BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 09-12-2020.

CLICAR AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/DEZEMBRO/09-12-2020.htm 

François Ponsard. Fotografia: Nadar. BNF Gallica

Copiada de: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b10535867b.item


GALILEU. Drama em 3 atos de François Ponsard. Em versos.

Galilée : drame en 3 actes, en vers / par François Ponsard,... Ponsard, François (1814-1867). Auteur du texte

Acesse aqui: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k2065166/f49.image

Galileo, drama de François Ponsard: comunicados à imprensa] 

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b84055114.item

Teatro francês. Primeira apresentação de Galileo, de François Ponsard.  BNF.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8437721n.item

Ptolomeu e Copérnico em óleo sobre tela de Claude Callot (1686)

Imagem/fonte : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ptolemeusz_i_Kopernik.jpg

Ptolomeu

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ptolemeu

 

Cláudio Ptolemeu, ou apenas Ptolemeu ou Ptolomeu (em latimClaudius Ptolemaeus; em gregoΚλαύδιος Πτολεμαῖοςromaniz.: Klaúdios Ptolemaios; 90 – 168), foi um cientista grego que viveu em Alexandria, uma cidade do Egito. Ele é reconhecido pelos seus trabalhos em matemáticaastronomiageografia e cartografia. Realizou também trabalhos importantes em óptica e teoria musical.

Na época de Ptolomeu os estudos tendiam a mesclar ciência e misticismo. A Astrologia ocupava-se dos estudos da localização e movimento dos corpos celestes, mas também da associação da localização dos mesmos com a adivinhação. Por essa razão, séculos mais tarde, houve a necessidade de separar o componente científico da mística e criou-se o termo "Astronomia" para referir o estudo apenas do componente científico. Foi exatamente o mesmo que aconteceu com a Química que se separou da Alquimia pelas mesmas razões. Na concepção atual, por outro lado, a astronomia, uma ciência, é estudada de forma completamente distinta da astrologia, uma crença.

O grande mérito de Ptolomeu foi, baseando-se no sistema de mundo de Aristóteles, fazer um sistema geométrico-numérico, de acordo com as tabelas de observações babilônicas, para descrever os movimentos do céu.[1]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ptolemeu


Uma ilustração do sistema ptolomaico Geocêntrico pelo cosmógrafo e cartógrafo português Bartolomeu Velho, 1568.Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bartolomeu_Velho_1568.jpg

 

Geocentrismo:

A teoria do universo geocêntrico ou geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo. Na Antiguidade era raro quem discordasse dessa visão; e entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais conhecido era Aristóteles. Foi o matemático e astrônomo grego de Alexandria Ptolemeu (90-168 d.C.) que, na sua obra "Almagesto",[1] deu a forma final a esta teoria,[2] que se baseia na hipótese de que o planeta Terra estaria fixo no centro do Universo com os corpos celestes, inclusive o Sol, girando ao seu redor.[3] O geocentrismo antigo não se confunde com um perspectivismo, pois a antiga crença não envolvia apenas um mero ponto de observação, mas a ideia de que o universo era relativamente limitado, com o Planeta Terra ao seu centro.[4]

A visão geocêntrica predominou no pensamento humano até o resgate, feito pelo astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico (1473-1543),[2] de uma hipótese igualmente antiga, a hipótese heliocêntrica, criada pelo astrônomo grego Aristarco de Samos (310-230 a.C.).

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Geocentrismo

Nicolau Copérnico. Gravura em cobre de Theodor de Bry.

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Cop%C3%A9rnico

 

 

Nicolau Copérnico (Toruń19 de fevereiro de 1473 — Frauenburgo24 de maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, juristaastrônomo e médico.

Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Cop%C3%A9rnico


Universo Heliocêntrico.

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Heliocentrismo

 

 

Na astronomiaheliocentrismo é a teoria que coloca o Sol, em sua apresentação inicial, estacionário no centro do universo; ou em sentido estrito, situado aproximadamente no centro do Sistema Solar, no caso do heliocentrismo renascentista.[1] A palavra vem do grego (ήλιος Helios = sol e κέντρον kentron = centro).

Historicamente, o heliocentrismo era oposto ao geocentrismo, que colocava a Terra no centro do universo. Apesar de as discussões da possibilidade do heliocentrismo datarem da Antiguidade Clássica, somente 1800 anos mais tarde, no século XVI, o tema ganhou notoriedade explícita ao suscitar e estabelecer o divórcio entre o pensamento dogmático religioso e o pensamento científico; a ele e ao julgamento de Galileu Galilei perante a Inquisição remontando as origens da ciência em acepção moderna. Àquela época, o matemático e astrônomo polonês Nicolau Copérnico foi o primeiro a apresentar um modelo matemático preditivo consistente e completo de um sistema heliocêntrico. Ainda sem a acurada precisão e um pouco confuso, contudo, o modelo de Copérnico foi mais tarde reestruturado, expandido e aprimorado por Johannes Kepler. A explicação física causal para o modelo de Kepler foi fornecida por Isaac Newton via lei da gravitação universal, sendo o modelo então estabelecido de grande valia até hoje.

Todos os cálculos necessários ao lançamento de satélites e veículos espaciais fundamentam-se, até hoje, nos conhecimentos acerca do heliocentrismo estabelecidos à época de Galileu, Kepler e Newton.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Heliocentrismo

 

Este "retrato de família", uma composição do sistema jupiteriano, inclui a borda de Júpiter com sua Grande Mancha Vermelha e as quatro maiores luas de Júpiter, conhecidas como satélites galileus. De cima para baixo, as luas mostradas são Io, Europa, Ganimedes e Calisto. A Grande Mancha Vermelha, uma tempestade na atmosfera de Júpiter, tem pelo menos 300 anos. Os ventos sopram no sentido anti-horário em torno da Grande Mancha Vermelha a cerca de 400 quilômetros por hora (250 milhas por hora). A tempestade é maior do que um diâmetro da Terra de norte a sul e mais de dois diâmetros da Terra de leste a oeste. Nesta vista oblíqua, a Grande Mancha Vermelha parece mais longa na direção norte-sul. Europa, a menor das quatro luas, é aproximadamente do tamanho da lua da Terra, enquanto Ganimedes é a maior lua do sistema solar. O norte está no topo desta imagem composta, na qual o planeta massivo e seus maiores satélites foram todos dimensionados para um fator comum de 15 quilômetros (9 milhas) por elemento da imagem. O sistema Solid State Imaging (CCD) a bordo da espaçonave Galileo da NASA obteve as imagens de Júpiter, Io e Ganymede em junho de 1996, enquanto as imagens da Europa foram obtidas em setembro de 1996. Porque o Galileo se concentra em imagens de alta resolução de áreas regionais em Calisto, em vez de cobertura global , o retrato de Callisto é do sobrevoo da espaçonave Voyager da NASA em 1979.  NASA.

Copiado de:

https://en.wikipedia.org/wiki/Galilean_moons#:~:text=The%20Galilean%20moons%20(or%20Galilean,of%20Jupiter%20in%20March%201610.

 


Busto de Aristóteles em mármore. Cópia romana de um original grego de Lisipo (330 a.C). O manto

 em alabastro é uma adição moderna. Da coleção Ludovisi.

Em exposição no Coliseu de Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo em 23-12-2012.

 

Aristóteles (em grego clássicoἈριστοτέληςtransl.: AristotélēsEstagira384 a.C. — Atenas322 a.C.) foi um filósofo grego durante o período clássico na Grécia antiga, fundador da escola peripatética e do Liceu, além de ter sido aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande.[2] Seus escritos abrangem diversos assuntos como: a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia, a linguística, a economia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental. Em 343 a.C. torna-se tutor de Alexandre da Macedónia, na época com treze anos de idade, que será o mais célebre conquistador do mundo antigo. Em 335 a.C. Alexandre assume o trono e Aristóteles volta para Atenas onde funda o Liceu.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles 

Galileu diante da Inquisição Romana em pintura de Cristiano Banti.

Imagem/fonte: 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/88/Galileo_facing_the_Roman_Inquisition.jpg

 

 

Galileu Galilei

Galileu Galilei (em italianoGalileo GalileiPisa15 de fevereiro de 1564 — Florença8 de janeiro de 1642[2]) foi um físicomatemáticoastrônomo e filósofo florentino.

Galileu Galilei foi personalidade fundamental na revolução científica. Foi o mais velho dos sete filhos do alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati.[3] Viveu grande parte de sua vida entre Pisa e Florença, originalmente na época de seu nascimento ambas parte do Ducado de Florença e, mais tarde, na época de sua morte, integrantes do Grão-Ducado da Toscana.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei

Basílica de Santa Cruz  invadida pelas águas do Arno. Florença, Itália.

Imagem/fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Alluvione_di_Firenze_del_4_novembre_1966

 

enchente de Florença em 4 de novembro de 1966 é parte de uma série de transbordamentos do rio Arno que mudaram a face da cidade de Florença ao longo dos séculos . Ocorreu na madrugada de sexta-feira, 4 de novembro de 1966, foi uma das inundações mais graves ocorridas na Itália , após uma onda excepcional de mau tempo que causou graves danos não só em Florença, mas também em Pisa , na maior parte da Toscana e, mais geralmente, em todo o país .

Leia mais:

https://it.wikipedia.org/wiki/Alluvione_di_Firenze_del_4_novembre_1966

Basílica de  Santa Cruz. Florença, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Basílica de Santa Cruz (em italiano Basilica di Santa Croce) é a principal igreja franciscana em Florença, na Itália, e uma das principais basílicas da Igreja Católica no mundo. Está situada na Piazza di Santa Croce, a lesta da basílica de Santa Maria del Fiore. É o lugar onde estão enterrados alguns dos mais ilustres italianos, tais como MichelângeloGalileo GalileiMaquiavel e Rossini, e assim é apelidada de Panteão das Glórias Italianas.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_Santa_Cruz

 

Túmulo de Galileu Galilei dentro da Basílica de Santa Cruz. Florença, Itália.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Galileos_tomb.jpg

O nascer da Terra visto da Lua. Missão Apollo 8. Nasa.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:NASA-Apollo8-Dec24-Earthrise.jpg

Quadro de Allan Kardec de grandes dimensões na Librairie et Editions LeymarieParis, França.

Fonte: 

https://www.facebook.com/librairieleymarie/photos/a.1799741960063337/1799746110062922/?type=3&theater

Cena da neve em Argenteuil. Óleo sobre tela de Claude Monet.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Monet_Snow_at_Argenteuil_1875.jpg

Praça com enfeites de Natal. Mérida, Espanha. Foto: Ismael Gobbo
Enfeites de Natal em Mérida, Espanha. Foto: Ismael Gobbo
Presépio no interior da Holy Trinity Church. Stevenage, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo. 2012.
Noite nevada  na Igreja “Holy Trinity Church”. Stevenage, Reino Unido. Fotos Ismael Gobbo

Uma pastora com seu rebanho, pastando. Óleo sobre tela de Cornelis van Leemputten (1841-1902)

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Leemputten_shepherdess.jpg


Adoração dos pastores. Óleo no painel de Giorgione.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Giorgione_-_Adoration_of_the_Shepherds_-_National_Gallery_of_Art.jpg

Algumas crianças olhando para uma seleção de Cartões de Natal durante a temporada de férias de 1910.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christmas_Shopping,_1910.JPG

Mercado de Natal em Nürnberg , Alemanha. Litografia do século XIX. Germanisches Nationalmuseum , Nürnberg , Alemanha. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christmarkt.jpg

Santo Tomás de Villanueva dividindo suas roupas entre meninos mendigos.

Óleo sobre tela de Bartolomé Steban Murillo. Imagem/fonte:

https://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Bartolom%C3%A9_Esteb%C3%A1n_Murillo_-_Saint_Thomas_of_Villanueva_Dividing_His_Clothes_Among_Beggar_Boys_-_Google_Art_Project.jpg

Natal de Carol por Charles Dickens

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christmascarol1843_--_137.jpg

 


Charles Dickens : A Christmas Carol . Em prosa. Sendo uma história fantasma de Natal . Com ilustrações de John Leech . Londres: Chapman & Hall, 1843. Primeira edição. Folha de rosto.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Christmas_Carol

 

A Christmas Carol é um livro da autoria de Charles Dickens. Com várias traduções em Português, sendo uma delas Um Conto de Natal, o livro foi escrito em menos de um mês originalmente para pagar dívidas, mas tornou-se um dos maiores clássicos natalinos de todos os tempos e uma das mais célebres obras de Dickens. O autor descreveu-o como o seu "livrinho de Natal", e foi primeiramente publicado em 19 de dezembro de 1843,[1] com ilustrações de John Leech.[2] A história transformou-se instantaneamente num sucesso, vendendo mais de seis mil cópias apenas numa semana.[3]

 

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Christmas_Carol

Jesus Cristo com as crianças / Deixe as criancinhas virem a mim / Suportem as crianças.

Óleo sobre cobre de Carl Bloch

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Let_the_Little_Children_Come_unto_Jesus.jpg

Visitação. Óleo sobre tela. Rafael Sanzio e oficina. 

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Raphael_-_The_visitation.jpg

A Natividade. Óleo sobre tela de Tintoretto. Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jacopo_Tintoretto_(Jacopo_Robusti)_-_The_Nativity_-_46.1430_-_Museum_of_Fine_Arts.jpg

Quadro intitulado: Madona com a Almofada Verde.

Andrea di Bartolo dito Solario. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Madona com a Almofada Verde, uma imagem devocional da Virgem amamentando Jesus, é assim chamada desde o século XVII devido ao motivo da almofada verde colocada em um pedestal de mármore em primeiro plano. Este detalhe, perfeitamente integrado aqui dentro do grupo sagrado, é realmente notável; Com seu conforto macio e acolchoado, ele realmente acompanha este cenário de ternura e bem-estar familiar.

Leia mais:

https://www.louvre.fr/en/oeuvre-notices/madonna-green-cushion

 

A sagrada Família com um pássaro. Óleo sobre tela de Bartolomé Esteban Murillo

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sagrada_Familia_del_pajarito_(Murillo).jpg

 

Jesus em casa com a família. Óleo sobre tela de Sir John Everett Millais. Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Sir_John_Everett_Millais_002.jpg

Jesus e sua mãe na fonte. Aquarela de James Tissot.   Imagem/fonte:

 http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/60/Brooklyn_Museum_-_Jesus_and_his_Mother_at_the_Fountain_%28J%C3%A9sus_et_sa_m%C3%A8re_%C3%A0_la_fontaine%29_-_James_Tissot_-_overall.jpg 

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg