BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 03-10-2020.

CLICAR AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/03-10-2020.htm

Progresso americano. Pintura a óleo de John Gast.

https://en.wikipedia.org/wiki/Progress

Esta pintura mostra o "Destino Manifesto" (a crença de que os Estados Unidos deveriam se expandir do Atlântico ao Oceano Pacífico. Em 1872, o artista John Gast pintou uma cena popular de pessoas se movendo para o oeste que capturou a visão dos americanos na época. Chamado de "Espírito da Fronteira "e amplamente distribuída como uma gravura retratou colonos movendo-se para o oeste, guiados e protegidos por Columbia (que representa a América e está vestida com uma toga romana para representar o republicanismo clássico) e auxiliados pela tecnologia (ferrovias, telégrafo), impulsionando os nativos americanos e bisão na obscuridade. A tecnologia mostrada na imagem é usada para representar a explosão de inovação e invenção da tecnologia moderna. Também é importante notar que a Columbia está trazendo a "luz"como testemunhado no lado oriental da pintura enquanto ela viaja em direção ao oeste "escurecido".

 

 

 

Progresso é o movimento em direção a um estado refinado, aprimorado ou de outra forma desejado. [1] [2] [3] No contexto do progressivismo , refere-se à proposição de que os avanços na tecnologia , ciência e organização social resultaram, e por extensão continuarão a resultar, em uma condição humana melhor ; [4] o último pode acontecer como resultado da ação humana direta, como no empreendimento social ou através do ativismo , ou como uma parte natural da evolução sociocultural .

O conceito de progresso foi introduzido nas teorias sociais do início do século 19 , especialmente a evolução social, conforme descrito por Auguste Comte e Herbert Spencer . Ele estava presente no Iluminismo 's filosofias da história . Como objetivo, o progresso social tem sido defendido por vários domínios de ideologias políticas com diferentes teorias sobre como deve ser alcançado

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Progress


Temperança portando uma Ampulheta. Afresco de Ambrogio Lorenzetti

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ambrogio_Lorenzetti_002-detail-Temperance.jpg

Relógio. Estação ferroviária Gare de Lyon Part Dieu. Lião, França. Foto Ismael Gobbo

Um diorama mostrando antigos homens das cavernas fica dentro do Museu Nacional da História da Mongólia em Ulaanbaatar, Mongólia. O museu preserva o patrimônio cultural da Mongólia.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Diorama,_cavemen_-_National_Museum_of_Mongolian_History.jpg

 

 

Diorama é um modo de apresentação artística tridimensional, de maneira muito realista, de cenas da vida real para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento.[1][2]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Diorama

Metalurgia. Óleo sobre tela por Adolph von Menzel.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Adolph_Menzel_-_Eisenwalzwerk_-_Google_Art_Project.jpg

Locomotiva a vapor do trem turístico de Campinas a Jaguariúna na estação de Carlos Gomes. Foto Ismael Gobbo
Trem de alta velocidade Frecciarossa na estação Termini, em Roma, Itália.  Foto Ismael Gobbo

Parede de tijolos de terracota esmaltada. Babilônia (Iraque) sob o reinado de Nabucodonosor II. (604- 562 a.C).

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Visão artística dos Jardins Suspensos da Babilónia

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Babil%C3%B3nia

 

 

Babilónia (pt) ou Babilônia (pt-BR) (em aramaico: בבל; transl.: Babel; em hebraico: בָּבֶל; Bavel; em árabe: بابل; Bābil; em acádioBāb-ili(m); em sumério: KÁ.DINGIR.RA) foi a cidade central da civilização babilónica, na Mesopotâmia, situada nas margens do rio Eufrates. As suas ruínas encontram-se a norte do centro da cidade atual de Hila, capital da província de Babil, no Iraque, situada 100 km a sul de Bagdade. Em pelo menos duas ocasiões, a primeira no século XVIII a.C. e a segunda no século VI a.C., foi capital da principal potência da Mesopotâmia e, nesses períodos, é possível que tenha sido a maior cidade do mundo, na qual existiam alguns dos monumentos mais impressionantes da Antiguidade e que ocupava uma área de cerca de 10 km² defendida por várias cercas de imponentes muralhas. O seu sítio arqueológico foi classificado pela UNESCO como Património Mundial em 2019.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Babil%C3%B3nia

Fotografia de 1932 de ruínas de Babilónia

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Babylon,_1932.jpg

A cabeça da Grande Esfinge de Gizé e divulgada como sendo a representação da cabeça do faraó  Quéfren

ou de seu irmão Djedefré.   Foto Ismael Gobbo

 

Grande Esfinge de Gizé

Grande Esfinge de Gizé (em árabe: أبو الهول; Abu al-Haul), comumente referida apenas como Esfinge, é uma estátua da pedra calcária que representa uma esfinge (uma criatura mítica com corpo de leão e uma cabeça humana) localizada no planalto de Gizé, na margem oeste do rio Nilo, em GizéEgito. O rosto do monumento é geralmente considerado como uma representação do rosto do faraó Quéfren.

É a maior estátua feita de monólito no mundo, com 73,5 metros de comprimento, 19,3 metros de largura e 20,22 m de altura.[1] É a mais antiga escultura monumental conhecida e é comumente tida como uma obra construída por egípcios antigos do reino velho Império Antigo durante o reinado do faraó Quéfren (c. 2558-2532 a.C.).[1][2]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Esfinge_de_Giz%C3%A9

 

Pirâmide dos degraus em Sacará. Foto Ismael Gobbo

Pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, em Gizé, proximidades do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

Pirâmide de Quéfren em Gizé, Egito. Foto Ismael Gobbo.

A Grande Muralha da China em Jinshanling. Imagem/autor: Severin.stalder

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Great_Wall_of_China_at_Jinshanling.jpg

Acrópole de Atenas, Grécia. Foto Ismael Gobbo

 

A Acrópole de Atenas (em gregoΑκρόπολη Αθηνώνtransl.Akrópoli Athinón) é a mais conhecida e famosa acrópole do mundo. Embora existam muitas outras acrópoles na Grécia, o significado da Acrópole de Atenas é tal que é comumente conhecida como A Acrópole, sem qualificação. É uma colina rochosa de topo plano que se ergue 150 metros acima do nível do mar, em Atenascapital da Grécia, e abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Acr%C3%B3pole_de_Atenas


Moeda romana com esfinge do imperador Vespasiano cabeça da Família Flavia ou dos Flavianos  em cujos governos foi construído o Coliseu de Roma.

Museu Nacional de Arte Romano. Mérida, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

Tito Flávio Vespasiano (em latimTitus Flavius VespasianusFalacrina17 de novembro de 9 — Roma23 de junho de 79), foi um imperador romano, o primeiro da dinastia flaviana, que ocupou o poder em 69, logo após o suicídio de Nero e o conturbado ano dos quatro imperadores. Foi proclamado imperador pelos seus próprios soldados em Alexandria. Sucederam-lhe sucessivamente dois dos seus filhos, Tito e Domiciano.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vespasiano

Corredores do Coliseu. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Coliseu (em italianoColosseo), também conhecido como Anfiteatro Flaviano (em latimAmphitheatrum Flavium; em italianoAnfiteatro Flavio), é um anfiteatro oval localizado no centro da cidade de Roma, capital da Itália. Construído com concreto e areia,[1] é o maior anfiteatro já construído e está situado a leste do Fórum Romano.

A construção começou sob o governo do imperador Vespasiano[2] em 72 d.C. e foi concluída em 80, sob o regime do seu sucessor e herdeiro, Tito.[3] Outras modificações foram feitas durante o reinado de Domiciano (81-96).[4] Estes três imperadores são conhecidos como a dinastia flaviana e o anfiteatro foi nomeado em latim desta maneira por sua associação com o nome da família (Flavius).

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Coliseu

Coliseu, Roma. Foto Ismael Gobbo.

As festas romanas do Coliseu. Óleo sobre tela de Pablo Salinas (década de 1900)

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

O Rio Tibre e sua correnteza. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.

Jesus aos doze anos entre os doutores do templo. Óleo em painel por Albrecht Durer.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Albrecht_D%C3%BCrer_-_Jesus_among_the_Doctors_-_Google_Art_Project.jpg

Aquarela de James Tissot ilustrando o episódio em que Jesus cura  um “endemoniado”,

com os porcos se precipitando  mar.

Imagem/fonte: 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/be/Brooklyn_Museum_-_The_Swine_Driven_into_the_Sea_%28Les_porcs_pr%C3%A9cipit%C3%A9s_dans_la_mer%29_-_James_Tissot.jpg

O Bom Samaritano. Pintura de George Frederic Watts

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Good_Samaritan_(Watts).jpg

Jesus curando o cego de Betsaida. Óleo sobre tela por El Greco.

Imagem/fonte: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_curando_o_cego_de_Betsaida#/media/File:El_Greco_-_Christ_Healing_the_Blind_-_WGA10420.jpg

São Felipe.  apóstolo.  Guache  sobre grafite em papel tecido cinza. James Tissot.

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Philip_the_Apostle

 

Filipe, o Apóstolo ( grego : Φίλιππος ; aramaico : ܦܝܠܝܦܘܣcopta : ⲫⲓⲗⲓⲡⲡⲟⲥ , Philippos ) foi um dos Doze Apóstolos de Jesus de acordo com o Novo Testamento . Tradições cristãs posteriores descrevem Filipe como o apóstolo que pregou na Grécia , Síria e Frígia .

No rito romano , o dia da festa de Filipe, junto com o de Tiago, o Menor , era tradicionalmente celebrado em 1º de maio, o aniversário da dedicação da igreja dedicada a eles em Roma (agora chamada de Igreja dos Doze Apóstolos ). A Igreja Ortodoxa Oriental celebra o dia de festa de Filipe em 14 de novembro. Um dos códices gnósticos descobertos na biblioteca de Nag Hammadi em 1945 traz o nome de Philip no título, na linha de fundo. [2]

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Philip_the_Apostle

São Francisco de Assis na visão do Papa Nicolau V. Óleo sobre tela de Francisco de Zurbarán

Museu Nacional de Arte da Catalunha. Barccelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo


São Vicente de Paulo. Pintura por Simon François de Tours.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vincent_de_Paul.PNG

Uma filha da caridade mostrada com o equipamento de cabeça distintivo, Irlanda, 1964.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Daughters_of_Charity_of_Saint_Vincent_de_Paul#/media/File:Nun_with_a_most_remarkable_veil_head_dress_waiting_for_a_bus_outside_the_Rotunda_Hospital_on_Parnell_Street,_Dublin.jpg

A Senate House (University of London) foi construída por doação da Fundação Rockefeller em 1926 e a pedra fundamental colocada pelo Rei George V em 1933. É a sede da Universidade de Londres desde 1937.

Imagem copiada de: https://en.wikipedia.org/wiki/Rockefeller_Foundation

Cataratas do Iguaçu. Vista do lado argentino. Fotos Ismael Gobbo
Cataratas do Iguaçu. Vista do lado argentino. Fotos Ismael Gobbo
Mapa  no Parque Nacional do Iguazú. Puerto Iguazú, Argentina. Fotos Ismael Gobbo.
Pássaros no Parque Nacional do Iguazú. Puerto Iguazú, Argentina. Fotos Ismael Gobbo.

O rio Saône e a colina de Fourviére no século XVIII. Lião, França.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Lyon_la_Saone_et_fourviere.JPG

Em Lião nasceu Hippolyte Léon Denizard Rivail, o Allan Kardec, aos 3 de outubro de 1804.

Mercado das flores no “Quai de l’Horloge”, Paris.  Óleo sobre tela por Georges Stein.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4d/Georges_Stein_Flower_Market.jpg

Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec). Codificador do Espiritismo.

Lião, 03-10-1804 – Paris 31-03-1869


Vista da cidade de Bourg en Bresse: [desenho] ​​/ lallemand f.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b7742638t.item

 

Embora Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail) tivesse nascido na

cidade de Lião, França, aos 3 de outubro de 1804, consta ter vivivo a infância

em Bourg em Bresse.

[Igreja Notre-Dame de Brou no bairro de Bourg-en-Bresse]: [foto] / Lallemand

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b77426434.item

 

 

Embora Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail) tivesse nascido na

cidade de Lião, França, consta ter vivivo a infância em Bourg em Bresse.

 

Vista de Lião a partir da Colina de Fourvière. Foto Ismael Gobbo.

Em Lião nasceu Allan Kardec em 03 de outubro de 1804.


Castelo de Yverdon-les-Bains. Suiça. Local onde funcionou o instituto de Pestalozzi.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/61/Yverdon-les-Bains_Castle.jpg

 

Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail) aos 11 anos de idade foi levado

pela mãe a estudar na escola de Pestalozzi.

Pestalozzi com órfãos em Stans

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Heinrich_Pestalozzi#/media/File:Pestalozzi.jpg

As obras básicas do Espiritismo codificado por Allan Kardec.

Imagem/fonte: http://www.guia.heu.nom.br/obras_basicas.htm

O Livro dos Espíritos. Autor: Allan  Kardec.  1ª. edição 1857

Copiado de:  https://kardec.blog.br/18-de-abril-de-1857/

Vista de Lião, França,  desde a Colina de Fourvière. O Rio Saône e a   Igreja de Saint-Nizier. Foto Ismael Gobbo.

Em Lião nasceu Allan Kardec em 03-10-1804.

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. (Lião, 03-10-1804 / Paris, 31-03-1869)

Imagem/fonte: https://dialogos.files.wordpress.com/2007/02/allan-kardec-tratado-2.jpg


Richard Simonetti (Bauru10 de outubro de 1935 - Bauru, 3 de outubro de 2018)

Richard Simonetti  no lançamento de seu 60º. Livro “Amor de Provação” na Livraria Saraiva no Center Norte

25-06-2016. Fotos Ismael Gobbo