BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 2 de novembro de 2021

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 03-11-2021.

CLICAR AQUI:   

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/03-11-2021.htm

O sonho. 1883.  Óleo sobre tela por Pierre Puvis de Chavannes

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pierre-C%C3%A9cile_Puvis_de_Chavannes_003.jpg


O sono de Joana D’Arc. Pintura por George W. Joy

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:George_William_Joy_joan_of_arc.jpg

 

O sonho de Jacó. Óleo sobre tela por José de Ribera.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jacob%27s_Dream#/media/File:El_sue%C3%B1o_de_Jacob,_por_Jos%C3%A9_de_Ribera.jpg

 

Progresso americano. Pintura a óleo de John Gast.

https://en.wikipedia.org/wiki/Progress

Esta pintura mostra o "Destino Manifesto" (a crença de que os Estados Unidos deveriam se expandir do Atlântico ao Oceano Pacífico. Em 1872, o artista John Gast pintou uma cena popular de pessoas se movendo para o oeste que capturou a visão dos americanos na época. Chamado de "Espírito da Fronteira "e amplamente distribuída como uma gravura retratou colonos movendo-se para o oeste, guiados e protegidos por Columbia (que representa a América e está vestida com uma toga romana para representar o republicanismo clássico) e auxiliados pela tecnologia (ferrovias, telégrafo), impulsionando os nativos americanos e bisão na obscuridade. A tecnologia mostrada na imagem é usada para representar a explosão de inovação e invenção da tecnologia moderna. Também é importante notar que a Columbia está trazendo a "luz"como testemunhado no lado oriental da pintura enquanto ela viaja em direção ao oeste "escurecido".


Fonte da Vida Eterna em ClevelandOhio. Simboliza o "Homem vencendo a morte, subindo para Deus e para a paz."[1].

Imagem/autor: Notwist. Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Imortalidade


A morte de Sócrates. Óleo sobre tela de Jacques-Louis David 

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9don 

 

Equécrates pede notícias a Fédon sobre os últimos dias de Sócrates. Fédon explica que um atraso ocorreu entre o julgamento e a morte, e descreve a cena em uma prisão em Atenas no final do dia, nomeando os presentes. Ele conta como visitou Sócrates no início da manhã com os outros. A esposa de Sócrates, Xantipe, estava lá, mas estava muito angustiada e Sócrates pediu que ela se recolhesse. Sócrates relata que por causa de um sonho recorrente ele fora ordenado a "fazer e cultivar a música", então escreveu um hino e, em seguida, começa a escrever poesias com base em fábulas de Esopo.[4]

Neste diálogo, Sócrates discute a natureza da vida após a morte em seu último dia antes de ser executado bebendo cicuta. Sócrates foi preso e condenado à morte por um júri ateniense por não acreditar nos deuses do Estado e de supostamente corromper a juventude da cidade. O diálogo é contado a partir da perspectiva de um dos alunos de Sócrates, Fédon de Elis. Tendo estado presente no leito de morte de Sócrates, Fédon relata o diálogo desde aquele dia para Equécrates, um filósofo de Pitágoras. Ao envolver-se na dialética com um grupo de amigos de Sócrates, incluindo os tebanos Cebes e Símias, Sócrates explora vários argumentos a favor da imortalidade da alma, a fim de mostrar que existe vida após a morte e que a alma vai existir depois dela. Fédon conta que, após a discussão, ele e os outros ficaram lá para testemunhar a morte de Sócrates.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9don


Trabalhos. Óleo sobre tela por Ford Madox Brown.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ford_Madox_Brown_-_Work_-_artchive.com.jpg


 O Bom Samaritano. Óleo sobre tela de Teofilo Patini.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Teofilo_Patini_-_Buon_samaritano_-_Banca_Popolare_Adriatico,_Pesaro.jpg

Lar dos idosos. Pintura de Fritz Von Uhde

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Old_People%27s_Home._1882.jpg


O óbolo da viúva de Gustave Dore

Imagem: http://www.wikigallery.org/wiki/painting_244430/Gustave-Dore/The-Widow's-Mite