral.
ACESSE A BIOGRAFIA NO LINK
Parábola do Semeador. Óleo sobre tela de Abel Grimer.
A moeda do tributo. Óleo sobre tela de Peter Paul Rubens