BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 12 de novembro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 13-11-2019.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/13-11-2019.htm

Detalhe da estátua no alto do Monumento a Colombo. Praça do Portal da Paz, Barcelona, Espanha.
Inaugurado em 01-06-1888.Fotos Ismael Gobbo.
Vista do Porto Monumento a Colombo. Barcelona, Espanha.Foto Ismael Gobbo
Charles Fourier. Estampa Couturier, Philibert Léon (1823-1901). Lithographe


François Marie Charles Fourier (Besançon7 de Abril de 1772 – Paris10 de Outubro de 1837) foi um socialista francês da primeira parte do século XIX, um dos pais do cooperativismo. Foi também um crítico ferino do economicismo e do capitalismo de sua época, e adversário da industrialização, da civilização urbana, do liberalismo e da família baseada no matrimônio e na monogamia.
O caráter jovial com que Fourier realizou algumas de suas críticas fez dele um dos grandes satíricos de todos os tempos. Propôs a criação de unidades de produção e consumo - as falanges ou falanstérios - baseadas em uma forma de cooperativismo integral e auto-suficiente, assim como na livre perseguição do que chamava paixões individuais e seu desenvolvimento, o que constituiria um estado que chamava harmonia. Neste sentido antecipa a linhagem do socialismo libertário dentro do movimento socialista, mas também em linhas críticas da moral burguesa e cristã, restritiva do desejo e do prazer - neste sentido, sendo também em um dos precursores da psicanálise.[1] Em 1808 Fourier já argumentava abertamente em favor da igualdade de gênero entre homens e mulheres, apesar da palavra feminismo só ter surgido em 1837.[2]
Entusiastas de suas ideias estabeleceram comunidades intencionais nas três Américas. O Falanstério do Saí em Santa Catarina e a Colônia Cecília no Paraná foram experiências práticas inspiradas por Fourier no Brasil, assim como La Réunion no Texas e a Falange Norte-americana em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Pintura retratando o filósofo e escritor Ernest Renan em seu Escritório.  Foi o autor de “Vida de Jesus”.
Imagem/fonte:
Capas de “Vida de Jesus” de Renan. Internet
http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/14-06-2017_arquivos/image012.jpg
Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo
Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch
Preparação da execução de Jan Hus.

Jan Hus ou João Huss (Husinec1369 — Constança6 de julho de 1415) foi um pensador e reformador religioso[1]. Ele iniciou um movimento religioso baseado nas ideias de John Wycliffe. O seus seguidores ficam conhecidos como os Hussitas. Ele foi executado em 1415 - foi queimado vivo e morreu cantando um cântico [cântico de Davi" Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim] Um precursor do movimento protestante (ver: Reforma Protestante), a sua extensa obra escrita concedeu-lhe um importante papel na história literária checa. Também é responsável pela introdução do uso de acentos na língua checa por modo a fazer corresponder cada som a um símbolo único. Hoje em dia a sua estátua pode ser encontrada na praça central de Praga, a Praça da Cidade Velha, em checo Staroměstské náměstí.
Na sua morte profetizou: “ podem matar o ganso, mas daqui a 100 anos Deus suscitará um cisne que não poderão queimar. (Isso foi 102 anos antes de Martinho Lutero apregoar na igreja de Wittenberg as 95 teses, que deu início a Grande Reforma Protestante.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/21-03-2019_arquivos/image013.jpg
Auto de fé de Barcelona com  queima de livros espíritas aos 9 de outubro de 1861.
Vale do Cédron com túmulos antigos e o Monte das Oliveiras ao fundo. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/16-04-2018_arquivos/image047.jpg
Roseiras em  São João del Rei, MG, Brasil. Foto ismael Gobbo
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/16-04-2018_arquivos/image046.jpg
The Rose Garden – Hyde Park, . Londres, Reino Unido. Foto Matheus Gobbo (Hitchin, UK)

0 comentários: