BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Focalizando a Trabalhadora Espírita Maria Gertrudes Coelho

 (Entrevista para o Blog de Ismael Gobbo).

 

                                                        Maria Gertrudes Coelho. Foto de acervo pessoal



Maria Gertrudes  poderia nos fazer sua apresentação?
Nasci em Ituiutaba, Minas Gerais. Sou filha de. Agnaldo Faria Coelho e de Otacília de Souza Coelho. Tive três irmãos:  Hélida, Vicentina e Agnaldo.

Casei-me em 1976 com João Batista Maluf e tive a  filha Rita de Cássia e o neto Felipe Augusto.

Qual sua formação acadêmica e atividade profissional?

Sou bacharel em Direito e exerci a função de Caixa Executiva no Bando do Brasil até me aposentar em 1994.

Como conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Meus avós paternos eram espíritas e daí minha formação espírita desde o nascimento. Mas em minha infância e adolescência frequentei também a Casa de Oração, onde meus avós maternos e tios sempre nos convidavam para os cultos evangélicos, mas o Espiritismo fazia e faz parte de minha alma.

Poderia nos descrever a sua participação no movimento espírita e as casas que frequentou?

Participei inicialmente do extinto Centro Espírita Vicente de Paulo, fundado por meu avô Banico.

Depois, na adolescência, frequentei aos domingos a Mocidade Espírita, no Grupo Espírita Amor Fraterno e no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo. Em seguida, o Centro Espírita Seareiros de Jesus, fundado por Jerônimo Mendonça.

Presidi por alguns anos a União da Mocidade Espírita e a AME, Aliança Municipal Espírita  de Ituiutaba, fui evangelizadora no Lar da Criança Maria José Fratari e nos Centros Espíritas que frequentei. Finalmente, em 1981 construí e fundei o Centro Espírita Recanto de Paz, num bairro muito carente em Ituiutaba. Iniciei a divulgação do livro Espírita através de Feiras anuais e Clube de Livro Espírita. Fiz parte do Divulgador do Livro Espírita, orientada por Aldo Bianco. Montei em praça pública a Banca do Livro Espírita Allan Kardec. Depois montei em minha própria casa a Livraria Espírita e a Biblioteca Espírita Chico Xavier, trabalho este orientado por Chico Xavier, inclusive atendimento fraterno através do meu guia espiritual Alfredo Júlio Fernandes. Jerônimo e Chico Xavier sempre me orientaram, tanto na psicografia, quanto nos trabalhos. Após o desencarne de Jerônimo, meu grande amigo e conselheiro, em 1989, dez anos após o seu desenlace e,  em sua homenagem, fundei e construí, apoiada por amigos a FUNDAÇÃO ESPÍRITA JERÔNIMO MENDONÇA, numa área de 25000 m2 . Então em 1999 lançamos a pedra fundamental e em 2004 terminamos parte do complexo... 

A psicografia foi se definindo ao longo de minha existência. Recebi a assistência de Rochester que, às  três horas da madrugada, sempre surge para escrever, dentro de minhas limitações.

Meu guia espiritual Alfredo Júlio me incentivou a escrever o livro “Foi assim” que conta “A História do Espiritismo em Ituiutaba”, registro histórico através de depoimentos e documentário das instituições espíritas de Ituiutaba até 1982, quando fiz sua publicação.

Após a construção do complexo da Fundação Espírita Jerônimo Mendonça, incluindo o Teatro Galeria Joseph Turner, recebi como doação de uma amiga, um terreno em bairro carente, e nele  construímos o Grupo Espírita Alfredo Júlio Fernandes. Aposentada em 1994, com um pouco mais de tempo para dedicar a abençoada Doutrina, foi quando Rochester intensificou sua presença na psicografia do livro CORNELIUS, O CENTURIÃO QUE VIU JESUS. A história de Cornelius rompeu dentro de mim uma avalanche de emoções que por um momento pensei em desistir de uma vida normal e sair peregrinando pelo mundo, mas era tanto trabalho pela frente que jamais poderia deixar o que já havia plantado no solo de Ituiutaba. Foi quando Joseph Turner com toda a sua força e coragem veio para me sustentar e me fortalecer para realizar trabalhos adormecidos na minha memória como a construção da Fundação Jerônimo Mendonça. O livro Cornélius, foi, na verdade, um marco em minha existência.

 

E sobre a pintura mediúnica?

O pintor inglês, meu guia de pintura, Joseph Turner abriu as portas para a pintura mediúnica, pois de seus recursos  viriam o necessário para a construção de uma obra como seria a da Fundação e a manutenção dos trabalhos sob a nossa responsabilidade. A pintura mediúnica eclodiu em 1995 no mês de novembro. Acomodada em minha pequena cidade, fui levada a fazer sessões de psicopictoriografia em quase todas as capitais do Brasil, e vários países, onde sempre fui muito bem recebida, e infinitamente grata a todos os centros espíritas que nos acolheram, acolhem e nos apóiam. Fizemos mais de 10.000 telas e alguns afrescos, sempre em sessões públicas. Joseph Turner capitaneia 15 pintores selecionados por ele e até hoje o nosso trabalho continua com a mesma simplicidade de seu início.

 

Dentre todas essas atividades que desenvolveu quais as que mais te sensibilizou?

Sou sensível a todas as manifestações de arte dos queridos amigos pintores. São tantos casos e manifestações de pessoas quando observam as telas, que a cada dia me sinto mais honrada com a presença amiga da equipe de pintores, pois sinto que as telas são direcionadas às pessoas criando um vínculo tão forte, que já ouvi depoimentos de pessoas que mudaram o seu modo de pensar ou o rumo de sua vida, após uma sessão de pintura. Isto me faz feliz e tão grata que consigo enfrentar todas as adversidades. Nada se compara a alegria das pessoas quando vêem uma tela mediúnica corresponder às suas expectativas. É maravilhoso!

 

Você  teve alguma formação técnica de pintura?

Não tive porque nunca pude realmente. De família pobre materialmente, não tínhamos acesso a arte. Aos treze anos trabalhava o dia inteiro no escritório de uma máquina de arroz e à noite cursava o Curso Prática de Escritório e depois o Magistério e, mais tarde, o curso de Direito.  Assim foi a nossa abençoada infância e juventude. Depois as obrigações familiares sempre foram mais importantes, meu pai faleceu quando eu tinha 10 anos e todos tivemos que trabalhar para ajudar nossa mãezinha.

 

Na pintura mediúnica você a faz de forma inconsciente?

Sim, no momento da pintura é o transe mediúnico profundo. Somente vejo as telas após sair do transe.

 

Poderia nos mencionar os nomes de pintores desencarnados que executam as obras através de sua mediunidade?

Joseph Mallord William Turner,  o guia. Seus amigos: Monet, Sisley, Matisse, Renoir, Van Gogh, Rembrandt, Velazquez, Portinari, Picasso, Tyo, Tais, Alex, Danilo, Igor e Leonardo.

 

Quais os tipos de pintura que executam?

Gostam muito de paisagens, flores, marinhas, retratos e abstratos

 

Dentre elas algumas te chamaram mais atenção?

Todas me chamam a atenção, mas fico impressionada com os retratos, porquanto muitos deles são verdadeiros retratos dos próprios adquirentes ou de alguém a eles ligados.

  

Poderia nos enumerar as pessoas espíritas com as quais você teve mais proximidade?

Tenho muitos amigos que muito me ajudam, mas muitos já desencarnaram e quanto mais tempo passa mais a saudade vai aumentando. Eu gostaria muito de conversar com uma senhorinha muito simples que me transmitia passes com freqüência, uma espécie de terceira mãe. Sinto falta do Jerônimo, de meu irmão, mas Chico Xavier é a maior força espírita que já conheci.

  

Dentre elas quais as que mais te influenciaram?

Chico Xavier e Jerônimo Mendonça, sem dúvida alguma foram fundamentais em minha formação mediúnica.

 

A que Casa Espírita está vinculada presentemente e quais as atividades que nela desenvolve?

A Fundação Espírita Jerônimo Mendonça, minha segunda casa, onde fico religiosamente trabalhando em todos os sentidos diariamente. Frequento o Centro Espírita Recanto de Paz semanalmente para palestras e exercitar a psicografia.

Algo mais que queira acrescentar?

Sim. Gostaria de acrescentar que entre os pintores, alguns são escultores e muito me ajudam nas imagens. Fizemos a imagem de Jerônimo deitado na cama e, de Jesus orando no Horto.

Isto, para mim, é uma verdadeira alegria poder colaborar com os espíritos, como um instrumento, estes queridos artistas que muito me alegram a vida e contribuem com  o nosso trabalhos de difusão das artes e da nossa abençoada Doutrina Espírita.   

 

(Recebida em email de Maria Gertrudes Coelho) 



Maria Gertrudes  e seu esposo João Maluf  ladeando o  médium Francisco Cândido Xavier em Uberaba, MG. Imagem do acervo de Maria Gertrudes Coelho

Fundação Espírita Jerônimo Mendonça. - Entrada principal e Templo da Prece Alfredo Júlio Fernandes

Imagem do acervo de Maria Gertrudes Coelho

Teatro Galeria Joseph Turner (Fundação Espírita Jerônimo Mendonça)

Imagem do acervo de Maria Gertrudes Coelho

Grupo Espírita Alfredo Júlio Fernandes. Ituiutaba, MG.

Imagem do acervo de Maria Gertrudes Coelho


Centro Espirita Recanto de Paz - fundado em 1981 em Ituiutaba-MG.

Imagem do acervo de Maria Gertrudes Coelho

Jesus voltando de uma pescaria ao entardecer. Pintura mediúnica pela

médium Maria Gertrudes Coelho. Autoria do espírito Joseph Turner. Foto de Gilberta Guaracy

Imagem do acervo de Maria Gertrudes Coelho


Pintura mediúnica do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes pela médium Maria Gertrudes Coelho.

Óleo sobre tela de Joseph. Imagem do acervo de Maria Gertrudes Coelho


Pintura mediúnica realizada na cidade do Rio de Janeiro pela médium Maria Gertrudes Coelho.

Óleo sobre tela do pintor Igor. Imagem do acervo de Maria Gertrudes Coelho


Pintura mediúnica realizada na Alemanha pela médium Maria Gertrudes Coelho.

Imagem do acervo de Maria Gertrudes Coelho

Afresco em Igarapava pela médium Maria Gertrudes Coelho. Óleo sobre tela de Joseph

Imagem do acervo de Maria Gertrudes Coelho

Pintura de uma das irmãs Fox pela médium Maria Gertrudes Coelho.

Imagem do acervo de Maria Gertrudes Coelho

 

 

Leia sobre as Irmãs Fox no link

https://pt.wikipedia.org/wiki/Irm%C3%A3s_Fox


ASSISTA VÍDEO DA BELA PALESTRA COM O ORADOR ESPÍRITA

 JERÔNIMO MENDONÇA EM ITAPETININGA

ACESSE: https://www.youtube.com/watch?v=8OhW-ZKzR58


Jesus no Horto das Oliveiras. Estátua executada  pela médium Maria Gertrudes Coelho 

através do espírito pintor e escultor Danilo.

Imagem do acervo de Maria Gertrudes Coelho.

Jerônimo Mendonça. Escultura pela médium Maria Gertrudes Coelho através

do espírito pintor e escultor Danilo. Obra que pertence ao acervo histórico da

Fundação Espírita Jerônimo Mendonça.  Foto do acervo de Maria Gertrudes Coelho.


Familiares da médium de pintura mediúnica Maria Gertrudes Coelho. Ituiutaba, MG.

Imagem do acervo de Maria Gertrudes Coelho

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 29-09-2021.

CLICAR AQUI:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/29-09-2021.htm

 Capa da 1ª. edição de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, lançados aos 18 de abril de 1857.

Copiada de https://kardec.blog.br/18-de-abril-de-1857/


Entrada do  Cemitério Montmartre em 1860.

Imagem/fonte: http://www.pariscemeteries.com/news-1/2017/12/3/postcard-from-paris

 

Allan Kardec desencarnou no dia 31-03-1869 e foi sepultado no dia 2 de abril de 1869 no Cemitério Montmartre.

Discursaram: o vice-presidente da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, Sr. Levent,  o célebre astrônomo Camille Flamarion,  que fez um relato da veneranda existência do codificador, Alexandre Delanne e E. Muller.

 


Cemitério Père Lachaise em 1815. No canto superior direito o túmulo de Heloise e Abelard.

Imagem/fonte:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Cimeti%C3%A8re_du_P%C3%A8re-Lachaise#/media/File:Courvoisier_-_View_of_Pere_Lachaise_Cemetery_from_the_Entrance.jpg

 

Em 29 de março de 1870, os despojos de Kardec foram exumados e transferidos do Cemitério Montmartre para o Cemitério Père-Lachaise. A inauguração do belo dólmen do Père Lachaise se deu às duas horas da tarde do dia 31.

Na comovente solenidade, falaram os eminentes vultos do espiritismo da França: Levent, Desliens, Leymarie e Guilbert.


Túmulo de Allan Kardec no Cemitério Père Lachaise, em Paris, França, concebido em forma de dólmen druida.

Segundo informações dos espíritos que trabalharam na Codificação do Espiritismo,  Hippolyte Léon Denizard Rivail

em uma reencarnação à época dos druidas  tivera o nome de Allan Kardec, pseudônimo que adotou  para

 assinar as obras espíritas. Foto Ismael Gobbo.

Busto de Allan Kardec em seu túmulo no Cemitério Pére Lachaise. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Turista orando no túmulo de Allan Kardec. No dia 31 de março de 2020, completam-se 151 anos da sua desencarnação.

Cemitério Père Lachaise, Paris, França, Foto Ismael Gobbo.


As obras básicas do Espiritismo codificado por Allan Kardec.

Imagem/fonte: http://www.guia.heu.nom.br/obras_basicas.htm

Túmulo de Galileu Galilei dentro da Basílica de Santa Cruz. Florença, Itália.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Galileos_tomb.jpg


Basílica de  Santa Cruz. Florença, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Basílica de Santa Cruz (em italiano Basilica di Santa Croce) é a principal igreja franciscana em Florença, na Itália, e uma das principais basílicas da Igreja Católica no mundo. Está situada na Piazza di Santa Croce, a lesta da basílica de Santa Maria del Fiore. É o lugar onde estão enterrados alguns dos mais ilustres italianos, tais como MichelângeloGalileo GalileiMaquiavel e Rossini, e assim é apelidada de Panteão das Glórias Italianas.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_Santa_Cruz

 


Desapontamento. Óleo no painel de Julius Leblanc Stewart. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%22Disappointment%22_-_1882_-_Julius_Leblanc_Stewart.jpg


Rosa Celeste : Dante e Beatrice contemplam o céu mais elevado, O Empíreo. Obra de Gustave Doré

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paradiso_Canto_31.jpg

Gedeão Fernandes de Miranda aos 21 anos. Foto do livro Obra de Vultos, volume 1. 

Gedeão é citado como  o primeiro espírita a chegar em Araçatuba,  no ano de 1914, seis anos depois da fundação da cidade.

 

Gedeão Fernandes de Miranda, na homenagem que lhe foi prestada em 1975, pela

União Espírita “Paz e Caridade”, de Araçatuba, entidade fundada aos 21 de abril de 1921.

Gedeão foi o  fundador e  primeiro presidente da União Espírita Paz e Caridade. 

Foto copiada do livro Obra de Vultos, volume 1.


D. Benedita Fernandes (27-06-1883 / 09-10-1947) grande liderança do movimento espirita de

Araçatuba, ladeada por dois amigos. Foto do arquivo de Ismael Gobbo

 

NESTA PUBLICAÇÃO,  ABAIXO, A BIOGRAFIA DE DONA BENEDITA FERNANDES.

Dona Benedita, à frente e no centro, com amigos e colaboradores. Foto do acervo do Hospital Benedita Fernandes

Benedita Fernandes, no centro da foto, com crianças em viagem a Mato Grosso, no ano de 1940

Foto do acervo do Hospital Benedita Fernandes

O casal Manoel Clemente Gonçalves e dona Maria Bogalho Gonçalves

O casal Manoel Clemente e Maria Bogalho  pertenceram à primeira diretoria da Associação das Senhoras Cristas

fundada por Dona Benedita Fernandes em 1932. A proximidade entre a Associação das Senhoras Cristãs e a UEPC- União Espírita Paz e Caridade ensejou a fundação da Associação das Senhoras Espíritas na UEPC no ano de 1937 e  Dona Maria Bogalho dirigiu a assembléia de fundação e participou da primeira diretoria como tesoureira.  No dia 03 de outubro de 1941 foi criado o Abrigo Ismael que ficou sobre os cuidados da Associação das  Senhoras Espíritas que alí já funcionava.

Imagem do arquivo da Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes.

Dona Maria Bogalho, à direita, na Associação das Senhoras Cristãs.

Imagem do acervo da Associação das Senhoras Cristãs.

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard_Rivail2.jpg

 

 

 

No dia 03 de outubro de 1941 foi realizada uma bela homenagem comemorativa a

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo na União Espírita Paz e Caridade. O

evento, acima descrito, contou com muitos participantes e os oradores foram o

presidente da casa Gedeão Fernandes de Miranda e Ivan Santos de Albuquerque,

um jovem que teve grande participação no movimento espírita de Araçatuba e   de

muitas outras localidades. Nesse evento foi fundado o Abrigo Ismael.(foto abaixo)


Ivan Santos de Albuquerque

Imagem fornecida pelo Instituto Maria Claro de Sorocaba, SP.

 

 

Ivan  Santos  de  Albuquerque  nasceu em fazenda no municipio de Brotas,  SP, no dia 16  de  janeiro  de 1918 e  desencarnou  em  um  acidente  ferroviário  nas  proximidades da   cidade de   Pompéia, SP,  no  dia 05  de  abril  de  1946, onde   foi     sepultado. Nas próximas  publicações   iremos repassar  três  biografias de  Ivan que  com apenas 28 anos de existência  física deixou  obras  inesquecíveis que merecem e  devem  ser rememoradas.

No aniversário do Abrigo Ismael no próximo dia 03 de outubro de 2021 será relembrado.


Imagem de senhoras abrigadas no Abrigo Ismael, fundado no dia 03 de outubro de 1941.

Imagem copiada do livro Obra de Vultos, volume 2.



Benedita Fernandes

(27-06-1883 / 09-10-1947)


Dona Benedita Fernandes

Foto do acervo da ASC- Associação das Senhoras Cristãs


LEIA A BIOGRAFIA NO LINK:


         https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/29-09-2021.htm

Dona Benedita Fernandes no centro da foto com colaboradores.

Acervo da Associação das Senhoras Cristãs.

Obras da Associação das Senhoras Cristãs que funcionavam na Rua Newton Prado. Araçatuba, SP. Foto do Acervo da Associação das Senhoras Cristãs.

Dona Benedita Fernandes com assistidos pela Associação das Senhoras Cristãs.

Imagem do acervo da Associação das Senhoras Cristãs.

Funcionários, voluntários e diretoria do Hospital Benedita Fernandes na solenidade dos 80 anos

Pintura em homenagem a Donas Benedita Fernandes vista como símbolo da mãe de coração

dos deserdados. Óleo sobre tela de Nair Camargo. São Paulo, SP. Foto Ismael Gobbo


O Bom Samaritano.Óleo sobre tela de Jacopo Bassano. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jacopo_Bassano_(c._1510-1592)_-_The_Good_Samaritan_-_RCIN_405771_-_Royal_Collection.jpg


Estudo para Jesus em Cafarnaum (1885). Óleo sobre tela de Rodolpho Amoêdo

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Estrada ladeando o Mar Morto. O Mar Morto está localizado entre a Palestina, Cisjordânia, Israel e Jordânia. Foto: Ismael Gobbo

As pedras e objetos nas margens do Mar Morto são cobertos pelo  sal.  Foto Ismael Gobbo

As pedras e objetos nas margens do Mar Morto são cobertos pelo  sal.  Foto Ismael Gobbo


>>>>>>>>>>>>>>



Focalizando a Trabalhadora Espírita Maria Gertrudes Coelho

Maria Gertrudes Coelho. Imagem do acervo pessoal 


leia no link:

 https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/29-09-2021.htm