BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Rolando Perri Cefaly – o “Rolandinho” (18-01-1930 / 06-04-1997)

 

Rolando Perri Cefaly “Rolandinho”

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

 

Nasceu em São Carlos aos 18/01/1930. Com a desencarnação de sua genitora foi levado para Araçatuba, onde viveu nas residências dos tios maternos Gertrudes e Albino Marinelli, da avó Rosana e finalmente dos tios Ditinha e Rolando Perri. Manteve-se solteiro; formou-se professor primário (curso normal) e contabilista. Em Araçatuba dedicou-se ao esporte principalmente basquetebol e também voleibol, participando de vários Jogos Abertos do Interior. Residiu um período em São Paulo, acompanhando o tio Rolando, no IAPC e na gerência de um hotel no bairro de Santa Cecília. Retornou a Araçatuba, no 2o semestre de 1957 trabalhando como propagandista (viajante) do Laboratório Parke Davis, em toda a região Noroeste do Estado. Aposentou-se dessa empresa por motivo de saúde.

Tornou-se espírita levado pela sua irmã Bebé. Foi um processo de intensa e radical transformação que passou dos tempos de juventude até bem descolada, com amigos ricos, esportista de sucesso, glamour e namoradas, para a posição solitária com adoção de uma postura simples e de rigidez moral. E temos lembranças destes momentos diversos. Na fase de busca pelo Espiritismo, com sua irmã, veio a conhecer inicialmente em São Paulo, um grupo muito sério de umbanda, e depois em Araçatuba, as médiuns Irma Ragazzi Martins e Emília Santos. Esta foi um ponto de apoio marcante e no ano de 1958 levou os dois irmãos e nós também para a frequência ao Centro Espírita Amor e Caridade, em Birigui, dirigido pelo casal Linda e João Dias de Almeida.

Para ter mais liberdade Rolandinho foi residir num hotel no centro de Araçatuba e quando retornava de suas viagens profissionais pela região, estava sempre na residência da irmã Bebé para refeições e muitos diálogos, onde os temas espíritas e o apoio familiar mútuo eram a tônica. Recordo-me da festinha surpresa que nossa genitora preparou em nosso lar para comemorar o 30o aniversário de Rolandinho.

Em 30/12/1959, participou da fundação do Grupo de Estudos Evangélicos João Luiz dos Santos, na residência de Emília Santos. Assumiu a direção do Grupo, sendo Emília a médium, e contando com presença e apoio continuado da irmã Bebé e amigos de Emília Santos.

Esse Grupo foi a base inicial e com a autoridade moral de sua modificação conseguiu apoio e depois muita admiração para  a fundação da Instituição Nosso Lar, em Araçatuba, em 1960, contando com apoio de Bebé e alguns parentes e amigos. E surgiram os desdobramentos da Instituição pioneira: Casa Transitória (1962), Casa da Sopa Emília Santos (1966), Creche e Lar João Luiz dos Santos (1972) e Centro Espírita Luz e Fraternidade (1972). O Grupo de Estudos foi mantido na residência de Rolandinho até o momento em que foi fundado o Centro Espírita Luz e Fraternidade em novembro de 1972.

 Foi homenageado pela Câmara de Vereadores, recebendo o título de “Cidadão Araçatubense” no ano de 1984. Em 1985, quando a Instituição Nosso Lar completava 35 anos, Rolandinho foi homenageado pela família Perri com a presença de dezenas de parentes de várias cidades. Nos últimos anos de sua existência, já enfermo, foi residir no lar da irmã Bebé.

Publicou livros com relatos de casos que vivenciou e mediúnicos: Lições da vida (1990), Convites para meditação (1995) e Contos reais (1997), todos editados pela Instituição Nosso Lar. Manteve-se como presidente, mesmo na fase de enfermidade e até sua desencarnação em abril de 1997, em Araçatuba.

Seu nome designa a Livraria Espírita e um Conjunto Habitacional na cidade de Araçatuba.

Como conhecemos a fase de tio Rolandinho antes de ser espírita, somos testemunha de sua radical transformação de estilo e de objetivos de vida. Ele foi uma figura muito presente durante nossa infância e juventude.

(*) Carvalho, Antonio Cesar Perri. Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões. Cap. 1.10. Araçatuba: Cocriação. 2021.


(Recebido em email de Cesar Perri


Rolando Perri Cefaly “Rolandinho”



 Irmãos Perri-Cefaly: Walter, Bebé, Lourival e Rolandinho na Instituição Nosso Lar.

Homenagem da família para Rolandinho. 35 anos da Instituição Nosso Lar.

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 19-01-2022.

CLICAR AQUI:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/19-01-2022.htm

Estátua “O Pensador”, de Auguste Rodin. Praça do Congresso. Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

Safo e Alceu. Óleo no painel por Sir Lawrence Alma-Tadema.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sir_Lawrence_Alma-Tadema,_R.A.,_O.M._-_Sappho_and_Alcaeus_-_Google_Art_Project.jpg


Monumento à “Mãe Preta” com os versos de Cyro Costa. Bronze de Júlio Guerra.

Largo do Paissandú, São Paulo, Brasil. Fotos Ismael Gobbo.

 

 

Mãe Preta – O símbolo exalta a figura da babá negra, que criou os filhos dos senhores de engenho, nos tempos coloniais. O monumento de Júlio Guerra, inaugurado no aniversário de São Paulo em 1955, é uma homenagem à raça negra radicada no Brasil. http://www.monumentos.art.br/monumento/mae_preta


O lenhador. Óleo sobre tela por Ferdinand Hodler.

Exposto no MASP- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo 

Dama da Caridade em pintura de Jean-Baptiste Greuze.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-Baptiste_Greuze_-_La_Dame_de_charit%C3%A9.jpg

A Caridade. Tela de Arturo Michelena

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caridade#/media/File:Arturo_Michelena_46.JPG

****************

Dr. Silvino Canuto Abreu

(19-01-1892 / 02-05-1980)

Dr. Canuto Abreu, ao lado de Herculano Pires, discursando na comemoração do 1º. Centenário de lançamento de

O Livro dos Espíritos de Allan Kardec.

Copiado de: http://www.luzespirita.org.br/index.php?lisPage=enciclopedia&item=Canuto%20Abreu


LEIA A BIOGRAFIA NO LINK:

 https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/19-01-2022.htm 


****************

Biografia de Frederico Fígner

(02-12-1866 / 19-01-1947)

Frederico Fígner

Imagem copiada do site Feparana

LEIA A BIOGRAFIA NO LINK:

 https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/19-01-2022.htm 


***************


Os doentes esperando a passagem de Jesus. Guache sobre grafite sobre papel trançado cinza. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Sick_Awaiting_the_Passage_of_Jesus_(Les_malades_attendant_le_passage_de_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

Graça. Óleo no painel de Quirijn van Brekelenkam. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Le_B%C3%A9n%C3%A9dicit%C3%A9_-_Quirijn_van_Brekelenkam_-_Mus%C3%A9e_du_Louvre.jpg

A Primeira Ação de Graças, 1621. Pintura de Jean Leon Gerome Ferris. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_First_Thanksgiving_Jean_Louis_Gerome_Ferris.png 


************


Moisés e Elias aparecem  na Transfiguração de Jesus. Pintura por Carl Heinrich Bloch.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/15/Transfigurationbloch.jpg

 

 

 

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
Mateus 17:1-3

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/17


Monte Tabor na região da Galiléia onde teria ocorrido a Transfiguração de Jesus., Israel. Foto Ismael Gobbo.

************

Paisagem ao entardecer. Foto Ismael Gobbo

Noite Estrelada  sobre o Ródano. 1888. Óleo sobre tela de Vincent van Gogh.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Starry_Night_Over_the_Rhone.jpg