BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 05-11-2020.

CLICAR AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/05-11-2020.htm

Jules Claretie (1840 - 1913), romancier, auteur dramatique, journaliste, chroniqueur et académicien français.

Fonte: BNF Gallica

Copiado de: https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Claretie,_Jules,_BNF_Gallica.jpg

 

 

Jules Arsène Arnaud Claretie (3 de dezembro de 1840 - 23 de dezembro de 1913) foi uma figura literária francesa e diretor do Théâtre Français .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Ars%C3%A8ne_Arnaud_Claretie

As mesas girantes moralizando os bastidores dos teatros. Litografia em papel de jornal de Honoré Daumier. 1853

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Les_Tables_Tournantes_Moralisant_les_Coulisses_des_Th%C3%A9%C3%A2tres_-_Honor%C3%A9_Daumier.jpg

Émile Deschanel

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b10535717w.item

 

 


Émile Deschanel

Professor, jornalista, escritor e político. - Heliologista, professor de literatura grega na Ecole Normale Supérieure, depois no College de France. - Deputado do Sena (1876-1881), eleito senador irremediável em 1885. - Pai de Paul Deschanel, Presidente da República Francesa.  https://data.bnf.fr/11899795/emile_deschanel/

 

 

 

ÉMILE DESCHANEL FOI UM CRÍTICO CONTUMAZ E AGRESSIVO DO ESPIRITISMO EM SEUS PRIMEIROS DIAS NA FRANÇA.

Louis Figuier. Louis Figuier: [fotografia, tiragem de comunicação] / [Atelier Nadar].

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Louis_Figuier02.jpg

 

Louis Figuier (15 de fevereiro de 1819 - 8 de novembro de 1894) foi um cientista e escritor francês. Ele era sobrinho de Pierre-Oscar Figuier e tornou-se professor de química na L'Ecole de pharmacie de Montpellier. Embora suas obras sejam altamente respeitadas, muitas vezes não é mencionado que ele era de fato um racista convicto da época (veja The Human Race). Figuier desempenhou um papel fundamental na perpetuação do equívoco descaradamente míope de que as pessoas de origem negra eram mentalmente inferiores, não eram totalmente humanas, tinham um mau cheiro e eram promíscuas. Sua citação desses conceitos mal formados é claro e não é verdade, mas ele continua sendo celebrado em suas "conquistas".

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Louis_Figuier

 

 

Louis Figuier foi um cientista que combateu o Espiritismo a partir de suas idéias materialistas e que recebeu as respostas de Allan Kardec.

ALLAN KARDEC, O GRANDE VENCEDOR!

Professor Rivail, o insigne Allan Kardec, codificador do Espiritismo.

Óleo sobre tela de Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo


Efeito Outono das Três Árvores de Monet. Pintura de Claude Monet.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Monet_three-trees-autumn-effect_W1306.jpg

ASSISTA AO VÍDEO:

REFLEXÃO: AS TRÊS ARVORES (Narração: Carlos Jagmin)

https://www.youtube.com/watch?v=kc9Tp959e1k

A Adoração dos Pastores. Pintura a óleo de Matthias Stom.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Adoration_of_the_sheperds_-_Matthias_Stomer.jpg

 

Cristo na tempestade no Mar da Galileia.. Óleo sobre cobre de Jan Brueghel o velho 

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brueghel,_Jan_I_-_Christ_in_the_Storm_on_the_Sea_of_Galilee_-_1596.jpg

Jesus carregando a cruz. \Óleo sobre tela por El Greco.

Imagem/fonte: 

 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e2/El_Greco_-_Jes%C3%BAs_con_la_Cruz_a_cuestas.jpg

O Mar da Galiléia com a cidade de Tiberíades ao fundo. Israel. Foto: Ismael Gobbo

 

O maior lago de água doce de Israel , o Lago Tiberíades, também é conhecido como o Mar de Tiberíades, o Lago de Genesaré, o Lago Kinneret e o Mar da Galiléia. O lago mede pouco mais de 21 quilômetros de norte a sul e tem apenas 43 metros de profundidade. O lago é alimentado em parte por nascentes subterrâneas relacionadas ao setor da Jordânia do Grande Vale do Rift, mas a maior parte de sua água vem do rio Jordão, que entra do norte. O curso sinuoso do rio pode ser visto drenando a extremidade sul do lago no fundo da imagem. Os padrões de campo angulares verdes e marrons cobrem a maioria das encostas nesta paisagem árida. Telhados brilhantes são a marca registrada de várias aldeias da região. O maior agrupamento de telhados brilhantes e quarteirões da cidade indica a localização de Tiberíades (em homenagem ao imperador romano Tibério), visível à imagem deixada na margem sudoeste do lago.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lake_Tiberias_(Sea_of_Galilee),_Northern_Israel.jpg

 

Jesus centralizou o trabalho de difusão do seu evangelho às margens do

Lago da Galiléia em cidades como Cafarnaum, Tiberíades, Betsaida,

Genesaré, Magdala dentre outras. E pregou em locais distantes como

Cesaréia de Felipe nas proximidades do Monte Hermon, Jerusalém,

Jericó, cidades da Peréia, da Samaria, da Fenícia, etc...

 

Rua de Tiberíades com o Mar da Galiléia ao fundo. Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Tiberíades

Tiberíades ou Tiberíade (em hebraico: טְבֶרְיָה‎, transl. Tveryah; em árabe: طبرية‎, transl. Ṭabariyyah) é uma cidade no norte de Israel e conta com cerca de 39 900 habitantes. Está situada às margens do mar da Galileia, o qual é conhecido também por mar ou lago de Tiberíades (em hebraico כנרת, Kinneret). Foi denominada em honra ao imperador romano Tibério.

É uma das quatro cidades sagradas no judaísmo, junto com JerusalémHebrom e Safed. Na tradição judaica, está associada ao elemento "água". Durante a época das cruzadas foi sede de um principado homónimo, também chamado de Principado da Galileia.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiber%C3%ADades

 

Avenida de Tiberíades com o Mar da Galiléia ao fundo. Israel. Foto Ismael Gobbo

Restos do templo pagão de Pan, no Monte Hermon, Israel. A localidade denominada Banias ou Panias

 fica na região onde se situava Cesaréia de Felipe onde Jesus trabalhou difundindo o Evangelho.  Também se vê  no local uma das nascentes do Rio Jordão.  Foto Ismael Gobbo

 

 

Banias (em árabe} pronuncia-se Panias) é um sítio arqueológico localizado no sopé do monte Hermon, nas colinas de Golã, a cerca de 150 km ao norte de Jerusalém e c. 60 km a sudoeste de Damasco. Ali havia uma cidade chamada, à época do Império RomanoCesareia de Filipe, situada junto às Fontes de Banias, uma das nascentes do rio Jordão.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Banias


Vista da cidade de Jerusalém. À esquerda a cúpula da Mesquita

de Omar  ou Domo da Rocha. Fica no local onde se situava o Templo de Jerusalém.Foto Ismael Gobbo.

 

Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha é um edifício, situado no monte do Templo, na Cidade Velha de Jerusalém, construído no século VII, sendo um dos sítios mais sagrados do Islã e uma das grandes obras da arquitectura islámica. Sua vistosa cúpula dourada é um dos pontos mais emblemáticos da cidade. O santuário é parte integrante do centro histórico de Jerusalém, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1981.

O edifício é um santuário construído onde teria sido o altar de sacrifícios usado por AbraãoJacó e outros profetas que introduziram o ritual nos cultos judaicos. David e Salomão também consideraram o local sagrado, mais tarde enquanto altar, a Cúpula da Rocha teria sido o lugar de partida da Al Miraaj (viagem aos céus realizada pelo profeta Maomé) permanece hoje como um templo da fé islâmica.

A Cúpula da Rocha recebeu esse outro nome devido à grande rocha circunscrita a ela que foi usada em sacrifícios — atualmente protegida no interior da Mesquita de Omar — e constitui uma das razões pelas quais a cidade de Jerusalém é considerada Cidade Santa por várias religiões.

Segundo a tradição judaica, foi nessa rocha (Monte Moriá) que Abraão preparou o sacrifício do seu filho Isaac a Deus e onde, mil anos antes de Cristo, o rei Salomão construiu o primeiro templo.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%BApula_da_Rocha

Zaqueu no Sicômoro aguardando a passagem de Jesus. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brooklyn_Museum_-_Zacchaeus_in_the_Sycamore_Awaiting_the_Passage_of_Jesus_(Zach%C3%A9e_sur_le_sycomore_attendant_le_passage_de_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot.jpg

 

Zaqueu (em gregoΖακχαῖος - "Zakchaios"; em hebraicoזכי, - "puro", "justo"[1]), era o responsável pela coleta de impostos em Jericó segundo Lucas 19:1-10. Os coletores de impostos eram odiados pelos seus compatriotas judeus, que os viam como traidores trabalhando para o Império Romano.

Por conta da lucrativa produção e exportação do bálsamo estar centralizada em Jericó, a posição de Zaqueu era muito cobiçada pelas riquezas que prometia[2][3]. No relato, ele chegou antes da multidão que estava ali para se encontrar com Jesus, que passava por Jericó a caminho de Jerusalém. Descrito como um homem de baixa estatura, Zaqueu então subiu numa figueira para que pudesse ver Jesus. Quando Ele chegou ao lugar, olhou para os ramos e chamou Zaqueu pelo nome, pedindo-lhe que descesse, pois pretendia visitar a sua casa. A multidão ficou chocada, pois Jesus, um judeu, estava disposto a ser o hóspede de um publicano.

Comovido pela audácia do amor desmerecido e aceitação de Jesus, Zaqueu publicamente se arrependeu de seus atos corruptos e jurou restituí-los realizando uma festa em sua casa.

Há outra abordagem da narrativa que dá conta de que Zaqueu não era corrupto[4], antes propôs doar metade dos seus bens, e, caso houvesse defraudado alguém, que devolveria o valor quadruplicado, isto porque Zaqueu ficou constrangido ao ouvir que falavam mal do Cristo por sua causa.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Zaqueu

Estudo para Jesus em Cafarnaum (1885). Óleo sobre tela de Rodolpho Amoêdo

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

Cafarnaum (em grego clássicoKαφαρναουμromaniz.: Kapharnaoum; em hebraicoכפר נחוםromaniz.: Kephar Nachûm , lit. "aldeia" ou "vila de Naum") é uma cidade bíblica que ficava na margem norte do Mar da Galileia, próxima de Betsaida (terra natal de Simão Pedro) e Corozaim.

Muito perto passava a importante Via Maris (Estrada do Mar), que ligava o Egito à Síria e ao Líbano e que passava por Cesareia Marítima.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cafarnaum


Os fariseus e os saduceus buscam tentar Jesus. Aquarela por James Tissot.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_and_the_Saduccees_Come_to_Tempt_Jesus_(Les_pharisiens_et_les_saduc%C3%A9ens_viennent_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

Sobre os fariseus leia aqui

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fariseus

 

Sobre os Saduceus leia aqui:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Saduceus




VEJA IMAGEM DE GUNJAN SAXENA COM A FAMÍLIA

 

https://www.thecinemaholic.com/gunjan-saxena-family/




Apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Araçatuba, SP. Fotos Ismael Gobbo