BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 21 de julho de 2020

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 22-07-2020.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/22-07-2020.htm

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JUNHO/19-06-2018_arquivos/image018.jpg
Royal Hospital de Bicêtre, Paris: vista panorâmica com jardins. Gravura colorida por J. Rigaud depois de si mesmo. Coleções Iconográficas Palavras-chave: Royal Hospital of Bicêtre (Paris, França); Jacques Rigaud
Foi hospital e prisão.
LEIA MAIS NO LINK

image040
Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. O “médico dos pobres”.
Quadro em óleo sobre tela de Nair Camargo  de São Paulo. Foto Ismael Gobbo
IMG_1159
Sobrado onde  funcionou a clínica de Dr. Bezerra de Menezes,  no Rio de Janeiro, RJ. Foto Ismael Gobbo
Galileu Galilei. Pintura de Justus Sustermans
800px-Galileos_Dialogue_Title_Page
Dialogo de Galileo Galilei


Galileu Galilei (em italianoGalileo Galilei Pisa15 de fevereiro de 1564 — Florença8 de janeiro de 1642[2]) foi um físicomatemáticoastrônomo e filósofo florentino.
Galileu Galilei foi personalidade fundamental na revolução científica. Foi o mais velho dos sete filhos do alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati.[3] Viveu boa parte de sua vida entre Pisa e Florença, originalmente na época de seu nascimento ambas parte do Ducado de Florença e, mais tarde, na época de seu falecimento, integrantes do Grão-Ducado da Toscana.
Leia mais:

Galileo perante o Santo Ofício, quadro do século XIX por Joseph-Nicolas Robert-Fleury
As luas de Júpiter, denominadas de Galileu. Galileu viu estas luas como um pequeno sistema copernicano
dentro do sistema solar e as usou para defender o heliocentrismo


“Meu prezado Kepler, desejo que possamos rir da estupidez notável do rebanho comum. O que você tem a dizer sobre os principais filósofos desta academia que estão cheios da teimosia de uma víbora e não querem olhar os planetas, a lua ou o telescópio, apesar de eu ter oferecido livre e deliberadamente a oportunidade mil vezes? Verdadeiramente, assim como a víbora fecha seus ouvidos, esses filósofos fecham os olhos à luz da verdade.”[9]
Galileu Galilei

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/29-11-2019_arquivos/image009.jpg
Julien Offray de La Mettrie. Gravação. Artista Achille Ouvré (1872-1951) d'après G.-F. Schmidt

Julien Offray de La Mettrie (Saint-Malo25 de dezembro de 1709 - Potsdam11 de novembro de 1751) foi um médico e filósofo francês e um dos primeiros escritores a escrever sobre o materialismo na era do iluminismo. É considerado como um fundador da ciência cognitiva.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/29-11-2019_arquivos/image010.jpg
Livro L´Homme Machine de La Mettrie


La Mettrie considera que todos os filósofos do passado foram enganados por seu raciocínio sobre o homem a priori . Somente o método empírico lhe parece legítimo.
A mente deve ser considerada como uma continuação da organização sofisticada da matéria no cérebro humano: o homem é, portanto, apenas um animal superior (como o autômato de Vaucanson ). A Mettrie estende ao homem o princípio da máquina animal de Descartes e rejeita qualquer forma de dualismo em favor do monismo . Seu determinismo mecanicista naturalmente o leva a rejeitar qualquer idéia de Deus , mesmo a dos panteístas com quem ele se recusa a confundir a natureza.
La Mettrie é particularmente conhecido na história da filosofia, graças ao título sugestivo deste livro.

Louis Pasteur.
Retrato de estúdio de Louis Pasteur, restaurado (poeira removida, arranhões e o que parecia ser uma mancha de água). Antes de 1895.


Louis Pasteur (Dole27 de dezembro de 1822 – Marnes-la-Coquette28 de setembro de 1895) foi um cientista francês,[2] cujas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina. É reconhecido pelas suas notáveis descobertas das causas e prevenções de doenças. Entre seus feitos mais notáveis podem-se citar a redução da mortalidade e a criação da primeira vacina contra a raiva (vacina antirrábica). As suas experiências deram fundamento para a teoria microbiológica da doença. Foi mais conhecido do público em geral por inventar um método para impedir que leite e vinho causem doenças, um processo que veio a ser chamado pasteurização, em homenagem ao seu sobrenome.[3]
Pasteur é considerado um dos três principais fundadores da microbiologia, juntamente com Ferdinand Cohn e Robert Koch. Também fez muitas descobertas no campo da química, principalmente a base molecular para a assimetria de certos cristais.[4] O seu corpo está enterrado sob o Instituto Pasteur em Paris, numa tumba decorada por mosaicos em estilo bizantino que lembram os seus feitos.[5]


“Quanto mais eu estudo a natureza, mais eu fico maravilhado com as obras do Criador. A ciência me aproxima de Deus”.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JANEIRO/03-01-2017_arquivos/image009.jpg
Louis Pasteur em seu laboratório. Óleo sobre tela por Albert Edelfelt
Francis Collins


"A questão dos milagres está relacionada à forma como se acredita em Deus. Se uma pessoa crê e reconhece que Ele estabeleceu as leis da natureza e está pelo menos em parte fora dessa natureza, então é totalmente aceitável que esse Deus seja capaz de intervir no mundo natural. Isso pode aparecer como um milagre, que seria uma suspensão temporária ou um adiamento das leis que Deus criou. Eu não acredito que Deus faça isso com freqüência – nunca testemunhei algo que possa classificar como um milagre. Se Deus quis mandar uma mensagem para este mundo na figura de seu filho, por meio da Ressurreição e da Virgem Maria, e a isso chamam milagre, não vejo motivo para colocar esses dogmas como um desafio para a ciência. Quem é cristão acredita nesses dogmas – ou então não é cristão. Faz parte do jogo."[5]
Francis Collins

Leia mais:
Wernher_von_Braun_crop
Wernher Von Braun (1912- 1977),  projetista chefe do primeiro foguete de grande porte movido a combustível líquido produzido em série, o Aggegat 4,  e lider no desenvolvimento do foguete Saturno V,  que levou os astronautas dos EUA à Lua.
Ap4-s67-50531
O primeiro Saturno V, AS-501, antes de lançamento doApollo 4

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/20-12-2019_arquivos/image017.jpg
Pítia, sacerdotisa de Delfos. Óleo sobre tela de John Collier.

pítia (em grego: Πυθία, transl. Pythía) ou pitonisa (serpente) era a sacerdotisa do templo de Apolo, em DelfosAntiga Grécia, situado nas encostas do monte Parnaso. A pítia era amplamente renomada por suas profecias, inspiradas por Apolo, que lhe davam uma importância pouco comum para uma mulher no mundo dominado pelos homens da Grécia Antiga. O oráculo délfico foi fundado no século VIII a.C.,[1] e sua última resposta registrada ocorreu em 393 d.C., quando o imperador romano Teodósio ordenou que os templos pagãos encerrassem suas operações. Até então o oráculo de Delfos era tido um dos mais prestigiosos e fiáveis oráculos do mundo grego.
Leia mais:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/20-12-2019_arquivos/image018.jpg
Licurgo consultando a Pítia. Óleo sobre tela de Eugène Delacroix.
Imagem/fonte:
Alexandr_Ivanov_015
A transfiguração de Jesus. Pintura de Alexandr Ivanov.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/05-03-2019_arquivos/image021.jpg
Cena da Transfiguração na igreja do Monte Tabor, nas proximidades
de Nazaré,  Galiléia, Israel. Foto Ismael Gobbo
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/05-03-2019_arquivos/image022.jpg
Mosaico representando o episódio bíblico do Pentecostes no teto da Catedral Basílica de São Luis. St. Louis, Missouri, EUA.
https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEhwSkiCln7d7AjHoxC5CbvAXPgJfYne3x9QtvbkV7LIv0w_vk3cGZWmxg32dG5L2AKaYfaYuHcnUWnZsIVTly-vAeCF_U2DxiOMIIR8hRuXU_x5qPm-21-Xn9xyCuqtl3LGgxYoSSLchTaVzaZWEtMxzQ5CutOK_Vl1p4hMDK3Q9wz51G5SiNHWFBbp7PeJZ1c=s0-d
Quadro “São Pedro Penitente”.  Óleo sobre tela por El Greco.
 image010
São Pedro e São Paulo. Pintura de El Grego exposta no Museu Nacional de Arte da Catalunha.
Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MAIO/05-05-2013_arquivos/image013.jpg
Ismael Gobbo e Divaldo Pereira Franco. Campinas, SP,  04/2003
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/17-05-2019_arquivos/image011.jpg
Chico Xavier,  aos 90 anos, trabalhando como sempre. Grupo Espírita da Prece,  Uberaba, MG. Foto Ismael Gobbo
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/05-03-2019_arquivos/image050.jpg
Temperança portando uma Ampulheta. Afresco de Ambrogio Lorenzetti
Um enrola na roca o que o outro gira (Ambos espalham fofocas) por Pieter Bruegel, o Velho.
File:Chain gang illustration.png
Ilustração de 1894 da ganugue da cadeia realizando trabalho manual
Ligações Ficheiro: Labor-Pearce-Highsmith-detail-1.jpeg
Detalhe do mural do Trabalho em luneta da série Família e Educação, de Charles Sprague Pearce. Biblioteca do Congresso dos EUA.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image011.jpg
“Dolce Far Niente”. Prazer de não fazer nada. Óleo sobre tela por John William Waterhouse
Imagem/fonte:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image012.jpg
Trabalhos. Óleo sobre tela por Ford Madox Brown.
https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEjHD5nZ08ZWiI8wj5Y2KdAItFZnM1MpbFoT2luRyasDjb75mGLFodrquL2bwQENRQnVbBi1oHLwoNQnJ3WzgmCko6IuT3uvt99d6A5UHlELULolYQaBXOL2uDItLbh4vb1zWWkHqBo5y-9xHFxAm13vmw3u9ZUe4FXRlxUDkO3GPRES0C2JZCjfy8gvUnGM=s0-d
 Fala de Jesus Cristo com seus Discípulos em aquarela de James Tissot.
Imagem/fonte: