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segunda-feira, 20 de abril de 2020

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 21-04-2020.

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http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/21-04-2020.htm

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/30/Josef_Anton_Maximilian_Perty.jpg
Retrato de  Josef Anton en: Maximilian Perty (1804-1884)

Josef Anton Maximilian Perty (Ornbau17 de Setembro de 1804 — Bern8 de Agosto de 1884), com o nome frequentemente grafado "Joseph", mas mais conhecido por Maximilien Perty, foi um naturalista e entomologista, professor de Zoologia e de anatomia comparada na Universidade de Berna.[1]

Leia mais:
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Ilustração: Espírito, Perispírito e Corpo.
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A transfiguração de Jesus. Pintura de Alexandr Ivanov.



Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.
E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.
E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo.
E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus.
Mateus 17:1-8
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Igreja no topo do Monte Tabor descrito pelo Evangelho como  local da Transfiguração. Foto Ismael Gobbo

 Página do jornal “Le Sauveur des peuples”  de 18 de setembro de 1864 mencionado por Allan Kardec em matéria da Revista Espírita de janeiro de 1865 transcrita nesta postagem (vide acima).
Saumur. Maine-et-Loire, desenho de Clerget, Hubert (1818-1899). BNF.
Saumur. Vista geral.
Ovo de grande dimensão. Foto Ismael Gobbo.
Galinha poedeira. Foto Ismael Gobbo
Adoração dos Magos. Óleo e têmpera no painel. Leonardo da Vinci.
Cristo entre os doutores. Têmpera no painel Cima da Conegliano. Museu Nacional de Varsóvia.



Cristo entre os doutores
E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;
E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.
E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.
Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;
E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.
E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.
E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?
E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.
E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.
Lucas 2:40-52
O Bom Samaritano. Óleo sobre tela de Jacob Jordaens.


parábola do Bom Samaritano é uma parábola contada por Jesus no Evangelho de Lucas . [1] É sobre um viajante que é despido, espancado e deixado meio morto ao longo da estrada. Primeiro um padre e depois um levita passam , mas ambos evitam o homem. Finalmente, um samaritano acontece com o viajante. Samaritanos e judeus desprezavam um ao outro, mas o samaritano ajuda o homem ferido. Jesus é descrito como contando a parábolaem resposta à pergunta de um advogado: "E quem é meu vizinho?". Em resposta, Jesus conta a parábola, cuja conclusão é que a figura vizinha na parábola é o homem que mostra misericórdia do homem ferido - ou seja, o samaritano. [2]
Leia mais:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/08-01-2019_arquivos/image022.jpg
Pietá. Óleo sobre tela por Emiliano Gómez Clara. 1913. Exposto no Museu Superior de Bellas Artes Evita.
Córdoba, Argentina. Foto Ismael Gobbo


Vídeo com Rener Cunha
Refletindo com Joanna (38)
Acesse aqui:


https://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/02-10-2015_arquivos/image010.jpg
Maquete artística ao ar livre no Museu de Israel, em Jerusalém,  mostra como era o templo que não mais existe.
Foto: Margarida Lopes de Araújo
https://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/02-10-2015_arquivos/image009.jpg
Muro Ocidental ou Muro das Lamentações, em Jerusalém, Israel.
Único vestígio do antigo Templo destruído pelas tropas romanas. Foto Ismael Gobbo
Mesquita de Omar construída no local do antigo templo de Jerusalém. Foto Ismael Gobbo
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Ele chorou por isso. Óleo sobre tela de Enrique Simonet


De acordo com o capítulo 19 do Evangelho de Lucas , quando Jesus se aproxima de Jerusalém , ele olha para a cidade e chora sobre ela ( Lucas 19:41 ) (um evento conhecido como Flevit super illam em língua latina ), predizendo o sofrimento que aguarda o povo da cidade. O evento aconteceu no Monte das Oliveiras , no fundo do Segundo Templo.
Leia mais:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/07-08-2017_arquivos/image013.jpg
Parábola do argueiro e da trave. Óleo em painel por Domenico Fetti.
Imagem/fonte:
Arquivo: Brooklyn Museum - Os fariseus Pergunta Jesus (Les pharisiens questionnent Jésus) - James Tissot.jpg
Os fariseus questionando a Jesus. Obra de James Tissot.
Imagem/fonte: 
Jesus discursa com seus discípulos. Guache sobre grafite sobre papel tecido cinza por James Tissot
Imagem/fonte:
Cristo diante de Pilatos. Óleo sobre tela de Giuseppe Vermiglio.
Cristo na cruz. Óleo sobre tela montado no painel. Rembrandt.
Imagem/fonte: