BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 21-11-2020.

CLICAR AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/21-11-2020.htm

Dr. Antoine Demeure. Médico homeopata e grande admirador de Allan Kardec que

O chamou de  “Cura d' Ars da Medicina”

Imagem copiada de: http://aron-um-espirita.blogspot.com.br/search/label/Demeure


Franz Anton Mesmer, Friedrich Mesmer  porém mais conhecido por 

Franz Mesmer ( /ˈmɛzmər/;[1] alemão: [ˈmɛsmɐ] Iznang, de 1734 — Meersburg5 de março de 1815) foi um médico suábio, linguista, advogadomúsico e fundador da teoria do magnetismo animal chamada Mesmerismo[2]. Devido às suas alegações parapsicológicas e outras consideradas pseudocientíficas [3]foi definido por alguns, um charlatão,[4][5][6][7][8][9] e ao mesmo tempo foi relatado como o percursor do primeiro movimento em larga escala a trazer atenção para o desenvolvimento do mundo acadêmico ocidental para os fenômenos paranormais[10][11] sendo assim muito respeitado por outros [12][13] .

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Anton_Mesmer

 

Napoleão Bonaparte por Jacques-Louis David

Imagem fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Napole%C3%A3o_Bonaparte#mediaviewer/File:Napoleon_in_His_Study.jpg

 

Napoleão Bonaparte (em francêsNapoléon BonaparteAjaccio15 de agosto de 1769 – Santa Helena5 de maio de 1821) foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Adotando o nome de Napoleão I, foi Imperador dos Franceses[1] de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815 (20 de março a 22 de junho). Sua reforma legal, o Código Napoleônico, teve uma grande influência na legislação de vários países. Através das guerras napoleônicas, ele foi responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre maior parte da Europa.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Napole%C3%A3o_Bonaparte

Sarcófago de Napoleão I em Dôme des Invalides. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Armaduras expostas no .Museu das Armas em Les  Invalides,  Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Musée de l'Armée ( francês:  [myze də laʁme] ; "Museu do Exército") é um museu militar nacional da França localizado em Les Invalides no 7º arrondissement de Paris . É servido pelas estações de metrô Invalides , Varenne e La Tour-Maubourg de Paris .

O Musée de l'Armée foi criado em 1905 com a fusão do Musée d'Artillerie e do Musée Historique de l'Armée. [1] Os sete principais espaços e departamentos do museu contêm coleções que abrangem o período da Antiguidade ao século XX.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Army_Museum_(Paris)

Os reservistas. Óleo sobre tela de Pierre Georges Jeanniot. Exposto no Museu das Armas em Les Invalides.

Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Les Invalides. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Retrato de Henri-Gatien, conde Bertrand, grand maréchal du palais

Óleo sobre tela de Paul Delaroche

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Henri_Gatien_Bertrand

 

Henri-Gatien, conde Bertrand (28 de março de 1773 - 31 de janeiro de 1844), foi um general francês .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Henri_Gatien_Bertrand


Luís XVI, rei da França e Navarra, vestindo seu grande traje real em 1779

Óleo sobre tela de Antoine-François Callet

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_XVI_de_Fran%C3%A7a

 

 

 

Luís XVI (Versalhes, 23 de agosto de 1754 — Paris, 21 de janeiro de 1793) foi Rei da França e Navarra de 1774 até ser deposto em 1792 durante a Revolução Francesa, sendo executado no ano seguinte. Seu pai, Luís, Delfim de França, era o filho e herdeiro aparente do rei Luís XV. Como resultado da morte de seu pai, em 1765, Luís se tornou o novo delfim e sucedeu seu avô em 1774. Era irmão mais velho dos futuros reis Luís XVIII e Carlos X.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_XVI_de_Fran%C3%A7a

Isaac Newton

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:GodfreyKneller-IsaacNewton-1689.jpg

 

Isaac Newton (Woolsthorpe-by-Colsterworth4 de janeiro de 1643 — Kensington31 de março de 1727)[1][nota 1] foi um astrônomoalquimistafilósofo naturalteólogo e cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton

Jean Reynaud (1806- 1863) por  Mne J, Reynaud (1863).

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Reynaud,_Jean.jpg

 

 

Jean Reynaud (14 de Fevereiro de 1806, Lyon - 28 de junho de 1863, Paris ) foi um francês socialista filósofo. Ele era um membro da Saint-Simonian comunidade. Ele foi co-fundador da Enciclopédia nouvelle .

https://pt.qwe.wiki/wiki/Jean_Reynaud

François Arago.

 

Imagem/Fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b103352897/f15.item

 

 

LEIA BIOBRAFIA DE FRANÇOIS ARAGO

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_Arago


François Arago. Túmulo no Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

Retrato de Pierre-Jean de Béranger (1780-1857) por Ary Scheffer, por volta de 1830.

https://fr.wikipedia.org/wiki/Pierre-Jean_de_B%C3%A9ranger

 

Pierre-Jean de Béranger , nascido em19 de agosto de 1780 rue Montorgueil em Paris e morreu na mesma cidade em16 de julho de 1857, é um compositor francês prolífico que alcançou enorme sucesso em seu tempo1.

Mais conhecido sob o nome simples de Béranger , ele é filho de Jean-François Béranger de Mersix e Marie-Jeanne Champy.

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Pierre-Jean_de_B%C3%A9ranger

Dez músicas de Béranger

Acesse neste link:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k88159756.media

Eugène Sue.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b53019025p/f1

 

 

Eugène Sue (Paris20 de janeiro de 1804 - Annecy3 de agosto de 1857) foi um escritor francês. Autor de Les Mystères de Paris e Le Juif errant.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Eug%C3%A8ne_Sue


Os Mistérios de Paris. Obra de Eugène Sue.

Acesse: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k106080k/f2.image

Giacomo Meyerbeer. BNF

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Giacomo_Meyerbeer

 

Giacomo Meyerbeer, nascido Jakob Liebmann Meyer Beer (TasdorfMarca de Brandemburgo5 de setembro de 1791 — Paris2 de maio de 1864) foi um compositor e maestro alemão da época do Romantismo.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Giacomo_Meyerbeer

 

Poeta e dramaturgo francês Casimir Delavigne (1793-1843) por Marie-Alexandre Alophe (1812-1883)

 após Henry Scheffer (1798-1862). Copiado de https://fr.wikipedia.org/wiki/Casimir_Delavigne

 

Casimir Jean François Delavigne , nascido em 4 de abril de 1793em Le Havre e morte11 de dezembro de 1843em Lyon , é poeta e dramaturgo francês .

Delavigne tornou-se famoso quando, após a derrota em Waterloo , publicou seus primeiros messênios . "As lágrimas que ele derramou pelas generosas vítimas de Waterloo, o anátema que pronunciou contra os espoliadores de nossos museus e o sábio conselho que deu aos seus compatriotas sobre a necessidade de se unirem contra o estrangeiro , todos esses sentimentos expressos em versos enérgicos, encontraram na França milhares de ecos e tornaram o nome do autor tão popular como se tivesse sido notado há muito tempo ” [ref. necessário] .

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Casimir_Delavigne

 

 

De acordo com a Encyclopædia Britannica décima primeira edição ,

Por muito tempo, Delavigne era considerado insuperável e insuperável. Cada um comprou e leu suas obras. Mas os aplausos do momento foram obtidos com o sacrifício de uma fama duradoura. Como escritor teve muitas excelências. Ele se expressou de maneira concisa e vigorosa. Poeta da razão, mais do que da imaginação, ele reconhecia sua própria província e raramente era tentado a voos da fantasia além de suas forças. Ele escreveu sempre como teria falado, por convicção sincera. [1]

https://en.wikipedia.org/wiki/Casimir_Delavigne

Alfred de Musset. Litografia por Gavarni (1804-1866)

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b10524909g

 

Alfred Louis Charles de Musset (Paris11 de Dezembro de 1810 — Paris, 2 de Maio de 1857) foi um poetanovelista e dramaturgofrancês do século XIX, um dos expoentes mais conhecidos do período literário conhecido como o Romantismo. Diz-se que ele foi "o mais clássico dos românticos e o mais romântico dos clássicos". O seu estilo influenciou profundamente a literatura europeia, tendo surgido múltiplos seguidores, entre os quais se conta o poeta português Fausto Guedes Teixeira, o expoente máximo do neo-romantismo na poesia lusófona.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_de_Musset

 

Túmulo de Alfred de Musset no Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

 

O cemitério Père-Lachaise é referência turística, ao lado de outros grandes cemitérios de Paris, como Montparnasse e Montmartre.  Todavia, nenhum deles tem a fama do Père Lachaise, onde estão sepultadas personalidades famosas, expoentes das ciências, filosofia, religião, política, pintura, escultura, cinema, teatro, literatura, etc.

Os que visitam Paris, a capital mundial do turismo,  têm no famoso cemitério um grande desafio: o de tentar localizar o maior número possível de notáveis que constam no mapa do cemitério, entre elas as de Alfred de Musset, Auguste Comte, Camille Pissarro, Edith Piaf, Claude Bernard, Maria Callas, Oscar Wilde, Théodore Géricault, Frédéric Chopin, Vivant Denon,  Gay Lussac, Samuel Hahnemann, Honoré de  Balzac, Jean-François Champollion, Jim Morrison, Louis Viscont, Vincenzo  Bellini, Luigi Cherubini, Gustave Doré, Molière, La Fontaine, Marcel Proust, Sarah Bernhardt, Simone Signoret, Georges Bizet,  Amedeo Modigliani,  e dezenas e dezenas de outros vultos de destaque. (Ismael Gobbo)

São Luis IX em óleo sobre tela por El Greco

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Saint_Louis_IX_by_El_Greco.jpg

 

Luis IX (25 de abril de 1214 - 25 de agosto de 1270), comumente conhecido como São Luís , era rei da França e é um santo católicoanglicano canonizado . Luís foi coroado em Reims aos 12 anos, após a morte de seu pai Luís VIII, o Leão , embora sua mãe, Blanche de Castela , governasse o reino até que ele atingisse a maturidade. Durante a infância de Luís, Blanche lidou com a oposição de vassalos rebeldes e pôs fim à Cruzada Albigense que havia começado 20 anos antes.

Quando adulto, Luís IX enfrentou conflitos recorrentes com alguns dos nobres mais poderosos, como Hugh X de Lusignan e Peter de Dreux . Simultaneamente, Henrique III da Inglaterra tentou restaurar suas posses continentais , mas foi derrotado na batalha de Taillebourg . Seu reinado viu a anexação de várias províncias, nomeadamente a Normandia , Maine e Provence .

Luís IX foi um reformador e desenvolveu a justiça real francesa, na qual o rei era o juiz supremo a quem qualquer um poderia apelar para pedir a emenda de um julgamento. Ele proibiu julgamentos por calvário , tentou impedir as guerras privadas que assolavam o país e introduziu a presunção de inocência em processos criminais. Para impor a aplicação desse novo sistema legal, Luís IX criou reitores e oficiais de justiça .

........................

................

..........

https://en.wikipedia.org/wiki/Louis_IX_of_France

 

Na obra da Codificação do Espiritismo o Espírito São Luis teve grande participação e dela é um dos expoentes.

Heloise e Abelard. Óleo sobre tela por  Edmund Blair Leighton

Imagem/fonte:  https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/87/Edmund_Blair_Leighton_-_Abelard_and_his_Pupil_Heloise.jpg  

História de Heloisa e Abelardo

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b69379926.item

Cemitério Père Lachaise em 1815. No canto superior direito o túmulo de Heloise e Abelard.

Imagem/fonte:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Cimeti%C3%A8re_du_P%C3%A8re-Lachaise#/media/File:Courvoisier_-_View_of_Pere_Lachaise_Cemetery_from_the_Entrance.jpg



Bernardin de Saint-Pierre (1737- 1814)

Imagem/fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Bernardin_de_Saint-Pierre

 

 

Jacques-Henri Bernardin de Saint-Pierre (Le HavreFrança19 de Janeiro de 1737 - ÉragnyFrança21 de Janeiro de 1814), mais conhecido como apenas Bernardin de Saint-Pierre, foi um escritor e botânico francês.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bernardin_de_Saint-Pierre


O TEXTO DA REVISTA ESPÍRITA ACIMA REPRODUZIDO SERÁ REEDITADO NA PRÓXIMA POSTAGEM A FIM DE COLOCARMOS ILUSTRAÇÕES DE OUTROS PERSONAGENS CONSTANTES DA COMUNICAÇÃO COLETIVA.


Sagrada Família. Óleo sobre tela de Francisco de Goya.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:La_Sagrada_Familia,_Francisco_de_Goya.jpg

Canção de louvor de Simeão. Óleo sobre tela de Arent de Gelder

Imagem/fonte: https://es.m.wikipedia.org/wiki/Archivo:Aert_de_Gelder_-_Het_loflied_van_Simeon.jpg

O jovem Cristo como Bom Pastor. Óleo sobre tela de Bartolomé Esteban Murillo.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bartolom%C3%A9_Esteban_Murillo_-_The_Young_Christ_as_the_Good_Shepherd_-_58.1425_-_Museum_of_Fine_Arts.jpg

Cristo no deserto. Óleo sobre tela por Ivan Kramskoy.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_in_the_Wilderness_-_Ivan_Kramskoy_-_Google_Cultural_Institute.jpg

Jesus tentado em pintura de Carl Bloch.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Carl_Heinrich_Bloch_-_Jesus_Tempted.jpg

O chamado Monte da Tentação em Jericó, Palestina. Foto Ismael  Gobbo

Jesus em discurso com seus discípulos. Guache  sobre grafite em  papel tecido cinza. Obra de James Tissot.

https://en.wikipedia.org/wiki/Imitation_of_Christ#/media/File:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Discourses_with_His_Disciples_(J%C3%A9sus_s'entretient_avec_ses_disciples)_-_James_Tissot.jpg

Cena retratando pregação de Jesus. Porta de ingresso da Basílica de Nazaré, Israel.

Rejeitado em sua cidade, Jesus  iniciou seu trabalho de evangelização às  margens do Lago da Galiléia.

Foto Ismael Gobbo

Placa indicativa da cidade de Tiberíades fundada por volta de 20 d.C.

Situada às margens do Mar da Galiléia ou Lago de Tiberíades. Foto Ismael Gobbo

Tiberíades ou Tiberíade (em hebraico: טְבֶרְיָה‎, transl. Tveryah; em árabe: طبرية‎, transl. Ṭabariyyah) é uma cidade no norte de Israel e conta com cerca de 39.900 habitantes. Está situada às margens do mar da Galileia, o qual é conhecido também por mar ou lago de Tiberíades (em hebraico כנרת, Kinneret). Foi denominada em honra ao imperador romano Tibério.

É uma das quatro cidades sagradas no judaísmo, junto com JerusalémHebron e Safed. Na tradição judaica, está associada ao elemento "água".

Durante a época das cruzadas foi sede de um principado homónimo, também chamado de Principado da Galileia.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiber%C3%ADades

Restos arqueológicos da sinagoga de Cafarnaum, cidade que ficava às margens do Mar da Galiléia. Foto Ismael Gobbo

 

Cafarnaum, (em grego Kαφαρναουμ, transl. Kapharnaoum; em hebraico: כפר נחום, transl. Kephar Nachûm, "aldeia" ou "vila de Naum"), é uma cidade bíblica que ficava na margem norte do Mar da Galileia, próxima de Betsaida (terra natal de Simão Pedro) e Corozaim.

Muito perto passava a importante Via Maris (Estrada do Mar), que ligava o Egipto à Síria e ao Líbano e que passava por Cesareia Marítima.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cafarnaum

Mar da Galiléia nas proximidades de Cafarnaum. Foto Ismael Gobbo

Os fariseus e os saduceus vêm para tentar Jesus por James Tissot ( Brooklyn Museum )

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Sadducees#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_and_the_Saduccees_Come_to_Tempt_Jesus_(Les_pharisiens_et_les_saduc%C3%A9ens_viennent_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

Jantar na casa de Simão, o fariseu. Óleo sobre tela por  Moretto da Brescia.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cena_in_casa_di_Simone_in_fariseo_(Moretto).jpg

A conversão da Maria Madalena. Óleo sobre tela de Paolo Veronese.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Convers%C3%A3o_de_Maria_Madalena

Cristo e a mulher apanhada em adultério. Óleo sobre tela de Giovanni Domenico Tiepolo.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_and_the_Woman_Taken_in_Adultery_LACMA_M.2005.119.jpg

Cristo curando o paralítico. Óleo sobre tela de Anthony van Dyck.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Anthony_van_Dyck_-_Christ_healing_the_paralytic.jpg

Quadro: O Milagre dos Pães e dos Peixes. Óleo sobre tela de Bartolomé Esteban Murillo.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bartolom%C3%A9_Esteban_Murillo_(1617-1682)_-_The_Miracle_of_the_Loaves_and_the_Fishes_-_NG_2796_-_National_Galleries_of_Scotland.jpg

A traição de Cristo. Anthony van Dyck.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Betrayal_of_Christ_(van_Dyck,_Madrid)

A flagelação de Cristo. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Caravaggio_-_La_Flagellazione_di_Cristo.jpg

Quadro intitulado: Cristo na Cruz com a Virgem e os Santos. Óleo sobre tela de Eustache la Sueur.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Eustache_Le_Sueur_(1616-1655)_-_Christ_on_the_Cross_with_the_Magdalen,_the_Virgin_Mary_and_Saint_John_the_Evangelist_-_NG6548_-_National_Gallery.jpg


Quadro: A Incredulidade de S. Tomé. Óleo sobre tela de Matthias Stom.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:La_incredulidad_de_Santo_Tom%C3%A1s_(Stom).jpg

Jantar em Emaús. Pintura de Diego Velázquez.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Disc%C3%ADpulos_de_Ema%C3%BAs#/media/File:La_cena_de_Ema%C3%BAs,_by_Diego_Vel%C3%A1zquez.jpg



Nilson de Souza Pereira

(26-10-1924 / 21-11-2013)

Nilson de Souza Pereira, carinhosamente chamado de Tio Nilson (Salvador - 26 de outubro de 1924 - Salvador, 21 de novembro de 2013) foi um dirigente espírita brasileiro. Junto com o seu amigo e "irmão" Divaldo Franco fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção e a obra social Mansão do Caminho, que presidiu durante muitos anos. Ambos se conheceram na juventude, quando, na época da Marinha, Nilson frequentou aulas de português ministradas por Divaldo Franco.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nilson_de_Souza_Pereira

Divaldo (E) e Nilson com as crianças na Mansão do Caminho. Salvador, BA. Foto: Jorge Moehlecke.


Por avó doente. Pintura de  Michael Peter Ancher 

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Michael_Ancher_-_By_Grandmothers_sickbed_-_Google_Art_Project.jpg