BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 07-01-2021.

CLICAR AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/07-01-2021.htm

Nicolau Copérnico.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Cop%C3%A9rnico

 

Nicolau Copérnico:

Nicolau Copérnico (Toruń19 de fevereiro de 1473 — Frauenburgo24 de maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, juristaastrônomo e médico.

Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Cop%C3%A9rnico

Representação artística do Sistema Solar, tamanho não em escala.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sol#/media/Ficheiro:Solar_sys.jpg

Esta figura do Sistema Solar, (não em escala - na verdade muito muito longe da escala real - criando uma imagem em escala do sistema solar com representações detalhadas de todos os seus corpos principais provavelmente não seria viável - ver w: modelo do sistema solar ) mostra o Sol, os planetas internos, o cinturão de asteróides, os planetas exteriores, Plutão (o maior objeto no Cinturão de Kuiper - originalmente classificado como um planeta) e um cometa.

Galileu defendendo o heliocentrismo.

copiado de:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k94896v/f41.image

 Les oeuvres complètes de Galileo Galilei : prospectus de la réimpression de l'édition

 

Galileu diante do “Santo Ofício”. Pintura do séc. XIX de Joseph-Nicolas Robert-Fleury.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Galileo_affair

 

 

Caso Galileo

caso Galileu ( italiano : processo Galileo Galilei ) foi uma seqüência de eventos, começando por volta de 1610, [1]culminando com o julgamento e condenação de Galileu Galilei pela Inquisição Católica Romana em 1633 por seu apoio ao heliocentrismo . [2]

Em 1610, Galileu publicou seu Sidereus Nuncius ( Mensageiro Estrelado ), descrevendo as surpreendentes observações que fizera com o novo telescópio , ou seja, as fases de Vênus e as luas galileanas de Júpiter . Com essas observações, ele promoveu a teoria heliocêntrica de Nicolaus Copernicus (publicada em De revolutionibus orbium coelestiumem 1543). As descobertas iniciais de Galileu foram recebidas com oposição dentro da Igreja Católica, e em 1616 a Inquisição declarou que o heliocentrismo era formalmente herético. Livros heliocêntricos foram proibidos e Galileu foi ordenado a não realizar, ensinar ou defender idéias heliocêntricas. [3]

Galileu passou a propor uma teoria das marés em 1616 e dos cometas em 1619; ele argumentou que as marés eram evidência para o movimento da Terra. Em 1632, Galileu publicou seu Diálogo sobre os dois principais sistemas mundiais , que defendia implicitamente o heliocentrismo e era imensamente popular. Respondendo a crescente controvérsia sobre teologia , astronomiafilosofia , a Inquisição Romana tentou Galileu em 1633 e encontrou-o "veementemente suspeito de heresia ", sentenciando-o a prisão indefinida . Galileu foi mantido em prisão domiciliar até sua morte em 1642.

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Galileo_affair


Isaac Newton.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:GodfreyKneller-IsaacNewton-1689.jpg

 

 

Isaac Newton (Woolsthorpe-by-Colsterworth4 de janeiro de 1643 — Kensington31 de março de 1727)[1][nota 1] foi um astrônomoalquimistafilósofo naturalteólogo e cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático.

Sua obra, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural [nota 2] é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton

Retrato de Pierre-Simon Laplace.  Retrato póstumo, por Madame Feytaud, 1842

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre-Simon_Laplace

 

 

Pierre-Simon, Marquês de Laplace (Beaumont-en-Auge, 23 de março de 1749 — Paris, 5 de março de 1827) foi um matemáticoastrônomo e físico francês, que organizou a astronomia matemática, resumindo e ampliando o trabalho de seus predecessores nos cinco volumes do seu Mécanique Céleste (Mecânica celeste) (1799-1825). Esta obra-prima traduziu o estudo geométrico da mecânica clássica usada por Isaac Newton para um estudo baseado em cálculo, conhecido como mecânica física.[1] Foi eleito membro da Royal Society em 1789.

Ele também formulou a equação de Laplace. A transformada de Laplace aparece em todos os ramos da física matemática — campo em cuja formação teve um papel principal. O operador diferencial de Laplace, do qual depende muito a matemática aplicada, também recebe seu nome.

Ele se tornou conde do Império em 1806 e foi nomeado marquês em 1817, depois da restauração dos Bourbons.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre-Simon_Laplace



Lavoisier  e sua esposa, a química  Marie-Anne Pierrette Paulze. Óleo sobre tela por Jacques-Louis David.  

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:David_-_Portrait_of_Monsieur_Lavoisier_and_His_Wife.jpg

 

 

Retrato de Antoine Lavoisier e sua mulher (Portrait d'Antoine-Laurent Lavoisier et de sa femme, em francês) é um retratopintado a óleo de Antoine Lavoisier e da sua mulher Marie-Anne Pierrette Paulze pelo artista francês da corrente do neoclassicismo Jacques-Louis David em 1788. A obra foi encomendada por Marie-Anne.[1]

Este magnífico retrato duplo foi pintado na época em que David era o líder do neoclassicismo francês. Por razões políticas, foi obrigado a retirá-lo do Salon de Paris de 1789, não tendo sido exibido publicamente durante um século.[2]

Lavoisier foi pioneiro no estudo, por exemplo, da pólvora, do oxigénio e da composição química da água, mas apesar dos seus serviços científicos, tanto na monarquia como durante o regime revolucionário, após um julgamento sumário, acabou por ser condenado à morte na guilhotina.[2]


Moisés e os Dez Mandamentos em óleo sobre tela de Rembrandt.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rembrandt_-_Moses_with_the_Ten_Commandments_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

 

O episódio da recepção dos Dez Mandamentos é sugestivo de uma escrita direta

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Cristo e a mulher adúltera. Óleo sobre cobre por Pieter van Lint.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cristo_y_la_mujer_adultera.jpg

Pedro decepa a orelha do soldado Malco. Obra de Aleijadinho, Congonhas, MG. Foto Ismael Gobbo

Disse, pois, Jesus a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não hei de beber o cálice que o Pai me deu?”. João 18: 11

Cristo cura a orelha de Malcus. Óleo sobre tela de Louis Finson

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Louis_Finson_-_Christ_Healing_the_Ear_of_Malchus.jpg

Retrato de Giovanni Arnolfini e sua esposa.  Óleo no painel por Jan Van Eyck.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Van_Eyck_-_Arnolfini_Portrait.jpg

 

Heloise e Abelard. Óleo sobre tela por  Edmund Blair Leighton

Imagem/fonte: 

 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/87/Edmund_Blair_Leighton_-_Abelard_and_his_Pupil_Heloise.jpg

 

Héloïse ( / ɛ l oʊ . I z / ou / h ɛ l oʊ . I z / ; francês:  [e.lɔ.iz] ; 1090? [1] / 1100-1? [2] - 16 de maio, 1164 ) era freira , escritora, erudita e abadessa francesa. Héloïse ocupa um lugar importante na história literária francesa e no desenvolvimento da representação feminista. Embora poucas de suas cartas sobrevivam, aquelas que foram consideradas um "monumento" fundamental da literatura francesa a partir do final do século XIII. Sua correspondência, mais erudita do que erótica, é a base latina do bildungsroman e um modelo do gênero epistolar clássico , que influenciou escritores tão diversos como Madame de Lafayette , Choderlos de Laclos , Voltaire , Rousseau , Simone Weil e Dominique Aury .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lo%C3%AFse


Romeu e Julieta. Óleo sobre tela por Ford Madox Brown.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Romeo_and_juliet_brown.jpg

 

Romeu e Julieta (no original em inglês Romeo and Juliet) é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre as mais populares na época de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como o arquétipo do amor juvenil.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Romeu_e_Julieta

Aristocratas reunidos ao redor do Imperador Franz Joseph em um baile no Palácio Imperial de Hofburg ,

pintura de Wilhelm Gause. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/First_dance

Dança em Bougival. Pintura óleo sobre tela de Pierre-Auguste Renoir de 1883.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Dance_at_Bougival

 

 

Bougival é uma comuna francesa na região administrativa da Île-de-France, no departamento de Yvelines. A comuna possui 8 848 habitantes segundo o censo de 2014.[2][3][4][5]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bougival