BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 20 de setembro de 2020

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 21-09-2020.

CLICAR AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/SETEMBRO/21-09-2020.htm

Les prophètes du passé / par Jules-Amédée Barbey d'Aurevilly 

Os profetas do passado

Acesse aqui:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k111302c.texteImage



Barbey d'Aurevilly, homme de lettres : [photographie, tirage de démonstration] / [Atel

Copiado de:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b53066129c/f1.item

Retrato de Jules Barbey d'Aurevilly. Pintura de Émile Lévy

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Barbey_d%27Aurevilly

 

Jules-Amédée Barbey d'Aurevilly (2 de novembro de 1808 - 23 de abril de 1889) foi uma romancista e contista francesa. Ele se especializou em contos de mistério que exploravam motivações ocultas e sugeriam o mal, sem se preocupar explicitamente com nada sobrenatural. Ele teve uma influência decisiva em escritores como Auguste Villiers de l'Isle-Adam , Henry James , Leon Bloy e Marcel Proust .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Barbey_d%27Aurevilly


Joseph de Maistre

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_de_Maistre

 

Conde Joseph-Marie de Maistre (Saboia, 1 de abril de 1753 — 26 de fevereiro de 1821) foi um escritorfilósofodiplomata e advogado. Foi um dos proponentes mais influentes do pensamento contrarrevolucionário ultramontanista no período imediatamente seguinte à Revolução Francesa de 1789.

Era a favor da restauração do Reino da França, que ele via como uma instituição de inspiração divina. Argumentava também a favor da suprema autoridade do Papa, quer em matérias religiosas como também em matérias políticas.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_de_Maistre

O filósofo contra-revolucionário francês Louis de Bonald (1754-1840) por Julien Léopold Boilly (1796-1874).

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald

 

Louis Gabriel Ambroise, Visconde de Bonald (2 de outubro de 1754 - 23 de novembro de 1840), foi um filósofo e político contra-revolucionário francês [1] . Principalmente, ele é lembrado por desenvolver um conjunto de teorias sociais que exerceram uma poderosa influência na formação da estrutura ontológica a partir da qual a sociologia francesa emergiria. [2] [3] [4] [5]

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald

 


Oeuvres complètes de M. de Bonald,.... Tome troisième / publiées par M. l'abbé ... B

Obras completas de M. de Bonald

Acesse aqui:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k23498r.image  


Chateaubriand  meditando sobre as ruínas de Roma. Óleo sobre tela de Anne-Louis Girodet de Roussy-Trioson

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Anne-Louis_Girodet-Trioson_006.jpg

 

François-René de Chateaubriand (nome completo: François René Auguste de ChateaubriandSaint-Malo4 de Setembro de 1768 — Paris4 de Julho de 1848), também conhecido como visconde de Chateaubriand, foi um escritor, ensaísta, diplomata e político francês que se imortalizou pela sua magnífica obra literária de caráter pré-romântico. Pela força da sua imaginação e o brilho do seu estilo, que uniu a eloquência ao colorido das descrições, Chateaubriand exerceu uma profunda influência na literatura romântica de raiz europeia, incluindo a lusófona.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois-Ren%C3%A9_de_Chateaubriand

F. de Lamennais

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b105379051

F. de Lamennais : [estampe] / Aloysius Calamatta ad vivum delineavit et sculpsit 1847

 

Lamennais:

Hughes Félicité Robert de Lamennais, foi um filósofo e escritor político francês. Wikipédia

Nascimento: 19 de junho de 1782, Saint-Malo, França

Falecimento: 27 de fevereiro de 1854, Paris, França

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lamennais

Página do jornal “Le Siècle” de 01-03-1854 noticiando a morte de Lamennais seu velório e enterro. Veja na segunda coluna “Nécrologie”..

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k7246967/f3.item.zoom

 

 

.........................

.......................

...............

Papa Gregório XVI desautorizou as opiniões de Lamennais na Encíclica "Mirari vos", em Agosto de 1831. Não houve uma citação específica a ele e nem a seu jornal, mas tão somente uma censura implícita a ambos. Inicialmente, Lamennais suspendeu a distribuição do jornal, submetendo-se; mais tarde deixou a Igreja e defendeu a própria posição na obra "Paroles d'un croyant" (Palavras de um crente), condenada explícitamente na Encíclica "Singulari nos", em Julho de 1834, sendo citados tanto o autor quanto a obra.

Incansável, ele se devotou à causa do povo, colocando sua pena a serviço do Republicanismo e do Socialismo. Escreveu obras como "O Livro do Povo" (1838), "Os afazeres de Roma" e "Esboço de uma Filosofia". Chegou a ser condenado à prisão mas, já em 1848 foi eleito para a Assembleia Nacional, aposentando-se em 1851.

Por ocasião de sua morte, não desejando se reconciliar com a Igreja, foi sepultado em uma cova de indigente.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lamennais

Martinho Lutero

Imagem/fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero

 

Martinho Lutero, em alemãoMartin Luther (Eisleben10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.

Leia mais :

https://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero

Retrato de John Wycliffe (c.1330–1384). Óleo sobre tela de Thomas Kirkby

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/John_Wycliffe

 

John Wycliffe ( / w ɪ k l ɪ f / ; também escrito Wyclif , Wycliff , Wiclef , Wicliffe , Wickliffe ;. C 1320 - 31 dezembro 1384) [2] foi um Inglês escolástica filósofo , teólogo, tradutor bíblico, reformista, padre , e um professor de seminário na Universidade de Oxford . Ele se tornou um dissidente influente dentro do sacerdócio católico romano durante o século 14 e é considerado um importante predecessor do protestantismo .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/John_Wycliffe

Universidade de Oxford. Reino Unido. Foto: Laura Emília Michelin Gobbo.

Ponte Hertford ou “A ponte dos suspiros”  em Oxford. Reino Unidos. Foto Matheus Gobbo.

 

A ponte de Hertford , muitas vezes chamada de " a ponte dos suspiros ", é uma via aérea que une duas partes do Hertford College sobre New College Lane, em Oxford , Inglaterra . Seu design distinto o torna um marco da cidade.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Bridge_of_Sighs_(Oxford)

Queima de Jan Hus na fogueira

Imagem/fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Spiezer_Chronik_Jan_Hus_1485.jpg

 

Jan Hus , nascido Jan Husinec ( / h ʊ s / ; [1] Checa: [janeiro ɦus] ouvir )Sobre este som ; . C  1369 - 06 de julho de 1415), [2] às vezes anglicizado como John Hus ou John Huss , e referiu em textos históricos como Iohannes Hus ou Johannes Huss , foi um teólogo e filósofo tcheco que se tornou reformador de igrejas e inspirador do hussitismo , um predecessor essencial do protestantismoe uma figura seminal na Reforma Boêmia . Depois de John Wycliffe , o teórico da reforma eclesiástica, Hus é considerado o segundo reformador de igreja, como ele viveu antes de Lutero , Calvino e Zwingli . Seus ensinamentos tiveram forte influência sobre os estados da Europa Ocidental, mais imediatamente na aprovação de uma denominação religiosa boêmia reformada e, mais de um século depois, em Martin Luther . [3] Hus era um mestre, reitor e reitor [4] na Universidade Charles , em Praga .

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

Jerônimo de Praga.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jer%C3%B4nimo_de_Praga

 

Jerônimo de Praga (Praga1379 — Constança30 de maio de 1416) foi o principal discípulo e o mais devotado amigo de Jan Huss, o célebre reformador religioso tcheco.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jer%C3%B4nimo_de_Praga

Retrato anônimo do século 16 de Calvino. (Capa Cottret, Bernard (2000), Calvin: A Biography, Grand Rapids, Michigan: Wm. B. Eerdmans)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Calvino

 

João Calvino (Noyon10 de julho de 1509 — Genebra27 de maio de 1564) foi um teólogo cristão francês. Aos 14 anos foi estudar em Paris preparando-se para entrar na universidade. Estudou gramática, filosofia, retórica, lógica, aritmética, geometria, astronomia e música. Em 1523 foi estudar no famoso Colégio Montaigu. Em 1528, com 19 anos, iniciou seus estudos em Direito e, depois, em Literatura. Em 1532 escreveu seu primeiro livro, um comentário à obra De Clementia de Sêneca. Em 1533, na reabertura da Universidade de Paris, escreveu um discurso atacando a teologia dos escolásticos e foi perseguido. Possivelmente foi neste período 1533-34 que Calvino se converteu, por influência de seu primo Robert Olivétan.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Calvino

Estátua de Jean Calvin por Maurice Raymond (1862-1910), museu internacional de la Réforme, Genebra (Suíça)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Calvino


Retrato de Ulrich Zwingli (1484-1531). Pintura de Hans Asper.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ulrico_Zu%C3%ADnglio

 

 

Ulrico Zuínglio, em alemão HuldreychHuldreich ou Ulrich Zwingli (WildhausCantão de São Galo1º de janeiro de 1484 — Kappel am Albis10 de outubro de 1531), foi um teólogo suíço e principal líder da Reforma Protestante na Suíça.

Zuínglio foi o líder da reforma suíça e fundador das igrejas reformadas suíças. Independentemente de Martinho Lutero, que era doctor biblicus, Zuínglio chegou a conclusões semelhantes pelo estudo das escrituras do ponto de vista de um erudito humanista. Zuínglio não deixou uma igreja organizada, mas as suas doutrinas influenciaram as confissões calvinistas.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ulrico_Zu%C3%ADnglio

Jan Hus

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

 

Jan Hus , nascido Jan Husinec ( / h ʊ s / ; [1] Checa: [janeiro ɦus] ouvir )Sobre este som ; . C  1369 - 06 de julho de 1415), [2] às vezes anglicizado como John Hus ou John Huss , e referiu em textos históricos como Iohannes Hus ou Johannes Huss , foi um teólogo e filósofo tcheco que se tornou reformador de igrejas e inspirador do hussitismo , um predecessor essencial do protestantismoe uma figura seminal na Reforma Boêmia . Depois de John Wycliffe , o teórico da reforma eclesiástica, Hus é considerado o segundo reformador de igreja, como ele viveu antes de Lutero , Calvino e Zwingli . Seus ensinamentos tiveram forte influência sobre os estados da Europa Ocidental, mais imediatamente na aprovação de uma denominação religiosa boêmia reformada e, mais de um século depois, em Martin Luther . [3] Hus era um mestre, reitor e reitor [4] na Universidade Charles , em Praga .

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

O rio Saône e a colina de Fourviére no século XVIII. Lião, França.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Lyon_la_Saone_et_fourviere.JPG

Em Lião nasceu Hippolyte Léon Denizard Rivail – Allan Kardec, aos 3 de outubro de 1804.

Castelo de Yverdon-les-Bains. Suiça. Local onde funcionou o instituto de Pestalozzi onde Allan Kardec estudou.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/61/Yverdon-les-Bains_Castle.jpg

Pestalozzi com órfãos em Stans. Foi o grande mestre do codificador do Espiritismo, Allan Kardec

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Heinrich_Pestalozzi#/media/File:Pestalozzi.jpg

Jesus em óleo sobre tela de Maria Tereza Braga e Allan Kardec (Wikipédia)



Enrique Eliseo Baldovino autografando.

Nosso amigo querido Enrique Eliseo Baldovino desencarnou aos 13 de fevereiro de 2019 e nos deixou verdadeiras preciosidades com sua competência e bondade. Nosso abraço e reconhecimento Baldovino. Continue nos ajudando como você  sempre fez. Ismael Gobbo.


******************

Vídeo de entrevista com Charles Kempf por Bruno Tavares

Acesse no link

Clique aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=t8F4OS5bltw&feature=share&fbclid=IwAR3eO9Z-gW8QiQSyNun7bVqf18v1j5P_eUR6XawUG7sEO4PYSXTusNmr8Hk

 



******************


Oscar Wilde

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Wilde

 

Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde, ou simplesmente Oscar Wilde (DublinIrlanda16 de outubro de 1854 — Paris30 de novembro de 1900) foi um influente escritorpoeta e dramaturgo irlandês.[1] Depois de escrever de diferentes formas ao longo da década de 1880, tornou-se um dos dramaturgos mais populares de Londres, em 1890. Hoje ele é lembrado por seus epigramas, peças e livros.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Wilde


Uma foto da capa da edição de julho de 1890 da Lippincott's Monthly Magazine , onde "The Picture of Dorian Gray" foi publicado pela primeira vez (também publicado simultaneamente em Londres).

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Picture_of_Dorian_Gray

O pintor Basil Hallward e o aristocrata Lord Henry Wotton observam a pintura de Dorian Gray.

Imagem copiada de: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Picture_of_Dorian_Gray

Dublin, Irlanda, por volta de 1831. Phoenix Park.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Dublin_c1831_from_the_Phoenix_Park.JPG

Avenue de l'Opéra, sol, manhã de inverno. Óleo sobre tela de Camille Pissarro.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Camille_Pissarro_-_Avenue_de_l%27Opera_-_Mus%C3%A9e_des_Beaux-Arts_Reims.jpg

Aterro do Tamisa, Londres, Inglaterra. Photochrom Print Collection. Entre 1890 e 1900.

Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Copiado de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Thames_embankment,_London,_England-LCCN2002696941.tif

Página do Le Journal de 01-12-1900 noticiando a morte de Oscar Wilde. Veja na 2ª. Coluna.

Copiado de: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k7623342q/f4.item


O muito visitado túmulo de Oscar Wilde no Cemitério Père Lachaise em Paris, França. Foto Ismael Gobbo.