BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 10 de março de 2022

Zilda Gama (11-03-1878 / 10-01-1969)

 


Zilda Gama. Copiado da revista Reformador- FEB- abril 1969



Zilda Gama foi uma das mais celebradas médiuns do Brasil.
Nasceu em 11 de março de 1878, em Três Ilhas, em Juiz de Fora (MG) e desencarnou em 10 de janeiro de 1969, no Rio de Janeiro. Era a segunda filha dos 11 filhos de Augusto Cristina da Gama, escrivão de paz, e Elisa Emílio Klörs da Gama, professora estadual.
Fez seus estudos com a própria mãe. Posteriormente, matriculou-se na Escola Normal de São João Del Rei, onde recebeu o diploma de professora primária. Ainda jovem, com apenas 24 anos, ficou órfã dos pais, tendo que assumir a direção da casa, cuidando de cinco irmãos menores e, posteriormente, de outros cinco sobrinhos órfãos.
Foi professora e diretora de escola, sendo agraciada em concursos promovidos pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. Ainda jovem, Zilda Gama começou a perceber a presença dos Espíritos. Recebeu mediunicamente mensagens de seu pai e de sua irmã, já desencarnados, que a aconselhavam e a consolavam nos momentos de provações difíceis pelos quais estava passando. Em 1912, recebeu interessante mensagem assinada por Allan Kardec. Após essa manifestação, o Codificador propiciou-lhe outros ensinamentos, os quais foram impressos no livro Diário dos Invisíveis, publicado em 1929.
Em 1916, os Benfeitores informaram-lhe que passaria a psicografar uma novela, fato que a deixou bastante perplexa. O Espírito de Victor Hugo passou então a escrever por seu intermédio. Dentro de pouco tempo, a primeira obra, Na Sombra e na Luz, estava completa. Posteriormente, sob a tutela do mesmo Espírito, vieram os livros Do Calvário ao InfinitoRedençãoDor Suprema e Almas Crucificadas, todas publicadas pela FEB. Incontestavelmente, os grandes medianeiros que têm servido de ponte entre os mundos material e espiritual, no trabalho meritório de descortinar novos horizontes para a conturbada humanidade terrena, foram missionários, podendo-se mesmo afiançar que na constelação dos médiuns que brilharam na Terra, prodigalizando aos homens novos conhecimentos e preparando o terreno para a implantação da verdade, Zilda Gama brilhou de modo fulgurante, cabendo-lhe uma posição das mais proeminentes.
O trabalho de Zilda Gama na imprensa leiga − Em 1927, participou do Congresso de Instrução, em Belo Horizonte. Em 1929, obteve o primeiro lugar em concurso promovido pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, com um trabalho sobre Aulas - Modelo, quando foi inscrita na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, concluindo o curso em 1931, no mesmo ano em que no Brasil houve intenso movimento em prol dos direitos femininos. Zilda Gama foi autora da tese sobre o voto feminino, no Congresso, a qual foi aprovada oficialmente.
Escreveu contos e poesias para vários jornais, destacando-se o Jornal do Brasil, a Gazeta de Notícias e a Revista da Semana, todos da antiga capital federal.
Exerceu o jornalismo profissional em jornais de Juiz de Fora e Ouro Preto, São Paulo e Rio de Janeiro.
Os livros mediúnicos psicografados por Zilda Gama fizeram época na literatura espírita, além de terem o mérito de suavizar muitas dores e estancar muitas lágrimas. Foi a primeira, no Brasil, a receber tão vasta literatura do mundo espiritual.
Outras publicações produzidas pela sua mediunidade: Solar de Apoleo, Na Seara Bendita, Na Cruzada do Mestre e Elegias Douradas.
Didata por excelência, organizou os seguintes livros: O Livro das Crianças, Os Garrotilhos, O Manual das Professoras e O Pensamento.
A mensagem que Kardec lhe ditou em 1912 − Não obstante as grandes lutas morais que teve que sustentar, Zilda Gama se constituiu na orientadora de muitas criaturas.
Em 1959, após sofrer derrame cerebral, viveu numa cadeira de rodas, assistida pelo sobrinho Mário Ângelo de Pinho, que lhe fazia companhia. Zilda Gama, alma de escol, dedicou toda a sua longa existência ao propósito de difundir no Brasil a consoladora Doutrina dos Espíritos e, tendo vivido até quase os 91 anos, tornou-se paradigma para todos os que encaram a mediunidade como sacerdócio lídimo e autêntico.
Algo que nos chama a atenção na obra de Zilda Gama é o fato de haver psicografado mensagem de Kardec em 1912, quando Chico contava 2 anos de idade. 
No livro Pioneiros de uma Nova Era, de Antônio de Souza Lucena, o fato é mencionado pelo autor, que diz que em 1912, na cidade de Além Paraíba (MG), Zilda Gama, que na época não tinha qualquer conhecimento da Doutrina Espírita, recebeu mensagem assinada por Allan Kardec, com o seguinte teor:
Sobre a tua fronte está suspenso um raio luminoso que te guiará através de todas as dificuldades, de todos os obstáculos, e será a tua glória ou tua condenação, conforme o desempenho que deres aos teus encargos psíquicos. Cinge-te de coragem, sem desfalecimento e sem deslizes, em todos os teus deveres sociais e divinos e conseguirás ser triunfante.
Como se sabe, em 1912, o médium Francisco Cândido Xavier estava encarnado e vivia em Pedro Leopoldo (MG), onde nasceu em 2 de abril de 1910. O episódio é ilustrativo e deveria ser meditado por todos os que vêm propalando a tese de que Chico seria a reencarnação do Codificador do Espiritismo.

 

(Copiado do site O Consolador

http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/biografias/zildagama.html)


Câmara Municipal de Juiz de Fora Cerca de 1907. Acervo do Museu Mariano Procópio. Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:C%C3%A2mara_Municipal_de_Juiz_de_Fora,_c._1907.jpg



Estação ferroviária em São João del Rei, MG. Fotos: Ismael Gobbo

 

 

 

Estação de São João del-Rei

A estação de São João del-Rei foi inaugurada com muitas festas e a presença do Imperador Dom Pedro II em 1881. Era a ponta de linha da linha que então ligava Sítio (hoje Antônio Carlos), na Estrada de Ferro Central do Brasil, a essa cidade.

O prolongamento da linha a partir de São João del-Rei foi inaugurado em 1887, ligando a cidade ao distrito de Aureliano Mourão, no município de Bom Sucesso.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_de_S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_del-Rei

 



Praça Raul Soares, Belo Horizonte, MG. Foto Ismael Gobbo


Sede histórica da Feb no Rio de Janeiro (prédio ocre á esquerda), na Avenida Passos. Foto Ismael Gobbo

Página da revista Reformador de fevereiro de 1969 dando a informação da desencarnação

de Zilda Gama ocorrida no dia 10 de janeiro de 1969.

Copiado de: https://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=revreform&Pesq=janeiro%201969&pagfis=28120



LEIA NA REVISTA REFORMADOR DE ABRIL DE 1969

Zilda Gama – médium exemplar

ACESSE:

https://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=revreform&Pesq=janeiro%201969&pagfis=28149


Allan Kardec. Óleo sobre tela por Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo.


BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 11-03-2022.

CLICAR AQUI:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/MARCO/11-03-2022.htm

A incredulidade de São Tomé. Óleo sobre tela de Caravaggio. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Incredulity_of_Saint_Thomas-Caravaggio_(1601-2).jpg

Retrato do Baron d'Holbach. Aquarela de Louis Carmontelle.  

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Paul_Thiry_d%27Holbach

 

Paul Thiry, Barão d'Holbach (em alemão: Paul Heinrich Dietrich von Holbach), nascido em 8 de dezembro de 1723 em Edesheim1 e falecido em 21 de janeiro de 1789 em Paris, foi um estudioso, enciclopedista e filósofo materialista de origem alemã e de expressão francesa.

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Paul_Thiry_d%27Holbach

A morte de Sócrates. Óleo sobre tela de Jacques-Louis David

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates

 

LEIA SOBRE SÓCRATES:

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates


Sócrates e Platão, precursores da idéia cristã e do Espiritismo difundiram a Reencarnação.

Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Sócrates  e  Platão  foram precursores  das  idéias cristãs

e do Espiritismo. Allan Kardec em O Evangelho Segundo

o  Espiritismo” logo  na Introdução  faz  um “Resumo da

Doutrina de Sócrates e de Platão”.


                                              *************


O Rio Tibre e sua correnteza passando pela cidade de Roma em direção mar Tirreno junto à cidade de Óstia. Itália.

Foto Ismael Gobbo.

Vá com Deus. Óleo sobre tela de Edmund Leighton

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Leighton-God_Speed!.jpg

Coragem:

Coragem (também chamada de bravura ou valor ) é a escolha e disposição para enfrentar a agonia , dor , perigo , incerteza ou intimidação . Coragem física é bravura diante da dor física, sofrimento, até mesmo morte ou ameaça de morte, enquanto coragem moral é a capacidade de agir corretamente em face da oposição popular, [1] vergonha , escândalo , desânimo ou perda pessoal.

virtude clássica da fortaleza ( andreia, fortitudo ) também é traduzida como "coragem", mas inclui os aspectos de perseverança e paciência . [2]

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Courage

 


Os fariseus questionando a Jesus. Obra de James Tissot. Imagem/fonte:

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_Question_Jesus_(Les_pharisiens_questionnent_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot.jpg

 

V Estação da Via Sacra. Obra de Candido Portinari exposta na Igreja do Bom Jesus da Cana Verde,

em Batatais, SP.  Jesus,  exausto, carregando a cruz, é ajudado por Simão Cireneu. Foto Ismael Gobbo


A visão de Jesus a partir da cruz em aquarela por James Tissot.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Asseenfromthecross-vi.jpg


Estrada para Emaús. Óleo sobre tela por Jan Wildens.

Imagem/fonte: 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_Wildens_-_Landscape_with_Christ_and_his_Disciples_on_the_Road_to_Emmaus_-_WGA25745.jpg

 

 

 

*************

E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.
E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?
E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?
E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;
E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.

Lucas 24:13-20

https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/24/13-35


                                                               **************


Jesus curando uma mulher enferma no sábado. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:HealWomanSabbath.jpg

 

 

 

De acordo com o Evangelho, Jesus estava ensinando em uma das sinagogas no sábado e havia uma mulher aleijada por um espírito por dezoito anos. Ela estava curvada e não conseguia se endireitar. Quando Jesus a viu, ele a chamou para frente e disse a ela:

"Mulher, você está livre de sua enfermidade."

Então ele colocou as mãos sobre ela e imediatamente ela se endireitou e louvou a Deus.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jesus_healing_an_infirm_woman


A pregação de São Paulo. Óleo sobre tela de Joseph-Benoît Suvée

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:The_Predication_of_Saint_Paul_LACMA_M.2000.179.24.jpg


Árvore da vida de Ernst Haeckel

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tree_of_life_by_Haeckel.jpg

 

A "árvore da vida" de Ernst Haeckel, a descrição metafórica de Darwin do padrão de descendência comum universal tornada literal por seu maior divulgador no mundo científico alemão. Esta é a versão em inglês da árvore de Ernst Haeckel da The Evolution of Man (publicada em 1879), uma das várias representações de uma árvore da vida por Haeckel. "Homem" está na copa da árvore; para Haeckel, como para muitos evolucionistas primitivos, os humanos eram considerados o pináculo da evolução.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tree_of_life_by_Haeckel.jpg