BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Lucas - Capítulo XI

1 Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.   
2 Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;   
3 dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;   
4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, [mas livra-nos do mal.]   
5 Disse-lhes também: Se um de vós tiver um amigo, e se for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,   
6 pois que um amigo meu, estando em viagem, chegou a minha casa, e não tenho o que lhe oferecer;   
7 e se ele, de dentro, responder: Não me incomodes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para te atender;   
8 digo-vos que, ainda que se levante para lhos dar por ser seu amigo, todavia, por causa da sua importunação, se levantará e lhe dará quantos pães ele precisar.   
9 Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;   
10 pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.   
11 E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?   
12 Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?   
13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?   
14 Estava Jesus expulsando um demônio, que era mudo; e aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e as multidões se admiraram.   
15 Mas alguns deles disseram: É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.   
16 E outros, experimentando-o, lhe pediam um sinal do céu.   
17 Ele, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será assolado, e casa sobre casa cairá.   
18 Ora, pois, se Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso dos demônios por Belzebu.   
19 E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos filhos? Por isso eles mesmos serão os vossos juizes.   
20 Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus.   
21 Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança estão os seus bens;   
22 mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava, e reparte os seus despojos.   
23 Quem não é comigo, é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.   
24 Ora, havendo o espírito imundo saíndo do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso; e não o encontrando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí.   
25 E chegando, acha-a varrida e adornada.   
26 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro.   
27 Ora, enquanto ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste.   
28 Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.   
29 Como afluíssem as multidões, começou ele a dizer: Geração perversa é esta; ela pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o de Jonas;   
30 porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, também o Filho do homem o será para esta geração.   
31 A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e eis, aqui quem é maior do que Salomão.   
32 Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas; e eis aqui quem é maior do que Jonas.   
33 Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz.   
34 A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso.   
35 Vê, então, que a luz que há em ti não sejam trevas.   
36 Se, pois, todo o teu corpo estiver iluminado, sem ter parte alguma em trevas, será inteiramente luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor.   
37 Acabando Jesus de falar, um fariseu o convidou para almoçar com ele; e havendo Jesus entrado, reclinou-se à mesa.   
38 O fariseu admirou-se, vendo que ele não se lavara antes de almoçar.   
39 Ao que o Senhor lhe disse: Ora vós, os fariseus, limpais o exterior do corpo e do prato; mas o vosso interior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade.   
40 Loucos! quem fez o exterior, não fez também o inferior?   
41 Dai, porém, de esmola o que está dentro do copo e do prato, e eis que todas as coisas vos serão limpas.   
42 Mas ai de vós, fariseus! porque dais o dízimo da hortelã, e da arruda, e de toda hortaliça, e desprezais a justiça e o amor de Deus. Ora, estas coisas importava fazer, sem deixar aquelas.   
43 Ai de vós, fariseus! porque gostais dos primeiros assentos nas sinagogas, e das saudações nas praças.   
44 Ai de vós! porque sois como as sepulturas que não aparecem, sobre as quais andam os homens sem o saberem.   
45 Disse-lhe, então, um dos doutores da lei: Mestre, quando dizes isso, também nos afrontas a nós.   
46 Ele, porém, respondeu: Ai de vós também, doutores da lei! porque carregais os homens com fardos difíceis de suportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais nesses fardos.   
47 Ai de vós! porque edificais os túmulos dos profetas, e vossos pais os mataram.   
48 Assim sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais; porquanto eles os mataram, e vós lhes edificais os túmulos.   
49 Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros;   
50 para que a esta geração se peçam contas do sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado;   
51 desde o sangue de Abel, até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário; sim, eu vos digo, a esta geração se pedirão contas.   
52 Ai de vós, doutores da lei! porque tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes aos que entravam.   
53 Ao sair ele dali, começaram os escribas e os fariseus a apertá-lo fortemente, e a interrogá-lo acerca de muitas coisas,   
54 armando-lhe ciladas, a fim de o apanharem em alguma coisa que dissesse.   


O “Pai Nosso”. Aquarela de James Tissot.
Imagem/fonte:
 A Luz do Mundo. Óleo sobre tela de William Holman Hunt.
Jesus cura um homem mudo possesso. Aquarela por James Tissot
Imagem/fonte:
Jonas e a Baleia. Pintura de óleo em carvalho por Pieter Lastman.
Imagem/fonte:

Narrativa bíblica:
Jonas é comissionado pelo Deus de Israel, segundo a Bíblia, para ir a Nínive, capital da Assíria. A sua missão era admoestar os assírios que devido a sua crueldade e ao muito derramamento de sangue, iriam sofrer a ira divina caso não se arrependessem dentro de quarenta dias. Os assírios eram famosos, por exemplo, por decapitar os povos vencidos, fazendo pirâmides com seus crânios. Crucificavam ou empalavam os prisioneiros, arrancavam seus olhos e os esfolavam vivos. Temendo pela sua vida, Jonas foge rumo a Társis, no sudoeste da Península Ibérica (na moderna região da Andaluzia)[carece de fontes]. Situa-se a aproximadamente 3.500 km do porto de Jope (a moderna Tel Aviv-Yafo).

Mar Mediterrâneo em Tel Aviv, onde ficava a antiga Jope, relacionada ao episódio bíblico de Jonas e a baleia.
Fotos Ismael Gobbo.
Salomão e a rainha de Sabá. Pintura por Giovanni Demin.

Solomon ( / s ɒ l ə m ə n / ; Hebrew : שְׁלֹמֹה , Shlomoh), [a] também chamado Jedidiah (Hebrew יְדִידְיָהּ Yedidyah ), foi, de acordo com a Bíblia Hebrew , [3] Quran , e Hadiss , um rei fabulosamente rico e sábio de Israel que sucedeu a seu pai, o rei Davi . [4] As datas convencionais do reinado de Salomão são cerca de 970 a 931 aC, normalmente dadas em alinhamento com as datas do reinado de Davi. Ele é descrito como o terceiro rei da Monarquia Unida , que se separaria no Reino do Norte de Israel e no Reino do Sul de Judá logo após sua morte. Após a divisão, seus descendentes patrilineares governaram somente Judá.
Caim e Abel. Óleo sobre tela de Josep Vergara.
O assassinato de Zacarias. Pintura de William Hole
Os Fariseus questionam a Jesus. Aquarela de autoria de  James Tissot
Domo da Rocha ou Mesquita de Omar, que fica no quarteirão Muçulmano na Cidade Velha de Jerusalém.
 No local estava fincado o Templo de Jerusalém. Foto Ismael Gobbo
O Vale de Cédron e, no alto,  o Monte das Oliveiras. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 30-11-2018.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/30-11-2018.htm

Hamlet e Horácio com os dois rústicos. Óleo sobre tela de Eugène Delacroix.




The Tragedie of Hamlet, Prince of Denmarke[1] (A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca), geralmente abreviada apenas como Hamlet, é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601.[2][3] A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, Hamlet, o rei, executado por Cláudio, seu irmão que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a rainha. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traiçãovingançaincestocorrupção e moralidade.
Jean de La Fontaine.


Jean de La Fontaine , nascido em8 de julho de 1621em Château-Thierry e morreu em13 de abril de 1695em Paris , é um poeta francês de grande renome, principalmente por suas fábulas e, em menor medida, por seus contos . Ele também é responsável por vários poemas, peças de teatro e libretos de ópera que confirmam sua ambição como moralista.
Leia mais:
Retrato de Moliére como Julio Cesar. Óleo de Nicolar Mignard.


Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière (Paris15 de janeiro de 1622 — Paris17 de Fevereiro de 1673[1]), foi um dramaturgo francês, além de actor e encenador, considerado um dos mestres da comédia satírica. Teve um papel de destaque na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega. Molière usou as suas obras para criticar os costumes da época. É considerado o fundador indirecto da Comédie-Française. Dele, disse BoileauDans le sac ridicule où Scapin s'enveloppe je ne reconnais plus l'auteur du Misanthrope - ("No saco ridículo onde se envolve Escapino, não reconheço mais o autor de O Misantropo"). Como encenador, ficou também conhecido pelo seu rigor e meticulosidade.
Jesus cura um homem mudo possesso. Aquarela por James Tissot
Imagem/fonte:
Mar Mediterrâneo em Tel Aviv, onde ficava a antiga Jope, relacionada ao episódio bíblico de Jonas e a baleia.
Foto Ismael Gobbo.
Dr. Adolfo Bezerra de Menezes chamado de “O Médico dos Pobres”. Óleo sobre tela de Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo.

Julien Offray de La Mettrie (Saint-Malo25 de dezembro de 1709 - Potsdam11 de novembro de 1751) foi um médico e filósofofrancês e um dos primeiros escritores a escrever sobre o materialismo na era do iluminismo. É considerado como um fundador da ciência cognitiva.
Continue lendo:
Livro “L´homme Machine”. Autor Julien Offray de La Mettrie.



Livro: “L´homme Machine”.  A Máquina do Homem
La Mettrie considera que todos os filósofos do passado foram confundidos por seu raciocínio sobre o homem a priori . Apenas o método empírico parece-lhe legítimo.
A mente deve ser considerada como uma continuação da organização sofisticada da matéria no cérebro humano: o homem é, portanto, apenas um animal superior (como o autômato de Vaucanson ). O Mettrie se estende ao homem o princípio da máquina animal de Descartes e rejeita qualquer forma de dualismo em favor do monismo . Seu determinismo mecanicista naturalmente o leva a rejeitar qualquer ideia de Deus , mesmo a dos panteístas com quem ele se recusa a confundir a natureza.
La Mettrie é particularmente conhecido na história da filosofia graças ao título


Dr. Tomas Novelino em entrevista à Folha Espírita  fala sobre as idéias materialistas quando estudava na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

FE- Quando o Sr. entrou para a Faculdade de Medicina,  já conhecia o Espiritismo,  do Orfanato    Anália Franco e do convívio com Eurípedes Barsanulfo. Como era encarado o Espiritismo no meio Acadêmico daquela época?
TN- Na  Escola de Medicina do Rio de Janeiro  estavam reunidos os maiores sábios do país. Ser professor lá era uma distinção da qual eles tinham muito orgulho. Infelizmente,  faziam questão de se declarar materialistas,  o que muito me entristecia. Quando davam as lições no anfiteatro,  eu me lembro que o professor de fisiologia, Oscar de Souza,  descrevendo o cérebro, circunvoluções cerebrais, corpo caloso,  tubérculo,  neurônios, etc,  arrematava dizendo: "Olha,  meus amigos,  olha,  meus estudantes,  não há necessidade de nenhum espírito para explicar essas coisas..."  Tinha um outro, Luiz da Silva Santos, o maior anatomista do Brasil,   que dissecando o cadáver com a luva de borracha, fumando numa piteira de madeira, com as mãos engraxadas de gordura,  aquelas tripas e fígado  à mostra, manejando o bisturi,  ia dizendo:  "Vejam,  procurando aqui,  não encontrei nenhuma alma, nenhum espírito..." Eles  faziam  apologia do materialismo,  impregnando os estudantes de idéias materialistas. Me lembro de alguns colegas que ficavam reunidos em um bar lá do centro, tomando chope, que,  com vaidade e orgulho,  proclamavam: "Nós somos materialistas...".   E eu,  que  já tinha estudado com   "seo Euripedes", ouvindo tudo aquilo  saía lá fora e ficava a perguntar: "Mas será possível tudo isso, meu Deus?"   E  me  fixando em  Eurípedes,  a resposta logo brotava e eu  dizia  para mim mesmo: "Não, tudo o que ele ensinou  foi a pura verdade,  ele nunca mentia,  nem por brincadeira...".  
Felizmente,  hoje  já  não há aquela tomada de posição contrária aos espíritas como ocorria antigamente.  No caso dos médicos espíritas,  estão podendo trabalhar sem embaraços  e com tranquilidade.

Leia mais:
Dr. Tomas Novelino.
Amalia Domingo Soler 
La Giralda. Sevilha, Espanha.
Sitio arqueológico de Itálica (Sevilha). Em Itálica  nasceram os
imperadores romanos Trajano e Adriano. Em Sevilha nasceu Amalia Domingo Soler no ano de 1835.  Foto Ismael Gobbo
Barcelona, Espanha. Foto Lucas Gobbo.
Cidade onde Amalia Domingo Soler  viveu de 1876 até sua desencarnação em 1909. Nela foi sepultada.