BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 27 de outubro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 28-10-2019.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/28-10-2019.htm

Henri Martin (1810 - 1883), historiador francês, político e acadêmico.



Leia mais:
Edouard de Pompéry por Gill
Homens de hoje, primavera de 1881 (coleção particular)

Leia artigo sobre Edpuard de Pompéry
Hugues Felicité Robert de Lamennais em óleo sobre tela por Ary Scheffer


Hughes Félicité Robert de Lamennais (Saint-Malo19 de junho de 1782 - Paris27 de fevereiro de 1854), foi um filósofo e escritorpolítico francês.[1]
Nascido em uma família de armadores de Saint-Malo, foi educado por seu irmão João e tornou-se padre[1] escritor brilhante, tornou-se uma figura influente e controversa na história da Igreja católica francesa. Juntamente com seu irmão Jean, concebeu a ideia de reviver o Catolicismo Romano como uma chave para a regeneração social. Chegaram a esboçar um programa de reforma, sob o título "Reflexão do estado da Igreja…", no ano de 1808.
..............................
.....................
................

Leia mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lamennais


Paris vista do Cemitério Père Lachaise, à leste da cidade. Óleo sobre telapor  Louise-Joséphine Sarazin de Belmont



Papa Gregório XVI desautorizou as opiniões de Lamennais na Encíclica "Mirari vos", em Agosto de 1831. Não houve uma citação específica a ele e nem a seu jornal, mas tão somente uma censura implícita a ambos. Inicialmente, Lamennais suspendeu a distribuição do jornal, submetendo-se; mais tarde deixou a Igreja e defendeu a própria posição na obra "Paroles d'un croyant" (Palavras de um crente), condenada explícitamente na Encíclica "Singulari nos", em Julho de 1834, sendo citados tanto o autor quanto a obra.
Incansável, ele se devotou à causa do povo, colocando sua pena a serviço do Republicanismo e do Socialismo. Escreveu obras como "O Livro do Povo" (1838), "Os afazeres de Roma" e "Esboço de uma Filosofia". Chegou a ser condenado à prisão mas, já em 1848 foi eleito para a Assembleia Nacional, aposentando-se em 1851.
Por ocasião de sua morte, não desejando se reconciliar com a Igreja, foi sepultado em uma cova de indigente.
Charles Fourier


François Marie Charles Fourier (Besançon7 de Abril de 1772 – Paris10 de Outubro de 1837) foi um socialista francês da primeira parte do século XIX, um dos pais do cooperativismo. Foi também um crítico ferino do economicismo e do capitalismo de sua época, e adversário da industrialização, da civilização urbana, do liberalismo e da família baseada no matrimônio e na monogamia.
O caráter jovial com que Fourier realizou algumas de suas críticas fez dele um dos grandes satíricos de todos os tempos. Propôs a criação de unidades de produção e consumo - as falanges ou falanstérios - baseadas em uma forma de cooperativismo integral e auto-suficiente, assim como na livre perseguição do que chamava paixões individuais e seu desenvolvimento, o que constituiria um estado que chamava harmonia. Neste sentido antecipa a linhagem do socialismo libertário dentro do movimento socialista, mas também em linhas críticas da moral burguesa e cristã, restritiva do desejo e do prazer - neste sentido, sendo também em um dos precursores da psicanálise.[1] Em 1808 Fourier já argumentava abertamente em favor da igualdade de gênero entre homens e mulheres, apesar da palavra feminismo só ter surgido em 1837.[2]
Entusiastas de suas ideias estabeleceram comunidades intencionais nas três Américas. O Falanstério do Saí em Santa Catarina e a Colônia Cecília no Paraná foram experiências práticas inspiradas por Fourier no Brasil, assim como La Réunion no Texas e a Falange Norte-americana em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

 
Louis Jourdan.
Louis Jourdan (1810-1881), retrato de Nadar, 1860. Bibliothèque nationale de France, gabinete des estampes (Na 237/261). Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Louis_Jourdan_Nadar_vers_1860.jpg


Louis Jourdan (1810-1881) é um editor de jornal e jornalista francês perto de doutrinas phalansterian e Saint-Simonian . Ele colaborou com muitas revistas e fundou com Moïse Polydore Millaud Le Journal des Actionnaires , depois de ter criado com ele primeiro o Journal des Docks .
Leia mais:

**************************

Embora o Espiritismo em seus primeiros dias  tenha sofrido críticas levianas como as do Sr. Émile Deschanel, não deixou de receber palavras respeitosas como as do
 jornalista Louis Jourdan.

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo, Óleo sobre tela por  Nair Camargo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo
Petit Palais. Paris, França. Foto Ismael Gobbo



O Petit Palais é um edifício histórico e museu das belas artes situado no 8º Arrondissements de Paris, na avenida Winston Churchill, zona dos Champs Élysées. O edifício foi construído pelo arquitecto Charles Girault para a Exposição Universal de 1900, fazendo parte de um conjunto monumental com o Grand Palais e a Ponte Alexandre III.
Grand Palais. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

O Grand Palais des Beaux-Arts, também chamado de Grand Palais des Champs-Elysées e popularmente conhecido apenas como Grand Palais, é um edifício singular da cidade de Paris situado no 8º arrondissement. Localiza-se na Avenue Winston Churchill, nas proximidades dos Campos Elísios. Faz parte integrante do conjunto arquitetónico formado pelo Petit Palais e Ponte Alexandre III.
O rio Sena;  Le Grand Palais; Igreja de la  Madeleine no centro e L´ Opera no alto à direita. Paris, França.
Vista a  partir da Torre Eiffel.Foto Ismael Gobbo.
O rio Sena com a Ponte Alexandre III,  ornada com belas estátuas douradas; Museu do Louvre e Praça da
Concórdia com o obelisco egípcio. Vista  a partir da Torre Eiffel. Foto Ismael Gobbo
O pequeno (77x53cm) e visitadíssimo quadro de Mona Lisa.  Óleo sobre madeira de Álamo de Leonardo da Vinci.
Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo


Mona Lisa ("Senhora Lisa"[2]) também conhecida como A Gioconda[3] (em italianoLa Gioconda, "a sorridente"[4]; em francêsLa Joconde) ou ainda Mona Lisa del Giocondo ("Senhora Lisa esposa de Giocondo") é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.
Copo d’ água. (1893)
Óleo sobre tela de Francisco Aurélio de Figueiredo
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo
Jesus retratado com o alfa e ômega em pintura mural nas catacumbas de Comodilla. Roma. século IV.
Pike County Primary School, Zebulon, Pike County, Georgia. Por Michael Rivera.
Veja mais imagens aqui:

Latão de lixo. Parque da Independência. Ipiranga, São Paulo. Foto Ismael Gobbo