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segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Lucas - Capítulo XIV

1 Tendo Jesus entrado, num sábado, em casa de um dos chefes dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando.   
2 Achava-se ali diante dele certo homem hidrópico.   
3 E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei e aos fariseus, e perguntou: É lícito curar no sábado, ou não?   
4 Eles, porém, ficaram calados. E Jesus, pegando no homem, o curou, e o despediu.   
5 Então lhes perguntou: Qual de vós, se lhe cair num poço um filho, ou um boi, não o tirará logo, mesmo em dia de sábado?   
6 A isto nada puderam responder.   
7 Ao notar como os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes esta parábola:   
8 Quando por alguém fores convidado às bodas, não te reclines no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu;   
9 e vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o último lugar.   
10 Mas, quando fores convidado, vai e reclina-te no último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante de todos os que estiverem contigo à mesa.   
11 Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.   
12 Disse também ao que o havia convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem os vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso retribuído.   
13 Mas quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos;   
14 e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te retribuir; pois retribuído te será na ressurreição dos justos.   
15 Ao ouvir isso um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado aquele que comer pão no reino de Deus.   
16 Jesus, porém, lhe disse: Certo homem dava uma grande ceia, e convidou a muitos.   
17 E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: vinde, porque tudo já está preparado.   
18 Mas todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e preciso ir vê-lo; rogo-te que me dês por escusado.   
19 Outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me dês por escusado.   
20 Ainda outro disse: Casei-me e portanto não posso ir.   
21 Voltou o servo e contou tudo isto a seu senhor: Então o dono da casa, indignado, disse a seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos.   
22 Depois disse o servo: Senhor, feito está como o ordenaste, e ainda há lugar.   
23 Respondeu o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e obriga-os a entrar, para que a minha casa se encha.   
24 Pois eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.   
25 Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes:   
26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo.   
27 Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo.   
28 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar?   
29 Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele,   
30 dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar.   
31 Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?   
32 No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz.   
33 Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.   
34 Bom é o sal; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor?   
35 Não presta nem para terra, nem para adubo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.   



Cristo pregando e curando. Gravura de Rembrandt
Bodas em Caná. Óleo sobre tela por Gaetano Gandolfi.
Cena retratando Jesus e a  transformação da água em vinho. Quadro  em igreja de Caná, Israel.
Foto Ismael Gobbo
Apelo do comércio de Caná, Israel,  evoca o episódio da transformação da Água em vinho por Jesus.
Foto Ismael Gobbo.
Trecho de estrada em Israel entre o Monte Tabor e Caná. Foto Ismael Gobbo.
Paisagem da Judéia nas cercanias do Mar Morto. Foto Ismael Gobbo.
O extremamente salgado Mar Morto. Fotos  Ismael Gobbo
Boiando no Mar Morto. Foto Ismael Gobbo.

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 04-12-2018.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/04-12-2018.htm

André Chénier. Óleo sobre tela por Joseph-Benoît Suvée.
Imagem/fonte:

André Marie Chénier (30 de outubro de 1762 - 25 de julho de 1794) foi um poeta francês de origem grega e franco-levantina, associado aos acontecimentos da Revolução Francesa de que foi vítima. Sua poesia sensual e emotiva marca-o como um dos precursores do movimento romântico . Sua carreira foi levada a um fim abrupto quando ele foi guilhotinado por supostos "crimes contra o Estado", apenas três dias antes do fim do Reinado do Terror . A vida de Chénier foi tema da ópera Andrea Chénier, de Umberto Giordano , e de outras obras de arte.

Leia mais:
André Chénier. Desenho por Louis Léopold Boilly
Allan Kardec (03-10-1804 / 31-03-1869). O insigne codificador da Doutrina Espírita.
Imagem/fonte:


ALLAN KARDEC E A DOUTRINA ESPÍRITA,  CONTINUAM MAIS VIVOS QUE NUNCA, MESMO CONTRARIANDO AS EXPECTATIVAS DOS DETRATORES DO ESPIRITISMO NASCENTE,  DENTRE OS QUAIS O SR. ÉMILE DESCHANEL.
LEIA AQUI OS TEXTOS DA REVISTA ESPÍRITA COM DOCUMENTOS E ILUSTRAÇÕES:
“O HOMENZINHO AINDA VIVE”
A PROPÓSITO DO ARTIGO DO SR, DESCHANEL


Página de “O Livro dos Médiuns”  por Allan Kardec. Obra editada em janeiro de 1861.
Imagem/fonte:

Bodas em Caná. Óleo sobre tela por Gaetano Gandolfi.
Presépio da Praça de São Pedro. Vaticano. Foto Ismael Gobbo
A transfiguração de Jesus. Pintura de Alexander Ivanov.

Transfiguração de Jesus é um episódio do Novo Testamento no qual Jesus é transfigurado (ou "metamorfoseado") e se torna "radiante" no alto de uma montanha.[1][2] Os evangelhos sinóticos (Mateus 17:1-9Marcos 9:2-8 e Lucas 9:28-36) e uma epístola (II Pedro 1:16-18) fazem referência ao evento.[1] Nestes relatos, Jesus e três de seus apóstolos vão para uma montanha (conhecida como Monte da Transfiguração). Lá, Jesus começa a brilhar e os profetas Moisés e Elias aparecem ao seu lado, conversando com ele. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Transfigura%C3%A7%C3%A3o_de_Jesus
Jesus crucificado. Óleo em painel por Eugène Delacroix.
A crucificação vista a partir da cruz. Aquarela de James Tissot
Jesus Cristo aparece a Maria Madalena após o episódio bíblico da ressurreição. Óleo sobre tela de Alexander Ivanov.
Imagem/fonte:
Voltaire [com a idade de vinte e quatro anos (?)], Detalhe. Óleo sobre tela por Nicolas de Largillière.
Imagem/fonte: