BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 09-01-2021.

CLICAR AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/09-01-2021.htm

Os Dez Mandamentos, ilustração de um cartão da Bíblia publicado pela Providence Lithograph Company

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tablets_of_the_Ten_Commandments_(Bible_Card).jpg

Moisés no Monte Sinai. Óleo sobre tela de Jean-Léon Gérôme

Imagem/fonte:

 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/24/G%C3%A9r%C3%B4me%2C_Jean-L%C3%A9on_-_Moses_on_Mount_Sinai_Jean-L%C3%A9on_G%C3%A9r%C3%B4me_-1895-1900.jpg

 

Cristo pregando em Cafarnaum. Óleo sobre tela de Maurycy Gottlieb

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gottlieb_Christ_preaching_at_Capernaum.jpg

 

 

Cafarnaum (em grego clássicoKαφαρναουμromaniz.: Kapharnaoum; em hebraicoכפר נחוםromaniz.: Kephar Nachûm , lit. "aldeia" ou "vila de Naum") é uma cidade bíblica que ficava na margem norte do Mar da Galileia, próxima de Betsaida (terra natal de Simão Pedro) e Corozaim.

Muito perto passava a importante Via Maris (Estrada do Mar), que ligava o Egito à Síria e ao Líbano e que passava por Cesareia Marítima.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cafarnaum

Cristo no Mar da Galiléia. Óleo sobre tela por Jacopo Tintoretto.

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jacopo_Tintoretto_-_Christ_at_the_Sea_of_Galilee_-_WGA22616.jpg

 

Mar da Galiléia. Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

 

O maior lago de água doce de Israel , o Lago Tiberíades, também é conhecido como o Mar de Tiberíades, o Lago de Genesaré, o Lago Kinneret e o Mar da Galiléia. O lago mede pouco mais de 21 quilômetros de norte a sul e tem apenas 43 metros de profundidade. O lago é alimentado em parte por nascentes subterrâneas relacionadas aosetor da Jordânia do Grande Vale do Rift, mas a maior parte de sua água vem do rio Jordão, que entra do norte. O curso sinuoso do rio pode ser visto drenando a extremidade sul do lago no fundo da imagem. Os padrões de campo angulares verdes e marrons cobrem a maioria das encostas nesta paisagem árida. Telhados brilhantes são a marca registrada de várias aldeias da região. O maior agrupamento de telhados brilhantes e quarteirões da cidade indica a localização de Tiberíades (em homenagem ao imperador romano Tibério), visível à imagem deixada na margem sudoeste do lago.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lake_Tiberias_(Sea_of_Galilee),_Northern_Israel.jpg

 

 

Jesus centralizou seu apostolado às margens do Mar da Galiléia, sobretudo na cidade de Cafarnaum. Dali partiu para outras regiões em pregações, inclusive em Jerusalém, onde foi crucificado. O Mar da Galiléia é um lago de água doce que recebe as águas do Rio Jordão.


Restos arqueológicos de sinagoga em Cafarnaum, Israel. Fotos Ismael Gobbo.

Quadro de Allan Kardec, Codificador do Espiritismo, de grandes dimensões na Librairie et Editions Leymarie. Paris, França. Fonte: 

https://www.facebook.com/librairieleymarie/photos/a.1799741960063337/1799746110062922/?type=3&theater

 

 

LEIA A BIOGRAFIA DE ALLAN KARDEC

https://www.febnet.org.br/blog/geral/o-espiritismo/allan-kardec/

Palais Royal. Paris, França. Local de lançamento de O Livro dos Espíritos em 18 de abril de 1857. Foto Ismael Gobbo.

 

LEIA SOBRE O LIVRO DOS ESPIRITOS

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_Esp%C3%ADritos

 

Nicolas Flamel.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flamel.jpg

 

Nicolas Flamel (Pontoise1330 — Paris22 de março de 1418) foi um escrivãocopista e vendedor de livros de sucesso francês que ganhou fama de alquimista após seus supostos trabalhos de criação da pedra filosofal. Casado com Dame Pernelle Flamel, segundo a lenda teria fabricado a pedra filosofal, o elixir da longa vida e realizado a transmutação de metais em ouro por meio de um livro misterioso. Em português também é referido como Nicolau Flamel.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolas_Flamel


Título completo: O Alquimista, Em Busca da Pedra Filosofal, Descobre Fósforo e ora pela bem-sucedida conclusão de sua operação, como era o costume dos Antigos Astrólogos Químicos, de Joseph Wright of Derby , agora no Museu e Arte de Derby Gallery , Derby , Reino Unido. Óleo sobre tela.  Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Joseph_Wright_of_Derby_The_Alchemist.jpg

Iduna dando suas maçãs capazes de ceder a vida eterna aos deuses. Quadro de J. Penrose1890

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elixir_da_Longa_Vida

 

Elixir da Longa Vida ou Elixir da Imortalidade (em árabe: الإكسير, em persaAab-e-Hayaat آب حیات) era uma panaceia universal que era buscada pelos alquimistas e poderia curar todas as doenças, prolongando a vida indefinidamente. Isto demonstra as preocupações dos alquimistas, principalmente de Cagliostro, com a saúde e a medicina.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Elixir_da_Longa_Vida

Transmutação

Transmutação de metais inferiores em ouro.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Transmuta%C3%A7%C3%A3o

 

 

Transmutação 

Para a alquimia, transmutação é a conversão de um elemento químico em outro. Este conceito é também aplicado com características próprias na genética e na física nuclear.

Desde os primórdios da alquimia ocidental, acreditava-se que era possível a transmutação de metais vis - como o chumboantimônio e bismuto (apesar de não os distinguir como elementos distintos) - em metais nobres - como a prata e principalmente o ouro. Em geral, especialmente ao longo de sua evolução, isso era tomado tanto em um sentido material como espiritual.

Com o florescimento do conhecimento científico, constatou-se que a transmutação alquímica, conforme defendida pelos alquimistas, é improvada.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Transmuta%C3%A7%C3%A3o


Astrologia

Relógio astrológico de Veneza. Imagem/autor: Zachariel

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Astrologia

 

Astrologia

astrologia (do grego astron, "astros", "estrelas", "corpos celestes", e logos, "palavra", "estudo") é uma pseudociência[1] segundo a qual as posições relativas dos corpos celestes poderiam prover informação sobre a personalidade, as relações humanas, e outros assuntos relacionados à vida do ser humano. É, como tal, uma atividade divinatória, quando usada como oráculo, mas também pode ser usada como ferramenta de entendimento das personalidades humanas. O suíço Carl Gustav Jung fez estudos a respeito da astrologia; uma de suas teorias baseadas na mesma é a teoria da Sincronicidade. É largamente refutada por uma parte da sociedade por não ter embasamento científico real.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Astrologia

Dialogo de Galileo Galilei

Imagem/fonte:  https://en.wikipedia.org/wiki/Dialogue#/media/File:Galileos_Dialogue_Title_Page.pngB

 

 

Galileu Galilei (em italianoGalileo Galilei Pisa15 de fevereiro de 1564 — Florença8 de janeiro de 1642[2]) foi um físicomatemáticoastrônomo e filósofo florentino.

Galileu Galilei foi personalidade fundamental na revolução científica. Foi o mais velho dos sete filhos do alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati.[3] Viveu boa parte de sua vida entre Pisa e Florença, originalmente na época de seu nascimento ambas parte do Ducado de Florença e, mais tarde, na época de seu falecimento, integrantes do Grão-Ducado da Toscana.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei

Galileu Galilei

Imagem copiada de

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k94896v/f37.image

Les oeuvres complètes de Galileo Galilei : prospectus de la réimpression de l'édition

 

Camille Flammarion em seu observatório de Juvisy-sur-Orge (1880)

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion#/media/File:Camille_Flammarion_at_the_eyepiece_of_his_9%C2%BD-inch_Bardou_refractor_at_his_Juvisy_observatory.jpg

Ilustração: Espírito, Perispírito e Corpo.

Imagem/fonte: http://visaoespiritabr.com.br/wp-content/uploads/2014/09/corpo-espirito-perispirito-3.jpg

Transfiguração de Jesus.Pintura de Carl Heinrich Bloch. Década de 1800.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Transfigura%C3%A7%C3%A3o_de_Jesus

 

Transfiguração de Jesus:

Transfiguração de Jesus é um episódio do Novo Testamento no qual Jesus é transfigurado (ou "metamorfoseado") e se torna "radiante" no alto de uma montanha.[1][2] Os evangelhos sinóticos (Mateus 17:1-9Marcos 9:2-8 e Lucas 9:28-36) e uma epístola (II Pedro 1:16-18) fazem referência ao evento.[1] Nestes relatos, Jesus e três de seus apóstolos vão para uma montanha (conhecida como Monte da Transfiguração). Lá, Jesus começa a brilhar e os profetas Moisés e Elias aparecem ao seu lado, conversando com ele. Jesus é então chamado de "Filho" por uma voz no céu - presumivelmente Deus Pai - como já ocorrera antes no seu batismo.[1]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Transfigura%C3%A7%C3%A3o_de_Jesus

 

 

 

A passagem da Transfiguração de  Jesus é uma comprovação evidente  da  imortalidade da alma.

São João Batista e os fariseus. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Saint_John_the_Baptist_and_the_Pharisees_(Saint_Jean-Baptiste_et_les_pharisiens)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

*******************

Jesus Cristo afirmou que João Batista (2 a.C. – 27 d.C)  foi

a volta do profeta Elias (séc. IX a.C.).

 

Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Mateus 11:11-15

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/11


Visita de Nicodemus a Jesus Cristo. Óleo sobre tela por John La Farge.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_La_Farge_-_Visit_of_Nicodemus_to_Christ_-_1909.7.37_-_Smithsonian_American_Art_Museum.jpg

 

 

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre:

"Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)