BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 26 de abril de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 27-04-2019.

CLICAR AQUI:

Arquivo: Possedées de Morzine.jpg
Possuídos de Morzine.
Quadro que descreve a cerimônia de confirmação de 1864 em Morzine. O bispo de Annecy molestado pelas mulheres da comunidade "possuído por demônios". Encontro 1864
Pintura em ferro de Laurent Baud (1827-1907)



Possuído de Morzine:
possuido de Morzine é o nome dado a um fenômeno coletivo de posse , chamada mal de Morzine , que teve lugar NO XIX th  século da cidade de Morzine em Haute-Savoie .

História
Por cerca de treze anos, de 1857 a 1870, dezenas de mulheres morzinas foram acometidas de convulsões , alucinações e ataques sonambúlicos . Eles disseram que estavam possuídos por demônios.
O Dr. Augustin Constans, inspetor geral dos manicômios e um dos médicos que examinaram os pacientes, descreveu esses fatos como "uma epidemia de histero-demonopatia". A psiquiatria contemporânea poderia chamar essas crises de " histeria de conversão  ".
Este caso teve, numa época em que a psiquiatria era uma especialidade gagueira, uma grande publicidade. As revistas científicas ecoaram os fatos 1 , 2 , 3 , Joseph Arthaud , médico alienista do asilo Vinatier em Bron, especialmente para examinar os Morzinoises. Magnetizadores e espiritualistas também se mudou 4 , 5 "O espírita Allan Kardec 6 foi para Morzine antes de ser reprimido pelos gendarmes.

São Francisco de Borja executando um exorcismo. Pintura de Francisco Goya.
O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot.
Imagem/fonte:
File:Tintoretto, Jacopo - Christ at the Sea of Galilee.jpg
Cristo no Mar da Galiléia. Óleo sobre tela de Jacopo Tintoretto
Mar da Galiléia. Israel. Foto Ismael Gobbo.
Ficheiro:Annibale Carracci - The Samaritan Woman at the Well - WGA4446.jpg
A mulher samaritana no poço. Óleo sobre tela de Annibale Carracci.
Imagem/fonte:

Samaritanos
Os samaritanos são um pequeno grupo étnico-religioso originários da Samaria. A Samaria é o nome histórico e bíblico de uma região montanhosa do Oriente Médio, constituída pelo antigo reino de Israel, situado em torno de sua antiga capital, Samaria, e rival do vizinho reino do sul, o reino de Judá. Atualmente, habitam no distrito de Holon em Telavive e Nablus na Cisjordânia situadas em Israel e na Palestina.
religião dos samaritanos baseia-se no Pentateuco, tal como o judaísmo. Contudo, ao contrário deste, o samaritanismo rejeita a importância histórica de Jerusalém. Os samaritanos não possuem rabinos e não aceitam o Talmud dos judeus
File:First century Iudaea province.gif
Mapa da província da Judéia no I Século.
Delphine de Girardin



Delphine de Girardin
Ela nasceu em Aachen e batizou Delphine Gay . Sua mãe, a conhecida Madame Sophie Gay , criou-a no meio de uma brilhante sociedade literária. Sua prima era a escritora Hortense Allart . [1] Gay publicou dois volumes de miscelânea, Essais poetiques (1824) e Nouveaux Essais poétiques (1825). Uma visita à Itália em 1827, durante a qual ela foi entusiasticamente recebida pelos letrados de Roma e até coroada na capital, produziu vários poemas, dos quais o mais ambicioso foi Napoline (1833).
O casamento de Delphine em 1831 com Émile de Girardin abriu uma nova carreira literária. Os esboços contemporâneos que ela contribuiu de 1836 a 1839 para o La Presse , sob o nome de pluma de Charles de Launay , foram coletados sob o título de Lettres parisiennes (1843) e obtiveram um sucesso brilhante. Contes d'une ville fille a ses neveux (1832), La Canne de Monsieur de Balzac (1836) e Il ne faut pas jouer à la douleur (1853) estão entre os mais conhecidos de seus romances; e suas peças dramáticas em prosa e verso incluem L'École des journalistes (1840), Judith (1843),Cléopâtre (1847), Lady Tartuffe (1853), e as comédias de um ato, C'est la faute du mari (1851), La Joie fait peur (1854), Le Chapeau d'un horloger (1854) e Une Femme qui deteste filho mari , que não apareceu até depois da morte do autor, que ocorreu em Paris.
Madame Girardin exerceu considerável influência pessoal na sociedade literária contemporânea, e em sua sala de visitas encontravam-se frequentemente Théophile Gautier , Honoré de Balzac , Alfred de Musset e Victor Hugo . Seus trabalhos coletados foram publicados em seis volumes (1860-1861).

Jornal “La Presse” de 01-07-1855 homenageia  Delphine de Girardin por ocasião de sua morte ocorrida no dia 29-06-1855.
Cleópatra. Tragédia de  Delphine de Girardin.

*****************************
DELPHINE DE GIRARDIN
24-01-1804 / 29-06-1855

FOI CONTEMPORÂNEA DE ALLAN KARDEC QUANDO ESTE INCIOU  SUAS INVESTIGAÇÕES E ESTUDOS SOBRE OS FENOMENOS DAS MESAS GIRANTES NO ANO DE 1855, ANO DA DESENCARNAÇAO DE  DELPHINE. EM 1857 KARDEC PUBLICOU O LIVRO DOS ESPIRITOS. DEPOIS DE DESENCARNADA DELPHINE COMEÇOU A DITAR MENSAGENS COMO A QUE ACIMA REPRODUZIMOS, DATADA DE 1861 E  PUBLICADA EM O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, OBRA LANÇADA POR KARDEC EM ABRIL DE 1864. FOI, PORTANTO, UMA CONTEMPORÂNEA DE KARDEC EM VIDA E  DEPOIS DE DESENCARNADA  SE INSERIU NO CONTEXTO DA OBRA DA CODIFICAÇÃO KARDEQUIANA 

                                                           *****************************

                    
Obelisco de Luxor. Praça da Concórdia, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.
Templo de Luxor, na região da antiga Tebas, no Egito. A obra foi iniciada por Amenófis II, ampliada por Tutmés III
e concluída por Ramsés II. Era ligada ao templo de Carnac por uma avenida adornada de esfinges com cabeça de
carneiro da qual apenas um trecho é hoje visível. O obelisco que ficava à direita da porta de ingresso foi doado à França e
colocado no centro da Praça da Concórdia, em Paris, a 25 de outubro de 1836, homenageando Champollion, o grande descobridor dos hieróglifos. Fotos Ismael Gobbo