BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

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domingo, 21 de fevereiro de 2021

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 22-02-2021.

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http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/FEVEREIRO/22-02-2021.htm

São José com o Menino Jesus. Óleo sobre tela de Marcantonio Franceschini

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Saint_Joseph_with_the_Christ_Child.jpg

Jesus entre os Doutores", 1884. Óleo sobre Tela de Heinrich Hofmann

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:ChristInTheTemple.jpg

Bodas em Caná. Óleo sobre tela por Gaetano Gandolfi.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gaetano_Gandolfi_-_The_Marriage_at_Cana_-_Walters_371919.jpg

Aparição de Cristo ao povo. Pintura de Alexander Ivanov.  Imagem/fonte:

https://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%AF%D0%B2%D0%BB%D0%B5%D0%BD%D0%B8%D0%B5_%D0%A5%D1%80%D0%B8%D1%81%D1%82%D0%B0_%D0%BD%D0%B0%D1%80%D0%BE%D0%B4%D1%83

Uma representação de Jesus e a mulher apanhada em adultério.

Imagem/fonte:

 https://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%A5%D1%80%D0%B8%D1%81%D1%82%D0%BE%D1%81_%D0%B8_%D0%B3%D1%80%D0%B5%D1%88%D0%BD%D0%B8%D1%86%D0%B0_(%D0%BA%D0%B0%D1%80%D1%82%D0%B8%D0%BD%D0%B0_%D0%9F%D0%BE%D0%BB%D0%B5%D0%BD%D0%BE%D0%B2%D0%B0)

O Sermão das Bem-Aventuranças. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Beatitudes#/media/File:TissotBeatitudes.JPG

O retorno do filho pródigo. Bartolomé Esteban Murillo.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Return_of_the_Prodigal_Son_1667-1670_Murillo.jpg

Ele chorou por isso. Óleo sobre tela de Enrique Simonet

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Enrique_Simonet_-_Flevit_super_illam_1892.jpg

 

 

De acordo com o capítulo 19 do Evangelho de Lucas , quando Jesus se aproxima de Jerusalém , ele olha para a cidade e chora sobre ela ( Lucas 19:41 ) (um evento conhecido como Flevit super illam em língua latina ), predizendo o sofrimento que aguarda o povo da cidade. O evento aconteceu no Monte das Oliveiras , no fundo do Segundo Templo.

Leia mais:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Enrique_Simonet_-_Flevit_super_illam_1892.jpg

 

A última ceia. Óleo sobre tela de Peter Paul Rubens.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Peter_Paul_Rubens_-_Last_Supper_-_WGA20255.jpg

Cenáculo. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

Cenáculo (do latim Cenaculum) é o termo usado para o sítio ou local onde ocorreu, de acordo com os cristãos, a Última Ceia e onde atualmente se encontra um grande templo. A palavra é um derivado da palavra latina cena, que significa "jantar".

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cen%C3%A1culo

Elevação da cruz. Óleo sobre tela de Sebastiano Mazzoni. Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ca%27_Rezzonico_-_Innalzamento_della_Croce_(Inv.065)_-_Sebastiano_Mazzoni.jpg

A visão de Jesus a partir da cruz em aquarela por James Tissot.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Asseenfromthecross-vi.jpg

O sepultamento de Jesus. Carl H. Bloch.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Bloch#/media/File:BurialofChrist_CarlBloch.jpg

Jesus ressuscitado e Maria Madalena. Autor: depois de Heinrich Hofmann, publicado no cartão da Bíblia.

Imagem/fonte:  https://en.wikipedia.org/wiki/File:The_resurrection_day.jpg

 

 

10Tornaram, pois, os discípulos para casa.   

11Maria, porém, estava em pé, diante do sepulcro, a chorar. Enquanto chorava, abaixou-se a olhar para dentro do sepulcro,    12e viu dois anjos vestidos de branco sentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.    13E perguntaram-lhe eles: Mulher, por que choras? Respondeu- lhes: Porque tiraram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.    14Ao dizer isso, voltou-se para trás, e viu a Jesus ali em pé, mas não sabia que era Jesus.    15Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, julgando que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.    16Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre.    17Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.    18E foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: Vi o Senhor! - e que ele lhe dissera estas coisas.  

Leia mais:

https://bibliaportugues.com/jfa/john/20.htm

Estrada para Emaús. Óleo sobre tela por Jan Wildens.

Imagem/fonte: 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_Wildens_-_Landscape_with_Christ_and_his_Disciples_on_the_Road_to_Emmaus_-_WGA25745.jpg

 

 

13Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios;    14e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido.    15Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e ia com eles;    16mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não o reconheceram.    17Então ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes.    18E um deles, chamado Cleopas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias?    19Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo.    20e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram.    21Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.    22Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro    23e, não achando o corpo dele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar ele vivo.    24Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a ele, porém, não o viram.   

25Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram!    26Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?    27E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.   

28Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, ele fez como quem ia para mais longe.    29Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.    30Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava.    31Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles.    32E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras?    33E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles,    34os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão.    35Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão.   

36Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.   

LEIA MAIS:

 https://bibliaportugues.com/jfa/luke/24.htm

A luz. Foto Ismael Gobbo

Jesus,  em quadro de Maria Tereza Braga. Foto Ismael Gobbo

 Allan Kardec, Codificador do Espiritismo (Wikipedia)

 

 

O Consolador- roteiro 1

Ideias principais 

Assim como o Cristo disse: “Não vim destruir a lei, poréms cumpri-la”, também o Espiritismo diz: “Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução.” Nada ensina em contrário ao que ensinou o Cristo; mas, desenvolve, completa e explica, em termos claros e para toda a gente, o que foi dito apenas sob forma alegórica. Allan Kardec: O evangelho segundo o espiritismo. Cap. 1, item 7. 

O Espiritismo realiza [...] todas as condições dos Consolador que Jesus prometeu. Não é uma doutrina individual, nem de concepção humana; ninguém pode dizer-se seu criador. É fruto do ensino coletivo dos Espíritos, ensino a que preside o Espírito de Verdade. Nada suprime do Evangelho: antes o completa e o elucida. Allan Kardec: A gênese. Cap. 17, item 40.

Leia mais:

https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2013/01/Mod-1-Rot-1-O-Consolador.pdf

Capa da 1ª. edição de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, lançados aos 18 de abril de 1857.

Copiada de https://kardec.blog.br/18-de-abril-de-1857/

A cólera do alcoólico. Pastel sobre tela do Professor Humberto Viggiano. Foto Ismael Gobbo

Quadro exposto no Museu Penitenciário Paulista. São Paulo, Brasil.

Hábitos Perigosos. Pastel sobre tela do Professor Humberto Viggiano. Foto Ismael Gobbo

Quadro exposto no Museu Penitenciário Paulista. São Paulo, Brasil


 

“O progresso do bêbado”, 1846, demonstrando como o alcoolismo pode levar à pobreza, ao crime e,

eventualmente, ao suicído. https://en.wikipedia.org/wiki/Suicide#/media/File:The_Drunkard%27s_Progress_1846.jpg

 

Menino bebendo. Óleo sobre tela de Annibale Carracci.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%27Boy_Drinking%27_by_Annibale_Carracci,_1582-83.JPG

Estátua de Pedro Alves Cabral. Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, Bahia, em 1500. Óleo sobre tela de Oscar Pereira da Silva (1922).

Museu Histórico Nacional; Rio de Janeiro, Brasil. Imagem/fonte:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil#/media/File:Desembarque_de_Pedro_%C3%81lvares_Cabral_em_Porto_Seguro_em_1500.jpg

 

Estampas alusivas ao Descobrimento do Brasil. Estação Conceição do Metrô. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Monumento aos Descobrimentos. Lisboa, Portugal. Foto Ismael Gobbo
Torre de Belém às margens do Rio Tejo. Lisboa, Portugal. Foto Ismael Gobbo
Plantação de Morangos., na rodovia Rota do Lagarto, Pedra Azul, Domingos Martins, ES. Foto Ismael Gobbo
Plantação de laranja. Taquaritinga, SP. Foto Ismael Gobbo
Plantação de trigo. Cambé, PR. Foto Ismael Gobbo.
A Baía de Guanabara (E), Praia de Copacabana (D) e Pão de Açucar no centro da foto vistos do Corcovado onde turistas visitam o belíssimo Cristo Redentor. Rio de Janeiro, Brasil.  Foto Ismael Gobbo.

O arrependimento de são Pedro. Óleo sobre tela por Rembrandt.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a0/Rembrandt_Repentant_St._Peter.jpg

São Pedro curando os enfermos. Detalhe do quadro de Laurent de La Hyre exposto na Catedral Notre Dame, Paris.

Foto Ismael Gobbo.

Foto anterior ao incêndio ocorrido na Catedral Notre Dame aos 15 de abril de 2019.

 

A conversão de São Paulo. Óleo sobre tela por Luca Giordano.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:La_conversion_de_Saint_Paul_Giordano_Nancy_3018.jp

Ananias restaura a visão de Paulo. Óleo sobre tela por Jean II Restout.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/24/Jean_II_Restout_-_Ananias_Restoring_the_Sight_of_St_Paul_-_WGA19317.jpg

 

São Paulo em pregação  no Areópago de Atenas.  Raffaelo Sanzio. Imagem/fonte: 

https://en.wikipedia.org/wiki/Paul_the_Apostle#/media/File:V%26A_-_Raphael,_St_Paul_Preaching_in_Athens_(1515).jpg

 

São Pedro e São Paulo. Pintura de El Grego exposta no Museu Nacional de Arte da Catalunha.

Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo.

São Pedro pregando o Evangelho nas catacumbas. Pintura de Jan Styka

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:JanStyka-SaintPeter.jpg