BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 11 de julho de 2022

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 12-07-2022.

CLICAR AQUI:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JULHO/12-07-2022.htm

Capa da 1ª. edição de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, lançados aos 18 de abril de 1857.

Copiada de https://kardec.blog.br/18-de-abril-de-1857/

Página de O Livro dos Médiuns, edição de 1861. Autor: Allan Kardec

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/ff/Le_Livre_des_M%C3%A9diums.jpg

Publicação de O  Evangelho segundo o Espiritismo em sua 7ª. Edição. Paris, França.

Imagem copiada de https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Evangelho_segundo_o_Espiritismo

 

O Evangelho segundo o Espiritismo (em língua francesa L'Évangile Selon le Spiritisme) é um livro espírita francês. De autoria de Allan Kardec, foi publicado em Paris em 15 de abril de 1864. É uma das obras básicas do espiritismo, e dentre elas a que dá maior enfoque a questões religiosas, éticas e comportamentais do ser humano.

Nela são abordados os Evangelhos canônicos sob a óptica da Doutrina Espírita, tratando com atenção especial a aplicação dos princípios da moral cristã e de questões de ordem religiosa como a da prece e da caridade.

A obra contém "a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e sua aplicação às diversas circunstâncias da vida". (365ª edição da tradução brasileira).

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Evangelho_segundo_o_Espiritismo

Busto de Allan Kardec, codificador do Espiritismo. Praça Allan Kardec. Guarulhos, SP, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

**************

 O Bom Samaritano cuidando das feridas do viajante. Óleo sobre tela de Pieter Lastman.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pieter_Lastman_-_The_Good_Samaritan_tending_the_wounds_of_the_traveller.jpg  

Belisário implorando por esmolas. Óleo sobre tela de Jacques-Louis David

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Belisaire_demandant_l%27aumone_Jacques-Louis_David.jpg

 

 

Belisário

Flávio Belisário (em latim Flavius Belisarius; em grego: Φλάβιος Βελισάριος), (505 — 565) foi um general do Império Bizantino sob o imperador Justiniano I. Flávio foi fundamental nas lutas de reconquista de grande parte do território mediterrâneo, pertencente ao antigo Império Romano do Ocidente.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Belis%C3%A1rio   


Ilustração de Caridade.

Do livro. Needham, Geo C. "Street Arabs and Gutter Snipes"

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Charity_(practice)


                                                      ************

Dirk Willems salva seu perseguidor nesta gravura da edição de 1685 do Martyrs Mirror 

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Dirk_Willems

 

 

Dirk Willems (falecido em 16 de maio de 1569; também conhecido como Durk Willems ) foi um anabatista martirizado holandês que é mais famoso por escapar da prisão, mas depois voltar para resgatar seu perseguidor - que havia caído no gelo fino enquanto perseguia Willems - para então ser recapturado, torturado e morto por sua fé.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Dirk_Willems


A parábola dos talentos. Gravura por Jan Luyken na Bíblia de Bowyer..

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1bola_dos_Talentos#/media/Ficheiro:Teachings_of_Jesus_30_of_40._parable_of_the_talents._Jan_Luyken_etching._Bowyer_Bible.gif

 

 

 

Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
Mateus 25:14,15

Leia mais:

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/25/14-30


Resposta de Tiradentes. Óleo sobre tela de Leopoldino Faria.

Imagem/fonte:  https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Resposta_de_Tiradentes.jpg 

 

 

Retrata a "Resposta de Tiradentes à comutação da pena de morte dos Inconfidentes". Essa tela foi encomendada pela Câmara Municipal de Ouro Preto, no final do século XIX, para homenagear "Tiradentes, o Mártir da Inconfidência", como passou a ser retratado após à Proclamação da República.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Resposta_de_Tiradentes.jpg  

                                                     ***********

Republicação em homenagem a Jésus Gonçalves  em seus  120 anos.

Jésus Gonçalves- 120 anos

(12-07-1902/ 12-07-2022)

                                                              Jésus Gonçalves

Ismael Gobbo

 

     Jésus Gonçalves é um vulto respeitado e homenageado no movimento espírita e muitas são as instituições e iniciativas que levam o seu nome.     

     Nasceu em Borebi, SP,  e foi batizado como “Jesus*”  aos 12 de julho de 1902. Segundo Eduardo Carvalho Monteiro, foi ele, depois de desencarnado, quem pediu que seu nome fosse grafado como  Jésus Gonçalves, pois se considerava indigno de ostentar o mesmo nome do Rabi da Galiléia. 

     A vida de Jésus foi marcada por provas acerbas desde a mais tenra idade. Ficou órfão da mãe Josepha Mendes  aos três anos; foi morar com um tio na cidade de Agudos e depois em Borebi,  onde, aos 14, enfrentou a dura faina de trabalhador rural. Perdeu o pai João Gonçalves em 1917 e em 1919 mudou-se para Bauru onde passou a trabalhar na tesouraria da prefeitura e participar da banda da cidade. Em 1920 casa-se com a viúva e mãe de 2 filhos Theodomira de Oliveira que lhe daria mais quatro rebentos.

     Tudo caminhava em clima de normalidade até o ano de 1930 quando sofreu dois duros golpes: é diagnosticado como portador da hanseníase e perde a esposa. Aposenta-se e leva a vida na companhia dos 6 filhos até se unir maritalmente a dona Anita Vilela, um anjo bom em sua vida. 

     Para não ser recolhido de imediato a um estabelecimento destinado aos leprosos,  seu compadre João Martins Coube leva-o para viver com a familia em sua propriedade rural onde pelo trabalho duro retirava o pão de cada dia. Mas, a doença insidiosa não lhe dá trégua, agrava-se, exige mais cuidados e, retira-lhe abruptamente do convívio social e familiar. No dia 16 de agosto de 1933 é internado no Asilo-Colônia de Aymorés, em Bauru, SP, destinado ao tratamento de leprosos. Jésus e o filho Jaime, também suspeito da doença passam a morar nessa colônia.

     Fato digno de nota é a mulher Anita, saudável, ter pleiteado e depois de longa luta junto aos órgãos do governo, ter a permissão para ir morar com Jésus naquele leprosário.

     Mesmo revoltado com a vida e com Deus – costumava dizer-se ateu – Jésus levou  sua contribuição aos seus companheiros de infortúnio.  Inteligente, transferiu seus dotes do teatro, do jornalismo, da musica e de poesia para proporcionar um pouco de alegria àquelas criaturas presas à solidão e ao abandono. Criou a “Jazz Band de Aymorés” onde tocava clarineta; fundou o jornal  O Momento;o  Grupo de Balé e de Teatro.

     No ano de 1937 buscando um melhor tratamento para si, Jésus Gonçalves parte com destino a Guarulhos, SP, visando internar-se no hospital Padre Bento que gozava de grande conceito para tratamentos da espécie. Todavia em plena viagem  sente o agravamento de suas dores no fígado e é obrigado a fazer uma parada para descanso no hospital Pirapitingui, em Itu, SP., que também atendia leprosos.  Ali permaneceu e levou avante tudo o que já fizera em Aymorés, inclusive montando uma emissora de rádio.

     Idealista mas revoltado ao extremo não dava atenção às palavras de Ninita, uma médium espírita também doente que buscava consolar o seu espírito endurecido, até que no dia 3 de março de 1943 um fato inusitado aconteceu. Durante o velório de sua mulher Anita,  esta, utilizando-se de uma médium presente lhe transmite uma mensagem dizendo entre outras palavras carinhosas: “Velho, não duvides mais. Deus existe!

     A partir daí e com outros acontecimentos que se sucederam, Jésus Gonçalves se converte ao Espiritismo. Consorcia-se com Ninita e funda aos 16 de dezembro de 1945 a Sociedade Espírita Santo Agostinho, com autorização da direção do hospital . O trabalho de Jésus ganha expressão nacional e começa a receber caravanas e mais caravanas de visitantes de todo  Brasil que vem participar dos seus trabalhos e prestar  solidariedade  a todos àqueles que mesmo em meio ao sofrimento começaram a viver uma nova realidade.         

     Jésus, desencarnou aos 16 de fevereiro de 1947 e naquele mesmo mês se apresentou a Chico Xavier, em Pedro Leopoldo, MG, cumprindo promessa que a ele fizera através das cartas expedidas de Pirapitingui.

     Tanto através de Chico como por Divaldo Pereira Franco se tem  noticia de que Jésus Gonçalves em passado distante fora o conquistador Alarico I, rei dos visigodos. Ao final de uma das comunicações através de Chico Xavier a identificação: Alarico, o leproso,  -  Jésus, o rei...  

     Não por acaso, Jésus Gonçalves é conhecido no meio espírita como “O poeta das chagas redentoras” ou  “O apóstolo de Pirapitingui”.

     Concluindo o intróito deste email de Noticias do Movimento Espirita, totalmente dedicado a Jésus Gonçalves,  reproduzimos a parte final do comentário de Herculano Pires, um dos  seus visitantes de Pirapitingui, a real  importância da Doutrina Espírita para a existência redentora e luminosa de Jésus Gonçalves. “... Mas, direi apenas que o Espiritismo, se nenhuma conversão real tivesse até hoje produzido, nenhum benefício tivesse ainda prestado à humanidade, só com esta maravilhosa transformação de um poeta leproso, far-se-ia digno da admiração e respeito de todas as consciências capazes de compreender as angústias humanas”.

 

Leia todas as matérias acessando: 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012.htm


Jésus Gonçalves e a primeira esposa, d. Theodomira, em foto com dedicatória datada de 1926

Foto do acervo particular de Jandyra Gonçalves da Silva

Enteados e filhos de Jésus Gonçalves. Neréia e Ligia, filhas do primeiro casamento de

Theodomira. Jaime, Jandyra, Helena e Carlos, filhos de Jésus e Theodomira


A Jazz Aimorés Band do Asilo-colônia de Aimorés. Foto fornecida por Jaime Prado.
O primeiro Baile da “Kermesse” no Asilio-colônia em Aimorés no ano de 1935. Foto fornecida por Jaime Prado.

Jésus visitado em Pirapitingui por Julinha Kobleisen (de lenço)

e Zaíra Pitt. Do Livro: A Extraordinária vida de Jésus Gonçalves

Flagrante da inauguração do C.E. Santo Agostinho. Jésus Gonçalves é o quarto da direita

para a esquerda. Seu filho Jaime está logo à sua direita (16/12/1945)

Do livro: A Extraordinária Vida de Jésus Gonçalves. Eduardo Carvalho Monteiro. USE/Madras


Visita de caravaneiros espíritas ao Sanatório de Pirapitingui na década de 1940 sob a liderança de João Lopes.

Do livro: A Extraordinária Vida de Jésus Gonçalves. Eduardo Carvalho Monteiro. USE/Madras.

Leia mais: https://cejg.org.br/pdfs/biografia-JG.pdf

José Herculano Pires e a esposa dona Maria Virgínia Ferraz Pires

Imagem: http://www.fundacaoherculanopires.org.br/mariavirginia/ultimaentrevista  

Herculano Pires e esposa eram  visitantes  do Sanatório de Pirapitingui

Leia aqui: https://cejg.org.br/pdfs/biografia-JG.pdf   


Ivan Santos de Albuquerque (Brotas, SP,  16-01-1918 / Pompéia,  SP,  05-04-1946)

Foto recebida de Dr. Ivan Alberto Albuquerque Doretto.

Jesus Gonçalves, um dos internados no sanatório de Pirapitingui, tinha-lhe grande admiração por Ivan, assim como sua esposa, Dona Ninita.

Leia aqui:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/03-10-2021.htm


Tumulo de Jésus Gonçalves em Pirapitingui (Itu, SP)

Foto/autora: Helena Bueno


Alarico e o saque de Roma em 24 de agosto de 410

Imagem: http://povosgermanicos.blogspot.com.br/2009/12/alarico-i.html


O rio Tibre com a ilha Tiberina e as pontes Cestius (E) e Fabricius, em Roma. Foto Ismael Gobbo

 


Alarico I, Rei dos Visigodos. Ilha de Peuce, atual Romênia 375/ Cosenza, Itália 410

Imagem: http://alaricomodelismo.blogspot.com.br/p/alarico-i.html



Chico Xavier psicografando em Pedro Leopoldo, MG

Acervo de Jhon Harley M. Marques. Pedro Leopoldo, MG

Jandyra Gonçalves da Silva filha de Jésus Gonçalves desencarnada em  Bauru, SP, no dia

 19-04-2022 aos 97 anos.  Foto Ismael Gobbo