BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 23 de janeiro de 2022

Relembrando duas araçatubenses natas recentemente desencarnadas: Melêdi e Dirce Dall´Oca

 Nos últimos 3 meses desencarnaram  as duas irmãs espíritas muito conhecidas e admiradas, ambas nascidas na cidade amiga, a nossa querida Araçatuba.  Pelos dados disponíveis seriam as duas araçatubenses que mais tempo viveram num lar espírita, cujo pai é o inesquecível Ugolino Dall´Oca e a mãe a senhora Stella Zanini. Para comprovar a afirmativa eis uma breve retrospectiva. O Sr. Ugolino, nascido aos 26 de janeiro de 1883 em Abaredo D´Adige, província de Verona, Itália, aportou no Brasil com 15 anos de idade, estabelecendo-se com a familia na cidade de Ribeirão Preto. Nesta cidade casou-se em primeira núpcia com dona Cinira Brigatto com a qual teve quatro filhos. Ficando viúvo, casou-se com dona Stella em 1914 na cidade de Araquarara,  com a qual viria a ter oito filhos, sendo que apenas a filha Matilde nasceu em Ribeirão Preto e os demais nascidos em Araçatuba, onde chegou em 1916, quando a cidade contava com apenas oito anos de fundação sendo, assim,  um dos primeiros espíritas a aportar na cidade após Gedeão Fernandes de Miranda e Umberto Bergamaschi. O Sr. Ugolino desencarnou com 84 anos no dia 22 de dezembro de 1968. De todos os filhos  Melêdi e Dirce eram as duas que estavam ainda encarnadas até recentemente e da quais faremos breve resumo. Abaixo colocaremos links que abordam com mais detalhes.

 

Melêdi Dall´Oca:

Nasceu em Araçatuba, aos 16 de fevereiro de 1927, e desencarnou aos 94 anos no dia 19 de outubro de 2021. Sempre na condição de solteira se dedicou ao trabalho de professora. Embora tenha nascido em lar espírita foi no ano de 1952 que passou a atuar de forma brilhante como evangelizadora no Centro Espírita Bezerra de Menezes, situado na mesma quadra de sua residência, localizada na Rua Bernardino de Campos, defronte do Grupo Escolar “Cristiano Olsen”, onde o pai tinha um armazém desde o ano de 1924. Melêdi além de evangelizadora atuou na Mocidade Espírita, participava de muitos congressos do movimento espírita, da campanha de arrecadação Auta de Souza, fazia costuras para doações,  participou das casas fundadas pelo amigo Rolandinho,  Instituição Nosso Lar e seus departamentos Casa da Sopa Emilia Santos e Centro Espírita Luz e Fraternidade.  Mudando-se para a cidade de Mirassol-SP participou do movimento espirita ao lado da irmã Vanda que lá residia. Nos últimos anos  residiu com o sobrinho André Dall´Oca Tozetti na cidade de Jales onde desencarnou, sendo sepultada em Mirassol. (Leia mais no link abaixo).

 

Dirce Dall´Oca:

Nasceu  na cidade de Araçatuba, aos 31 de outubro de 1928, onde veio a desencarnar no dia  20 de janeiro de 2022. Como dito, nasceu em lar espírita em cujo movimento teve grande atuação. Teve início no Centro Espírita Bezerra de Menezes, atuou na Aliança Espírita Varas da Videira  e por 20 anos ao lado do esposo Francolino Ribeiro trabalhou  no Lar Espírita de Menores cuidando de crianças carentes ali abrigadas. Com a fundação do Centro Espírita Casa do Caminho no mesmo  local  do Lar,  teve grande participação em todos  os setores. No  filme “Benedita: uma heroína invisivel.  O legado da superação”, cuja pré-estréia se deu no mês de outubro, Dirce teve uma participação brilhante,  com sua postura eloquente e por ter convivido com  Dona Benedita. Em breve o filme será lançado no Brasil e no exterior.

(Leia mais no link abaixo)

 

 

Graças a Deus tivemos a oportunidade de conhecer e conviver com vários vultos da família Dall´Oca que foram exemplares em todos os sentidos e como acima ficou exposto os espíritas que atuaram na cidade de Araçatuba desde quanto nela aportaram no ano de 1916. Convidamos os leitores a acessarem os links abaixo e também assistirem a live da Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes com as entrevistadas Melêdi e Dirce Dall’ Oca. (Ismael Gobbo)


Ugolino Dall´Oca

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 1.

 

 

LEIA A BIOGRAFIA DE UGOLINO DALL´OCA NO LINK:

 http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/ugolino_dalloca.htm   


Melêdi Dall’ Oca

Capa do DVD – aniversário de 80 anos – 2006.

 

 

LEIA NO LINK A ENTREVISTA:

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA MELÊDI DALL´OCA

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JULHO/07-07-2021.htm   



Dirce Dall´Oca Ribeiro

Foto: Ismael Gobbo

 

LEIA NO LINK A ENTREVISTA:

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA DIRCE  DALL´OCA RIBEIRO

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JULHO/24-07-2021.htm




ASSISTA A LIVE DA

ESTAÇÃO DAMA DA CARIDADE BENEDITA FERNANDES

 

ESTREIA | ESPÍRITA, GRAÇAS A DEUS! | FAMÍLIA DALL'OCA: MELÊDI E DIRCE | CENTENÁRIO EM ARAÇATUBA.SP

 

https://www.youtube.com/watch?v=G7no1N0-kFc&t=3081s






BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 24-01-2022.

CLICAR AQUI:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JANEIRO/24-01-2022.htm

A conversão de São Paulo. Óleo sobre tela por Luca Giordano.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:La_conversion_de_Saint_Paul_Giordano_Nancy_3018.jpg

Ananias restaura a visão de Paulo. Óleo sobre tela por Jean II Restout.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/24/Jean_II_Restout_-_Ananias_Restoring_the_Sight_of_St_Paul_-_WGA19317.jpg




Cristo e a mulher adúltera. Óleo no cobre por Pieter van Lint.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cristo_y_la_mujer_adultera.jpg

 

 

 

Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras.
E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.
João 8:1-11


A conversão da Maria Madalena. Óleo sobre tela de Paolo Veronese.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Convers%C3%A3o_de_Maria_Madalena


Os fariseus e os saduceus vêm para tentar Jesus por James Tissot ( Brooklyn Museum )

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Sadducees#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_and_the_Saduccees_Come_to_Tempt_Jesus_(Les_pharisiens_et_les_saduc%C3%A9ens_viennent_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

Jantar na casa de Simão, o fariseu. Óleo sobre tela por  Moretto da Brescia.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cena_in_casa_di_Simone_in_fariseo_(Moretto).jpg

Estudo para Jesus e Nicodemos por Henry Ossawa Tanner.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henry_Ossawa_Tanner_-_Study_for_Jesus_and_Nicodemus.jpg

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)  

 

 

 

Nicodemos

Nicodemos (em gregoΝικόδημος) viveu no século I, foi um fariseu e contemporâneo de Jesus Cristo. Defendeu-o perante o Sinédrio e sepultou-o. Atribuem-lhe um evangelho apócrifo, outrora chamado de Atos de Pilatos.[1]

Biografia:

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicodemos

Zaqueu no Sicômoro aguardando a passagem de Jesus. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brooklyn_Museum_-_Zacchaeus_in_the_Sycamore_Awaiting_the_Passage_of_Jesus_(Zach%C3%A9e_sur_le_sycomore_attendant_le_passage_de_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot.jpg