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quarta-feira, 28 de setembro de 2022

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 29-09-2022.

CLICAR AQUI:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/SETEMBRO/29-09-2022.htm 

A reconciliação. Óleo sobre tela por  Jean Baptiste-Madou.

Imagem/fonte: https://www.wikigallery.org/wiki/painting_277052/Jean-Baptiste-Madou/The-reconciliation

Cristo entre os fariseus. Óleo sobre tela de Jacob Jordaens.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_among_the_Pharisees.jpg

A festa na casa de Simão, o fariseu. Quadro de Paolo Veronese.  Imagem/fonte.

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paolo_Veronese_-_Cena_in_casa_di_Simone_-_Torino_Galleria_Sabauda.jpg


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Escravo sendo açoitado em Minas Gerais, no Brasil Colônia, por volta da década de 1770, durante o

auge do ciclo do ouro. Autor: Carlos Julião (XVIII)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo_no_Brasil    


A flagelação pública de um escravo no Rio de Janeiro, por Jean-Baptiste Debret,

Voyage pittoresque et Historique au Brésil (1834-1839).

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo_no_Brasil     

Largo da Glória por Henry Chamberlain.

Exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Monumento à “Mãe Preta” com os versos de Cyro Costa. Bronze de Júlio Guerra.

Largo do Paissandú, São Paulo, Brasil. Fotos Ismael Gobbo.

 

 

Mãe Preta – O símbolo exalta a figura da babá negra, que criou os filhos dos senhores de engenho, nos tempos coloniais. O monumento de Júlio Guerra, inaugurado no aniversário de São Paulo em 1955, é uma homenagem à raça negra radicada no Brasil. http://www.monumentos.art.br/monumento/mae_preta

Lei Áurea que extinguiu a escravidão no Brasil.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_%C3%81urea

Busto da Princesa Isabel que assinou a Lei Áurea. Senado Federal, Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo
                                        

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A Terceira Negação de Pedro. O olhar de reprovação de Jesus.

Guache sobre grafite sobre papel pergaminho cinza. Obra de James Tissot. Imagem/fonte:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brooklyn_Museum_-_The_Third_Denial_of_Peter._Jesus%27_Look_of_Reproach_-_James_Tissot.jpg

“Domini quo vadis?. Óleo sobre tela de Annibale Carracci

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Domine,_quo_vadis.jpg

 

Quo vadis? é um frase latina que significa "Para onde vais?" ou "Aonde vais?". O uso moderno da frase refere-se a um relato do evangelho apócrifo conhecido como "Atos de Pedro" (Manuscrito Vercelli XXXV), no qual, ao fugir de uma provável crucificação em RomaSão Pedro encontra Jesus ressuscitado e pergunta: Quo vadis? E Jesus responde: Romam vado iterum crucifigi ("Vou a Roma para ser crucificado de novo"). Prontamente Pedro ganha coragem para continuar seu ministério e acaba por se tornar um mártir[1] após ser crucificado com a cabeça para baixo[2]

Igreja Domine Quo Vadis foi construída no local onde o encontro entre Pedro e Jesus alegadamente ocorreu. A frase também aparece algumas vezes na tradução Vulgata da Bíblia, notavelmente João 16:5, quando Jesus diz aos apóstolos:"E agora vou àquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Aonde vais?"

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quo_vadis%3F

São Pedro curando os enfermos. Detalhe do quadro de Laurent de La Hyre exposto na Catedral Notre Dame, Paris *.

Foto Ismael Gobbo

 

Foto obtida antes do incêndio que assolou a Catedral Notre Dame  aos15 de abril de 2019.

São Pedro pregando o Evangelho nas catacumbas. Pintura de Jan Styka

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:JanStyka-SaintPeter.jpg

A crucificação de São Pedro. Óleo sobre tela por Caravaggio.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/18/Martirio_di_San_Pietro_September_2015-1a.jpg/767px-Martirio_di_San_Pietro_September_2015-1a.jpg

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                                  Carlos Batista
                            (24/09/1914 – 17/06/1987)

Carlos Batista

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 1


LEIA A BIOGRAFIA COM FOTOS NO LINK:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/SETEMBRO/29-09-2022.htm