BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 14 de julho de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 15-07-2019.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/15-07-2019.htm

“Les Diables de Morzine” em 1861. Extraído da Gazeta Médica de Lião.



Morzine é uma comuna nos Alpes franceses, situada no departamento de Alta Saboia, na região de Auvérnia-Ródano-Alpes. A população era de 2948 habitantes em 1999, e área é de 44,10 km².
Leia mais:

Possuídos de Morzine.
Quadro que descreve a cerimônia de confirmação de 1864 em Morzine. O bispo de Annecy molestado pelas mulheres da comunidade "possuído por demônios". Encontro 1864
Pintura em ferro de Laurent Baud (1827-1907)



Possuído de Morzine:
possuido de Morzine é o nome dado a um fenômeno coletivo de posse , chamada mal de Morzine , que teve lugar NO XIX th  século da cidade de Morzine em Haute-Savoie .

História
Por cerca de treze anos, de 1857 a 1870, dezenas de mulheres morzinas foram acometidas de convulsões , alucinações e ataques sonambúlicos . Eles disseram que estavam possuídos por demônios.
O Dr. Augustin Constans, inspetor geral dos manicômios e um dos médicos que examinaram os pacientes, descreveu esses fatos como "uma epidemia de histero-demonopatia". A psiquiatria contemporânea poderia chamar essas crises de " histeria de conversão  ".
Este caso teve, numa época em que a psiquiatria era uma especialidade gagueira, uma grande publicidade. As revistas científicas ecoaram os fatos 1 , 2 , 3 , Joseph Arthaud , médico alienista do asilo Vinatier em Bron, especialmente para examinar os Morzinoises. Magnetizadores e espiritualistas também se mudou 4 , 5 "O espírita Allan Kardec 6 foi para Morzine antes de ser reprimido pelos gendarmes.

“Os possessos de Morzine”
Aquarela de James Tissot ilustrando o episódio em que Jesus cura  um “endemoniado”,
com os porcos se precipitando  mar. Imagem/fonte: 

Sinopse
Nos anos de 1860, 1861, 1862, 1864 e 1867, Allan Kardec, aproveitando as férias da Sociedade Espírita de Paris, deslocou-se da capital francesa para visitar, no interesse do Espiritismo, algumas cidades do interior da França e da Bélgica. Conforme palavras do Codificador, essas viagens tinham um “duplo objetivo: dar instruções onde estas fossem necessárias e, ao mesmo tempo, nos instruirmos. Queríamos ver as coisas com os nossos próprios olhos, para julgar do estado real da Doutrina e da maneira pela qual ela é compreendida; estudar as causas locais favoráveis ou desfavoráveis ao seu progresso, sondar as opiniões, apreciar os efeitos da oposição e da crítica e conhecer o julgamento que se faz de certas obras. Estávamos desejosos, sobretudo, de apertar a mão de nossos irmãos espíritas e de lhes exprimir pessoal mente a nossa mui sincera e viva simpatia, retribuindo as tocantes provas de amizade que nos dão em suas cartas; de dar (…) em particular, um testemunho especial de gratidão e de admiração a esses pioneiros da obra que, por sua iniciativa, seu zelo desinteressado e seu devotamento, constituem os seus primeiros e mais firmes sustentáculos (…).” E a história viva do Espiritismo nascente, o lançamento das primeiras balizas do Movimento Espírita em solo europeu, verdadeira epopéia que somente um Espírito de escol poderia levar a bom termo naqueles tempos difíceis do século XIX.

Selo comemorativo do 1º.  Centenário da Codificação do Espiritismo (1857/ 1957). Correio do Brasil.
Procissão pelas ruas de Tiradentes, MG, no Dia de Natal. Foto Ismael Gobbo
Benedita Fernandes
Benedita Fernandes (27-06-1883 / 09-10-1947), um dos maiores vultos do movimento espírita brasileiro, com as crianças do Abrigo “João de Deus”,  do qual foi fundadora e dirigente. Nesta foto de 27 de junho de 1943, d. Benedita, que costumava viajar e passear com as crianças do Abrigo, faz visita à Aliança Espírita “Varas da Videira”, outra entidade  de Araçatuba, SP.  Leia biografia de Benedita Fernandes acessando:
Benedita Fernandes, no centro da foto, com crianças em viagem a Mato Grosso, no ano de 1940
Foto do acervo do Hospital Benedita Fernandes
Benedita Fernandes

D. Benedita Fernandes (27-06-1883 / 09-10-1947) grande liderança do movimento espirita de
Araçatuba, ladeada por dois amigos. Foto do arquivo de Ismael Gobbo
João Marchesi, importante vulto do Espiritismo de Penápolis, SP. , que, com outros
companheiros  atendeu Dona Benedita Fernandes quando esta passava por grave  processo obsessivo.
Foto do acervo de João Marchesi Neto.
Imagens do Hospital Benedita Fernandes e CAPS. Araçatuba, SP., recebidas de Vladimir Vitoriano da Silva.
Dona Benedita Fernandes, primeira à esquerda de pé, um dos principais vultos do movimento espírita de
Araçatuba, SP, depois de curar-se de obsessão no Espiritismo se dedicou a cuidar de doentes mentais e crianças.
Dona Benedita, à frente e no centro, com amigos e colaboradores. Foto do acervo do Hospital Benedita Fernandes
O Semeador (Após Millet) . Vincent van Gogh. caneta e lavagem aumentada com verde e branco (papel cinza comum)
Imagem/fonte:
Belisário pedindo esmolas. Pintura por Jacques-Louis David.
Imagem/fonte:
Maria Madalena. Óleo sobre tela por Bartolomé Esteban Murillo.
Imagem/fonte: