BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 4 de agosto de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 05-08-2019.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/05-08-2019.htm

image007_0.tmp
O Livro dos Espíritos. Allan Kardec. Lançado em 18-04-1857.

Dos cinco livros fundamentais que compõem a Codificação do Espiritismo, este foi o primeiro, reunindo os ensinos dos Espíritos Superiores através de médiuns de várias partes do Mundo. Ele é o marco inicial de uma Doutrina que trouxe uma profunda repercussão no pensamento e na visão de vida de considerável parcela da Humanidade, desde 1857, data da primeira edição francesa. (Febnet)
O Livro dos Médiuns. Allan Kardec. Lançado em janeiro de 1861.

Reúne “o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo”. (Febnet)
“O Evangelho segundo o Espiritismo” é o ensino moral do Cristo Jesus para os cristãos de qualquer crença, desenvolvido pelos Espíritos de Luz em comunicações mediúnicas recolhidas, organizadas, comentadas e trazidas a público pelo Codificador Allan Kardec. (Febnet)
Le Ciel et l'Enfer Kardec.jpg
O Céu e o Inferno. Allan Kardec. Lançado em 1º. de agosto de 1865.

Seu principal escopo é explicar a Justiça de Deus à luz da Doutrina Espírita. Objetiva demonstrar a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no Mundo Espiritual, como conseqüência de seus próprios atos. (Febnet)
A Gênese. Allan Kardec. Lançado em 6 de janeiro de 1868.
É um livro que, conhecido e estudado, proporciona uma oportunidade excepcional de imersão em grandes temas de interesse universal, abordados de forma lógica, racional e reveladora. Divide-se em três partes: Na primeira parte, analisa a origem do planeta Terra, de forma coerente, fugindo às interpretações misteriosas e mágicas sobre a criação do mundo; Em sua segunda parte, aborda a questão dos milagres, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho; Na terceira parte enfoca as predições do Evangelho... (Febnet)
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/07-01-2019_arquivos/image014.jpg
O Frenologista. Franz Joseph Gall examinando a cabeça de uma menina bonita, enquanto três
 cavalheiros esperam  na fila. Litografia colorida por EH, 1825. Possivelmente por Edward Hull.
Imagem/fonte:


Frenologia (do Grego: φρήν, phrēn, “mente”; e λόγος, logos, “lógica ou estudo”) é uma teoria que reivindica ser capaz de determinar o caráter, características da personalidade, e grau de criminalidade pela forma da cabeça (lendo “caroços ou protuberâncias”). Desenvolvido por médico alemão Franz Joseph Gall por volta de 1800, e muito popular no século XIX, está agora desacreditada e classificada como uma pseudociência. A Frenologia contudo recebeu crédito como uma protociência por contribuir com a ciência médica com as déias de que o cérebro é o órgão da mente e áreas específicas do cérebro estão relacionadas com determinadas funções do cérebro humano.
Leia mais:
Retrato de Johann Kaspar Lavater pelo artista August Friedrich Oelenhainz.

Johann Kaspar Lavater (Zurique15 de novembro de 1741 – 2 de janeiro de 1801), além de pastor, foi filósofopoetateólogo[1] e um entusiasta do magnetismo animal na Suíça. É considerado o fundador da fisiognomonia, a arte de conhecer a personalidade das pessoas através dos traços fisionômicos.
Darwin em 1854, pouco anos antes da publicação de A Origem das Espécies.[1]


Charles Robert DarwinFRS FGRS FLS FLZ[2] (pronúncia em inglês: ['dɑː.wɪn];[3] Shrewsbury12 de fevereiro de 1809 – Downe19 de abril de 1882) foi um naturalistageólogo e biólogo britânico,[4] célebre por seus avanços sobre evolução nas ciências biológicas.[I]Juntamente com Alfred Wallace, Darwin estabeleceu a ideia que todos os seres vivos descendem de um ancestral em comum, argumento agora amplamente aceito e considerado um conceito fundamental no meio científico,[5] e propôs a teoria de que os ramos evolutivos são resultados de seleção natural e sexual, onde a luta pela sobrevivência resulta em consequências similares às da seleção artificial.[6]
Seu livro de 1859, A Origem das Espécies, causou espanto na sociedade e comunidade científica da época, mas conseguiu grande aceitação nas décadas seguintes, superando a rejeição que os cientistas tinham pela transmutação de espécies.[7][8] Já em 1870, a evolução por seleção natural tinha apoio da maioria dos intelectuais. Sua aceitação quase universal, entretanto, não foi atingida até à emergência da síntese evolutiva moderna entre as décadas de 1930 e 1950 quando um grande consenso consolidou a seleção natural como o mecanismo básico da evolução.[9][10] A teoria de Darwin é considerada o mecanismo unificador para explicar a vida e a diversidade na Terra.[11][12]
Uma caricatura de 1871 após a publicação de A Descendência do Homem sendo uma das várias a mostrar Darwin com o corpo de primata, o identificando na cultura popular como o principal autor da teoria evolutiva.
Capa da primeira edição da obra de Charles Darwin
A Descendência do Homem,  e,  Seleção em Relação ao Sexo.  1871.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/18-04-2019_arquivos/image018.jpg
Jesus
Jesus em tela bordada por Alexandra Herrmann (imagem cedida por Oceano Vieira de melo)

...............
...........

Essa Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros divinos, ao que nos foi dado saber, apenas já se reuniu, nas proximidades da Terra, para a solução de problemas decisivos da organização e da direção do nosso planeta, por duas vezes no curso dos milênios conhecidos. A primeira, verificou-se quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no Tempo e no Espaço, as balizas do nosso sistema cosmogônico e os pródromos da vida na matéria em ignição, do planeta, e a segunda, quando se decidia a vinda do Senhor à face da Terra, trazendo à família humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção.
...............
...........
............
Livro: “A Caminho da Luz”. Espírito Emmanuel pela psicografia de Francisco Cândido Xavier
             I A Gênese Planetária.


4. O papel de Jesus não foi o de um simples legislador moralista, tendo por exclusiva autoridade a sua palavra. Cabia-lhe dar cumprimento às profecias que lhe anunciaram o advento; a autoridade lhe vinha da natureza excepcional do seu Espírito e da sua missão divina. Ele viera ensinar aos homens que a verdadeira vida não é a que transcorre na Terra, e sim a que é vivida no Reino dos Céus; viera ensinar-lhes o caminho que a esse reino conduz,...............
(O Evangelho Segundo o Espiritismo” Cap. I, item 4) Febnet.


Jesus é um desses divinos missionários e é de todos o maior. Destituído da falsa auréola da divindade, mais imponente nos parece ele. Seus sofrimentos, seus desfalecimentos, sua resignação, deixam-nos quase insensíveis, se oriundos de um Deus, mas tocamnos, comovem-nos profundamente em um irmão. Jesus é, de todos os filhos dos homens, o mais digno de admiração. É extraordinário no sermão da montanha, em meio à turba dos humildes. É maior ainda no Calvário, quando a sombra da cruz se estende sobre o mundo, na tarde do suplício.... “Cristianismo e Espiritismo” de  Léon Denis.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/24-12-2018_arquivos/image009.jpg
Quadro de Allan Kardec de grandes dimensões na Librairie et Editions LeymarieParis, França.
Fonte: 
Conforme a autora, o quadro retrata entidade espiritual feminina da falange de Meimei acolitando crianças.
Óleo sobre tela da artista plástica Nair Camargo, de São Paulo, SP.
Obra exposta no salão de reuniões do Fraternidade Espírita Gina, em São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.
Belisário implorando por esmola. Óleo sobre tela de Jacques-Louis David.
Imagem/fonte:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/10-06-2019_arquivos/image021.jpg
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/10-06-2019_arquivos/image022.jpg
Alicante, Espanha. Fotos Ismael Gobbo.
Cristo e Nicodemos. Óleo sobre tela de Fritz von Uhde.
Imagem/fonte:


No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)  
Um bairro pobre mostra os danos depois que um terremoto de mais de 7 graus na escala Richter abalou
Porto Príncipe Haiti pouco antes das 17 horas de 12 de janeiro de 2010.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JULHO/08-07-2014_arquivos/image023.jpg
Canteiro de flores no Eixo Monumental,  em Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo