BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 2 de dezembro de 2018

Lucas - Capítulo XIII

1 Ora, naquele mesmo tempo estavam presentes alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios deles.   
2 Respondeu-lhes Jesus: Pensais vós que esses foram maiores pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?   
3 Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.   
4 Ou pensais que aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém?   
5 Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.   
6 E passou a narrar esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; e indo procurar fruto nela, e não o achou.   
7 Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; para que ocupa ela ainda a terra inutilmente?   
8 Respondeu-lhe ele: Senhor, deixa-a este ano ainda, até que eu cave em derredor, e lhe deite estrume;   
9 e se no futuro der fruto, bem; mas, se não, cortá-la-ás.   
10 Jesus estava ensinando numa das sinagogas no sábado.   
11 E estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava encurvada, e não podia de modo algum endireitar-se.   
12 Vendo-a Jesus, chamou-a, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade;   
13 e impôs-lhe as mãos e imediatamente ela se endireitou, e glorificava a Deus.   
14 Então o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus curara no sábado, tomando a palavra disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, neles para serdes curados, e não no dia de sábado.   
15 Respondeu-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, para o levar a beber?   
16 E não devia ser solta desta prisão, no dia de sábado, esta que é filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?   
17 E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversário ficavam envergonhados; e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele.   
18 Ele, pois, dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei?   
19 É semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e lançou na sua horta; cresceu, e fez-se árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.   
20 E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus?   
21 É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou com três medidas de farinha, até ficar toda ela levedada.   
22 Assim percorria Jesus as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando para Jerusalém.   
23 E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que se salvam? Ao que ele lhes respondeu:   
24 Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.   
25 Quando o dono da casa se tiver levantado e cerrado a porta, e vós começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, abre-nos; e ele vos responder: Não sei donde vós sois;   
26 então começareis a dizer: Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas;   
27 e ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade.   
28 Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.   
29 Muitos virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e reclinar-se-ão à mesa no reino de Deus.   
30 Pois há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.   
31 Naquela mesma hora chegaram alguns fariseus que lhe disseram: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te.   
32 Respondeu-lhes Jesus: Ide e dizei a essa raposa: Eis que vou expulsando demônios e fazendo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia serei consumado.   
33 Importa, contudo, caminhar hoje, amanhã, e no dia seguinte; porque não convém que morra um profeta fora de Jerusalém.   
34 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que a ti são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta a sua ninhada debaixo das asas, e não quiseste!   
35 Eis aí, abandonada vos é a vossa casa. E eu vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.   
  


A Torre de Siloé. Aquarela por James Tissot.
Imagem/fonte:



Torre de Siloé (em grego : ho πύργος ἐν τῷ Σιλωὰμ , ho pyrgos en tō Silōam ) foi uma estrutura que caiu sobre 18 pessoas, matando-as. Siloé é um bairro ao sul da Cidade Velha de Jerusalém . No Evangelho de Lucas , Jesus refere-se ao colapso da torre e à morte dos 18 em um discurso sobre a necessidade de arrependimento individual pelo pecado. O incidente é mencionado apenas uma vez no Novo Testamento , em Lucas 13: 4 , como parte de uma seção com exemplos que convidam o arrependimento contido nos versos https://en.wikipedia.org/wiki/Tower_of_Siloam 13: 1-5 . [1]
Imagem/fonte:
Moeda em bronze de Pôncio Pilatos.
Imagem/fonte:
Figueira em Cesaréia, Israel. Foto Ismael Gobbo.
Jesus curando a mulher enferma no sábado. Aquarela por James Tissot.
Imagem/fonte:
Ovelhas pastando em propriedade rural na Planície de Genesaré às margens do Lago da Galiléia. Israel. Foto Ismael Gobbo.
Parábola do grão de mostarda.
Imagem/fonte:
Cascata no Deserto da Judéia.Ein gedi, próxima de Jericó. Israel. Foto Ismael Gobbo.
Cortando o Deserto da Judéia. Israel. Foto Ismael Gobo.
Dança dos sete véus por Salomé. Salomé, Herodes II e Herodias. Pintura a óleo de Armand Point.
O Cerco e Destruição de Jerusalém pelos Romanos sob o comando de Tito, AD 70
Óleo sobre tela por David Roberts.
Esrátua do Cristo Redentor no Corcovado, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.
A frente dos fólios 13 e 14 de um manuscrito em papiro grego do Evangelho de Lucas, contendo os versículos 11: 50-12: 12 e 13: 6-24, P. Chester Beatty I (Gregório-Aland nº 45 ).. Século III.
Estrada ladeando o Mar Morto. Foto Ismael Gobbo.


O Mar Morto, também conhecido como lago Asfaltite, situa-se no Oriente Médio, na região interior da Palestina, banhando a Jordânia, Israel e Cisjordânia. É alimentado pelo rio Jordão. Wikipedia.

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 03-12-2018.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/03-12-2018.htm

O busto de Émile Deschanel no College de France.

Émile Deschanel

Professor, jornalista, escritor e político. - Heliologista, professor de literatura grega na Ecole Normale Supérieure, depois no College de France. - Deputado do Sena (1876-1881), eleito senador irremediável em 1885. - Pai de Paul Deschanel, Presidente da República Francesa. 
https://data.bnf.fr/11899795/emile_deschanel/


*******************************

ÉMILE DESCHANEL FOI UM CRÍTICO MORDAZ  DO ESPIRITISMO EM SEUS PRIMEIROS DIAS. RECEBEU  AS RESPOSTAS FIRMES E INTELIGENTES DE ALLAN KARDEC QUE SE TORNARIA “O HOMEM UNIVERSAL”.

*******************************


Ilustração: Espírito, Perispírito, Corpo.
Separação da Alma do corpo fisico. Imagem/crédito espiritascaminhodobem
Copiada da:
A transfiguração. Óleo no painel por Giovanni Bellini.


Transfiguração
Lucas 9: 28 a 36

28Cerca de oito dias depois de ter proferido essas palavras, tomou Jesus consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte para orar.    29Enquanto ele orava, mudou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa tornou-se branca e resplandecente.    30E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias,    31os quais apareceram com glória, e falavam da sua partida que estava para cumprir-se em Jerusalém.    32Ora, Pedro e os que estavam com ele se haviam deixado vencer pelo sono; despertando, porém, viram a sua glória e os dois varões que estavam com ele.    33E, quando estes se apartavam dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é estarmos nós aqui: façamos, pois, três cabanas, uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia.    34Enquanto ele ainda falava, veio uma nuvem que os cobriu; e se atemorizaram ao entrarem na nuvem.    35E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi.   36Ao soar esta voz, Jesus foi achado sozinho; e eles calaram-se, e por aqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.   https://bibliaportugues.com/jfa/luke/9.htm

Monte Tabor, local descrito como o da transfiguração de Jesus. Israel. Foto Ismael Gobbo.
Jardim das Tulherias tendo ao fundo a Igreja dos Inválidos  e  Basilica Santa Clotilde. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.
Jesus curando a mulher enferma no sábado. Aquarela por James Tissot.
Imagem/fonte:

Criação da Vovó. Óleo sobre tela de Oscar Pereira da Silva
Exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.
 Roda de crianças dançando. Óleo sobre tela de Hans Toma.
Árvore de Natal e Porta de São Paulo. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.