BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 10-11-2020.

CLICAR AQUI:

 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/10-11-2020.htm

Napoleão concede liberdade aos judeus. Impressão de 1806, na qual Napoleão concede aos judeus liberdade de culto, representada pela mão dada à judia. Autor: Louis François Couché (1782-1849). 

 Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Napoleon_stellt_den_israelitischen_Kult_wieder_her,_30._Mai_1806.jpg

 

 

Linha do tempo da história Judaica

Leia aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_Jewish_history

Muro das Lamentações. Jerusalém, Israel. Fotos Ismael Gobbo

 

 

Muro das Lamentações ou Muro Ocidental (Qotel HaMa'aravi הכותל המערבי em hebraico) é o segundo local mais sagrado do judaísmo, atrás somente do Santo dos Santos, no monte do Templo.

Trata-se do único vestígio do antigo Templo de Herodes, erguido por Herodes, o Grande no lugar do Templo de Jerusalém inicial. É a parte que restou de um muro de arrimo que servia de sustentação para uma das paredes do edifício principal e que em sí mesmo, não integrava o Templo que foi destruído pelo general Tito, que depois se tornaria imperador romano, no ano de 70.[1]

Muitos fieis judeus visitam o Muro das Lamentações para orar e depositar seus desejos por escrito. Antes da Guerra dos Seis Dias, em 1967, o local era chamado de Mughrabi Quarter ou o Quarteirão Marroquinho que, a ordem do prefeito de Jerusalém, 135 famílias árabes foram removidas para a abertura da esplanada do Muro das Lamentações. [2]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_das_Lamenta%C3%A7%C3%B5es

Uma representação do século 19 de Galileu diante  do Santo Ofício. Pintura de Joseph-Nicolas Robert-Fleury 

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Inquisition

 

 

 

Linha do tempo da Igreja Católica

Leia aqui:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_do_tempo_da_Igreja_Cat%C3%B3lica

 

Vista da cidade de Roma a partir da cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foto Ismael Gobbo

Basílica de São Pedro à noite. Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

Basílica de São Pedro (em latimBasilica Sancti Petri, em italiano Basilica di San Pietro) é uma basílica no Estado do Vaticano. Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo.[1][2][3] Cobre uma área de 23 000 m² ou 2,3 hectares (5.7 acres) e pode albergar mais de 60.000 devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo a sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, adornado com 340 estátuas de santosmártires e anjos.[4] Situada na Praça de São Pedro, a sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como BramanteMichelângelo,[5] Rafael e Bernini.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_S%C3%A3o_Pedro

Profeta Maomé recitando o Alcorão em Meca (gravura do século XIV).

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maom%C3%A9

 

Abul Alcacim Maomé ibne Abdalá ibne Abdal Mutalibe ibne Haxim (Abū al-Qāsim Muḥammad ibn ʿAbd Allāh ibn ʿAbd al-Muṭṭalib ibn Hāshim), mais conhecido somente como Maomé (em árabe: مُحَمَّد; transl.: MuḥammadMohammad ou MoḥammedMeca, ca. 25 de Abril de 571 — Medina8 de Junho de 632) foi um líder religioso, político e militar árabe. Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Para os muçulmanos, Maomé foi precedido em seu papel de profeta por JesusMoisésDaviJacóIsaacIsmael e Abraão. Como figura política, ele unificou várias tribos árabes, o que permitiu as conquistas árabes daquilo que viria a ser um califado que se estendeu da Pérsia até à Península Ibérica.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Maom%C3%A9

Mesquita Yeni (Mesquita Nova). Istambul, Turquia. Foto Ismael Gobbo

 

 

Mesquita Yeni (Mesquita Nova) ou Mesquita Yeni Valide (em turcoYeni Cami ou Yeni Valide Camii) é uma mesquita otomana situada no bairro de Eminönüdistrito de FatihIstambulTurquia, junto à embocadura do Corno de Ouro, frente à extremidade sul da Ponte de Gálata.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mesquita_Nova

 

 

 

Linha do tempo da história islâmica

Leia aqui:

https://iqaraislam.com/linha-do-tempo-da-historia-islamica

Quadro de Allan Kardec de grandes dimensões na Librairie et Editions LeymarieParis, França.

Fonte: https://www.facebook.com/librairieleymarie/photos/a.1799741960063337/1799746110062922/?type=3&theater

Allan Kardec codificou o Espiritismo lançando a primeira obra básica “O Livro dos Espíritos” aos

18 de abril de 1857. Nasceu em Lião, França, aos 03 de outubro de 1804 e faleceu em Paris aos 31 de março de 1869.

 

 

Sobre o Espiritismo

Leia aqui:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo

Antigo mercado de escravos egípcio, com escravos núbios esperando para serem vendidos. Museu Arqueológico de Bolonha. Imagem/autor: Mike Knell. Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Slavery_in_ancient_Egypt

Israel no Egito.Óleo sobre tela de Edward Poynter

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1867_Edward_Poynter_-_Israel_in_Egypt.jpg

Debulha do trigo no Antigo Egito.

Imagem: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Agriculture

Djoser. Museu do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo.

 

DjozerZhoser ou Geser foi o segundo (ou o primeiro[1]faraó da Terceira Dinastia do Império Antigo. Também conhecido como Neterket, ele reinou durante quase duas décadas. Foi responsável pela construção do primeiro edificio monumental em pedra do mundo, a Pirâmide de Degraus em Sacará[1] (cidade dos mortos, na margem esquerda do Nilo), idealizada pelo seu arquiteto Imhotep. Até então, os governantes eram sepultados em Abidos,[1] nas mastabas — uma construção retangular de apenas um piso. Pela construção da pirâmide de degraus de Sacará, sugere-se que durante seu reinado, o Egito era politicamente estável e com uma economia bem sucedida.

A sede do poder mudou-se, com este faraó, para Mênfis.[1]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Djoser

Pirâmide de Sacará, na região do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo


Mulheres egípcias em seus trajes típicos conduzem gado pelas ruas

em  região que corresponde à antiga Mênfis, no Egito. Foto Ismael Gobbo


O Rio Nilo e a Torre do Cairo. Trata-se de uma  torre de TV em concreto  com 180 metros de altura.

Projetada pelo arquiteto egipcio Naoum Shelib tem o formato da  Flor-de-Lótus.  Foto Ismael Gobbo

Cena da apanha da azeitona por jovens. Ânfora de pescoço com figura negra ática, ca. 520 aC. De Vulci, Itália.

Pintor: Antimenes

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Slavery_in_ancient_Greece

Mulheres como pilhagem de guerra: Ajax, o Menor, levando Cassandra , tondo de um kylix de figura vermelha pelo Pintor Kodros , c. 440–430 aC, Louvre. Pintor: Kodros.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Slavery_in_ancient_Greece

Loutrophoros funerários ; à direita, um escravo barbudo carrega o escudo e o elmo de seu mestre, 380–370 aC, Museu Arqueológico Nacional de Atenas. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Slavery_in_ancient_Greece

Pisístrato

Imagem/fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Pis%C3%ADstrato

 

Pisístrato, em grego Πεισίστρατοςtranslit. Pissístratos, (ca. 600 a.C. — 528 a.C. (ou 527 a.C.)) foi um tirano da antiga Atenas que governou entre 546 a.C. e 527 a.C. e governou Atenas na fase da tirania. Pisístrato pertencia à aristocracia e era natural de Brauron, no norte da Ática, sendo filho de um homem chamado Hipócrates.[1] Hipócrates se dizia descendente dos exilados de Pilos, os filhos de Neleu, que vieram para Atenas junto com Melanto; o nome Pisístrato é uma homenagem a Pisístrato, filho de Nestor.[2] A sua mãe era prima da mãe de Sólon, figura que promoveu reformas políticas e concedeu a Atenas um código de leis, numa tentativa de resolver os conflitos sociais, o que se revelou insuficiente.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pis%C3%ADstrato

Odeão de Herodes  Ático. Atenas, Grécia. Foto Ismael Gobbo.

O navio escravo. Óleo sobre tela de J.M.W.Turner

Escravistas lançando os Mortos e Morrendo ao mar - Tufão chegando (" O Navio Escravo ")

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Slave_Ship

Imperador Augusto. Governava Roma à época do nascimento de Jesus.

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Augusto (em latimGaius Iulius Caesar Octavianus Augustus;[nt 1] Roma23 de setembro de 63 a.C. – Nuvlana19 de agosto de 14) foi o fundador do Império Romano e seu primeiro imperador, governando de 27 a.C. até sua morte em 14 d.C..[nt 2] Nascido Caio Otávio, pertenceu a um rico e antigo ramo equestre da família plebeia dos Otávios. Depois do assassinato de seu tio-avô Júlio César em 44 a.C., o testamento de César nomeou Otávio como seu filho adotivo e herdeiro. Junto com Marco Antônio e Lépido, formou o Segundo Triunvirato e derrotou os assassinos de César. Após a vitória na Batalha de Filipos, os três dividiram a República Romana entre si, passando a governar como ditadores militares.[nt 3] O triunvirato foi posteriormente posto de lado sob as ambições conflitantes de seus membros: Lépido foi exilado e despojado de sua posição e Marco Antônio cometeu suicídio após sua derrota na Batalha de Áccio em 31 a.C..

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto

Imperador Tibério. Governava Roma à época da Crucificação de Jesus.

 

Tibério Cláudio Nero César (em latim Tiberius Claudius Nero Cæsar16 de novembro de 42 a.C. – 16 de março de 37 d.C.) foi imperador romano de 18 de setembro do ano 14 d.C. até à sua morte, a 16 de março de 37 d.C..[1] Era filho de Tibério Cláudio Nero e Lívia Drusa.[2] Foi o segundo imperador de Roma pertencente à dinastia júlio-claudiana, sucedendo ao padrasto Augusto. Foi durante o seu reinado que, na província romana da JudeiaJesus foi crucificado.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tib%C3%A9rio

Roma Antiga.

O mercado de escravos. Óleo sobre tela de Gustave Boulanger.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_na_Roma_Antiga

Trecho da antiga muralha de Roma na Estação Termini. Roma, Itália.  Foto Ismael Gobbo.

Quadro intitulado Sagrada Família e o menino S.  João. Pintura de Bernardino Luini.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bernardino_Luini_-_Holy_Family_with_the_Infant_St_John_-_WGA13760.jpg

O Encontro do Salvador no Templo. Óleo sobre tela por William Holman Hunt.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:William_Holman_Hunt_-_The_Finding_of_the_Saviour_in_the_Temple.jpg

 

 

 

O episódio é descrito em Lucas 2: 41-52 . Jesus aos 12 anos acompanha Maria , José e um grande grupo de parentes e amigos a Jerusalém em peregrinação, seguindo "o costume da festa" ( NKJV ), isto é, a Páscoa . No dia do seu retorno, Jesus "demorou" no Templo, mas Maria e José pensaram que ele estava entre seus grupos. Maria e José voltaram para casa e depois de um dia de viagem perceberam que Jesus estava desaparecido, então eles voltaram para Jerusalém, encontrando Jesus três dias depois. [1]

Ele foi encontrado no Templo em discussão com os anciãos. Eles ficaram maravilhados com o aprendizado, especialmente devido à sua idade jovem. (Wikipedia).


Parábola dos trabalhadores da vinha. Óleo sobre tela por Rembrandt.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rembrandt_-_Parable_of_the_Laborers_in_the_Vineyard.jpg

O primeiro será o último. Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Autor: James Tissot

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_First_Shall_Be_Last_(Le_premier_sera_le_dernier)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

A Parábola do Filho Pródigo. Óleo sobre tela de Guercino.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Parables_of_Jesus

. Sermão da Montanha. 1912. Rudolf Yelin d. Ä. (1864–1940)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mateus_7

A ressurreição da filha de Jairo. Óleo sobre tela de George Percy Jacomb-Hood

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mateus_9#A_seara_%C3%A9_grande,_mas_os_trabalhadores_s%C3%A3o_poucos

Parábola dos trabalhadores da vinha. Pintura em painel de Jacob Willemszoon de Wet 

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jacob_Willemszoon_de_Wet

“Dolce Far Niente”. Prazer de não fazer nada. Óleo sobre tela por John William Waterhouse

Imagem/fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_William_Waterhouse_-_Dolce_Far_Niente_(1880).jpg 

Trabalhos. Óleo sobre tela por Ford Madox Brown.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ford_Madox_Brown_-_Work_-_artchive.com.jpg

Foto de 1916 mostrando uma família à mesa.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Etiqueta_%C3%A0_mesa

O glutão. Guache em papel de Georg Emanuel Opiz 

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Georg_Emanuel_Opiz

 Caridade. Óleo sobre tela por Walter Gay.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Walter_Gay_-_Charity.jpg

Parábola de Lázaro e do homem rico. Óleo no painel. Oficina de Domenico Fetti.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Parable_of_Lazarus_and_the_Rich_Man_sc134.jpg

O óbulo da viúva em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Widow%27s_Mite_(Le_denier_de_la_veuve)_-_James_Tissot.jpg


Parábola do rico insensato. Óleo em painel de carvalho por Rembrandt

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1bola_do_Rico_Insensato#/media/File:Rembrandt_-_The_Parable_of_the_Rich_Fool.jpg