BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 11 de março de 2022

Pedro Álvarez y Gasca (04-11-1913 / 12-03-1981)

 

Pedro Álvarez y Gasca.  Imagem da internet

O professor Pedro Álvarez y Gasca nasceu na cidade de Moroléon, Estado de Guanajuato em 4 de novembro de 1913.

 

Foi o sexto filho do matrimônio constituído pela senhora sua mãe, Maria Gasca de Alvarez, mestre de escola e Dom Primitivo Alvarez, farmacêutico originário de Michoacán.

 

Seus primeiros anos de estudo primário e secundário realizou-os na cidade de Morelia, Michoacán, com muito esforço pois, desde seu nascimento, na época da revolução, seu organismo foi débil e enfermiço; à diferença de outras crianças que gostavam dos jogos ativos, ele buscava a quietude e, em outras ocasiões, o isolamento.

 

Mas não se pense que ele era triste; seu caráter era afável e bondoso e costumava, em muitas ocasiões, fazer brincadeiras ingênuas ou perspicazes a seus companheiros. Como era muito observador das pessoas, fazia-lhes versos sérios ou jocosos. Os "dias dos mortos" eram propícios para escrever galhofas e com muita agudeza crítica escreveu alguns muitos simpáticos que eram levados à imprensa da cidade e logo reproduzidos no periódico local. Na época, o irmão Pedrito contava com dez anos de idade.

 

Ao terminar sua instrução secundária, ampliou seus estudos tomando aulas de biologia e dos idiomas: inglês, francês e alemão; (português estudou mais tarde, quando adulto), assim como de música, com o professor Eugenio Escalante com quem aprendeu tocar bandolim, banjo e violino. O estudo da História da Arte e História Pré-hispânica e Colonial, apaixonou-o muito e, posteriormente, constituiu, ao longo de sua vida, sua vocação principal.

 

O esforço pela superação o realizava, apesar da deficiente saúde que padecia. Seus pais e familiares sempre estavam preocupados por ele, levando-o a consultas com vários médicos, sem encontrar esperanças satisfatórias.

 

Certo dia, desesperado por não encontrar alívio, aceitou que seu irmão José o levasse a um Centro Espírita da cidade de Morelia; nesse Centro encontrou seu alívio através de curas fluídicas que lhe foram proporcionadas pelo Espírito do Dr. Enrique G. de la Garza. Este acontecimento determinou sua conversão ao Espiritismo.

 

O irmão Pedrito tinha uma importante missão a cumprir, missão que se perfilou desde seus primeiros anos de vida e, com a recuperação de sua saúde a revelação de seu destino. A formação religiosa católica-cristã que recebeu em sua infância no lar, contribuiu no desenvolvimento de sua sensibilidade e, por conseqüência, na compreensão do conteúdo moral e espiritual do Espiritismo. Dizia o irmão Pedro: "O Espiritismo chegou a mim sem causar-me assombro. Desde o primeiro momento, aceitei-o de forma muito natural e foi-me fácil sua compreensão. Comecei a estudar nos livros de Allan Kardec e descobri, desde então, a causa de todos os meus padecimentos."

 

Nesse tempo, Pedrito contava com vinte anos de idade e encontrava-se trabalhando como Ajudante Administrativo na Casa de Morelos, convertida, mais tarde, em Museu. Era o ano de 1933.

 

Três anos depois, em 1936, seu irmão José, que então se encontrava no México, convidou o irmão Pedrito a mudar-se para essa capital pois era-lhe oferecida uma nomeação como Etnólogo na Direção de Monumentos Coloniais da Secretaria de Educação Pública.

 

No ano de 1945, o irmão Pedro contraiu matrimônio na cidade de Morelia, com a Srta. Juana Sánchez Hernández.

 

Tanto o irmão Pedrito como o irmão José, na época, já tinham uma formação espírita muito sólida; freqüentavam Centros e eram convidados a proferir conferências; lembramo-nos, precisamente, do irmão Pedrito quando, no mês de novembro de 1941, na então Sociedade Heliosóphica "Amigos de la Verdad", que se localizava na rua Protásio Tagle, 45, em Tacubaya, D.F., participou de um ciclo de conferências que incluiu uma semana, na qual participaram os irmãos Alfredo Lorenz, Dom Ramón Guzmán, Dom Rufino Juanco, José Alvarez e Gasca perante um numeroso auditório, sustentando brilhante conferência.

 

Em 1950, restabeleceu-se a "Central Espírita Mexicana" com o irmão Rufino Juanco, colaborando destacados espíritas do interior como Dom Mariano Salem, de Tampico; Agustín P. Carranza e Dom Benjamin Salazar, da Ciudad Juarez; Dom Rosendo Ramirez, Dom Agustín Pérez, Miguel Lezama, Aristeo e Angel Calva, de Tlaxcala; o professor Jesús Garcia Lucio, de Tampico e muitos mais. Nesta etapa de reorganização da C.E.M., o irmão Pedrito manifestou seu empenho e ampla colaboração. Recordamos, com muita emoção as reuniões que, mensalmente, se realizavam no "Salón de Actos de la Escuela de Comercio y Administración" que, na época se encontravam na Cidadela, época importante que reuniu os esforços que, posteriormente, deram início à atual "Central Espírita Nacional Mexicana", protocolada perante a Secretaria do Governo.

 

Amparo Morgado Estrada

Dados extraídos da revista Alborada nº 68 e 69, abril e julho de 1981, México.
Fonte: Rumo às estrelas, ed.IDE,1992.

 

 

(Copiado do site Feparana http://www.feparana.com.br/topico/?topico=697)


Igreja de São João Batista na praça principal de Moroléon. Imagem/autor: Moroleón, Gto. Mexico

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Morole%C3%B3n



Enchendo jarros de água em uma fonte em Morelia, México. 1906.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Morelia



BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 12-03-2022.

CLICAR AQUI:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/MARCO/12-03-2022.htm

Émile Deschanel

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b10535717w.item


Émile Deschanel

Professor, jornalista, escritor e político. - Heliologista, professor de literatura grega na Ecole Normale Supérieure, depois no College de France. - Deputado do Sena (1876-1881), eleito senador irremediável em 1885. - Pai de Paul Deschanel, Presidente da República Francesa.  https://data.bnf.fr/11899795/emile_deschanel/

 

 

ÉMILE DESCHANEL FOI UM CRÍTICO CONTUMAZ E AGRESSIVO DO ESPIRITISMO EM SEUS PRIMEIROS DIAS NA FRANÇA.


Os fariseus e os saduceus vêm para tentar Jesus por James Tissot ( Brooklyn Museum )

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Sadducees#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_and_the_Saduccees_Come_to_Tempt_Jesus_(Les_pharisiens_et_les_saduc%C3%A9ens_viennent_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 


Jésus Gonçalves e a primeira esposa, d. Theodomira, em foto com dedicatória datada de 1926

Foto do acervo particular de Jandyra Gonçalves da Silva

 

Jésus Gonçalves (12-07-1902 / 16-02-1947). Foi acometido de hanseniase e esteve internado no período de 16 de agosto de 1933 até a desencarnação. Em principio se dizia ateu e muito revoltado com a enfermidade. Dia 3 de março de 1943 um fato inusitado aconteceu. Durante o velório de sua segunda esposa Anita, em Pirapitingui, onde estava internado,  esta, utilizando-se de uma médium presente no velório  lhe transmite uma mensagem dizendo entre outras palavras carinhosas: “Velho, não duvides mais. Deus existe!. A partir de então Jésus Gonçalves  se tornou um dos grandes vultos do Espiritismo. Leia mais: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012.htm



                                                   **********************



Mulher e crianças judias húngaras na plataforma de desembarque a caminho das câmaras de gás de

 Auschwitz-Birkenau (1944). Muitas crianças e idosos foram assassinados assim que chegaram ao campo e

 nunca foram registrados como mortos.[61]:30.  Copiado de  https://pt.wikipedia.org/wiki/Auschwitz


 

Same cena, maio / junho de 1944, com o portão ao fundo. "Seleção" de judeus húngaros para o trabalho

ou a câmara de gás. Do Álbum de Auschwitz, tirado pelo Erkennungsdienst do acampamento.

https://en.wikipedia.org/wiki/Auschwitz_concentration_camp

Divaldo Pereira Franco, quarto a partir da esquerda, em histórica visita ao campo de concentração de Auschwitz.

Foto de Jorge Moehleck

Copiado de:  https://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/05-05-2012.htm



*******************


Veja imagens de Edith Eva Eger

https://www.google.com/search?q=the+biography+of+edith+eger+wikipedia&client=firefox-b-d&channel=trow5&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjUz8CJ1L72AhVyqZUCHcboAe8Q_AUoAnoECAEQBA&biw=1366&bih=596&dpr=1

 


*******************

Fio embutido. Foto: Ismael Gobbo.

A luz. Foto: Ismael Gobbo


*********************


Papa Leão XIII. Foto da Biblioteca do Congresso dos EUA.

Imagem copiada de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Papa_Leone_XIII_(1898).jpg

 

 

Papa Leão XIII

Leão XIIIO.F.S.; nascido Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci-Prosperi-Buzzi; (Carpineto Romano2 de março de 1810 – Roma20 de julho de 1903), foi papa de 20 de fevereiro de 1878 até à data da sua morte.

Foi ordenado sacerdote da Igreja Católica em 31 de dezembro de 1837, em 18 de janeiro de 1843 foi nomeado Núncio Apostólico para a Bélgica e ordenado bispo titular de Tamiathis em 19 de fevereiro de 1843. Em 27 de julho de 1846 tomou posse como bispo da Diocese de Perúgia, Itália, e em 19 de dezembro de 1853 foi criado cardeal com o título de Cardeal-presbítero de São Crisógono. Foi eleito papa em 20 de fevereiro de 1878 e coroado em 3 de março do mesmo ano.

Em 1924 seus restos mortais foram transferidos para a Arquibasílica de São João de Latrão.

É considerado o papa mais velho da história, tendo atingido a idade de 93 anos, 4 meses e 18 dias.[1]

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Le%C3%A3o_XIII


Papa Pio XI na inauguração da radio Vaticano acompanhado do Cardeal Pacelli, futuro Papa Pio XII, em 1931.

Imagem copiada de https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Pio_XII

Leia no link


Estátua de bronze de São Pedro. Basílica de São Pedro. Vaticano. Foto: Ismael Gobbo

Interior da Basílica de São Pedro. Vaticano.Foto: Ismael Gobbo

Jesus morto nos braços de sua mãe,  Maria. Estatua  Pietá de Michelangelo. Basílica de São Pedro, Vaticano.

 Foto Ismael Gobbo



Vista da cidade de Roma a partir da cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foto Ismael Gobbo



Basílica de São Pedro à noite. Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

Basílica de São Pedro (em latimBasilica Sancti Petri, em italiano Basilica di San Pietro) é uma basílica no Estado do Vaticano. Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo.[1][2][3] Cobre uma área de 23 000 m² ou 2,3 hectares (5.7 acres) e pode albergar mais de 60.000 devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo a sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, adornado com 340 estátuas de santosmártires e anjos.[4] Situada na Praça de São Pedro, a sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como BramanteMichelângelo,[5] Rafael e Bernini.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_S%C3%A3o_Pedro