BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 31-10-2020.

CLICAR AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/31-10-2020.htm 

Julien Offray de La Mettrie. Gravação. Artista Achille Ouvré (1872-1951) d'après G.-F. Schmidt

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Julien_Offray_de_La_Mettrie.jpg

 

Julien Offray de La Mettrie (Saint-Malo25 de dezembro de 1709 - Potsdam11 de novembro de 1751) foi um médico e filósofo francês e um dos primeiros escritores a escrever sobre o materialismo na era do iluminismo. É considerado como um fundador da ciência cognitiva.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Julien_Offray_de_La_Mettrie

Livro L´Homme Machine de La Mettrie

Acesse aqui:  https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k10558389.image

 

 

La Mettrie considera que todos os filósofos do passado foram enganados por seu raciocínio sobre o homem a priori . Somente o método empírico lhe parece legítimo.

A mente deve ser considerada como uma continuação da organização sofisticada da matéria no cérebro humano: o homem é, portanto, apenas um animal superior (como o autômato de Vaucanson ). A Mettrie estende ao homem o princípio da máquina animal de Descartes e rejeita qualquer forma de dualismo em favor do monismo . Seu determinismo mecanicista naturalmente o leva a rejeitar qualquer idéia de Deus , mesmo a dos panteístas com quem ele se recusa a confundir a natureza.

La Mettrie é particularmente conhecido na história da filosofia, graças ao título sugestivo deste livro.

Leia mais: https://fr.wikipedia.org/wiki/L%27Homme_Machine


Voltaire. Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire#/media/File:Atelier_de_Nicolas_de_Largilli%C3%A8re,_portrait_de_Voltaire,_d%C3%A9tail_(mus%C3%A9e_Carnavalet)_-002.jpg

 

François-Marie Arouet, mais conhecido pelo pseudônimo Voltaire (Paris21 de novembro de 1694 — Paris, 30 de maio de 1778), foi um escritorensaístadeísta e filósofo iluminista francês.[1]

Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio, é uma dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana. Escritor prolífico, Voltaire produziu cerca de 70 obras[2] em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatropoemasromancesensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos.

Foi um defensor aberto da reforma social apesar das rígidas leis de censura e severas punições para quem as quebrasse. Um polemista satírico, ele frequentemente usou suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo. Voltaire é o patriarca de Ferney. Ficou conhecido por dirigir duras críticas aos reis absolutistas e aos privilégios do clero e da nobreza. Por dizer o que pensava, foi preso duas vezes e, para escapar a uma nova prisão, refugiou-se na Inglaterra. Durante os três anos em que permaneceu naquele país, conheceu e passou a admirar as ideias políticas de John Locke.[2]          https://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire

Estátua de Jean Jacques Rousseau (1712- 1778),  que fica ao lado da Faculdade de Direito de Paris- Sorbonne e

próximo do Panteón onde está sepultado. Paris, França.  Foto Ismael Gobbo

 

 

Jean-Jacques Rousseau, também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau (Genebra, 28 de junho de 1712 — Ermenonville, 2 de julho de 1778), foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata genebrino. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.

Sua filosofia política de fato influenciou o Iluminismo por toda a Europa, assim como também aspectos da Revolução Francesa e o desenvolvimento moderno da economia, da política e do pensamento educacional.

Para ele, as instituições educativas tradicionais corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a Natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.[1]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Rousseau

Allan Kardec. Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec#/media/File:Allan_Kardec_L%27Illustration_10_avril_1869.jpg

magem de O Livro dos Espíritos da edição de 1860.

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_Esp%C3%ADritos

A primeira edição da obra foi lançada por Allan Kardec aos 18 de abril de 1857.

 

 

O Livro dos Espíritos (na língua francesa, Le Livre des Esprits) é o primeiro livro da Codificação Espírita publicado por Hippolyte Léon Denizard Rivail sob o pseudônimo de Allan Kardec. Esta obra contém os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as Leis Morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade (segundo os ensinamentos dos Espíritos Superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec). É uma das oito obras fundamentais para o estudo da Doutrina Espírita juntamente com: O que é o Espiritismo (1859); O Livro dos Médiuns (1861); O Evangelho Segundo Espiritismo (1863); O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina Segundo o Espiritismo (1865); A Gênese, os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo (1868), Obras Póstumas (1890) e Revista Espírita (1858-1869).

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_Esp%C3%ADritos

 

Entrada triunfal em Jerusalem. Óleo sobre tela de Enrique Simonet.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Entrada_triunfal_em_Jerusal%C3%A9m#/media/File:Enrique_Simonet_-_Flevit_super_illam_1892.jpg

A destruição do Templo de Jerusalém. Óleo sobre tela de Francesco Hayez.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Francesco_Hayez_017.jpg

A Batalha De Borondino. Óleo sobre tela de Peter von Hess.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Borodino

 

Batalha de Borodino (em russoБородинское сражениеBorodinskoe srazhenie; em francêsBataille de la Moskova), foi uma batalha que teve lugar a 7 de setembro de 1812,[nota 1] foi a maior e mais sangrenta batalha, em apenas um dia, no decurso da Campanha da Rússia e em todo o período das Guerras Napoleónicas, envolvendo mais de 250 000 homens e com mais de 70 000 baixas. O exército imperial francês, a Grande Armée, sob o comando geral de Napoleão Bonaparte, atacou o Exército Imperial Russo, liderado pelo general Mikhail Kutuzov, perto da vila de Borodino, a oeste da cidade de Mojaisk, capturando as principais posições do campo-de-batalha, mas sendo malsucedido ao não conseguir destruir o exército russo, apesar no número elevado de baixas. Cerca de um terço das forças de Napoleão foram mortas ou feridas; do lado russo, as perdas também foram elevadas, mas estas puderam ser substituídas no decorrer da campanha pelas milícias que se encontravam junto do exército russo e por forças de reserva.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Borodino

Retirada francesa da Rússia em 1812. pelo artista russo Illarion Pryanishnikov

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/War_and_Peace

Guerra da Criméia: Florence Nightingale com sua lâmpada na cabeceira do paciente. Litografia colorida após H. Rae.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/ba/Florence_Nightingale._Coloured_lithograph._Wellcome_V0006579.jpg/804px-Florence_Nightingale._Coloured_lithograph._Wellcome_V0006579.jpg

Escultura: “Simbolo de Paz”. Autor: José Cruañes. Rosário, Argentina. Foto Ismael Gobbo

Cristo lavando os pés dos apóstolos. Óleo sobre tela de Dirck Jaspersz. van Baburen 

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Dirck_van_Baburen_-_Christ_Washing_the_Apostles_Feet_-_WGA1090.jpg

O Evangelho Segundo o Espiritismo. A primeira edição foi lançada por Allan Kardec aos

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Evangelho_segundo_o_Espiritismo

 

O Evangelho segundo o Espiritismo (em língua francesa L'Évangile Selon le Spiritisme) é um livro espírita francês. De autoria de Allan Kardec, foi publicado em Paris em 15 de abril de 1864. É uma das obras básicas do espiritismo, e dentre elas a que dá maior enfoque a questões religiosas, éticas e comportamentais do ser humano.

Nela são abordados os Evangelhos canônicos sob a óptica da Doutrina Espírita, tratando com atenção especial a aplicação dos princípios da moral cristã e de questões de ordem religiosa como a da prece e da caridade.

A obra contém "a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e sua aplicação às diversas circunstâncias da vida". (365ª edição da tradução brasileira).

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Evangelho_segundo_o_Espiritismo

Passagem Sainte- Anne. Paris França.

Imagem: Autor: Mbzt  fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:P1170046_Paris_II_passage_Sainte-Anne_rwk.jpg

 

 

 

A passagem Sainte-Anne é uma passarela de pedestres localizada no º  arrondissement de Paris . Ela se abre para o leste, na rua Sainte-Anne , 59, em frente à saída das ruas Rameau e Cherubini . Ele termina 47  m para a oeste, directamente na passagem Choiseul , a o  52.

https://fr.wikipedia.org/wiki/Passage_Sainte-Anne

 

 

Na passagem Sainte-Anne no. 59.  funcionou a sede própria da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas

e foi  residência de Allan Kardec onde ele faleceu aos 31 de março de 1869 com 65 anos de idade.

Ponte Charles de Gaulle sobre o rio Sena e a estação de Austerlitz. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

A Doutrina Espírita foi codificada por Allan Kardec em Paris.

Pont Neuf e Samaritaine  a direita. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

La Samaritaine é uma loja de departamentos localizada em Paris entre a Rue de Rivoli e do Sena , no nível Pont Neuf no st distrito de Paris . 

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/La_Samaritaine

Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto: Laura Emilia Michelin Gobbo.

Túmulo em estilo dólmen druida de Allan Kardec. Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto: Laura Emilia Michelin Gobbo.

 

 

 

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo,  nasceu em Lião, França, aos 03 de outubro de 1804.

Faleceu aos 31de março de 1869 na cidade de  Paris onde foi sepultado.

Túmulo de Chopin. Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Frédéric Chopin

Frédéric François Chopin, também chamado Fryderyk Franciszek Chopin (Żelazowa Wola22 de Fevereiro[2] ou 1 de Março de 1810[1] — Paris17 de Outubro de 1849), foi um pianista polonês radicado na França[3][4][5][6][7][8] e compositor para piano da era romântica. É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história.[9] Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros grandes compositores, como Mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fr%C3%A9d%C3%A9ric_Chopin

Túmulo de Jean François Champollion “O Jovem” em forma de obelisco egípcio

Cemitério Père Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Jean-François Champollion (Figeac23 de dezembro de 1790 — Paris4 de março de 1832), também conhecido como Champollion le jeune,[nota 1] foi um egiptólogo, considerado o pai da egiptologia, que se tornou famoso pelos seus trabalhos sobre a cultura e a língua do Egito Antigo, e, em especial, por ter sido o principal responsável pela decifração dos hieróglifos egípcios.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Fran%C3%A7ois_Champollion


Estátua de Chico Xavier inaugurada em Uberaba

Inaugurada no dia 29/10/2020

a estátua do medium Chico Xavier na Praça Rui Barbosa, centro de Uberaba, defronte ao antigo Café 1001 que segundo a história na década de 60 era o local onde Chico tomava café frequentemente.

Foto José Reis Mendes

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com])

Salvador do Mundo. Óleo sobre tela sem assinatura e de autor desconhecido.

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, Bahia, em 1500. Óleo sobre tela de Oscar Pereira da Silva (1922).

Museu Histórico Nacional; Rio de Janeiro, Brasil. Imagem/fonte: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil#/media/File:Desembarque_de_Pedro_%C3%81lvares_Cabral_em_Porto_Seguro_e

 

 

LEIA SOBRE O DESEMBARQUE DE PEDRO ALVARES

CABRAL EM PORTO SEGURO, BAHIA, EM 1500.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Desembarque_de_Pedro_%C3%81lvares_Cabral_em_Porto_Seguro_em_1500

Bandeira do Brasil no Monumento do Ipiranga. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Proclamação da Independência. Óleo sobre tela de François- René Moreau.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Independencia_brasil_001.jpg

Revista de História da Biblioteca Nacional nº 24 / nº 48

 

 

LEIA SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

https://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_do_Brasil


Estátua do imperador D. Pedro I. Mármore esculpido por Francesco Benaglia.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

LEIA SOBRE PEDRO I DO BRASIL

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_I_do_Brasil


Monumento à Independência do Brasil. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

LEIA SOBRE O MONUMENTO À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

https://pt.wikipedia.org/wiki/Monumento_%C3%A0_Independ%C3%AAncia_do_Brasil

Estudo para a sagração de Dom Pedro II. Óleo sobre tela de Manuel Araújo Porto-Alegre.

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Manuel_de_Ara%C3%BAjo_Porto-alegre_-_estudo_para_a_sagra%C3%A7%C3%A3o_de_Dom_Pedro_II_-_c._1840.jpg

 

LEIA SOBRE A COROAÇÃO DE D. PEDRO II

https://pt.wikipedia.org/wiki/Coroa%C3%A7%C3%A3o_de_D._Pedro_II_(Manuel_de_Ara%C3%BAjo_Porto-Alegre)

Dom. Pedro II. Óleo sobre tela de Antônio Cândido de Menezes. 1872.

Museu Júlio de Castilhos. Porto Alegre, RS. Foto Ismael Gobbo.

 

 

LEIA SOBRE  PEDRO II DO BRASIL

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_II_do_Brasil


 

OUÇA O

HINO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

ACESSE:

https://www.youtube.com/watch?v=-2CuViuAIHw


Mármore Azul. Uma imagem composta do hemisfério ocidental da Terra. NASA.

Fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Nasa_blue_marble.jpg 

A fonte e o mercado da Candelária, Largo do Paço, atual Praça XV de Novembro. Rio de Janeiro, RJ.

Autoria de Revert Henrique Klumb. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro.

Exposto no Museu Nacional de Belas Artes. Copiado em visita por Ismael Gobbo.

Autoretrato ou Manteau Rouge. Óleo sobre tela de Tarsila do Amaral. 1923.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Tarsila de Aguiar do Amaral (Capivari1 de setembro de 1886 — São Paulo17 de janeiro de 1973) foi uma pintoradesenhista e tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.[1]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tarsila_do_Amaral


ASSISTA O VÍDEO

CHICO XAVIER AGRADECE A SÃO PAULO

CHICO XAVIER (1910 - 2002) E TARSILA DO AMARAL (1886 - 1973)

ACESSE AQUI:

https://www.youtube.com/watch?v=euqb9F3v_c8

 


*********************


São João Evangelista. Óleo sobre tela de Nicolas-Antoine Taunay.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

 

LEIA SOBRE JOÃO, O EVANGELISTA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o,_o_Evangelista

A sede histórica da FEB- Federação Espírita Brasileira. Rio de Janeiro, RJ. Foto Ismael Gobbo

 

LEIA SOBRE A FEB- FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

https://www.febnet.org.br/blog/geral/conheca-a-feb/origens/

 

Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. Óleo sobre tela de Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo

Dr. Bezerra é conhecido também por “Médico dos pobres.

( Riacho do Sangue, 29 de agosto de 1831 / Rio de Janeiro, 11-04-1900)

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bezerra_de_Menezes

Fachada da atual sede da FEB-Federação Espírita Brasileira. Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

LEIA SOBRE A FEB- FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

https://www.febnet.org.br/blog/geral/conheca-a-feb/origens/