BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 20-01-2021.

CLICAR AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/20-01-2021.htm

Le Tour du monde

https://pt.wikipedia.org/wiki/Le_Tour_du_Monde

 

 

Le Tour du monde, nouveau journal des voyages era um periódico semanal francês sobre viagens publicado pela primeira vez em janeiro de 1860.[1] Le Tour du monde, journal des voyages et des voyageurs (1895–1914).

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Le_Tour_du_Monde

Mercado em Abéché.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Abeche_market.jpg

 

Abéché é a capital da prefeitura de Uadai, no sudeste do Chade, cerca de 650 km a leste e ligeiramente para norte da capital do país, Ndjamena. É a quarta maior cidade do Chade. Situada numa região semi-desértica, é um centro mercantil de caravanas dos nómodas, possuindo mercados e mesquitas. A goma-arábica é produzida localmente, mas um projecto agrícola para a produção de amendoim, financiado pelos chineses, não foi bem sucedido.[1][2][3]

Localiza-se não longe do antigo caminho de caravana que ia de Cartum a Konka pelo Kordofan e Darfur. Fundada em 1850, essa cidade foi o centro militar do país, assim como um foco de propaganda religiosa tão importante como a antiga capital, Uara, hoje arruinada.

A sua população em 1993 era de 187 936 habitantes.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ab%C3%A9ch%C3%A9

A cidade de Abéché, vista do correio francês. Ao fundo, o pavilhão de dois andares (em tijolo) construído na época de Kolak Ali. Da África Equatorial Francesa: o país, os habitantes, a colonização, o poder público. Pref. por M. Merlin. Com 186 reproduções fotográficas, 33 diagramas, perfis e 7 mapas, incluindo 5 em cores. (publicado em 1918).

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:La_ville_d%27Ab%C3%A9ch%C3%A9,_vue_du_poste_Fran%C3%A7ais.jpg

 

 

 

reino de Ouaddaï ou Ouadaï é um antigo estado localizado no leste do atual Chade . Já não existe hoje como uma entidade política independente, mas apenas como uma chefia tradicional em relação às autoridades administrativas modernas do Chade.

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Royaume_du_Ouadda%C3%AF


***************

OBRA ILUSTRADA

LEIA AQUI SOBRE “PROMENADES DANS LA TRIPOLITAINE

https://fr.wikisource.org/wiki/Promenades_dans_la_Tripolitaine

 

 

O ARTIGO DA REVISTA ESPIRITA DE ALLAN KARDEC, DE OUTUBRO

DE 1867, TRANSCRITO NESTA POSTAGEM,  FAZ REFERENCIA AO O

ALCAIDE HASSAN, CURADOR TRIPOLITANO QUE PODE SER LIDO NA

PÁGINA 74.

LINK:

https://fr.wikisource.org/wiki/Promenades_dans_la_Tripolitaine


***************


A primeira Sura Al-Fātiha de ummanuscrito do Alcorão por Hattat Aziz Efendi. Antes de 1934.

Fonte:  . https://commons.wikimedia.org/wiki/File:FirstSurahKoran.jpg

A fórmula da Bismillah em caligrafia árabe

Fonte; https://pt.wikipedia.org/wiki/Bismillah

 

Bismillah

Bismillah ou basmala (árabe: بسملة) é uma fórmula em árabe usada em variados contextos da vida de um muçulmano.

O texto em árabe da bismillah é: بِسْمِ ٱللَّٰهِ ٱلرَّحْمَٰنِ ٱلرَّحِيمِ (transliteraçãobismi-llāhi r-raḥmāni r-raḥīm), o que significa "Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso".[1] A palavra Bismillah deve ser dita na língua árabe, que é a língua litúrgica do islão. A palavra bismillah tem a sua origem nas quatro primeiras consoantes da fórmula.

Ela abre todas as suras (capítulos) do Alcorão, com excepção da sura IX.[1] Ao longo do texto do Alcorão surge duas vezes, na sura XXVII, ayat 30, onde abre a carta enviada por Salomão à rainha de Sabá e na sura XI, ayat 43, onde é usada por Noé na sua forma abreviada (bismi llāh, "em nome de Deus").

É a frase mais utilizada pela caligrafia artística islâmica. É colocada no início de uma carta, sendo também possível encontrá-la nas escolas e locais de trabalho de países de tradição muçulmana. Abre igualmente o texto da constituição de alguns países islâmicos. Também foi divulgada pela música Bohemian Rhapsody do grupo britânico Queen. Segundo algumas tradições populares, a bismillah foi inscrita na coxa de Adão, nas asas do anjo Gabriel, no selo de Salomão e na língua de Jesus Cristo.[carece de fontes]

Os cristãos árabes usam por vezes a palavra bismillah para se referirem à fórmula "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (em árabe: باسم الآب والابن والروح القدس, transl. bismi l-āb, wa-l-ibn, wa-r-rūḥ al-quds).[carece de fontes]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bismillah

Maomé e o Alcorão de Jules Barthélemy-Saint-Hilaire 

ACESSE AQUI:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6207467d.texteImage

Página de um Alcorão do século 12 escrito na caligrafia andaluza

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Al-Andalus

Profeta Maomé recitando o Alcorão em Meca (gravura do século XIV).

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maom%C3%A9

 

Abul Alcacim Maomé ibne Abdalá ibne Abdal Mutalibe ibne Haxim (Abū al-Qāsim Muḥammad ibn ʿAbd Allāh ibn ʿAbd al-Muṭṭalib ibn Hāshim), mais conhecido somente como Maomé (em árabe: مُحَمَّد; transl.: MuḥammadMohammad ou MoḥammedMeca, ca. 25 de Abril de 571 — Medina8 de Junho de 632) foi um líder religioso, político e militar árabe. Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Para os muçulmanos, Maomé foi precedido em seu papel de profeta por JesusMoisésDaviJacóIsaacIsmael e Abraão. Como figura política, ele unificou várias tribos árabes, o que permitiu as conquistas árabes daquilo que viria a ser um califado que se estendeu da Pérsia até à Península Ibérica.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Maom%C3%A9

Ponte romana sobre o rio Guadalquivir  em  Córdoba, Espanha,  com a Mesquita-Catedral ao fundo. Foto Ismael Gobbo

 

 

A Catedral de Córdoba, também conhecida apenas como Mesquita de Córdoba, situa-se em Córdoba, na AndaluziaEspanha. Data do século X, quando a cidade de Córdoba atingiu seu apogeu, sob o governo do emir Abderramão III, um dos maiores governantes da história islâmica. Naquele tempo, Córdoba era a cidade mais próspera da Europa, ofuscando o Império Bizantino e Bagdá em ciênciacultura e artes.

catedral é um exemplo da fusão entre a cultura islâmica e cristã. A mesquita foi consagrada como catedral cristã no mesmo ano em que Córdoba foi reconquistada, em 1236.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mesquita-Catedral_de_C%C3%B3rdova

Mesquita Central em Jericó, Palestina. Foto Ismael Gobbo

A cura do cego de nascença. Pintura de El Greco.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guarigione_del_nato_cieco,_El_Greco.jpg

A bela Cachoeira Três Quedas em  Santa Rita do Passa Quatro, SP. Foto Ismael Gobbo

A bela Cachoeira dos Pretos com 154 ms de queda. Uma das nascentes do Rio Piracicaba.  Joanópolis, SP. Foto Ismael Gobbo 
Rio Piracicaba. Piracicaba, SP. Fotos  Ismael Gobbo
Fontana di Trevi. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

Cataratas do Iguaçu. Vista do lado argentino. Fotos Ismael Gobbo

Parábola do Bom Samaritano. Autor: Giacomo Conti.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:G._Conti_La_parabola_del_Buon_Samaritano_Messina_Chiesa_della_Medaglia_Miracolosa_Casa_di_Ospitalit%C3%A0_Collereale.jpg

 


Anália Franco. Imagem Wikipedia.

Copiada de: https://sp24hrs.com.br/2016/03/01/mulheres-que-dao-nome-as-ruas-de-sao-paulo/

Túmulo de Anália Franco Bastos, no Cemitério da Consolação, São Paulo. Brasil. Fotos Ismael Gobbo

Foto de Instituição beneficente fundada por Anália Franco.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Analia_Franco.jpg


A professora Anália Franco (sentada ao centro da primeira fileira) com as alunas e professoras do Liceu Feminino da Associação Feminina Beneficente e Instrutiva, São Paulo. 03 de agosto de 1907.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lia_Franco


***************************


Excelente vídeo com Biografia de Anália Franco

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=S4bIT7rmi9A



***************************


 Hospital militar francês durante a Primeira Guerra Mundial

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:H%C3%B4pital_1914-1918.jpg

Guerra da Crimeia: Florence Nightingale com sua lâmpada ao lado da cama de um paciente. Litografia colorida segundo H. Rae.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Florence_Nightingale

Soldados americanos inspecionando vilas vietnamitas por potenciais Viet Cong

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Vietn%C3%A3

 

 

 

Guerra do Vietnã

Guerra do Vietnã (português brasileiro) ou Guerra do Vietname (português europeu), (em VietnamitaChiến tranh Việt Nam; em inglêsVietnam War), também conhecido como Segunda Guerra da Indochina,[9] chamada no Vietnã de Guerra de Resistência contra a América (em vietnamitaKháng chiến chống Mỹ) ou simplesmente Guerra Americana, foi um grande conflito armado que aconteceu no VietnãLaos e Camboja de 1 de novembro de 1955 até a queda de Saigon em 30 de abril de 1975. Foi a segunda das Guerras da Indochina e foi oficialmente travada entre o Vietnã do Norte e o governo do Vietnã do Sul. O exército norte-vietnamita era apoiado pela União SoviéticaChina e outros aliados comunistas, enquanto os sul-vietnamitas eram apoiados pelos Estados UnidosCoreia do SulAustráliaTailândia, e outras nações anti-comunistas pelo Mundo.[10] Neste cenário, o conflito no Vietnã é descrito como uma guerra por procuração no auge da Guerra Fria.[11]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Vietn%C3%A3


Luz e paz. Foto Ismael Gobbo