BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 01-02-2022.

CLICAR AQUI:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/FEVEREIRO/01-02-2022.htm

Lamentação sobre o Cristo Morto (ou Pietà). Óleo sobre tela de Jacopo Tintoretto.

Exposto no MASP. Museu de Arte de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto: Ismael Gobbo

Jesus ressuscitado e Maria Madalena. Autor: depois de Heinrich Hofmann, publicado no cartão da Bíblia.

Imagem/fonte:  https://en.wikipedia.org/wiki/File:The_resurrection_day.jpg

 

 

10Tornaram, pois, os discípulos para casa.   

11Maria, porém, estava em pé, diante do sepulcro, a chorar. Enquanto chorava, abaixou-se a olhar para dentro do sepulcro,    12e viu dois anjos vestidos de branco sentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.    13E perguntaram-lhe eles: Mulher, por que choras? Respondeu- lhes: Porque tiraram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.    14Ao dizer isso, voltou-se para trás, e viu a Jesus ali em pé, mas não sabia que era Jesus.    15Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, julgando que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.    16Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre.    17Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.    18E foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: Vi o Senhor! - e que ele lhe dissera estas coisas.  

Leia mais:

https://bibliaportugues.com/jfa/john/20.htm


Estrada para Emaús. Óleo sobre tela por Jan Wildens.

Imagem/fonte: 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_Wildens_-_Landscape_with_Christ_and_his_Disciples_on_the_Road_to_Emmaus_-_WGA25745.jpg

 

 

13Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios;    14e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido.    15Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e ia com eles;    16mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não o reconheceram.    17Então ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes.    18E um deles, chamado Cleopas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias?    19Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo.    20e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram.    21Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.    22Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro    23e, não achando o corpo dele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar ele vivo.    24Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a ele, porém, não o viram.   

25Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram!    26Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?    27E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.   

28Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, ele fez como quem ia para mais longe.    29Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.    30Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava.    31Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles.    32E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras?    33E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles,    34os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão.    35Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão.   

36Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.   

LEIA MAIS:

 https://bibliaportugues.com/jfa/luke/24.htm


                                                            ************

Jesus Cristo no Poço de Betesda. Óleo sobre tela por Artus Wolffort.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Artus_Wolffort_-_Christ_at_the_Pool_of_Bethesda_(Ontario).jpg


Restos do tanque, piscina  ou Poço de Bethesda*. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

O tanque de Betesda (em Língua hebraica: בית חסדא) é um local referido na Bíblia, mencionado somente no Novo Testamento. Alguns manuscritos antigos utilizam a designação Betsata (Casa das Azeitonas) para se referirem a este reservatório de água. Nos tempos bíblicos, este local havia sido transformado num grande centro de peregrinação para pessoas que pretendiam obter cura através dos alegados poderes curativos das suas águas.

Este reservatório ou tanque ficava perto da Porta das Ovelhas, na zona Norte de Jerusalém. Ao redor deste tanque existiam cinco alpendres ou colunatas onde muitos doentes, bem como cegos e coxos, se juntavam aguardando que as águas consideradas milagrosas se agitassem. Segundo várias traduções da Bíblia, a agitação destas águas era provocada por um anjo de Deus, sendo que o primeiro doente que entrasse na água ficaria milagrosamente curado.

Segundo o relato bíblico, ali aconteceu um dos milagres de Jesus, a cura do paralítico, um dos seus mais extraordináriosmilagres.

(Wikipédia)

Pátio do antigo Templo de Jerusalém que ficava à esquerda onde hoje está o

 Domo da Rocha ou Mesquita de Omar    Foto: Ismael Gobbo.

A cúpula dourada do Domo da Rocha ou Mesquita de Omar em cujo local ficava outrora o Templo de Jerusalém.

Foto Ismael Gobbo

A cúpula dourada do Domo da Rocha ou Mesquita de Omar em cujo local ficava outrora o

Templo de Jerusalém vista  do Monte das Oliveiras.  Foto:  Ismael Gobbo

Jesus curando dez leprosos. Pintura de Gebhard Fugel.

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Lucas_17#/media/File:Gebhard_Fugel_Christus_und_die_Auss%C3%A4tzigen_c1920.j

Oração a Deus; Morte de uma criança. Óleo sobre tela de Oscar Parviainen

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Oscar_Parviainen_-_Prayer_to_God;_Death_of_a_Child.jpg

A mãe morta e a criança. Óleo sobre tela de Edvard Munch

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Munch,_The_dead_mother_and_the_child.jpg  



Mãos em oração. Obra de Albrecht Durer

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Duerer-Prayer.jpg

                                                      ************

Bittencourt Sampaio

01-02-1834 / 10-10-1895

Francisco Leite de Bittencourt Sampaio

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Leite_de_Bittencourt_Sampaio#/media/File:Bittencourt_Sampaio.jpg

LEIA A BIOGRAFIA E VEJA FOTOS ACESSANDO:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/FEVEREIRO/01-02-2022.htm

                                                 ********************

             Francisco Peixoto Lins (Peixotinho)

(01-02-1905 / 16-06-1966)

Peixotinho em 1952.

Imagem/fonte: http://www.ceakitajuba.org.br/informe-se/personalidades/peixotinho


LEIA A BIOGRAFIA E VEJA FOTOS ACESSANDO:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/FEVEREIRO/01-02-2022.htm

domingo, 30 de janeiro de 2022

Projeto Chico Xavier Araçatuba, SP

 Na tarde deste sábado, 29/01/2022, eu e minha esposa Cidinha tivemos a oportunidade de visitar pela primeira vez a mais jovem entidade espírita fundada em Araçatuba, o “Projeto Chico Xavier”, dirigido pelo companheiro de ideal espírita Ricardo Antonio dos Anjos,  conhecido por Ricardinho, atual presidente da USE - União das Sociedades Espíritas  Intermunicipal de Araçatuba. A entidade que funciona na Rua Paulino Gatto no. 1544, Bairro Mão Divina,  realiza um intenso  trabalho envolvendo os aspectos assistenciais e doutrinários à luz da Doutrina Espírita. O Projeto Chico Xavier desenvolve trabalhos às terças e quintas-feiras  e de forma bastante ampliada aos sábados com início às 16 horas. No sábado, o trabalho doutrinário se desenvolve em várias  salas de evangelização infantil e de jovens, palestra pública aos adultos e aplicação de passe de forma coletiva. Ao final dos trabalhos os participantes recebem uma excelente refeição e a doação de alimentos em quantidade bastante acentuada. Ricardinho sempre se empenhou na distribuição de alimentos nas entidades que participou fazendo o  recolhimento em supermercados da cidade de Araçatuba, sobretudo no Supermercado Rondon. Chamou-nos muito  atenção a quantidade de colaboradores que atuam no Projeto Chico Xavier. Além de evangelizadores, oradores e dirigentes, presenciamos um grande número de pessoas que prestam suas colaborações das mais variadas formas, dentre elas os próprios assistidos,  promovendo manutenção, limpeza e preparo das cestas básicas que são distribuidas para dezenas de famílias. PROJETO CHICO XAVIER: vale a pena ser conhecido e merece receber toda ajuda possível para ampliar cada vez mais as suas importantes  atividades assistenciais e doutrinárias. (Ismael Gobbo).

Crianças se preparando para ingressar nas salas de aulas de evangelização do Projeto Chico Xavier.

Araçatuba, SP. Foto: Ismael Gobbo. 29-01-2022.

Aula de evangelização infantil no Projeto Chico Xavier. Araçatuba, SP. 29-01-2022.

Aula de evangelização infantil no Projeto Chico Xavier. Araçatuba, SP. 29-01-2022.

Jovens na aula de evangelização do Projeto Chico Xavier. Araçatuba, SP. 29-01-2022. Foto: Émerson Gratão.

Palestra pública realizada na parte externa  do Projeto Chico Xavier. Araçatuba, SP. 29-01-2022.  Foto Ismael Gobbo.

Ismael Gobbo, a oradora Izadir Teixeira Estevam e Ricardinho. Foto: Cidinha Michelin. 29-01-2022.
Cidinhae Ricardinho. Projeto Chico Xavier. Araçatuba, SP. 29-01-2022.
Chegada de alimentos para distribuição no Projeto Chico Xavier. Foto Ismael Gobbo
Preparação das cestas de alimentos para distribuição no Projeto Chico Xavier. Foto: Ismael Gobbo


Jantar servido após a palestra pública e aulas de evanagelização. Projeto Chico Xavier. Araçatuba. Foto: Cidinha Michelin

Entrega das cestas com alimentos ao final da reunião do Projeto Chico Xavier. Foto: Cidinha Michelin



 

Dirigentes e colaboradores do Projeto Chico Xavier no final dos trabalhos de sábado. Foto: Émerson Gratão.




BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 31-01-2021.

CLICAR AQUI:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/31-01-2022.htm

Muralhas de Jerusalém. Foto: Ismael Gobbo

Muralha Aureliana. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

Trecho da antiga muralha de Roma na Estação Termini. Roma, Itália.  Foto Ismael Gobbo.

Imagem de satélite da Grande Muralha da China. NASA.

Copiada de  https://pt.wikipedia.org/wiki/Muralha_da_China

**************

A partida do filho pródigo.  Óleo sobre tela de Bartolomé Esteban Murillo.
Imagem/fonte: 
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Murillo_-_The_Prodigal_Son_Restored.jpg

O retorno do filho pródigo. Óleo sobre tela por Francesco Bassano the Younger.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Basf2.jpg

Família de Saltimbanques (1905, Pablo Picasso) localizado dentro do Edifício Oeste da Galeria Nacional de Arte em Washington, D.C.

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Family_of_Saltimbanques

LEIA MAIS NO LINK

****************

Morte. Pintura por Jacek Malczewski.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Consciousness_after_death

Marido doente. Óleo sobre tela de Vassily Maximov

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Maximov_Sick_Husband.jpg

A ressurreição da filha de Jairo. Óleo em papel montado em painel por Paolo Veronese.

Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo.


*****************





sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 29-01-2022.

 CLICAR AQUI:

 https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/29-01-2022.htm

"Um pai e um filho".  Autor: Andrei Osipovich Karelin

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Father_and_child.jpg

Pescando. Óleo sobre tela por Almeida Júnior.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Almeida_J%C3%BAnior_-_Pescando,_1894.jpg

Primeiros passos. Óleo sobre tela de Vincent van Gogh após Millet.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vincent_van_Gogh_-_First_Steps,_after_Millet.jpg

Cena de Família.em quadro de Almeida Júnior.

Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Jesus em casa com a família. Óleo sobre tela de Sir John Everett Millais. Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Sir_John_Everett_Millais_002.jpg

                                                      **************

Pedro afundando nas águas. Pintura por Eero Järnefelt

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Eero_J%C3%A4rnefelt

A negação de Pedro. Pintura por Karel Dujardin

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Karel_Dujardin_-_Denial_of_Peter.jpg

O arrependimento de s. Pedro. Óleo sobre tela por Johannes Moreelse.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Le_Repentir_de_saint_Pierre.JPG

A conversão da Maria Madalena. Óleo sobre tela de Paolo Veronese.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Convers%C3%A3o_de_Maria_Madalena


A mulher adúltera. Obra de Nicolas Poussin.

Imagem fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADcopa_da_Ad%C3%BAltera#mediaviewer/File:Nicolas_Poussin_008.jpg

 

A VISÃO DO ADULTÉRIO NA LEI MOSAICA E COM O ADVENTO DE  JESUS

 

"Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados.
Levítico 20:10

 

 

E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.

João 8:4-11


Parábola do argueiro e da trave. Óleo em painel por Domenico Fetti.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5f/Domenico_Fetti_-_The_Parable_of_the_Mote_and_the_Beam.jpg

                                                          ************

Afresco no Santuário do Campo dos Pastores em  Bet Sahur,  Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

Deixai  que as criancinhas venham a mim. guache sobre grafite sobre papel trançado cinza. Obra de James Tissot

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Suffer_the_Little_Children_to_Come_unto_Me_(Laisser_venir_%C3%A0_moi_les_petits_enfants)_-_James_Tissot.jpg


Quadro intitulado: Madona com a Almofada Verde.

Andrea di Bartolo dito Solario. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Madona com a Almofada Verde, uma imagem devocional da Virgem amamentando Jesus, é assim chamada desde o século XVII devido ao motivo da almofada verde colocada em um pedestal de mármore em primeiro plano. Este detalhe, perfeitamente integrado aqui dentro do grupo sagrado, é realmente notável; Com seu conforto macio e acolchoado, ele realmente acompanha este cenário de ternura e bem-estar familiar.

Leia mais:

https://www.louvre.fr/en/oeuvre-notices/madonna-green-cushion

                                                      **************

Biografia: Cairbar Schutel 22-09-1868 / 30-01-1938

A vida de Cairbar

Cairbar Schutel

Foto “O Clarim”, Matão, SP 

LEIA A BIOGRAFIA E VEJA AS FOTOS

ACESSE:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/29-01-2022.htm