BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 28 de janeiro de 2012

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 28-01-2012

Clicar aqui:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JANEIRO/28-01-2012.htm

Sobre a Rádio CEAC – Bauru, SP Entrevista com Sidney Francez Fernandes

Entrevista de Sidney Francez Fernandes para

o “Noticias do Movimento Espírita” falando

sobre a Rádio Ceac, de Bauru, SP, cuja pro-

gramação vem obtendo muito sucesso. Aqui,

Sidney descreve a iniciativa, o desenvolvimen-

to do projeto, como foi implantado, como fun-

ciona, a programação e dicas a quem queira

montar um projeto similar de rádio Web.


Sidney Francez Fernandes


Sidney, de quem foi a ideia para o surgimento da Rádio CEAC?

Ismael, foi Richard Simonetti quem trouxe a ideia de Vitória (ES) aonde esteve em ciclo de palestras. Apresentou a sugestão em Reunião de Diretoria do Centro Espírita Amor e Caridade de Bauru, entidade da qual somos diretores. No dia 15 de julho de 2011 mandei o primeiro email a ele, dizendo que a sugestão me agradava, propondo-me a formar uma equipe para montar a Rádio Ceac.

Quando começaram a definir o projeto?

Começamos a definir o projeto em reunião realizada no dia 23 de julho de 2011. Com a presença de Milton Puga (publicitário), Giovani Neto (radialista) e Luiz Mello (web designer), esboçamos qual seria a linha de atuação da rádio, que seria apresentada à Diretoria do Ceac na quinta-feira subsequente.

Onde está a localização física da rádio?

A diretoria do CEAC tem apoiado incondicionalmente a proposta da Rádio Ceac. Não nos tem faltado recursos e incentivo. Em tempo recorde foi construído o estúdio da nossa rádio no andar térreo do Centro Espírita Amor e Caridade, localizado à Rua Sete de Setembro, 8-30, no centro de Bauru (SP). Estamos partindo agora para a aquisição dos equipamentos eletrônicos para gravação, edição e aperfeiçoamento das transmissões ao vivo. Mas já estamos contando com computadores de última geração necessários para a operacionalização do projeto.

Poderia nos dar dados técnicos sobre o funcionamento da rádio?

Implantar um rádio web é relativamente simples. A princípio há necessidade apenas de um bom computador, conexão rápida com a internet e um provedor para rádio web. Contando com material já disponibilizado nas livrarias, você tem livros radiofonizados, palestras e mensagens. Trabalhando com uma extensão bem leve como MP3, basta alimentar o provedor e fazer os agendamentos de sua programação. Depois disso, gradativamente, começar a gravar palestras de sua casa espírita e inseri-las no que os técnicos de rádio chamam de playlists. Ninguém deve se assustar com esses termos, são providências simples ao alcance de qualquer pessoa.

Se alguém tiver interesse em montar um rádio web espírita deve escrever para contato@radioceac.com.br ou para Marcos Henrique, que monta e conhece tudo a respeito do assunto através do email contato@radioradio.com.br.Importante lembrar que a rádio espírita, por menor que seja a casa espírita, pode se transformar em excelente instrumento de comunicação com agendamentos de reuniões, promoções, divulgação das atividades do centro, divulgação do livro e mensagens espíritas e muitas outras coisas mais. A socialização da casa ganha muito com isso também. Você já pensou em ouvir um “parabéns” na data do seu aniversário através da rádio do seu centro?

A rádio tem uma diretoria própria ou se vincula à diretoria do CEAC?

Vincula-se aos departamentos de divulgação e doutrina do CEAC.

Quem são os responsáveis pela grade da programação?

Muita gente ajuda. Mas, a responsabilidade direta pela grade e pela manutenção da rádio é de um diretor e um funcionário.

Você tem parceria para obter o material que é levado ao ar?

Muitas parcerias. Recebemos um maravilhoso material de várias casas espíritas que costumam gravar palestras. Aqui em Bauru retiramos o áudio e convertemos para MP3. Essa despesa de conversão poderá ser evitada pelas futuras rádios em formação. A Rádio Ceac coloca todo o seu conteúdo à disposição de quem queira efetivamente montar uma rádio espírita. Mas, geralmente, cada cidade já tem esse material disponível. Basta usá-lo. Quanto às músicas, recebemos gratuitamente mais de 3000 músicas de boa qualidade de uma emissora católica, que sensibilizou-se com o projeto. Recebemos também muito material de irmãos evangélicos que já trabalham há mais tempo que nós nessa área.

Quais as matérias produzidas por vocês mesmos?

O Centro Espírita Amor e Caridade de Bauru tem reuniões públicas em todos os dias da semana, exceto sábado. Transmitimos ao vivo e gravamos todas as reuniões. Embora por enquanto ainda estejamos nos utilizando desse material apenas nas reprises diárias, daqui a pouco esse material armazenado poderá alimentar a Rádio Ceac e muitas outras rádios interessadas. Em todas as segundas e quartas-feiras Richard Simonetti faz palestras no salão principal do CEAC, aqui em Bauru. Uma vez por mês responde a perguntas no que chamamos de pinga-fogo. Esse material é precioso e é veiculado com prioridade pela Rádio Ceac.

Que critérios adotam para montar a programação?

Pureza doutrinária espírita e escolha de músicas de boa qualidade. Divaldo Franco, Richard Simonetti , Raul Teixeira, Orson Carrara, José Reis Chaves, Dr. Aguinaldo de Paula Vasconcelos, TV Transição, Programas da Rádio Boa Nova, A Música no Tempo, do consagrado Valdir Lopes de Figueiredo, só para citar os nomes mais conhecidos, tem presença constante na Rádio Ceac. As músicas geralmente são instrumentais, mas os jovens ouvintes começam a pedir músicas cantadas da MPB. Vamos atendê-los sem fugir da linha contida da Rádio Ceac.

Presentemente qual é a grade?

A programação não pára. São 24 horas no ar. Começa à meia-noite com uma palestra de um convidado. Essa palestra será repetida às 6 da manhã, às 12 e às 18 horas.

Depois vem a Madrugada CEAC. De 1 até 6 da manhã. Músicas de boa qualidade durante três horas, intercaladas de mensagens doutrinárias. Às duas da manhã começam as reprises das palestras do CEAC: mesma palestra vai se repetir às 4, às 10, às 16 e às 22 horas.

Dependendo do dia da semana temos uma novela. Terminou agora “Sexo e Destino”. Daqui a algum tempo começaremos com novo tema. Já temos prontas as novelas “Violetas na Janela”, “Nosso Lar”, “Há Dois Mil Anos”, “50 Anos Depois”e “Vivendo nos Mundos dos Espíritos”.

Ainda não lançamos mas já temos pronto o programa “Instante Allan Kardec”, com a radiofonização de O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo. Esse material está disponível nas Livrarias Espíritas já em MP3.

Iremos lançar brevemente o programa “Um Dia com...”. Esse programa ainda está sendo montado, mas focalizará um grande personagem do movimento espírita. Durante algumas horas do dia apresentaremos palestras, mensagens e entrevistas com esse personagem.

O Centro Espírita Amor e Caridade mantém, há muitos anos, o Programa Diálogos Espíritas, através da Rádio Bandeirantes local. Esses programas são editados e reprisados em três dias da semana pela Rádio Ceac.

O Clube da Rádio Boa Nova disponibiliza muitos programas em seu site. Basta inscrever-se como sócio para ter direito de fazer o download de vários programas de excelente qualidade.

Acabamos de lançar o programa “Presença Espírita”, apresentado por Miguel de Jesus Sardano. Nesse programa ele comenta o maravilhoso trabalho realizado por Divaldo Pereira Franco. A Rádio Boa Nova disponibiliza esse programa para seus sócios.

O excepcional programa A Música no Tempo, produzido em apresentado por Valdir Lopes de Figueiredo -www.radioclassica.com.br – faz parte da nossa programação, assim como de muitas outras FMs do Brasil.

Está ainda em fase de organização o programa CANTANDO A DOUTRINA ESPÍRITA que apresentará oradores que falam, tocam e cantam.

Enfim, dependendo da dedicação e criatividade, não há limites.

Tem ideia dos desdobramentos futuros do projeto?

Sim. A rádio entrou ao ar definitivamente no dia 02 dezembro de 2011. Com a programação especial de Natal estávamos torcendo para chegar a 10.000 visitantes. Passamos a casa dos 12.000. Ao término desta entrevista estaremos contabilizando quase 17000 visitantes. Richard Simonetti prevê, com o sucesso inesperado da Rádio Ceac, que daqui a alguns anos teremos mais gente acompanhando a Doutrina Espírita pela Web Rádio Espírita do que comportariam as instalações dos nossos centros espíritas. Pretendemos começar um curso de espiritismo à distância, pela Rádio Ceac. Gostaríamos que as pessoas interessadas se manifestassem na seção de recados do nosso sitewww.radioceac.com.br para termos uma projeção do interesse pelo assunto.

A Rádio pode virar TV web?

Pode. Muitas outras já viraram. Mas, ai já é outra tecnologia que precisamos aprender e aplicar. E quem sabe, futuramente, conseguiremos o prefixo de uma rádio comunitária com o sinal aberto?

Como a rádio pode ser sintonizada?

www.radioceac.com.br ou, pelo celular www.radioceac.com.br/mobile/index.php .

Indique-nos outras emissoras virtuais que possam ser divulgadas ao público espírita

www.radioboanova.com.br

www.radioespirita.org.br

http://www.radioespirita.net/

http://www.radiosinteseweb.com.br/

www.radiocecem.com.br

Caro Sidney agradecemos pelos seus esclarecimentos oportunos acerca da Rádio Ceac. Temos certeza que

serão muito úteis a tantos quantos se lançarem a igual iniciativa. Muito grato pela atenção As suas despedidas aos nossos leitores por gentileza.

Ismael, a maior caridade perante a Doutrina Espírita é a sua divulgação. O veículo Rádio Web Espírita está praticamente ao alcance de todos nós. Se apenas atingíssemos os frequentadores de uma pequena casa espírita, já teríamos valioso instrumento interno de comunicação. Mas, a mensagem espírita colocada à disposição do mundo inteiro é algo quase inacreditável. Imaginemos o codificador da Doutrina Espírita, que escreveu tudo à mão, com parca iluminação e recursos e muitas críticas e perseguições, com os recursos que temos à disposição agora! Imaginemos ouvir Allan Kardec por todas as partes do mundo, desvendando os segredos do desconhecido e trazendo o Cristianismo Redivivo! Não dispomos de Kardec mas temos Divaldo, Raul Teixeira, Orson Carrara, Richard Simonetti e tantos outros, não tão conhecidos, mas da mesma forma mantendo acesa a luz da mensagem espírita. O computador, a internet e a comunicação digital estão à nossa disposição. Precisamos otimizar a divulgação da mensagem espírita através desses modernos recursos, para levar o consolo e o esclarecimento a quem tem interesse em aprender, evoluir e construir um mundo melhor. Estamos começando a dar os primeiros passos...

Abaixo fotos do estúdio da Rádio Ceaci e fachada do C.E. Amor e Caridade, Bauru, SP

Sidney Francez Fernandes e Richard Simonetti, o pai da idéia

Sidney Francez Fernandes

Sidney Francez Fernandes

e o assistente Jonatas Gomes dos Santos

Richard Simonetti participando da programação



Meu filho, Deus te abençoe

Mensagem de Francisco de Assis para

Divaldo Franco psicografada por Chico

Xavier. Pedro Leopoldo, MG, 3/10/1950

Estamos a pleno caminho da redenção. Nem os receios do início, nem as revelações do fim.
Trabalhos por todos os lados. Perseverança no bem, como abençoado programa de cada dia, é o nosso lema. Não te iludas, pois, sobre o repouso, agora. Seria irrisão. Nem nos enganemos quanto a frutos imediatos do trabalho reajustador. Imprescindível caminhar agindo na sementeira sublime do futuro. Defrontados por imensa assembléia de adversários visíveis e invisíveis do pretérito, não nos cabe a desistência. A única renuncia destrutiva, por vazia e inútil, é aquela que nos marca por almas ociosas e enfermiças, quando fugimos à luta. Ontem nos valíamos da inteligência para oprimir e perturbar... Ontem, o poder em nossas mãos apaixonadas e rudes espalhando o temor e muitas vezes o sofrimento... Hoje, contudo, valorizamos os recursos espirituais, nas obras da caridade sem fronteiras e sem limites. E agora buscamos o poder de servir e auxiliar, em nome d`Aquele que é o Amor mesmo, transbordando luz no sacrifício pela humanidade inteira. Não desfaleças. Em cada trecho da estrada, seremos surpreendidos pelas vibrações das nossas próprias obras, que o tempo guardou. É preciso que a esponja do trabalho constante funcione em nossas mãos, ligadas ao nosso coração e à nossa mente, para que os dias para nós, na atualidade, sejam efetivamente marcos redentores. Todos os nossos centros de ação prosseguem ativos e
inspirados na direção do bem. Se uma nova diretriz nos fosse facultado trazer aos companheiros, rogaríamos ao conjunto mais esforço e mais agilidade na lavoura do cristianismo aplicado, mas não ignoramos, filho meu, que a colheita não vem ao nosso campo, senão por prêmio ao suor e dedicação.
Façamos, de nossa parte, sempre mais. Há centenas de trabalhadores invisíveis em função de auxilio constante ao Caminho e à Caravana, que se transformaram em legitimas assembléias de socorro espiritual, de esclarecimento benéfico, de fraternidade e de amor. Continuemos. Avançar em execução dos Divinos Propósitos é nosso dever. Esperamos que todos os irmãos se mantenham a postos. Não nos achamos reunidos por acaso depois de quatro séculos de civilização baiana e brasileira. Temos compromissos. Não nos congregamos ali agora pela primeira vez. O tempo, compassivo agente da infinita bondade, nos aguarda de novo sob a sua custódia, a fim de nos desdobrarmos com o seu concurso, em ação intensiva na tarefa do esclarecimento e da caridade.

Toda a expressão de amparo aos nossos semelhantes é de nosso apostolado. A escola, o abrigo, o templo da fé, a casa de trabalho, a assistência aos sofredores, o asilo aos inválidos para a luta física e a proteção às criancinhas ao sol do Evangelho são faces do nosso ministério que não podemos esquecer. Que outros discutam a frente do Cristo, que outros permaneçam no país do entretenimento colhendo flores passageiras para a curiosidade leviana ou insatisfeita. Cada qual se sintoniza com as situações a que confia o próprio coração. Mas que o serviço ao próximo com Jesus por norma sublime seja o nosso motivo de cada hora.
Neste propósito e formulando votos para que nos unamos cada vez mais na obra cristã que o Espiritismo nos descerra, abraça-te com muito carinho o velho companheiro. Francisco

(Texto e vídeo recebidos em emails de Lucas Milagre e Suzi Barboni)


Chico Xavier na casa do seu irmão André Luiz

Pedro Leopoldo, 03/1952

Divaldo Pereira Franco no Rio de Janeiro

Foto gentilmente cedida por Jorge Moehlecke



Veja o vídeo acessando:

http://www.youtube.com/watch?v=3u-FHgYIHsg





Arquivo Geraldo Leão

Divaldo Pereira Franco no Centenário da S.E. Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados. Ponta Grossa/PR

Texto Paulo Salerno

Fotos Jorge Moehlecke


Divaldo Pereira Franco


Retornando à Ponta Grossa/PR pelo 58º ano consecutivo, Divaldo Pereira Franco esteve na noite do dia 19 de janeiro de 2012 proferindo uma conferência em solenidade alusiva ao centenário da Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados, fundada em 20 de janeiro de 1912.

Várias autoridades do Movimento Espírita local e da Diretoria Executiva da Federação Espírita do Paraná abrilhantaram esse significativo evento para o movimento espírita ponta-grossense. Em noite agradabilíssima, o Salão Social Arthur João de Maria Ribeiro, do Clube Princesa dos Campos – Verde, engalanou-se, física e espiritualmente, para receber o público que o lotou.

Divaldo Pereira Franco, O Semeador de Estrelas, apresentou uma excelente conferência sobre Jesus, o Suave Cantor da Galileia. Com seu verbo eloquente, esclarecedor e, sobretudo, consolador, Divaldo narrou, a guisa de introdução, as dificuldades enfrentadas pelo maestro George Frideric Handel, um dos maiores compositores de todos os tempos e que superou-as, inclusive as de saúde, após ler e compreender uma frase sobre Jesus – E Ele foi desprezado por todos.

Handel, nesta fase de superação, compôs a ópera Messias, lançada em 13 de abril de 1742, em Dublin, Irlanda. Um coro de 200 vozes, especialmente escolhido e ensaiado por Handel, apresentou este magnífico oratório cujo momento culminante foi o Aleluia, exaltando a glória do Messias que viera à Terra para conduzir a criatura humana aos páramos celestiais. Um sucesso absoluto. O teatro especialmente alugado ficou completamente lotado. GeorgeFrideric Handel doou, a partir de então, o resultado de suas exibições ao Hospital Foundling, entidade de assistência à criança abandonada.

Divaldo Franco, dedicado divulgador da Doutrina Espírita, com seu exemplo de amor incondicional ao próximo, exaltou a brilhante história do Messias de Nazaré, o personagem mais notável que a Humanidade já conheceu. Jesus rompeu as páginas da violência através da ternura, foi o primeiro a falar sobre o amor. Ao invés de ser humilhado, fez da cruz duas asas, a da misericórdia e a da abnegação, lançando-as na direção do infinito. É o grande maestro da sinfonia do amor, afirmou o Professor Divaldo Franco.

A partir de Jesus, herói é aquele que vence as próprias paixões, vencedor é aquele que ultrapassa as estreitas fronteiras da sua pequenez superando a enfermidade. Verdadeiramente conquistador é aquele que é capaz de penetrar no âmago de si mesmo e conquistar as províncias sublimes do ego para poder penetrar na grandeza doself divino, lecionou o nobre conferencista baiano.

Toda a doutrina de Jesus pode ser sintetizada em dois postulados: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo; não fazer a outrem o que não desejarmos que outrem nos faça. Nesses dois postulados estão contidas todas as mensagens do inolvidável Galileu.

Jesus veio dizer, através dos fatos, que a morte é o passaporte para a vida. Veio dizer que a vida continua e que o sentido psicológico da vida não é o encontro da felicidade, mas o encontro de seu significado. Foi a esse Messias da Humanidade que Handel reverenciou em seu cântico glorioso no momento exuberante do Aleluia.

Divaldo destacou a ação do amor nos dias atuais. Apesar das calamidades, da violência, das tragédias, da insensatez, da promiscuidade e de todas as manifestações de primarismo, nunca houve no mundo tanto amor quanto hoje. O mundo está transitando para a regeneração.

Vivemos momentos de transição para melhor. Nada é tão importante como o amor. Apesar dos déspotas da humanidade, houve e há grandes criaturas inteiramente dedicadas ao amor, à caridade, à fraternidade, na mais pura prática dos ensinos do Messias, exaltou o arauto do Evangelho.

Divaldo enalteceu o trabalho profícuo da prática da caridade e do esclarecimento das criaturas levado a efeito pela Instituição Espírita centenária, ora homenageada. Esse é um momento grave e histórico que leva o homem a reflexões profundas, perguntando-se sobre o sentido da vida e o que faz dela.

O sentido magno da presença do Messias é o amor, aliado a compaixão, abraçado a misericórdia, atingindo a sua plenitude no ato da caridade. A lição do Mestre Galileu é a da solidariedade que qualquer um pode exercer. Tudo passa. Transitória é a glória do mundo. É necessário que a glória do homem seja a da imortalidade.

Divaldo Franco, servidor incomparável do Mestre Jesus, sabe, como poucos, dedilhar as cordas da alma, fazendo-as vibrar de tal modo que aqueles que o escutam com atenção inclinem-se a modificar a maneira de pensar e de ser.

Concluindo esta belíssima homenagem a Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados Divaldo foi aplaudido intensamente. Foi o aval do público que, de pé, agradeceu o trabalho desenvolvido pelo incansável e perseverante Semeador de Estrelas e, também, pelas atividades disponibilizadas pela Instituição Espírita centenária de Ponta Grossa/PR.

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)



O Retorno do Apóstolo Chico Xavier

Uma rosa para Chico Xavier

Cidália Xavier Carvalho (Pedro Leopoldo, MG)

A única dos irmãos de Chico Xavier encarnada

Foto Ismael Gobbo


Quando mergulhou no corpo físico, para o ministério que deveria desenvolver, tudo eram expectativas e promessas.

Aquinhoado com incomum patrimônio de bênçãos, especialmente na área da mediunidade,

Mensageiros da Luz prometeram inspirá-lo e ampará-lo durante todo o tempo em que se encontrasse na trajetória física, advertindo-o dos perigos da travessia no mar encapelado das paixões bem como das lutas que deveria travar para alcançar o porto de segurança.

Orfandade, perseguições rudes na infância, solidão e amargura estabeleceram o cerco que lhe poderia ter dificultado o avanço, porém, as providências superiores auxiliaram-no a vencer esses desafios mais rudes e a crescer interiormente no rumo do objetivo de iluminação.

Adversários do ontem que se haviam reencarnado também, crivaram-no de aflições e de crueldade durante toda a existência orgânica, mas ele conseguiu amá-los, jamais devolvendo as mesmas farpas, os espículos e o mal que lhe dirigiam.

Experimentou abandono e descrédito, necessidades de toda ordem, tentações incontáveis que lhe rondaram os passos ameaçando-lhe a integridade moral, mas não cedeu ao dinheiro, ao sexo, às projeções enganosas da sociedade, nem aos sentimentos vis.

Sempre se manteve em clima de harmonia, sintonizado com as Fontes Geradoras da Vida, de onde hauria coragem e forças para não desfalecer.

Trabalhando infatigavelmente, alargou o campo da solidariedade, e acendendo o archote da fé racional que distendia através dos incomuns testemunhos mediúnicos, iluminou vidas que se tornaram faróis e amparo para outras tantas existências.

Nunca se exaltou e jamais se entregou ao desânimo, nem mesmo quando sob o metralhar de perversas acusações, permanecendo fiel ao dever, sem apresentar defesas pessoais ou justificativas para os seus atos.

Lentamente, pelo exemplo, pela probidade e pelo esforço de herói cristão, sensibilizou o povo e os seu líderes, que passaram a amá-lo, tornou-se parâmetro do comportamento, transformando-se em pessoa de referência para as informações seguras sobre o Mundo Espiritual e os fenômenos da mediunidade.

Sua palavra doce e ungida de bondade sempre soava ensinando, direcionando e encaminhando as pessoas que o buscavam para a senda do Bem.

Em contínuo contato com o seu Anjo tutelar, nunca o decepcionou, extraviando-se na estrada do dever, mantendo disciplina e fidelidade ao compromisso assumido.

Abandonado por uns e por outros, afetos e amigos, conhecidos ou não, jamais deixou de realizar o seu compromisso para com a Vida, nunca desertando das suas tarefas.

As enfermidades minaram-lhe as energias, mas ele as renovava através da oração e do exercício intérmino da caridade.

A claridade dos olhos diminuiu até quase apagar-se, no entanto a visão interior tornou-se mais poderosa para penetrar nos arcanos da Espiritualidade.

Nunca se escusou a ajudar, mas nunca deu trabalho a ninguém.

Seus silêncios homéricos falaram mais alto do que as discussões perturbadoras e os debates insensatos que aconteciam a sua volta e longe dele, sobre a Doutrina que esposava e os seus sublimes ensinamentos.

Tornou-se a maior antena parapsíquica do seu tempo, conseguindo viajar fora do corpo, quando parcialmente desdobrado pelo sono natural, assim como penetrar em mentes e corações para melhor ajudá-los, tanto quanto tornando- -se maleável aos Espíritos que o utilizaram por quase setenta e cinco anos de devotamento e de re-núncia na mediunidade luminosa.

Por isso mesmo, o seu foi mediumato incomparável.

...E ao desencarnar, suave e docemente, permitindo que o corpo se aquietasse, ascendeu nos rumos do Infinito, sendo recebido por Jesus, que o acolheu com a Sua bondade, asseverando-lhe:

– Descansa, por um pouco, meu filho, a fim de esqueceres as tristezas da Terra e desfrutares das inefáveis alegrias do reino dos Céus.

JOANNA DE ÂNGELIS

(Página psicografada pelo médium Divaldo P. Franco, no dia 2 de julho de 2002, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia

(Copiado do site: http://portalespirito.com/Reformador/2002/reformador-2002-08ex.pdf)


Rua São Sebastião, em Pedro Leopoldo, MG.

À esquerda, em primeiro plano, a casa onde Chico Xavier nasceu

Foto do arquivo Geraldo Leão

Foto de Chico Xavier em “O Globo” aos 25 anos

Ilustrou reportagem de Clementino de Alencar de 1/5/1935

Foto colhida do livro: Notáveis reportagens com Chico Xavier (IDE,Araras)

Francisco Cândido Xavier no Grupo Espírita da Prece, Uberaba, MG. Foto Ismael Gobbo


Lindos casos de Chico Xavier

Quem teve a ventura de assistir a uma das palestras de Divaldo Franco em Teresópolis, na Faculdade de Medicina, ficou conhecendo também um dos mais lindos casos de Chico Xavier...
Contou Divaldo, em meio aos ensinamentos que sempre transmite, que em sua recente estada na África, cumprindo longo e ininterrupto roteiro de palestras, enfrentou logo de início, surpreendentes mudanças climáticas. Pois ele saíra de Salvador, com seu primo Nilson de Souza Pereira, com os termômetros marcando quase 40 graus à sombra. No dia seguinte, em Pretória, cidade em que fez a primeira palestra, os termômetros já marcavam temperaturas negativas. Um dia após, em outra cidade africana, a temperatura já era positiva. as bruscas mudanças foram sentidas pelo Nilson. Tarde da noite ele estava com febre alta e Divaldo tentou, inclusive, chamar um médico. Não havia telefone. Ele ignorava também onde estavam os anfitriões que, tão generosamente, propiciaram aquela hospedagem tão acolhedora.
Divaldo contou que orou, aplicou passes magnéticos em Nilson e, subitamente lembrou que, àquela hora, Chico Xavier deveria estar em Uberaba atendendo aos sofredores que vindos de toda parte, lhe solicitam orações, notícias de familiares desencarnados, e pedem também uma palavra bondosa e amiga.
Divaldo, então, buscou mentalmente, o socorro de Chico Xavier. De repente, eis que lhe surge à frente o Chico. Põe a mão na testa do Nilson e acalma Divaldo, dizendo tratar-se de um simples choque térmico. Aplica um passe no enfermo e diz que, em duas horas tudo se normalizará. "E foi isso mesmo que ocorreu, antes mesmo das duas horas tão esperadas" - acrescentou Divaldo.
Na manhã do dia seguinte, encatado com o fato, Divaldo telefonou lá da África para Altiva Noronha, sua amiga, em Uberaba, que freqüenta as reuniões, realizadas aos sábados pelo Chico Xavier. Relata o próprio Divaldo:
"Eufórico, eu queria contar tudo a ela. Mas Altiva falou primeiro e, foi dizendo:
- Olhe, Divaldo, tenho um recado do Chico para você. Ele manda avisar que se lembra da sua grande preocupação com Nilson. Pediu-me que, quando você chegasse, eu dissesse...
E Altiva foi contando tudo o que aconteceu. Quando terminou perguntou:
Mas, Divaldo o que é que você queria me contar?
Uai, você já está no Brasil? Já chegou ?
Não, Altiva. Era tudo, isso que você me contou que eu queria contar. Ainda estou na África.

Ana Maria Spranger Luiz.

(Extraído - SEI número 1245)

(Fonte Internet: http://www.fortunecity.com/millenium/celesteville/40/inform15.htm)

Divaldo P. Franco e Chico Xavier se cumprimentam sob olhar da poetisa e escritora uberabense, D. Altiva Noronha (já desencarnada), amiga de ambos. Foto colhida no dia 6/10/1977, quando Divaldo proferiu palestra em Uberaba, MG, assistida por Chico Xavier. Foto digitalizada e gentilmente cedida por Jorge Moehlecke para este trabalho