BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 30 de novembro de 2021

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 01-12-2021.

CLICAR AQUI:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/01-12-2021.htm

Jesus entre os doutores. Óleo sobre tela de Jean-Auguste Dominique Ingres, nascido em Montauban.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ingres_Jesus-among-the-doctors.jpg

O escriba ficou para tentar Jesus. Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Scribe_Stood_to_Tempt_Jesus_(Le_scribe_se_leva_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg


Tácito. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A1cito

 

 

Tácito

Públio Cornélio Tácito ou Caio Cornélio Tácito (em latimPublius/Gaius Cornelius Tacitusc. 56 – c. 117) foi um senador e historiador romano nomeado cônsul sufecto para o nundínio de novembro a dezembro de 97 com Marco Ostório Escápula. As porções sobreviventes de suas duas maiores obras — "Anais" e "Histórias" — tratam dos reinados dos imperadores TibérioCláudioNero e os imperadores do ano dos quatro imperadores (69), um período de tempo que se estende da morte de Augusto, em 14, até a Primeira guerra romano-judaica em 70. Há muitas lacunas nos textos, incluindo uma em "Anais" que corresponde a quatro livros inteiros.

As outras obras de Tácito discutem oratória (no formato de diálogoDiálogo dos Oradores), a Germânia (Germânia) e a vida de seu sogro, Cneu Júlio Agrícola, o famoso general romano responsável por boa parte da conquista romana da Britânia (Agrícola).

Tácito é considerado um dos grandes historiadores romanos[1][2], um dos grandes representantes da Idade da Prata da literatura latina, e é conhecido tanto por sua concisão e pela forma compacta de sua prosa em latim quanto pelos seus penetrantes insights sobre os jogos de poder na política romana de sua época.

Os "Anais" são um dos primeiros registros históricos seculares a mencionarem Jesus Cristo, que Tácito menciona em relação às perseguições aos cristãos de Nero — veja Tácito e os cristãos.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A1cito

João de Patmos, por Alonso Cano, 1640.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o,_o_Evangelista

 

João, o Evangelista

João Evangelista ou Apóstolo João (grego: Ἰωάννης, translit. Iōánnēs), foi um dos doze apóstolos de Jesus e além do Evangelho segundo João, também escreveu as três epístolas de João (12, e 3) e o livro do Apocalipse. Há que se destacar aqui a existência de uma controvérsia sobre o verdadeiro autor do Apocalipse, mas uma tradição representada por São Justino e amplamente difundida no século II Ireneu de LyonClemente de AlexandriaTertuliano, o Cânone Muratori, identifica o autor como sendo o apóstolo João, o autor do quarto evangelho. Mas até o século V as igrejas da SíriaCapadócia e mesmo da Palestina não pareciam ter incluído o apocalipse no cânon das escrituras, prova de que não o consideraram como obra do apóstolo. Apresenta inegável parentesco com os escritos joaninos, mas também se distingue claramente deles por sua linguagem, seu estilo e por seus pontos de vista teológicos (referentes, sobretudo à parúsia de Cristo), comentário de introdução ao apocalipse na Bíblia de Jerusalém.

João seria o mais novo dos doze discípulos, tinha provavelmente cerca de vinte e quatro anos de idade à altura do São João chamado por Jesus. Consta que seria solteiro e vivia com os seus pais em Betsaida. Era pescador de profissão, consertava as redes de pesca. Trabalhava junto com seu irmão Tiago Maior, e em provável sociedade com André e Pedro.

As heranças deixadas nos escritos de João, demonstram uma personalidade extraordinária. De acordo com as descrições ele seria imaginativo nas suas comparações, pensativo e introspectivo nas suas dissertações e pouco falador como discípulo. É notório o seu amadurecimento na fé através da evolução da sua escrita.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o,_o_Evangelista   

Allan Kardec.

Imagem copiada de https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec

 

Allan Kardec

Hippolyte Léon Denizard Rivail (francês: [ʁivɑj]Lyon3 de outubro de 1804 — Paris31 de março de 1869) foi um influente educadorautor e tradutor francês. Sob o pseudônimo de Allan Kardec (francês: [kaʁdɛk]),[1] notabilizou-se como o codificador[nota 1] do espiritismo (neologismo por ele criado).

Foi discípulo do reformador educacional Johann Heinrich Pestalozzi e um dos pioneiros na pesquisa científica sobre fenômenos paranormais (mais notoriamente a mediunidade), assuntos cuja investigação costumava ser considerada inadequada.[2][3][4]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec

As obras básicas do Espiritismo codificado por Allan Kardec.

Imagem/fonte: http://www.guia.heu.nom.br/obras_basicas.htm


Rabindranath Tagore.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore

 

Rabindranath Tagore

Rabindranath Tagore (em bengaliরবীন্দ্রনাথ ঠাকুরCalcutá7 de maio de 1861 - 7 de agosto de 1941), alcunha Gurudev, foi um polímata bengali. Como poeta, romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX. Como autor de Gitânjali, que em português se chamou "Oferenda Lírica"[1] e seus "versos profundamente sensíveis, frescos e belos",[2] sendo o primeiro não-europeu a conquistar, em 1913, o Nobel de Literatura.[3] As canções poéticas de Tagore eram vistas como espirituais e mercuriais; no entanto, sua "prosa elegante e poesia mágica" permanecem amplamente desconhecidas fora de Bengala.[4] Ele é às vezes referido como "o Bardo de Bengala".[5] Tagore foi talvez a figura literária mais importante da literatura bengali. Foi um destacado representante da cultura hindu, cuja influência e popularidade internacional talvez só poderia ser comparada com a de Gandhi, a quem Tagore chamou 'Mahatma' devido a sua profunda admiração por ele.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore

Rabindranath Tagore e Albert Einstein em 1930.

Imagem copiada de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore

 

Uma das últimas 3 fotos de Rabindranath Tagore. Uploader: Rahat. 1941.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore

Tagore recebe Gandhi e sua esposa Kasturba em Santiniketan, em 1940

Imagem copiada de https://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore   

Livro Estesia. Psicofrafia do médium Divaldo Pereira Franco ditado pelo Espírito Rabindranath Tagore

A árvore boa dá bons frutos; a árvore má dá frutos ruins. Jan Luyken (1712).

Copiado de https://en.wikipedia.org/wiki/Matthew_7:17%E2%80%9318

Os fariseus e os saduceus vêm para tentar Jesus por James Tissot ( Brooklyn Museum )

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Sadducees#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_and_the_Saduccees_Come_to_Tempt_Jesus_(Les_pharisiens_et_les_saduc%C3%A9ens_viennent_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

O Sermão das Bem-aventuranças.  Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot.

Imagem copiada de

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Sermon_of_the_Beatitudes_(La_sermon_des_b%C3%A9atitudes)_-_James_Tissot.jpg

 


São Pedro pregando o Evangelho nas catacumbas. Pintura de Jan Styka

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:JanStyka-SaintPeter.jpg

Catacumba de São Calixto,  em Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 30-11-2021.

CLICAR AQUI:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/30-11-2021.htm

Narciso. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Michelangelo_Caravaggio_065.jpg.

 

Narcisismo

Narcisismo é o amor de um indivíduo por si próprio ou por sua própria imagem, uma referência ao mito de Narciso

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Narcisismo

Um estudo para 'Cristo ensina humildade'. Óleo sobre tela de Robert Scott Lauder

Imagem/fonte: https://www.wikidata.org/wiki/Q27960060

 Moeda de César em pintura de Domingos Sequeira. Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moeda_de_C%C3%A9sar_(1790)_-_Domingos_Sequeira_(Colec%C3%A7%C3%A3o_Fam%C3%ADlia_Loureiro_Borges).png

 

* Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.  E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram. Mateus  22: - 21-22.



A parábola dos talentos. Gravura por Jan Luyken na Bíblia de Bowyer..

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1bola_dos_Talentos#/media/Ficheiro:Teachings_of_Jesus_30_of_40._parable_of_the_talents._Jan_Luyken_etching._Bowyer_Bible.gif

 

 

 

Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
Mateus 25:14,15

Leia mais:

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/25/14-30



“Ecce homo”. Pilatos apresenta Jesus à multidão. Óleo sobre tela por  Antonio Ciseri.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Eccehomo1.jpg

 

Na Bíblia, a única referência à esposa de Pilatos se encontra em Mateus 27:19, em que ela manda uma mensagem a seu marido pedindo a ele que não condene Jesus Cristo à morte, dizendo:

«Não te envolvas no caso desse justo, porque muito sofri, hoje, em sonhos, por causa dele.» (Mateus 27:19) (Wikipedia)



Luis Olimpio Teles de Menezes. Um dos primeiros e  maiores vultos do espiritismo no Brasil.

Imagem:

 http://www.autoresespiritasclassicos.com/allan%20kardec/Periodicos%20Espiritas/O%20Echo%20D%20Alem-Tumulo/O%20Echo%20D%E2%80%99Al%C3%A9m-T%C3%BAmulo.htm

 

 

 

 

Luís Olímpio Teles de Menezes (Bahia1828 — Rio de Janeiro16 de março de 1893) foi um jornalista brasileiro. É considerado como um dos pioneiros do Espiritismo no país.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Ol%C3%ADmpio_Teles_de_Menezes


Santa Irene de Tessalônica.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Irene_of_Thessaloniki.jpg

 

 

Segundo consta da Revista Espírita 1862, pags. 84/85, 3ª. Edição, FEB, o espírito que assina Cárita, ou Cáritas, declinou ter sido Santa Irene.

Santa Irene foi martirizada em Tessalônica à época do imperador Diocleciano, grande perseguidor dos cristãos.

Também suas irmãs Ágape e Quiônia pereceram pelo mesmo motivo: não renunciaram à fé no Cristo.

O martírio de Santa Irene. Óleo sobre tela de Carlo Francesco Nuvolone. Museu do Louvre, Paris, França.

Santa Irene é relacionada a Cárita, martirizada à época do imperador Diocleciano.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CF_Nuvolone_Martirio_de_Santa_Irene_Louvre.jpg


Restos arqueológicos da cidade antiga. Ao fundo o Arco de Galério. Tessalônica, Grécia. Foto Ismael Gobbo.

Na cidade de Tessalônica foram martirizadas as três  cristãs irmãs:  Irene, Ágape e Quiônia.

Busto do imperador Diocleciano

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Diocletian_Bueste.JPG


A caminho da escola. Óleo sobre tela por Eliseu Visconti.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, RJ. Foto Ismael Gobbo.

O interior de uma sala de aula, com um professor no pódio e alunos festejando. Pintura de Jan Miense Molenaer. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_Miense_Molenaer_-_A_schoolroom_interior,_with_a_teacher_at_a_podium,_and_pupils_merrymaking.jpg


 Escola de damas. Pintura de ThomasWebster.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Thomas_George_Webster_(1800-1886)_-_A_Dame%27s_School_-_N00427_-_National_Gallery.jpg



Página de O Livro dos Médiuns, edição de 1861. Autor: Allan Kardec

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/ff/Le_Livre_des_M%C3%A9diums.jpg


O Charlatão. Óleo sobre tela de Pietro Longhi.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Charlatan

 

Um charlatão (também chamado de vigarista ou charlatão ) é uma pessoa que pratica charlatanismo ou algum truque ou engano de confiança semelhante para obter dinheiro, fama ou outras vantagens por meio de alguma forma de fingimento ou engano . Os sinônimos de "charlatão" incluem " shyster ", "quack" ou "faker". "Charlatão" [1] "Quack" é uma referência ao " charlatanismo " ou à prática de medicina duvidosa ou uma pessoa que não tem treinamento médico real que pretende fornecer serviços médicos.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Charlatan


Quadro de Giovanni Paolo Pannini. Mercadores expulsos do Templo.

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo





domingo, 28 de novembro de 2021

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 29-11-2021.

CLICAR AQUI:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/29-11-2021.htm

Adeus dos Santos Pedro e Paulo, Museu Regional de Messina Obra de Alonzo Rodriguez. Imagem/fonte:

Cristo cura o paralítico junto ao Poço de Betesda. Óleo sobre tela por Bartolomé Esteban  Murillo

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Curacin_del_paraltico_Murillo_1670.jpg

O médico. Imagem/fonte: Óleo sobre tela de Luke Fildes

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Doctor_Luke_Fildes_crop.jpg

Pobreza e riqueza. Óleo sobre tela por William Powell Frith. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:William_Powell_Frith_-_Poverty_and_Wealth.JPG?fbclid=IwAR0DruEJLoVwPR2H9fI4ZGn7Uyzb0eKv4kYrCvxkMz_Ge_-TbcZKsG3A4ic


Sermão da Montanha na Floresta Negra, pintura para a igreja protestante em Reinerzau na Floresta Negra,

por volta de 1912, por Rudolf Yelin, o Velho. (1864-1940). Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Yelin-bergpredigt-ca1912.jpg



Parábola do argueiro e da trave. Obra de Ottmar Elliger o Jovem

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Parable_of_the_Mote_and_the_Beam_(Matthew_7-3)_MET_DP827297.jpg



Mas ai de vós, escribas e fariseus. guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Woe_unto_You,_Scribes_and_Pharisees_(Malheur_%C3%A0_vous,_scribes_et_pharisiens)_-_James_Tissot.jpg

Cristo e Simão, o fariseu. Festa na casa de Simão, o fariseu. Óleo sobre tela de Peter Paul Rubens.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rubens-Feast_of_Simon_the_Pharisee.jpg


Pintura alusiva ao episódio bíblico da tentação de Jesus no deserto. Aquarela opaca sobre grafite em papel cinza por James Tissot

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Tempted_in_the_Wilderness_(J%C3%A9sus_tent%C3%A9_dans_le_d%C3%A9sert)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

As Tentações de santo Antão. Óleo sobre madeira por Hieronymus Bosch.

Exposto no MASP- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Foto Ismael Gobbo


Anticristo com o diabo, das obras do Anticristo. Obra de Luca Signorelli.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Signorelli-Antichrist_and_the_devil.jpg


Cena retratando Jesus e a  transformação da água em vinho. Quadro  em igreja de Caná, Israel.

Foto Ismael Gobbo

                                                          ************

João Cyríaco de Souza Filho

(29-11-1915 / 22-03-1998)

João Cyríaco de Souza Filho

http://www.feparana.com.br/topico/?topico=536


LEIA A BIOGRAFIA NO LINK:

   https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/29-11-2021.htm