BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 10 de junho de 2022

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 11-06-2022.

CLICAR AQUI:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JUNHO/11-06-2022.htm

Quadro de Giovanni Paolo Pannini. Mercadores expulsos do Templo.

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

A cartomante. Óleo sobre tela de Simon https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vouet,_Simon_-_The_Fortune_Teller.jpg Vouet. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vouet,_Simon_-_The_Fortune_Teller.jpg

 

A fraude deA fraude de adivinhação, também chamada de golpe da maldição do bujo ou ovo, é um tipo de truque de confiança, baseado em uma alegação de informações secretas ou ocultas. A característica básica do golpe envolve diagnosticar a vítima (a "marca") com algum tipo de problema secreto que apenas o vigarista pode detectar ou diagnosticar, e então cobrar a marca por tratamentos ineficazes. O vigarista arquetípico que trabalha no golpe é uma cartomante que anuncia que a marca está sofrendo de uma maldição que sua magia pode aliviar, enquanto ameaça consequências terríveis se a maldição não for levantada.[1][2] advinhação:

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Fortune_telling_fraud  

 A morte de Sócrates. Óleo sobre tela por Jacques-Louis David.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Death_of_Socrates

 

A Morte de Sócrates

A Morte de Sócrates (francês: La Mort de Socrate) é um óleo sobre tela pintado pelo pintor francês Jacques-Louis David em 1787. A pintura enfoca um tema clássico como muitas de suas obras daquela década, neste caso a história de a execução de Sócrates como contada por Platão em seu Fédon.[1][2] Nesta história, Sócrates foi condenado por corromper a juventude de Atenas e introduzir deuses estranhos, e foi condenado a morrer bebendo cicuta venenosa. Sócrates usa sua morte como uma lição final para seus alunos, em vez de fugir quando surge a oportunidade, e a enfrenta com calma.[1] O Fédon retrata a morte de Sócrates e também é o quarto e último diálogo de Platão para detalhar os últimos dias do filósofo, que também é detalhado em Eutífron, Apologia e Críton.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Death_of_Socrates    

                                                      *****************

Cuculus canorus » = Cuculus canorus (cuco comum). Autor: John Gerrard Keulemans.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Birdsong_in_music    

 

O chamado bem conhecido do cuco é usado na música de Beethoven, Delius, Handel, Respighi, Rimsky-Korsakov, Saint-Saens e Vivaldi. Gravura de John Gerrard Keulemans, 1873

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Birdsong_in_music


Cena da Pesagem da Alma do morto  (Psicostasia) em papiro egípcio. Museu Britânico, Londres, Reino Unido.

Foto Ismael Gobbo

 

 

É a comprovação de que os egípcios acreditavam na imortalidade da alma e na

lei de causa e efeito tão bem explicitadas pela doutrina cristã e pelo espiritismo.

 


 Moeda de César em pintura de Domingos Sequeira. Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moeda_de_C%C3%A9sar_(1790)_-_Domingos_Sequeira_(Colec%C3%A7%C3%A3o_Fam%C3%ADlia_Loureiro_Borges).png

 

 Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.  E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram. Mateus  22: - 21-22.

                                                    ******************

Zaqueu no Sicômoro aguardando a passagem de Jesus. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brooklyn_Museum_-_Zacchaeus_in_the_Sycamore_Awaiting_the_Passage_of_Jesus_(Zach%C3%A9e_sur_le_sycomore_attendant_le_passage_de_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot.jpg

 

 

Zaqueu (em gregoΖακχαῖος - "Zakchaios"; em hebraico: זכי, - "puro", "justo"[1]), era o responsável pela coleta de impostos em Jericó segundo Lucas 19:1-10. Os coletores de impostos eram odiados pelos seus compatriotas judeus, que os viam como traidores trabalhando para o Império Romano.

Por conta da lucrativa produção e exportação do bálsamo estar centralizada em Jericó, a posição de Zaqueu era muito cobiçada pelas riquezas que prometia[2][3]. No relato, ele chegou antes da multidão que estava ali para se encontrar com Jesus, que passava por Jericó a caminho de Jerusalém. Descrito como um homem de baixa estatura, Zaqueu então subiu numa figueira para que pudesse ver Jesus. Quando Ele chegou ao lugar, olhou para os ramos e chamou Zaqueu pelo nome, pedindo-lhe que descesse, pois pretendia visitar a sua casa. A multidão ficou chocada, pois Jesus, um judeu, estava disposto a ser o hóspede de um publicano.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Zaqueu

Os fariseus e os saduceus vêm para tentar Jesus por James Tissot ( Brooklyn Museum )

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Sadducees#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_and_the_Saduccees_Come_to_Tempt_Jesus_(Les_pharisiens_et_les_saduc%C3%A9ens_viennent_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

Os saduceus (em hebraico: צְדוּקִים Ṣĕdûqîm bnê Sadôq, "zadoquitas" ou "sadoquitas"; em gregoSaddoukaios) eram uma seita ou um grupo de judeus presente na Judeia durante o período do Segundo Templo, desde o século II a.C. até a destruição do Templo em 70 d.C. A seita foi identificada por Flávio Josefo com o alto escalão social e econômico da sociedade na Judeia.[1] O grupo cumpria variadas funções políticas, sociais e religiosas, dentre as quais se pode mencionar a função de manutenção do Templo. Os saduceus são frequentemente comparados com outras seitas do período, como os fariseus e os essênios.

Acredita-se que a extinção do grupo ocorreu algum tempo depois da destruição do Templo de Herodes, em Jerusalém, no ano de 70 d.C., sendo que os caraítas possivelmente tiveram algumas raízes nas visões dos saduceus.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Saduceus

 

 

Fariseu (do hebraico פרושים) é o nome dado a um grupo de judeus devotos ao Torá (5 primeiros livros da bíblia), surgidos no século II a.C.. Opositores dos saduceus, criam numa Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico. A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos".

Sua oposição ferrenha ao Cristianismo rendeu-lhes através dos tempos uma figura de fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis para seu interesse. Esse comportamento e modo de viver, deu origem ao termo "fariseu".

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fariseus

 

 

LEIA EM “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” DE ALLAN KARDEC

INTRODUÇÃO

III- NOTICIAS HISTÓRICAS

ESCRIBAS, ESSÊNIOS OU ESSEUS, FARISEUS, NAZARENOS, PORTAGEIROS, PUBLICANOS, SADUCEUS, SAMARITANOS, SINAGOGA, TERAPEUTAS.

Cristo na casa de Simão, o Fariseu. Óleo sobre tela de Pierre Subleyras. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pierre_Subleyras_-_Christ_at_the_House_of_Simon_the_Pharisee_-_WGA21959.jpg


Jesus curando uma mulher enferma no sábado. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:HealWomanSabbath.jpg

 

  

De acordo com o Evangelho, Jesus estava ensinando em uma das sinagogas no sábado e havia uma mulher aleijada por um espírito por dezoito anos. Ela estava curvada e não conseguia se endireitar. Quando Jesus a viu, ele a chamou para frente e disse a ela:

"Mulher, você está livre de sua enfermidade."

Então ele colocou as mãos sobre ela e imediatamente ela se endireitou e louvou a Deus.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jesus_healing_an_infirm_woman