BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 21 de abril de 2020

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 22-04-2020.

CLICAR AQUI: 
http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/22-04-2020.htm

Livro de André Pezzani:
 A pluralidade das existências da alma: de acordo com a doutrina da pluralidade dos mundos.
Acesse a edição em francês aqui:
Visita de Nicodemos a Jesus. Óleo sobre tela de John La Farge.
Imagem/fonte:


E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.
Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
João 3:1-12
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/28-02-2019_arquivos/image015.jpg
Sócrates e Platão, precursores da idéia cristã e do Espiritismo difundiram a Reencarnação.
Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo



Sócrates  e  Platão  foram precursores  das  idéias cristãs
e do Espiritismo. Allan Kardec em O Evangelho Segundo
o  Espiritismo” logo  na Introdução  faz  um “Resumo da
Doutrina de Sócrates e de Platão”



Leia sobre Sócrates
Leia sobre Platão:
A Pluralidade dos Mundos Habitados de Camille Flammarion
Acesse edição em francês aqui:
https://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/03-06-2016_arquivos/image040.jpg
Camille Flammarion em seu observatório de Juvisy-sur-Orge (1880)
Imagem/fonte:


Nicolas Camille Flammarion, mais conhecido como Camille Flammarion (Montigny-le-Roi26 de fevereiro de 1842 — Juvisy-sur-Orge3 de junho de 1925), foi um astrônomopesquisador psíquico e divulgador científico francês. Importante pesquisador e popularizador da astronomia, recebeu notórios prêmios científicos e foi homenageado com a nomenclatura oficial de alguns corpos celestes. Sua carreira na pesquisa e popularização de fenômenos paranormais também é bastante notória.[1][2][3][4]
Seu irmão Ernest Flammarion foi o fundador das Edições Flammarion[5].
Leia mais:
Retrato de Charles Bonnet (1720-1793), naturalista suíço


Charles Bonnet (Genebra13 de março de 1720 – 20 de maio de 1793) foi um biólogo e filósofo suíço. Foi um dos principais expoentes da ideia da Scala naturæ e autor de importantes descobertas biológicas como a partenogénese.
Leia mais:
Buste de Pierre-Simon Ballanche par Jean-Marie Bonnassieuxmusée des Beaux-Arts de Lyon

Pierre-Simon Ballanche (4 de agosto de 1776 - 12 de junho de 1847) foi um escritor francês e filósofo contra - revolucionário , que elaborou uma teologia do progresso que possuía considerável influência nos círculos literários franceses no início do século XIX. Ele foi o nono membro eleito para ocupar o assento 4 da Academia Francesa em 1842.
Leia mais:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/23-10-2019_arquivos/image012.jpg
Charles Fourier. Estampa Couturier, Philibert Léon (1823-1901). Lithographe


François Marie Charles Fourier (Besançon7 de Abril de 1772 – Paris10 de Outubro de 1837) foi um socialista francês da primeira parte do século XIX, um dos pais do cooperativismo. Foi também um crítico ferino do economicismo e do capitalismo de sua época, e adversário da industrialização, da civilização urbana, do liberalismo e da família baseada no matrimônio e na monogamia.
O caráter jovial com que Fourier realizou algumas de suas críticas fez dele um dos grandes satíricos de todos os tempos. Propôs a criação de unidades de produção e consumo - as falanges ou falanstérios - baseadas em uma forma de cooperativismo integral e auto-suficiente, assim como na livre perseguição do que chamava paixões individuais e seu desenvolvimento, o que constituiria um estado que chamava harmonia. Neste sentido antecipa a linhagem do socialismo libertário dentro do movimento socialista, mas também em linhas críticas da moral burguesa e cristã, restritiva do desejo e do prazer - neste sentido, sendo também em um dos precursores da psicanálise.[1] Em 1808 Fourier já argumentava abertamente em favor da igualdade de gênero entre homens e mulheres, apesar da palavra feminismo só ter surgido em 1837.[2]
Entusiastas de suas ideias estabeleceram comunidades intencionais nas três Américas. O Falanstério do Saí em Santa Catarina e a Colônia Cecília no Paraná foram experiências práticas inspiradas por Fourier no Brasil, assim como La Réunion no Texas e a Falange Norte-americana em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/23-10-2019_arquivos/image007.jpg
Jean Reynaud (1806- 1863) por  Mne J, Reynaud (1863).


Jean Ernest Reynaud (Lyon14 de fevereiro de 1806 – 28 de junho de 1863Paris) foi um filósofo francês.
Leia mais:
Estátua de Pierre Leroux

Pierre Leroux (Bercy7 de abril de 1798 - abril de 1871), foi um filósofo e político francês. Filho de artesãos nasceu em Bercy, atualmente parte de Paris. Fundou o termo “socialismo” em 1831, mesmo ano em que rompeu com a igreja de São Simão. Entre suas principais obras está “Da plutocracia” de 1843. Defensor da classe operária e partidário de um socialismo e do feminismo, foi deputado na assembléia constituinte e na assembléia legislativa (1849).
Leia mais:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/28-10-2019_arquivos/image007.jpg
Henri Martin (1810 - 1883), historiador francês, político e acadêmico.



Leia mais:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/01-11-2018_arquivos/image011.jpg
Retrato imaginário de Homero executado em mármore do Monte Pentélico, Grécia. Séc. I- II d.C. Encontrado em Roma.
Exposto no Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo



Homero (em gregoὍμηροςtransl. Hómēros) foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.
Os gregos antigos geralmente acreditavam que Homero era um indivíduo histórico, mas os estudiosos modernos são céticos: nenhuma informação biográfica de confiança foi transmitida a partir da antiguidade clássica,[1] e os próprios poemas manifestamente representam o culminar de muitos séculos de história contadas oralmente e um bem desenvolvido sistema já muitas vezes usado de composição poética. De acordo com Martin West, "Homero" não é "o nome de um poeta histórico, mas um nome fictício ou construído".[2] Para o historiador e filósofo Richard Tarnas, Homero - independentemente da polêmica sobre sua existência histórica - foi "uma personificação coletiva de toda a memória grega antiga".[3]
Homero teria nascido em Esmirna, atual Turquia, ou em alguma ilha do mar Egeu e vivido no século VIII a.C. Mas a sua origem é tão controversa que oito cidades disputam a honra de terem sido a terra natal do poeta.[4]
Leia mais:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/02-10-2017_arquivos/image009.jpg
O Sol nascendo.  Região de Pongaí, SP. Foto Ismael Gobbo
Sir William Crookes com a médium Florence Cook ao chão, e o espírito materializado de Katie King - imagem retocada para publicação, no século XIX.
Florence Cook

Vídeo com Allê De Paula e Sandra Fiore
Acesse no link
Acesse aqui:



Vídeo com Rener Cunha
Refletindo com Joanna (39)
Acesse aqui:



O julgamento de Salomão. Pintura de Gaspar de Crayer


Julgamento de Salomão é uma história da Bíblia hebraica na qual o rei Salomão de Israel julgou entre duas mulheres que afirmavam ser mãe de um filho. O rei revelou seus verdadeiros sentimentos e relacionamento com a criança, sugerindo cortar o bebê em dois, com cada mulher recebendo uma metade. Com essa estratégia, conseguiu discernir a impostora como a mulher que aprovou completamente essa proposta, enquanto a mãe real implorava que a espada fosse embainhada e a criança dada aos cuidados de sua rival. Alguns consideram essa abordagem da justiça um exemplo arquetípico de um juiz imparcial que mostra sabedoria ao tomar uma decisão.
Leia mais: