BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 11 de dezembro de 2021

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 13-12-2021.

CLICAR AQUI:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/13-12-2021.htm

O portador de más notícias. Quadro de  Pieter de Hooch

Museu Nacional de Artes da Catalunha. Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

A conversação. Óleo no painel de Arnold Lakhovsky.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Arnold_Lakhovsky_Conversation.png


Três figuras conversando em um interior, conhecidas como 'A Admoestação Paterna' . Óleo sobre tela de Gerard ter Borch

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gerard_ter_Borch_(II)_019.jpg


Exortação aos Apóstolos em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:  

https://en.wikipedia.org/wiki/Apostle_(Christian)#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Exhortation_to_the_Apostles_(Recommandation_aux_ap%C3%B4tres)_-_James_Tissot.jpg


                                                                       *************

O bom conselho. Autor: J.B. Madou.

l'illustration Européenne 1871 no.39 página 305

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Le_bon_conseil.jpg

Trabalhos. Óleo sobre tela por Ford Madox Brown.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ford_Madox_Brown_-_Work_-_artchive.com.jpg

“O Angelus”. Óleo sobre tela por Jean-François Millet. 1857/1859.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Angelus_(painting)

                                                         *************

Réplica de Lucerna (lamparina a óleo) com retrato do imperador Cesar Augusto, adquirida em Mérida, Espanha.

Foto Ismael Gobbo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A2mpada_incandescente

Candeia.

Uma gravura de Jan Luyken ilustrando Mateus 5:15 na Bíblia Bowyer, Bolton, Inglaterra.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Teachings_of_Jesus_7_of_40._the_candle._Jan_Luyken_etching._Bowyer_Bible.gif

 

 

 

 

E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Mateus 5:15

Leia mais:

https://www.bibliaonline.com.br/nvi/mt/5


O Bom Samaritano. Óleo sobre tela de Jacob Jordaens

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jordaens_Podhorce.jpg

 

 

 

A Parábola do Bom Samaritano

25 Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?”

26 “O que está escrito na Lei?”, respondeu Jesus. “Como você a lê?”

27 Ele respondeu: “‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’[a] e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’[b]”.

28 Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”.

29 Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?”

30 Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. 31 Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. 32 E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. 33 Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. 34 Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. 35 No dia seguinte, deu dois denários[c] ao hospedeiro e lhe disse: ‘Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.

36 “Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?”

37 “Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei.

Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”.

 

Lucas 10:25-37 Nova Versão Internacional (NVI-PT)

Fonte: https://www.biblegateway.com/passage/?search=Lucas+10%3A25-37&version=NVI-PT

O Bom Samaritano. Óleo sobre tela de Luigi Sciallero

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Good_Samaritan_by_Luigi_Sciallero,_1854,_oil_on_canvas_-_Accademia_Ligustica_di_Belle_Arti_-_DSC02356.JPG

 

 

LEIA SOBRE A PARABOLA DO BOM SAMARITANO

LUCAS 10

ACESSE:

https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-lucas/10/ 



Sermão da Montanha. Óleo sobre tela de Károly Ferenczy  Imagem/fonte: https://en.m.wikipedia.org/wiki/File:Ferenczy,_K%C3%A1roly_-_Sermon_on_the_Mountain_(1896).jpg


Focalizando o trabalhador espírita Nelson Custódio da Silva

 Blog de Ismael Gobbo 

 

 

Nelson  poderia nos fazer sua apresentação?

Meu nome é Nelson Custódio da Silva.  Nasci em 20 de fevereiro de 1959, em Araçatuba, estado de São Paulo, filho de José Custódio da Silva, funcionário público do estado de São Paulo e de Adolfina Silva, do lar.   Tive sete irmãos, Erotildes, Ari, Antonio Denizar (falecido), Edson, Isabel Cristina, Milton e Greice.  Sou pai de três filhas Liege, Lígiane e Jaqueline.  Sou casado com Luisa Angélica que acrescentou minha filha de coração Graziele.  Tenho cinco netos Maria Eduarda, Sara, João Pedro, Miguel e Matheus.  

 

Qual sua formação acadêmica e atividade profissional?

Sou técnico em Radiodifusão.   Meu primeiro trabalho formal foi como frentista em um posto de combustíveis, em 1975 aos 16 anos de idade.  No período de 1980 a 1990 trabalhei como operador de áudio na rádio Cultura de Araçatuba.   Em 1991 passei a atuar como locutor apresentador de um programa sertanejo e informativo na Rádio Cultura AM.  Nesta mesma emissora de rádio, de 1989 a 1995, também tive um programa noturno de Flashback, que era a sensação dos domingos à noite.   Também atuei como assessor de imprensa e publicidade do gabinete da então prefeita de Araçatuba, Germínia  Dolce Venturolli, de 1997 a 1999.  

 

Como conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Nasci em berço espírita, filho de Adolfina Silva, nome este em homenagem ao Doutor Adolfo Bezerra de Menezes que meus avôs resolveram colocar como agradecimento a ele, tendo em vista o  parto difícil de minha mãe.   Eu não sabia falar corretamente ainda e, já tentava imitar os espíritos que se comunicavam em uma pequena residência do meu avô Ari Silva, no início da década de 1960. Em meados dos anos 60 minha mãe resolveu seguir a Umbanda e logo fundou um centro onde me desenvolvi mediunicamente ainda adolescente e fiquei até 1991, quando por motivos de doenças de minha mãe o centro foi fechado. Fiquei vários anos afastado de qualquer segmento religioso, mas,  sempre com carinho muito grande pela doutrina espírita que viria a seguir de forma assídua uma década depois

 

Poderia nos descrever  a sua participação desde que ingressou de forma definitiva no movimento espírita?

Meu avô, Ari Silva, sempre ensinava sobre o espiritismo para mim e meus irmãos, por toda a infância e adolescência. 

Afastado de qualquer religião por 10 anos e com muitas influências espirituais constantes procurei ajuda. Em 2003, Por indicação de uma sobrinha, que freqüentava os estudos no Centro Espírita Benedita Fernandes de Araçatuba, SP, comecei então a freqüentar os estudos e em seguida foi criado o grupo mediúnico, do qual também passei a fazer parte.  Neste mesmo ano (2003), passei a freqüentar as palestras públicas no Centro Espíritas “Luz e Fraternidade”, onde colaborava com o serviço de sonorização, a recepção das pessoas que ali chegavam e também na organização do passe.  Com o tempo, participando das casas espíritas, conhecendo várias pessoas do movimento Espírita de Araçatuba, me veio o desejo de produzir e apresentar um programa radiofônico. Para que isso acontecesse, procurei ajuda de espíritas locais entre eles Valter Perri,  Paulo Perri,  Paulo Boscaro,  Ismael Gobbo,  Sirlei Nogueira e tantos outros.  A orientação de todos era a mesma: o programa deveria ser criado através da USE - União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Araçatuba.  Certo dia em um clube de lazer da cidade, encontrei o amigo Ismael, (me lembro como se fosse hoje), ele me disse: - Nelson haverá reunião da USE, é o momento de falar sobre a criação do programa de rádio.  E então no dia combinado, compareci à reunião, expliquei minha idéia, todos escutaram e ficaram de pensar a respeito.  Na reunião seguinte (as reuniões eram mensais), a presidente à época, Cida Melo, me deu a boa noticia: a diretoria havia decidido apoiar a criação do programa.  Então em 17 de julho de 2004, nasceu o programa “A Voz do Espiritismo”, veiculado pela Rádio Difusora AM de Araçatuba, todos os sábados das 12 às 13h30, tendo o programa de número 889 sido apresentado no sábado, 27/11/2021..  A abertura, que tornou-se uma marca registrada do programa, foi produzida e gravada por um grande amigo,  uma lenda do rádio Araçatubense, Libero Bezerra de Lima, já desencarnado.   Muitas pessoas, mesmo não espíritas,  comentavam comigo sobre a abertura, que diz assim:  “nascer, viver, morrer, renascer ainda e  progredir continuamente,  tal é a lei. A voz do Espiritismo um  programa dedicado a divulgação de eventos,  reuniões públicas e outras atividades da doutrina em Araçatuba e região,  teremos ainda mensagens de entidades espirituais e a palavra de um expositor espírita na abordagem de aspectos que dizem respeito ao espiritismo”.  Essa abertura também é enriquecida com uma linda trilha sonora.  Em 5 de Fevereiro de 2005 comecei a inserir na Rádio Difusora as belas mensagens do Momento Espírita produzidas pela Federação Espírita do Paraná.  Esses dois programas continuam até hoje no ar em Araçatuba.

Apesar dos programas de rádio, sentia necessidade de ampliar a divulgação, e em outubro de 2009 criei o site http://www.avozdoespiritismo.com.br/,  onde publicamos as entrevistas dos convidados da rádio e também algumas palestras que gravamos, por ocasião de exposições em casas espíritas.  O site conta hoje com mais de 6000 inscritos no Youtube e a Casa Editora O Clarim divulga esse site bimestralmente na RIE- Revista Internacional de Espiritismo. Aliás, desde o ano de  2007, sou o distribuídor da RIE- Revista Internacional  de Espiritismo e do jornal O Clarim na cidade de Araçatuba. Também sou o responsável pela distribuição do Clube do Livro Espírita de Araçatuba “Josefina Perri Cefaly de Carvalho” (dona Bebé) desde 2005.    Sensibilizo-me com todas essas atividades, pois divulgar a doutrina espírita tornou-se minha atividade principal.  Porém, a que mais me marcou, foi à criação do programa “A Voz do Espiritismo”, pelo qual em várias oportunidades apresentei oradores renomados de todo o Brasil, em suas palestras e seminários em Araçatuba.

 

Poderia nos enumerar as pessoas  espíritas com as quais você teve mais proximidade?

Hoje em dia tenho proximidade com todos dirigentes e com vários freqüentadores da maioria das casas espíritas de Araçatuba. No início da minha trajetótria, várias dessas pessoas me influenciaram, e até tenho receio de esquecer de mencionar alguém. Sendo assim citarei as que participaram mais diretamente da criação do programa de rádio, porque contei com a ajuda deles para participar do movimento Espírita de Araçatuba: Walter Perri, Paulo Perri, Paulo Boscaro,  Ismael Gobbo,  Gregório Carlos Rodrigues, Sirlei Nogueira, Cláudio Pagan (em memória) Aparecida Melo e  Robson Frederico Cunha. Esses foram de uma forma mais direta, porém, tive muitos outros incentivadores, patrocinadores e amigos, que de uma forma ou de outra, colaboraram para realização desse sonho.

 

A que Casa Espírita está vinculado presentemente e quais as atividades que nela desenvolve?
Estou vinculado ao centro espírita Benedita Fernandes nos trabalhos mediúnicos e ao Centro Espíritas Luz e Fraternidade auxiliando na sonorização do ambiente e na organização do passe.

 

Algo mais que queira acrescentar?

Agradeço imensamente a todos os presidentes da Use de 2004 até hoje: Aparecida Melo, Silvia Martins, Gregório Carlos Rodrigues e Ricardo dos Anjos.  Posso lhe garantir amigo Ismael Gobbo, que minha vida mudou radicalmente para melhor em todos os sentidos quando, em 2003, passei a me dedicar à querida Doutrina Espírita.

 

***********

 

Todas as  fotos abaixo foram recebidas em email de Nelson Custódio da Silva.


Nelson Custódio e a esposa Luisa.  Foto do acervo familiar.
Nelson Custódio, Ismael Gobbo, Divaldo Pereira Franco e João Saraiva no dia 24 de julho 2013 em Araçatuba, SP.
Claudio Pagan (desencarnado em  06/05/2019), Vansan, Nelson Custódio e Ricardo dos Anjos.
Nelson Custório fazendo apresentações na CONEAN 2012.

Gregório, Nelson, Sirlei, Richard Simonetti e sentado José Aparecido

Nelson Custódio em apresentação na Câmara Municipal de Araçatuba ao lado de Cesar Perri que fez palestra na noite de quinta-feira, 27 de junho de 2013 na Semana Dama da Caridade, alusiva à comemoração dos 130 anos de nascimento de Benedita Fernandes.

Leia sobre o evento no link:

https://www.febnet.org.br/blog/geral/movimento-espirita/conselho-federativo-nacional-movimento-espirita/camara-de-aracatuba-presidente-da-feb-homenageia-benedita-fernandes-e-aborda-momento-politico-atual/

 

Valter Perri, Nelson Custódio ,  Jhon Harley e Hélio Matos Correa Junior.

Nelson Custódio, à esquerda, tendo ao seu lado Paulo Perri em palestra de

 Divaldo Péreira Franco à mesa  tendo ao lado Miguel Sardano. .


Nelson  Custódio no programa A Voz do Espiritismo pela Rádio Bandeirantes em Araçatuba.
Nelson entrevistando a oradora Anete Guimarães.

Da esquerda para a direita: José Aparecido, Nelson Custódio, Paula Zamp, Ricardo, Margarete Áquila,  Allan Vilches e Gabriel.

Avô com os netos. Da esquerda para a direita: de pé no fundo: Maria Eduarda, o avô Nelson Custódio  e Sara e na frente: Miguel, João Pedro e Mateus.

Foto de Nelson Custódio em 11-12-2021.Desde o ano de  2007 é o  distribuídor da

RIE- Revista Internacional  de Espiritismo e do jornal O Clarim na cidade de Araçatuba.

Foto de Nelson Custódio em 11-12-2021  em  estudio da rádio.