BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 28 de abril de 2020

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 29-04-2020.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/29-04-2020.htm

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5449320n/f10.highres
Página do periódico Anais da propagação da fé de 1864.

 
Antananarivo - Estádio Mahamasima e lago Anosy, Madagascar
File: Radama II com crown.jpg
Radama II, rei de Madagascar, com coroa

Radama II (Antananarivo23 de setembro de 1829 - Antananarivo12 de maio de 1963) foi o rei de Madagascar de 1861 até seu assassinato em 1863. Radama II sucedeu sua mãe Ranavalona I e foi sucedido por sua esposa mais velha, Rasoherina. Seu reinado foi marcado com o fortalecimento das relações malgaxes com franceses e britânicos, assinando vários acordos e dando um início ao processo de industrialização do país. O rei também é muito lembrado pelos malgaxes por ter tido uma política oposta de sua tirana mãe Ranavalona I, que visavam a liberdade de culto, abertura comercial do país ao estrangeiro e o fim do escambo, introduzindo as primeiras cedulas no país. O rei foi morto estrangulado em 1863, porém existem rumores de que tenha sobrevivido a tentativa de assassinato e tenha vivido o resto da vida ao noroeste da ilha, perto do Lago Kinkony.[1][2][3][4][5]
Leia mais:

Gravura do futuro rei Radama II e sua esposa, Rabodo (futura rainha Rasoherina) enquanto eles ainda eram príncipe e princesa pelo missionário LMS William Ellis.
O então príncipe herdeiro Rakoto com sua mãe Ranavalona I.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/15-07-2019_arquivos/image009.jpg
“Os possessos de Morzine”
Arquivo: Possedées de Morzine.jpg
Possuídos de Morzine.
Quadro que descreve a cerimônia de confirmação de 1864 em Morzine. O bispo de Annecy molestado pelas mulheres da comunidade "possuído por demônios". Encontro 1864
Pintura em ferro de Laurent Baud (1827-1907)



Possuído de Morzine:
possuido de Morzine é o nome dado a um fenômeno coletivo de posse , chamada mal de Morzine , que teve lugar NO XIX th  século da cidade de Morzine em Haute-Savoie .

História
Por cerca de treze anos, de 1857 a 1870, dezenas de mulheres morzinas foram acometidas de convulsões , alucinações e ataques sonambúlicos . Eles disseram que estavam possuídos por demônios.
O Dr. Augustin Constans, inspetor geral dos manicômios e um dos médicos que examinaram os pacientes, descreveu esses fatos como "uma epidemia de histero-demonopatia". A psiquiatria contemporânea poderia chamar essas crises de " histeria de conversão  ".
Este caso teve, numa época em que a psiquiatria era uma especialidade gagueira, uma grande publicidade. As revistas científicas ecoaram os fatos 1 , 2 , 3 , Joseph Arthaud , médico alienista do asilo Vinatier em Bron, especialmente para examinar os Morzinoises. Magnetizadores e espiritualistas também se mudou 4 , 5 "O espírita Allan Kardec 6 foi para Morzine antes de ser reprimido pelos gendarmes.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/10-09-2019_arquivos/image012.jpg
A mulher cananéia (ou siro-fenícia) pede a Cristo para curar sua filha possuída; ela aponta para um cachorro, ao qual ela se compara. Gravura por P. del Po depois de Annibale Carracci.
Imagem/fonte:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cf/Rembrandt_-_Sankt_Jakobus_der_%C3%84ltere.jpg
São Tiago Maior. Óleo sobre tela de Rembrandt.


Santiago Maior, também chamado de Santiago Filho do Trovão (Boanerge)Tiago, filho de Zebedeu e Santiago Apóstolo o Maior[1]martirizado no ano 44, foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi feito santo e chamado Maior (mais velho) para o diferenciar de outro discípulo de Jesus de mesmo nome, conhecido como Santiago Menor (mais jovem) e também de Tiago, o Justo, sendo estes últimos possivelmente a mesma pessoa: Tiago, menor; Tiago, o justo; e Tiago, irmão do Senhor.
Leia mais:
File: Catedral de Santiago de Compostela agosto 2018 (cropped) .jpg
Catedral de Santiago de Compostela. Espanha.


Catedral de Santiago de Compostela é um templo católico situada na cidade de Santiago de Compostela, capital da GalizaEspanha. É a sé da arquidiocese homónima e foi construída entre 1075 e 1128, em estilo românico, na época das cruzadas e durante a Reconquista Cristã, tendo sofrido depois várias reformas que lhe adicionaram elementos góticosrenascentistas e barrocos.
Segundo a tradição, acolhe o túmulo do apóstolo Santiago Maiorpadroeiro e santo protetor de Espanha, o que a converteu no principal destino de peregrinação cristã na Europa a seguir a Roma durante a Idade Média, através do chamado Caminho de Santiago, uma rota iniciática na qual se seguia a Via Láctea que se estendia por toda a Península Ibérica e Europa Ocidental. A peregrinação foi um fator determinante para a afirmação política dos reinos cristãos hispânicos medievais e na sua participação nos movimentos culturais da sua época. Atualmente continua a ser um importante destino de peregrinação, para o que contribui a renovada popularidade do Caminho de Santiago a partir dos anos 1990, que levou à catedral mais de 270 000 peregrinos registados.
A catedral foi declarada Bem de Interesse Cultural em 1896[1] e a chamada cidade velha de Santiago de Compostela, que se concentra em torno da catedral, foi incluída na lista do Património Mundial da UNESCO em 1985.[2][nt 1]
Leia mais:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/50/Burial-place_of_Saint_James_the_Greater.JPG
Sepulcro do Apóstolo Tiago na Catedral de Santiago de Compostela, Espanha.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/21-05-2014_arquivos/image013.jpg
 Escultura de pequena dimensão incrustada em parede da Igreja de Todas as Nações, ou Basílica da Agonia,  no
Jardim de Getsêmani,  que fica no sopé do Monte das Oliveiras. Local onde Jesus costumava orar. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo
Oliveiras centenárias no Jardim do Getsêmani em Jerusalém ao lado da Igreja de Todas as Nações.  Foto Ismael Gobbo
Amalia Domingo Soler,  vulto de escol  do Espiritismo na Espanha.
La Giralda. Sevilha, Espanha.
Sitio arqueológico de Itálica (Sevilha). Em Itálica  nasceram os
imperadores romanos Trajano e Adriano. Em Sevilha nasceu Amalia Domingo Soler no ano de 1835.  Foto Ismael Gobbo
Barcelona, Espanha. Foto Lucas Gobbo.
Cidade onde Amalia Domingo Soler  viveu de 1876 até sua desencarnação em 1909. Nela foi sepultada.