BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 16-01-2021.

CLICAR AQUI:

 http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/16-01-2021.htm 

Espoirs et souvenirs : poèmes / Amédée Marteau ; eau-forte de Lamy Marteau, Amédée (Édouard-Amédée, pseud. Marcellus). Auteur du texte

 

Esperanças e lembranças: poemas / Amédée Marteau; gravura por Lamy Marteau, Amédée (Édouard-Amédée, pseud. Marcellus). Autor do texto

ACESSE:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k64611400.texteImage

 

Irmãos Davenport

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Davenport_brothers

 

Ira Erastus Davenport (17 de setembro de 1839 - 8 de julho de 1911) [1] e William Henry Davenport (1 de fevereiro de 1841 - 1 de julho de 1877), [1] conhecidos como irmãos Davenport , eram mágicos americanos no final do século XIX. , filhos de um policial de Buffalo , Nova York . Os irmãos apresentaram ilusões de que eles e outros afirmavam ser sobrenaturais .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Davenport_brothers

Os irmãos Davenport. Biblioteca do Congresso.

Imagem copiada de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Davenport_brothers_(1869)_(14596724187).jpg

 

Mesas girantes. França. Século XIX.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Table-turning#/media/File:Tables_tournantes_1853.jpg

  

Imagem publicada pela revista “le magazine l'Illustration” em 1853 para ilustrar um artigo intitulado: História da Semana

 

Gravura do século XVIII reproduzindo um baixo-relevo encontrado em Autun, França, representando "dois druidas"

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Two_Druids.PNG

 

 

Druidas (no feminino druidesas ou druidisas[1]) eram pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento e ensino, e de orientações jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta. Embora não haja consenso entre os estudiosos sobre a origem etimológica da palavra, druida parece provir do vocábulo dru-wid-s, formado pela junção de deru (carvalho) e wid (raiz indo-europeia que significa saber). Assim, druida significaria aquele(a) que tem o conhecimento do carvalho.[2]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Druida

Retrato de Fontenelle. Óleo sobre tela de Nicolas de Largillière 

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bernard_le_Bovier_de_Fontenelle

 

Bernard le Bovier de Fontenelle, também referenciado como Bernard le Bouyer de Fontenelle (Rouen11 de fevereiro de 1657 – Paris9 de janeiro de 1757),[1] foi um dramaturgo francês, autor e membro influente de três academias do Institut de France, conhecido especialmente por seu tratamento acessível de tópicos científicos durante o desdobramento da era do Iluminismo.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bernard_le_Bovier_de_Fontenelle



Jean Reynaud (1806- 1863) por  Mne J, Reynaud (1863).

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Reynaud,_Jean.jpg

Hugues Felicité Robert de Lamennais em óleo sobre tela por Ary Scheffer

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hugues_Felicit%C3%A9_Robert_de_Lamennais.PNG

 

 

Hughes Félicité Robert de Lamennais (Saint-Malo19 de junho de 1782 - Paris27 de fevereiro de 1854), foi um filósofo e escritorpolítico francês.[1]

Nascido em uma família de armadores de Saint-Malo, foi educado por seu irmão João e tornou-se padre[1] escritor brilhante, tornou-se uma figura influente e controversa na história da Igreja católica francesa. Juntamente com seu irmão Jean, concebeu a ideia de reviver o Catolicismo Romano como uma chave para a regeneração social. Chegaram a esboçar um programa de reforma, sob o título "Reflexão do estado da Igreja…", no ano de 1808.

..............................

.....................

................

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lamennais

 

 

 

 

Papa Gregório XVI desautorizou as opiniões de Lamennais na Encíclica "Mirari vos", em Agosto de 1831. Não houve uma citação específica a ele e nem a seu jornal, mas tão somente uma censura implícita a ambos. Inicialmente, Lamennais suspendeu a distribuição do jornal, submetendo-se; mais tarde deixou a Igreja e defendeu a própria posição na obra "Paroles d'un croyant" (Palavras de um crente), condenada explícitamente na Encíclica "Singulari nos", em Julho de 1834, sendo citados tanto o autor quanto a obra.

Incansável, ele se devotou à causa do povo, colocando sua pena a serviço do Republicanismo e do Socialismo. Escreveu obras como "O Livro do Povo" (1838), "Os afazeres de Roma" e "Esboço de uma Filosofia". Chegou a ser condenado à prisão mas, já em 1848 foi eleito para a Assembleia Nacional, aposentando-se em 1851.

Por ocasião de sua morte, não desejando se reconciliar com a Igreja, foi sepultado em uma cova de indigente.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lamennais

 

Alphonse de Lamartine. Pintura de François Gérard. 1831.

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alphonse_de_Lamartine.PNG

 

 

Alphonse de Lamartine , o seu nome completo Alphonse Marie Louis de Prat de Lamartine , nascido em Mâcon na21 de outubro de 1790e morreu em Paris em28 de fevereiro de 1869é poeta , romancista , dramaturgo francês e figura política que participou da Revolução de fevereiro de 1848 e proclamou a Segunda República . Ele é uma das grandes figuras do romantismo na França.

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Alphonse_de_Lamartine

Victor Hugo por Étienne Carjat. 1876

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Victor_Hugo

 

 

 

Victor-Marie Hugo ( francês:  [viktɔʁ maʁi yɡo] ouvir )Sobre este som ; 7 Ventôse ano X [26 de fevereiro de 1802] - 22 de maio de 1885) foi um poeta, romancista e dramaturgo francês do movimento romântico . Durante uma carreira literária que se estendeu por mais de sessenta anos, ele escreveu abundantemente em uma variedade excepcional de gêneros: letras, sátiras, epopéias, poemas filosóficos, epigramas, romances, história, ensaios críticos, discursos políticos, orações fúnebres, diários, cartas públicas privado, bem como dramas em verso e prosa.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Victor_Hugo


O grande e belo monumento em estilo neoclássico do Panteão,  em Paris, França.  No  local estão sepultadas

 dezenas de personalidades famosas como: Fénelon, Victor Hugo, Braille, Voltaire. Foto Ismael Gobbo

 

Louis Jourdan.

Louis Jourdan (1810-1881), retrato de Nadar, 1860. Bibliothèque nationale de France, gabinete des estampes (Na 237/261). Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Louis_Jourdan_Nadar_vers_1860.jpg

 

 

Louis Jourdan (1810-1881) é um editor de jornal e jornalista francês perto de doutrinas phalansterian e Saint-Simonian . Ele colaborou com muitas revistas e fundou com Moïse Polydore Millaud Le Journal des Actionnaires , depois de ter criado com ele primeiro o Journal des Docks .

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Louis_Jourdan_(%C3%A9diteur)

 

**************************

 

Embora o Espiritismo em seus primeiros dias  tenha sofrido críticas levianas como as do Sr. Émile Deschanel, que já repassamos,   não deixou de receber palavras respeitosas como as do jornalista Louis Jourdan reproduzidas da Revista Espírita de Allan Kardec - Abril 1861.  Ismael Gobbo.

Maxime Ducamp : [photographie] / [Nadar].

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Maxime_Du_Camp

 

 

Maxime Du Camp 1 , nascido em Paris em8 de fevereiro de 1822e morreu em Baden-Baden ( Grão-Ducado de Baden ) em8 de fevereiro de 1894É escritor polígrafo e fotógrafo francês , membro da Academia Francesa .

A posteridade em relação a ele era cruel, isso sendo explicado por uma fortuna crítica que lhe deu má publicidade. Assim, ele reside hoje na sombra de grandes nomes da literatura francesa do XIX °  século como Gustave Flaubert , Charles Baudelaire e Theophile Gautier , que também eram seus amigos 2 .

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Maxime_Du_Camp

 

Camille Flammarion em seu observatório de Juvisy-sur-Orge (1880).

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion 

 

Nicolas Camille Flammarion, mais conhecido como Camille Flammarion (Montigny-le-Roi26 de fevereiro de 1842 — Juvisy-sur-Orge3 de junho de 1925), foi um astrônomopesquisador psíquico e divulgador científico francês. Importante pesquisador e popularizador da astronomia, recebeu notórios prêmios científicos e foi homenageado com a nomenclatura oficial de alguns corpos celestes. Sua carreira na pesquisa e popularização de fenômenos paranormais também é bastante notória.[1][2][3][4]

Seu irmão Ernest Flammarion foi o fundador das Edições Flammarion[5].

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion


Emblema da Société nationale académique de Cherbourg .

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Soci%C3%A9t%C3%A9_nationale_acad%C3%A9mique_de_Cherbourg.jpg

 

 

 

Jean-Baptiste Auguste Digard de Lousta , nascido em Saint-Germain-des-Vaux em19 de dezembro de 1813e morreu em  Cherbourg em14 de março de 1879É um historiador e poeta francês .

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Auguste_Digard_de_Lousta

 

 

Biografia

Ex-agente-contador do material da Marinha, Digard foi curador da biblioteca da cidade de Cherbourg. Recebeu membro da Academia de Cherbourg , emr de Março de 1845, ele se tornou seu diretor em  1870 , cargo que ocupou até 1875 .

Entre suas muitas produções literárias e históricas, algumas foram publicadas no Phare de la Manche e outras nos volumes das Memórias da Sociedade Acadêmica de Cherbourg . Além dessas obras impressas, também devemos a Digard vários artigos filosóficos, biográficos, etc. lida durante as sessões mensais desta Academia e permaneceu inédita.

Também tratando da poesia, Digard havia recebido, em 1847, um porta-lápis de ouro, enriquecido com brilhantes, acompanhado de uma carta de agradecimento, da Rainha Maria Amélie por ter enviado a ele seu volume de versos intitulado Visões d 'um poeta .

Digard era membro correspondente da Société de l'Enseignement de Paris, da Académie de Caen e da Académie de Dijon . Ele era um cavaleiro da  Legião de Honra .

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Auguste_Digard_de_Lousta

 

Busto de Allan Kardec. Praça Allan Kardec. Guarulhos, SP, Brasil. Foto Ismael Gobbo.


 O Bom Samaritano. Óleo sobre tela de Teofilo Patini.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Teofilo_Patini_-_Buon_samaritano_-_Banca_Popolare_Adriatico,_Pesaro.jpg

São Vicente de Paulo

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Glaspalast_M%C3%BCnchen_1897_030.jpg

 

Lar dos idosos. Pintura de Fritz Von Uhde

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Old_People%27s_Home._1882.jpg

 


Prédio da  Instituição “VERDADE E Luz”, localizada à rua Espírita, no. 28, doada por Batuíra.

São Paulo, Brasil .  Foto do início dos anos de 1920.

Imagem/fonte:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Batuira/Ant%C3%B4nio%20Gon%C3%A7alves%20da%20Silva%20-%20O%20Batu%C3%ADra.htm

 

“Dolce Far Niente”. Prazer de não fazer nada. Óleo sobre tela por John William Waterhouse

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_William_Waterhouse_-_Dolce_Far_Niente_(1880).jpg 

 

Trabalhos. Óleo sobre tela por Ford Madox Brown.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ford_Madox_Brown_-_Work_-_artchive.com.jpg

A Estudante. Pintura de Nikolai Yaroshenko

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Nikolaj_Alexandrowitsch_Jaroschenko_-_Girl_student.jpg

“O Angelus”. Óleo sobre tela por Jean-François Millet. 1857/1859.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Angelus_(painting)


Velha orando. Óleo sobre tela por Theophile M. Lybaert. 1915.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Theophile_Lybaert_-_Old_Flanders.jpeg

Prece do “Pai Nosso”. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Brooklyn_Museum_-_The_Lord%27s_Prayer_%28Le_Pater_Noster%29_-_James_Tissot.jpg


Luiz Olímpio Guillon Ribeiro

(17-01-1875 / 26-10-1943)