BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 31 de janeiro de 2021

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 01-02-2021.

CLICAR AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/FEVEREIRO/01-02-2021.htm

Camille Flammarion em seu observatório de Juvisy-sur-Orge (1880)

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion#/media/File:Camille_Flammarion_at_the_eyepiece_of_his_9%C2%BD-inch_Bardou_refractor_at_his_Juvisy_observatory.jpg

 

 

Nicolas Camille Flammarion, mais conhecido como Camille Flammarion (Montigny-le-Roi26 de fevereiro de 1842 — Juvisy-sur-Orge3 de junho de 1925), foi um astrônomopesquisador psíquico e divulgador científico francês. Importante pesquisador e popularizador da astronomia, recebeu notórios prêmios científicos e foi homenageado com a nomenclatura oficial de alguns corpos celestes. Sua carreira na pesquisa e popularização de fenômenos paranormais também é bastante notória.[1][2][3][4]

Seu irmão Ernest Flammarion foi o fundador das Edições Flammarion[5].

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion


Pintura rupestre na Grotte de Rouffignac.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Mammoth

Duria Antiquior famosa aquarela do geólogo Henry de la Beche retratando a vida na antiga Dorset com

base em fósseis encontrados por Mary Anning. Henry De la Beche (10 de fevereiro de 1796 - 13 de abril de 1855)

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_paleontology

 

História da Paleontologia

 história da paleontologia traça a história do esforço para entender a história da vida na Terra estudando o registro fóssil deixado por organismos vivos. Por se preocupar com a compreensão dos organismos vivos do passado, a paleontologia pode ser considerada um campo da biologia, mas seu desenvolvimento histórico esteve intimamente ligado à geologia e ao esforço para compreender a própria história da Terra .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_paleontology

 

Mar em Mediterrâneo em Cesaréia, Israel. Foto Ismael Gobbo

Jules Dumont d'Urville

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Dumont_d%27Urville

 

 

 Jules Sébastien César Dumont d'Urville ( pronunciação francesa: [ʒyl dymɔ dyʁvil] ; 23 de maio de 1790 - 8 de maio 1842) era um francês explorador e oficial da Marinha que explorou o sul e oeste do Pacífico , Austrália, Nova Zelândia e Antártida . Como botânico e cartógrafo, ele deu seu nome a várias algas, plantas e arbustos, e lugares como a Ilha d'Urville na Nova Zelândia.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Dumont_d%27Urville

Expedição de Dumont d'Urville em Vanikoro. Jules-Sébastien-César (1790-1842)

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Dumont_d%27Urville

Busto de Heródoto, chamado de “O Pai da História”. Museu da Ágora, Atenas, Grécia. Foto Ismael Gobbo

 

 

Herodotus ( / h ɪ r ɒ d ə t ə s / ; do grego : Ἡρόδοτος , HERODOTOS , grego ático pronúncia:  [hɛː.ró.do.tos] ; c.  484  - c.  425 aC) foi um grego historiador que nasceu em Halicarnasso no Império Persa (atual Bodrum , Turquia ). Ele é conhecido por ter escrito o livro As Histórias ( grego: Ἱστορίαι Historíai ), um registro detalhado de sua "investigação" ( ἱστορία historía ) sobre as origens das Guerras Greco-Persas . Ele é amplamente considerado como o primeiro escritor a tratar assuntos históricos usando um método de investigação sistemática - especificamente, coletando seus materiais e organizando-os criticamente em uma narrativa historiográfica . Por causa disso, ele é freqüentemente referido como " O Pai da História ", um título que lhe foi conferido pela primeira vez pelo orador romano Cícero, do século I aC . [1]

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Herodotus

 

Hipócrates.

Paulus Pontius depois de Peter Paul Rubens.

Copiado de: https://gl.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3crates

 

 

Hipócrates de Cos, nado en Cos (Espóradas) no século V a.C. (c. 460 a.C.) e finado en LárisaTesalia no século IV a.C. (c. 370 a.C.), foi un médico da Antiga Grecia que exerceu durante o chamado século de Pericles.

É considerado unha das figuras máis destacadas da historia da medicina e moitos autores refírense a el como o «pai da medicina» moderna,[2][3][4] en recoñecemento ás súas importantes e duradeiras contribucións a esta ciencia como fundador da escola que leva o seu nome. Esta escola intelectual revolucionou a medicina da Antiga Grecia, establecéndoa como unha disciplina separada doutros campos cos cales se asociaba tradicionalmente (notablemente a teúrxia e a filosofía), convertendo o exercicio da medicina nunha auténtica profesión.[5][6

Leia mais:

https://gl.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3crates

 

Digitalização da impressão fotográfica original de John Lubbock, 1st Baron Avebury. Entre cerca de 1876 e cerca de 1880

Impressão original tipo Woodbury Samuel Robert Lock, George Corpe Whitfield

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Lubbock

 

O Muito Honorável John Lubbock, 1.º Barão Avebury PC FRS DCL LLD (Londres, 30 de abril de 1834 — Broadstairs, 28 de maio de 1913), conhecido por Sir John Lubbock, 4.º Baronete de 1865 até 1900, foi um banqueiropolítico liberalfilantropocientista e polímata inglês.

Banqueiro vitoriano e visionário, vizinho e amigo de Charles Darwin, instigou reformas financeiras - chave, um membro liberal do Parlamento Britânico que apresentou a primeira legislação para proteção de monumentos antigos e férias em bancos (públicos), um botânico e entomologista com muitas publicações científicas em seu nome.

Escreveu sua obra prima que se tornaria um best-seller vitoriano e um livro didático padrão para quem se interessava pela história natural - Prehistoric Times, sua última edição (7a.) datando de 1913. Obra pioneira, uma das primeiras a rejeitar a cronologia bíblica que dizia que o mundo teria uns meros 6 mil anos: introduziu os termos paleolítico e neolítico, Velha e Nova Idades da pedra, hoje reconhecidas como períodos-chave do passado pré-histórico.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Lubbock

Sir Charles Lyell - Geólogo. Impressão em papel salgado de negativo em papel. Entre 1843 e 1847.

Autor: Hill & Adamson

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Lyell

 

Charles Lyell (KinnordyForfarshire14 de novembro de 1797 — Londres22 de fevereiro de 1875) foi um advogado e geólogo britânico.

Popularizador do uniformitarianismo.

Biografia:

 

Charles Lyell (pronuncia-se IPA[lahy-uhl]) nasceu na Escócia, sendo o mais velho de dez irmãos. Seu pai, também chamado Charles, foi um botânico de reputação ínfima e o primeiro a expor o jovem Charles ao estudo da natureza. Tendo entrado no Exeter CollegeOxford, e terminando em 1816, Lyell encontrou a geologia como uma profissão séria, com o apoio de William Buckland. Graduado, ele desviou-se profissionalmente e exerceu o direito, mas teve a geologia como hobby. Seu primeiro artigo, "On a Recent Formation of Freshwater Limestone in Forfarshire", foi apresentado em 1822. Por volta de 1827, ele tinha abandonado a lei e embarcou em uma carreira com a Geologia, que resultaria em uma aceitação difundada das idéias propostas por James Hutton algumas décadas antes.

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Lyell

 

O frontispício de Charles Lyell de Princípios de Geologia (segunda edição americana de 1857), mostrando as origens dos diferentes tipos de rochas. Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Lyell

Vulcão Vesúvio visto das ruínas de Pompéia, Itália. Foto Ismael Gobbo

O  Vesúvio sepultou com suas lavas as cidades de Pompéia, Herculano e Estábia no ano 79 d.C.

 

Vulcões e dinâmicas geológicas

Antes da obra de Lyell, fenômenos como os terremotos eram compreendidos pela destruição que trouxeram. Uma das contribuições que Lyell fez em Princípios foi explicar a causa dos terremotos. [25] Lyell, em contraste, focou em terremotos recentes (150 anos), evidenciados por irregularidades superficiais, como falhas, fissuras, deslocamentos estratigráficos e depressões. [25]

O trabalho de Lyell sobre vulcões se concentrou principalmente no Vesúvio e no Etna , que ele havia estudado anteriormente. Suas conclusões apoiaram a construção gradual de vulcões, a chamada "construção de backup", [6] em oposição ao argumento da sublevação apoiado por outros geólogos.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Lyell

O óbolo da viúva em aquarela por James Tissot. Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Widow%27s_Mite_(Le_denier_de_la_veuve)_-_James_Tissot.jpg

A Caridade. Tela de Arturo Michelena

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caridade#/media/File:Arturo_Michelena_46.JPG


A crise lionesa. Interior de uma tecelagem de seda. Autor Jules Férat. Fonte Le Monde Illustré.

Copiado de  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Atelier_canut.jpg


 Caridade. Óleo sobre tela por Walter Gay.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Walter_Gay_-_Charity.jpg

A Caridade. Óleo sobre tela de João Zeferino da Costa.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

Estudo para Jesus em Cafarnaum (1885). Óleo sobre tela de Rodolpho Amoêdo

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

A cura da sogra de Pedro. Óleo sobre tela de John Bridges.

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_Healing_the_Mother_of_Simon_Peter%E2%80%99s_Wife_by_John_Bridges.jpg

 

A oração na hora das refeições. Óleo sobre tela por Fritz von Uhde.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Mealtime_Prayer_-_Fritz_von_Uhde_-_Google_Cultural_Institute.jpg

Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo.

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo



sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 30-01-2021.

CLICAR AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/30-01-2021.htm 

La Raison du Spiritisme. Por Michel Bonnamy

A Razão do Espiritismo.

ACESSE AQUI:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k133837w.image

Villeneuve-sur-Lot. Foto/autor: Paternel 1

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Villeneuve-sur-Lot

 

Villeneuve-sur-Lot é uma comuna francesa na região administrativa da Nova Aquitânia, no departamento Lot-et-Garonne. Estende-se por uma área de 81,36 km². Em 2010 a comuna tinha 23 513 habitantes (densidade: 289 hab./km²).[1]

 

Fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Villeneuve-sur-Lot

 

 

Conforme mencionou Allan Kardec na Revista Espírita

de novembro/1867, Michel Bonnamy, autor do livro

“La Raison du Spiritisme” exerceu a função de Juiz de

Instrução em Villeneuve-sur-Lot.

(Vide o texto nesta postagem)

Página do livro “La Raison du Spiritisme”, de Michel Bonnamy com os capitulos tratados pelo autor,

mencionada por Allan Karde na Revista Espírita de Novembro de 1867em Notas Bibliográficas

cujo texto está acima transcrito.

Página copiada de: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k133837w/f353.item

Página 41 (CAP. III)  do livro “La Raison du Spiritisme”, de Michel Bonnamy

mencionada por Allan Karde na Revista Espírita de Novembro de 1867em

Notas Bibliográficas acima transcrito.

Página copiada de: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k133837w/f55.item

Página 99  (Cap. VII) do livro “La Raison du Spiritisme”, de Michel Bonnamy

mencionada por Allan Karde na Revista Espírita de Novembro de 1867em

Notas Bibliográficas acima transcrito.

Página copiada de: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k133837w/f113.item

Cidade de Carcassonne, por Gustave Le Gray (1820-1884). Publicado por volta de 1851.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Cit%C3%A9_de_Carcassonne_par_Gustave_Le_Gray_4.jpg

 

Conforme mencionou Allan Kardec na Revista Espírita

de novembro/1867, o Sr, Jaubert foi vice-presidente do

tribunal de Carcassone.

(Vide  o texto nesta postagem)

Livro “A Gênese” de Allan Kardec, lançado aos 6 de janeiro de 1868.

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_G%C3%AAnese

 

A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo (em língua francesa La Genèse, Les Miracles et les Prédictions Selon le Spiritisme), é um livro espírita francês. De autoria de Allan Kardec, foi publicado em Paris em 6 de janeiro de 1868. É uma das obras básicas do espiritismo.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/A_G%C3%AAnese

 

 

Na Revista Espírita de Novembro de 1867- veja o texto acima-

Kardec dizia que A Gênese estava no prelo. Foi lançada no dia

6 de janeiro de 1868.

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. Óleo sobre tela de Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo.

Vista de Paris, França,  com  Les Invalides no centro. Foto Ismael Gobbo.

 

Les Invalides ( pronunciação francesa: [lezɛvalid] ), formalmente o national des Invalides Hôtel (A residência nacional do Invalids), ou também como Hôtel des Invalides , é um complexo de edifícios no 7º arrondissement de Paris , França, contendo museus e monumentos , todos relacionados com a história militar da França , bem como um hospital e uma casa de repouso para veteranos de guerra , a finalidade original do edifício.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Les_Invalides

 

Les Invalides. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

Les Invalides ( pronunciação francesa: [lezɛvalid] ), formalmente o national des Invalides Hôtel (A residência nacional do Invalids), ou também como Hôtel des Invalides , é um complexo de edifícios no 7º arrondissement de Paris , França, contendo museus e monumentos , todos relacionados com a história militar da França , bem como um hospital e uma casa de repouso para veteranos de guerra , a finalidade original do edifício.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Les_Invalides

Jardim das Tulherias; obelisco egípcio na Praça da Concórdia e Arco do Triunfo ao fundo. Paris, França.

Foto Ismael Gobbo


Cairbar Schutel

22-09-1868 / 30-01-1938

Foto “O Clarim”, Matão, SP 

Colégio Pedro II e Igreja de São Joaquim (1856). O templo foi demolido na reforma de Pereira Passos (1904),

para alargar a rua Estreita de São Joaquim e abrir a atual avenida Marechal Floriano.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A9gio_Pedro_II#/media/File:Colegio_Pedro_II_(1856).jpg

Estação Central da Antiga Estrada de Ferro Dom Pedro II (Rio de Janeiro/Brasil). 1899.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Central_do_Brasil#/media/File:Esta%C3%A7%C3%A3o_Central_da_Antiga_Estrada_de_Ferro_Dom_Pedro_II.jpg

O menino Cairbar Schutel. Imagem do acervo de O Clarim.
Farmácia de Cairbar Schutel. Matão, SP. Foto O Clarim.
Cairbar Schutel na Farmácia. Crédito da foto - O Clarim, Matão, SP.
Equipamentos da farmácia de Cairbar Schutel. Foto Ismael Gobbo
Oficinas de O Clarim.  Crédito da foto “O Clarim”, Matão, SP
Crianças na redação de O Clarim, Matão, SP. Foto O Clarim
Cairbar Schutel em seu carro. Foto do acervo de O Clarim.
Cairbar Schutel com os Volpe. Foto do acervo de O Clarim
Centro Espírita O Clarim. Foto do acervo de O Clarim
Cairbar Schutel em trabalho de Tiptologia.  Foto do acervo de O Clarim

Cairbar Schutel um imortalista por excelência se deixava fotografar  junto aos túmulos do cemitério.

Foto do acerto de O Clarim.

Cairbar Schutel distribuindo jornais no Dia de Finados.

Foto do acervo de O Clarim.

O túmulo singelo de Cairbar Schutel no cemitério de Matão, SP. Foto O Clarim.

Há registros de que Cairbar Schutel se comunicou  mediunicamente quando seu corpo ainda estava sendo velado.

Pediu aos amigos  que a lápide tumular trouxesse a legenda: “Vivi, vivo e viverei, porque sou imortal”

Sede da Casa Editora o Clarim tendo o Centro Espírita à esquerda. Foto Ismael Gobbo.
Cassio Carrara e Apparecido Belvedere nas dependências do Memorial Cairbar Schutel. Matão, SP. Foto Ismael Gobbo
Apparecido Belvedere e o Memorial Cairbar Schutel. Matão, SP. Foto Ismael Gobbo
Quarto onde dormia e desencarnou Cairbar Schutel. Foto Ismael Gobbo

VEJA MATÉRIA COM FOTOS DA INAUGURAÇÃO DO

MEMORIAL CAIRBAR SCHUTEL

ACESSE AQUI: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/15-11-2013.htm

 

Busto de Cairbar Schutel na praça central de  Matão, SP. Foto Ismael Gobbo

Dona Ziza (Adalgisa Antunes Rosito) ao lado do sobrinho Ruy Donini Antunes. Foto Ismael Gobbo.

Ziza, com 97  anos, residente na cidade de São Paulo, ainda menina,  

trabalhou ao lado  de  Cairbar Schutel na Editora O Clarim.

 

Fotos antigas de Araraquara:

 http://aracoara.blogspot.com.br/p/fotos.html


Fotos antigas de Matão:

https://www.google.com.br/?gws_rd=cr&ei=lM-NWImlHsiWwASd5rOYDw#q=matao%2C+sp+fotos+antigas



Valsa: Saudades de Matão (Tonico e Tinoco)

https://www.letras.mus.br/tonico-e-tinoco/884289/


Praça Tonico e Tinoco. São Manuel, SP. Foto Ismael Gobbo

Amizade. Pintura a óleo sobre tela de Petrona Vieira.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:El_cuentito.jpg

 

Retrato de dois amigos. Painel de Jacopo Pontormo.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jacopo_Pontormo_-_Portrait_of_Two_Friends_-_WGA18109.jpg

 

Jesus Cristo e o bom ladrão. Óleo sobre tela de Tiziano Vecellio.

Imagem/fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Ultime_parole_di_Ges%C3%B9

 


Mahatma Gandhi, pensador, político, educador e vivenciador da paz.

Estátua de Gandhi oferecida pelo governo da India para a cidade de São Paulo.

Espaço Gandhi, defronte do Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo