BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Entrevista e palestra por Adriano Marques na A.E. Varas da Videira Araçatuba, SP

Maria Helena Marcon nos 90 anos do CEPAC Foz do Iguaçu, PR


A Foz do Iguaçu fotografada a partir do lado argentino. À esquerda o Paraguai com a Ciudad del Este ao fundo e, à direita, o território brasileiro Foto Ismael Gobbo

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 03-01-2012

Clicar aqui:

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPIRITA (120) SEVERINO CELESTINO DA SILVA

Severino Celestino da Silva

Nesta entrevista focalizamos o professor doutor Severino Celestino da Silva, orador e escritor residente em João Pessoa, no estado da Paraíba. Dentista com doutorado, autor de seis livros e poliglota, Severino Celestino se especializou no estudo e pesquisas dos textos bíblicos originais buscando dar-lhe uma interpretação mais racional valendo-se para tanto dos seus conhecimentos acadêmicos e da doutrina espírita. É apresentador de programas de rádio e televisão espíritas e viaja por todo Brasil e exterior divulgando o Espiritismo.

Caro amigo e irmão de ideal Severino Celestino, pode nos fazer sua auto apresentação?

Sou Paraibano, nascido na cidade de Alagoa-Grande, estado da Paraíba em 7 de setembro de 1949, filho de José Celestino da Silva e de dona Hosana Celestina da Silva. Há 32 anos sou casado com a dra Maria das Graças Sobral Crispim da Silva, advogada, com quem tenho três filhos. Dennys Sobral Crispim da Silva, Ennyo Sobral Crispim da Silva e Sheylla Helena Sobral Crispim da Silva. Sou atualmente professor do Curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraiba, onde leciono há 33 anos e professor do Curso de Ciências das Religiões, onde leciono há cinco anos.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou graduado em Odontologia pela UFPB, (Universidade Federal da Paraíba), especialista em Periodontia pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia) mestre em Clínicas Odontológicas pela USP, São Paulo e Doutor em Odontologia Preventiva e Social pela FOP-UPE. Atualmente estou cursando Pós-Doutorado em Ciências das Religiões na Universidade Metodista de São Paulo.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Conheci o Espiritismo há 32 anos. Foi pela dor que adentrei à Doutrina Espírita. As bases Evangélicas do Espiritismo e seu lema pela Caridade me encantaram e me trouxeram explicações racionais para tudo que eu necessitava. Minhas raízes católicas não foram suficientes para me orientar na mediunidade e na busca e reforma interior que eu necessitava. Foi na Doutrina Espírita que encontrei lenitivo e sentido para minha vida.

A que casa espírita esta vinculado presentemente?

Estou vinculado ao Núcleo de Estudos Espíritas Bom Samaritano, na cidade de João Pessoa, Paraíba há 30 anos. Hoje estou na presidência desta casa que a chamo de minha casa querida e meu “Oásis de Luz”. É nela que encontro apoio dos nossos irmãos de doutrina para a realização do trabalho Social, Espiritual e de estudo.

Poderia nos fazer um sumário de sua participação no movimento espirita durante todos

esses anos?

Quando conheci o Espiritismo iniciei um estudo profundo da Doutrina Espírita fazendo um paralelo com a Bíblia. Encontrei muitas passagens bíblicas que já narravam e ratificavam as faculdades mediúnicas que o Espiritismo continha em seus postulados e ensinamentos. O mesmo ocorreu com a reencarnação e a imortalidade da alma que a Bíblia está cheia de passagens, sobretudo, em sua língua original, o hebraico.

Na questão 1010 do Livro dos Espíritos, o Espírito São Luiz afirma que o Espiritismo ressalta a cada passo dos textos das Escrituras Sagradas. Kardec afirma na questão 59 do Livro dos Espíritos, que a Bíblia não contém erros, nós nos equivocamos ao interpretá-la. Emmanuel, através da mediunidade psicográfica do nosso querido Chico Xavier, afirma, na obra “A Caminho da Luz” que os livros dos profetas israelitas, embora tenham uma feição esfingética, representam no conjunto, um poema de eternas claridades. Um espírito israelita no Evangelho Segundo o Espiritismo afirma que Moisés abriu o Caminho, Jesus continuou a obra e o Espiritismo a arrematará.

Depois de todas estas premissas e descobertas, iniciei um trabalho de divulgação sobre os estudos e descobertas que fui encontrando nos textos hebraicos, gregos e latinos que demonstram que o Espiritismo possui raízes e respaldo na Bíblia. A divulgação começou de forma simples e sem pretensão de impor nada, apenas esclarecer. Iniciei na minha cidade, João Pessoa e depois fui recebendo convites para outras cidades da Paraíba. Na sequência vieram convites para outros estados e cidades do Brasil e atualmente já estive no exterior atendendo convites na Flórida, New York, New Jersey, Connecticut e Europa. Nossa agenda está sempre completa e com pré-agendamento para anos futuros. Todo o nosso trabalho tem sempre o objetivo de levar ao conhecimento dos nossos irmãos espiritas e não espíritas que a Bíblia e o Espiritismo se completam e não possuem antagonismo.

Apresento semanalmente há seis anos, um programa de Tv na Rede Mundo Maior e há nove anos um programa de rádio na Rádio Boa-Nova de Guarulhos. O programa chama-se “Abrindo a Bíblia na Tv” e “Abrindo a Bíblia no Rádio” respectivamente. São dois programas que possuem a direção e produção das Casas André Luiz da cidade de Guarulhos São Paulo. Tudo isto tem aumentado a minha responsabilidade perante a Doutrina e o Evangelho de Jesus, pois tenho recebido apoio quase em massa dos companheiros de Doutrina. No entanto, algumas poucas correntes ortodoxas cristãs não tem entendido nossas “Novas Verdades” sobre os textos bíblicos.

Quantas obras escreveu espíritas e não espírita

Tenho seis obras escritas. Quatro são de natureza Espírita, buscando integrar Espiritismo e Bíblia. As duas outras são de natureza didático-religiosa.

As quatro de natureza Espírita são: Analisando as Traduções Bíblicas, O Sermão do Monte, Bereshit-(Deus e a Criação) e O Evangelho e o Cristianismo Primitivo.

As duas de natureza didática são: A Didaqué (O catecismo dos Apóstolos), uma obra que foi traduzida do grego com comentários e exegese. A outra chama-se Judaismo, onde apresentamos de uma forma resumida, a religião judaica.

Fale-nos sobre seus estudos de línguas estrangeiras. Quantas você conhece e o que motivou a estudá-las?

Meus estudos das línguas estrangeiras tiveram acima de tudo, um caráter religioso em torno da busca da verdade. Iniciei quando seminarista no Seminário Arquidiocesano da Paraíba. Alí estudei latim, grego, francês e inglês.

Depois que me tornei espírita fui ao encontro do conhecimento da língua hebraica, pois não aceitava os argumentos de muitos que afirmavam que a Bíblia condena o Espiritismo. Foi muito importante esta minha iniciativa, pois com ela descobri exatamente o contrário, a Bíblia é um livro de psicografias e fenômenos mediúnicos de todos os tipos. Nela se encontra a história de grandes profetas-médiuns que realizaram um trabalho muito importante para o futuro da humanidade; tudo isto graças as suas faculdades mediúnicas.

No que diz respeito aos livros do Velho e Novo Testamento utilizados hodiernamente pelas diversas seitas, qual a melhor versão em termos de autenticidade?

Temos hoje uma tradução literal muito boa que é a Bíblia de Jerusalém e o seu rodapé esclarece muito bem as dúvidas dos leitores e estudiosos. Embora tenha muitas gafes que ainda necessitam de reparação e atualização.

Qual a que Allan Kardec utilizou em seu trabalho no codificar da Doutrina Espírita?

Kardec utilizou a tradução do francês Louis-Isaac Le Maître de Sacy, teólogo, biblista e humanista, nascido em Paris em 29 de março de 1613 e falecido em 4 de janeiro de 1684. Esta tradução era a mais conceituada na França no século XIX.

A que atribui às divergências existente nas várias versões?

Primeiramente, ao desconhecimento do idioma original dos textos bíblicos. Em segundo lugar, devido às tendências religiosas dos tradutores. Em terceiro lugar não poderia deixar de frisar a influência ocorrida pela questão político- religiosa iniciada com o Imperador romano Constantino e os concílios realizados pela igreja católica através dos séculos. Após as nossas pesquisas, a conclusão que podemos chegar é que a Bíblia não tem traduções e sim “TRAIÇÔES”. Devido a isto, só podemos afirmar que a verdadeira mensagem da Bíblia está em seu texto original, o hebraico. Infelizmente as diversas Bíblias que existem em português não podem ser aceitas como documentos confiáveis, devido as suas traduções não possuírem um padrão de unidade. Nosso trabalho tenta esclarecer estas divergências, dentro de todo respeito e submissão à mensagem original dos textos bíblicos. Não posso condenar os que agem diferente, no entanto, deixo o alerta para o respeito que se deve ter pela mensagem original da Bíblia que não prega religião, mas o amor incondicional aos que nos cercam.

Severino, a arqueologia em momentos brilhantes trouxe a lume informações que lançaram luzes sobre o que estava esquecido. O caso da Pedra de Roseta que possibilitou a Champollion descobrir os hieróglifos foi um dos mais notáveis exemplos. Com relação à vida e a obra de Jesus, tirante os evangelhos e as epistolas do Novo Testamento, temos as parcas informações do historiador Flávio Josefo. Não acha que devemos ter esperanças de que a qualquer momento a arqueologia, como ocorreu com os manuscritos de Qumran, possa nos trazer novas informações sobre Jesus?

Claro que sim. Temos plena certeza disto. Recentemente foi descoberto em Hierápolis, na Turquia, o túmulo de Filipe, um dos discípulos de Jesus. A arqueologia tem sido de muita importância como ciência que vem comprovando o que já sabemos: a existência de Jesus e seus discípulos. A descoberta de uma coleção de 70 livros pequenos, há cinco anos em uma caverna numa região remota da atual Jordânia é mais um testemunho. Acredita-se que pertenciam a cristãos que fugiram após a queda de Jerusalém no ano 70 d.C. Temos ainda as descobertas de Qunram, no deserto da Judeia, Hag Namadi no Egito, a tumba de Talpiot em Jerusalém, onde foi encontrado o ossuário de Tiago, irmão de Jesus. Outros achados de merecedor registro são: Descoberta em Cesareia de Herodes, em 1961, de uma pedra com inscrições com o nome Pôncio Pilatos; O Barco da Galileia em 1986; O Ossuário de Caifás em 1990.

Não existe dúvida de que a arqueologia é de suma importância em tudo isto. E vai lentamente surgindo com uma colaboração inestimável sobre a passagem de Jesus entre nós.

Acredita que a obra de Kardec foi o acontecimento mais importante em termos de movimento de espiritualização da humanidade após a partida de Jesus?

Não tenho dúvidas que a codificação trazida por Alan Kardec em 1857 é o acontecimento mais importante do século XIX para o Ocidente. A reforma intima, pregada pela doutrina, ( O livro dos Espíritos) a moral do Evangelho em ( O Evangelho Segundo o Espiritismo) e a Ciência ( Livro da Gênese e o livro dos Médiuns) como elemento indispensável no tríplice aspecto da Doutrina Espírita.

Isto atesta que realmente o Espiritismo seja o Consolador Prometido?

O Espiritismo se enquadra perfeitamente como portador de todos os atributos que Jesus falou a respeito do Outro Consolador que viria para relembrar os seus ensinamentos e ensinar coisas novas.

Como esta enxergando o movimento espirita. Estamos bem ou enxerga algo a reparar?

Sinto que o Espiritismo vai bem, dentro dos seus propósitos de Consolador e Libertador. No entanto, Leon Denis falava que o Espiritismo seria no futuro o que os seus representantes fizessem dele. Isto significa que nós somos os responsáveis pela sua cristalinidade e bases Evangélicas, pois tem Jesus e seus ensinamentos como base. Assim, podemos concluir que ainda podemos fazer muito mais pela nossa Querida Doutrina.

Os pais de Severino Celestino da Silva, dona Hosana e Sr. José Celestino da Silva

Severino Celestino aos 3 anos de idade

Severino Celestino aos 21 anos

Severino Celestino com a esposa Maria das Graças

A familia constituída de Severino Celestino: a esposa Maria das Graças e

os filhos Ennyo, Dennys e Sheilla

Severino defendendo tese de Mestrado na USP/SP

no ano de 1981

Severino defende tese de Doutorado na FOP, Pernambuco,

no ano de 1994

Severino Celestino no mirante do Monte das Oliveiras, em Jerusalém, Israel

Severino e a esposa Maria das Graças em Tiberiades, Israel,

tendo como cenário o Mar da Galiléia

Severino Celestino autografando na

Livraria Rolando Perri Cefaly, em Araçatuba, SP

Severino Celestino. Palestra no C.E. Luz e Fraternidade

Araçatuba, SP


Severino com participantes do Grupo Espírita Casa Cristiana, em Miami, Flórida, EUA

Severino Celestino na abertura da

XIII semana espírita de New York


OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.