BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 20 de agosto de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 21-08-2019.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/21-08-2019.htm


http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/20-10-2018_arquivos/image011.jpg
Busto do filósofo Zenon. Museu Galo-Romano. Lião, França. Foto Ismael Gobbo.

Zenão de Eleia, (em grego antigoΖήνων ὁ Ἐλεάτης; cerca de 490/485 a.C.430 a.C.?)[1] foi um filósofo pré-socrático da escola eleática que nasceu em Eleia, hoje Vélia, Itália. Discípulo de Parmênides de Eleia, defendeu de modo apaixonado a filosofia do mestre. Seu método consistia na elaboração de paradoxos.[2] Deste modo, não pretendia refutar diretamente as teses que combatia mas sim mostrar os absurdos daquelas teses (e, portanto, sua falsidade). Acredita-se que Zenão tenha criado cerca de quarenta destes paradoxos, todos contra a multiplicidade, a divisibilidade e o movimento (que nada mais são que ilusões, segundo a escola eleática). A citação padronizada usa DK29[3] para Zenão.
Ao contrário de Heráclito de Éfeso, Zenão exerceu atividade política. Consta que teria participado de uma conspiração contra o tirano local, sendo preso e torturado até a morte. Considerado por Aristóteles como o criador da dialética.

 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5d/St._Luke%2C_Painting_by_El_Greco._Indianapolis_Museum_of_Art.jpg
São Lucas, o Evangelista. Óleo sobre tela de El Greco.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/FEVEREIRO/17-02-2012_arquivos/image002.jpg
Paisagem da antiga Éfesus, na Ásia Menor (Turquia), vista do teatro Greco-romano.
Foto Ismael Gobbo
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/16-02-2019_arquivos/image008.jpg
Estátua do São Paulo. Praça da Sé. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/21-03-2019_arquivos/image009.jpg
1ª. página do jornal “Le Siècle” de 14 de outubro de 1861 noticiando o Auto de Fé de Barcelona
ocorrido no dia 9 de outubro de 1861. No alto à esquerda da página.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/21-03-2019_arquivos/image013.jpg
Auto de fé de Barcelona com  queima de livros espíritas aos 9 de outubro de 1861.


Auto de fé de Barcelona
O evento causou viva impressão por meio da imprensa de todo o mundo à época, evocando as antigas fogueiras do Santo Ofício, chamando a atenção para as obras espíritas.
Kardec, em decorrência deste episódio, comentou:
"Graças a esse zelo imprudente, todo o mundo, em Espanha, vai ouvir falar do Espiritismo e quererá saber o que é; é tudo o que desejamos. Podem-se queimar os livros, mas não se queimam as ideias; as chamas das fogueiras as super-excitam em lugar de abafá-las. As ideias, aliás, estão no ar, e não há Pirenéus bastante altos para detê-las; e quando uma ideia é grande e generosa, ela encontra milhares de peitos prontos para aspirá-la."[1]

Hippolyte Léon Denizard Rivail,  o célebre “Allan Kardec”, codificador da Doutrina Espírita.
Epimenides de " Promptuarii Iconum Insigniorum "


Epimênides nasceu em Cnossos, na ilha de Creta (segundo Estrabão, ele era natural de FestoCreta[1]). Diz-se que esteve em Atenasno tempo de Sólon, onde os achados históricos, conforme descrito por Diógenes Laertius, lhe atribuem ter limpado a cidade de uma praga que a assolava. Diz-se também que já visitara a cidade dez anos antes das guerras com os persas, sendo que as duas visitas estão separadas por mais de cem anos. Todavia, várias autoridades relataram que ele viveu entre 154 e 299 anos.
Dito como "homem estranho" pelo seu povo, Epimênides era um dos poucos da sua época e região que criam em apenas um Deus e, segundo conta Diógenes Laertius, quando houve a praga em Atenas muito se fizeram de holocaustos para "apaziguar a fúria dos deuses", que passavam de 30 000, ou seja, tinham mais deuses em estátuas nas ruas do que pessoas vivendo em Atenas, onde foram até chamados sacerdotes egípcios e babilônicos para tentarem resolver aquela praga, mas sem sucesso algum. Quando então lembraram o Deus único de Epimênides, então o chamaram. Ele mostrou-os o erro de adorarem deuses que não poderiam os ajudar em nada, e mandou que colocassem ovelhas no alto do areópago que estas iriam lhes mostrar o local onde esse Deus queria ser adorado. Então, num ato "místico" as ovelhas desceram o areópago e andaram até um local onde não havia nenhum tipo de idolatria. E ali os artífices construíram um altar e como não sabiam o "nome" desse Deus, a mando de Epimênides talharam como "o Deus desconhecido" (assim como descrito em Atos 17:23) e assim conseguiram resolver o problema da praga.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/56/V%26A_-_Raphael%2C_St_Paul_Preaching_in_Athens_%281515%29.jpg/800px-V%26A_-_Raphael%2C_St_Paul_Preaching_in_Athens_%281515%29.jpg
São Paulo dando o Sermão do Areópago em em Atenas. Rafael 1515.
 Imagem/fonte:


Atos 17: 22-31 ( WEB ): 22 Paulo estava no meio do Areópagoe disse: “Vocês, homens de Atenas, percebo que vocês são muito religiosos em todas as coisas. 23 Pois, conforme passei e observei os objetos de vossa adoração, encontrei também um altar com esta inscrição: 'A DEUS DESCONHECIDO'. O que, portanto, você adora na ignorância, isso eu anuncio para você. 
Leia mais:

O Areópago visto da Acrópole. Atenas, Grécia.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/OUTUBRO/19-10-2016_arquivos/image016.jpg
Odeon de Herodes Ático. Atenas, Grécia. Foto Ismael Gobbo
http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/OUTUBRO/19-10-2016_arquivos/image015.jpg
Busto de Heródoto, chamado de “Pai da História”. Museu da Ágora, Atenas, Grécia. Foto Ismael Gobbo
O pesadelo. Óleo sobre tela de Henry Fuseli.



Filme Kardec
Assista o trailer em espanhol
Acesse:



A conversão de Maria Madalena. Óleo sobre tela de Paolo Veronese.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/01-01-2018_arquivos/image026.jpg
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/01-01-2018_arquivos/image027.jpg
Estrada da Galiléia nas proximidades da antiga Magdala. Israel. Fotos Ismael Gobbo

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 20-08-2019.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/20-08-2019.htm


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/12-02-2019_arquivos/image017.jpg
Vista de Lião, França,  desde a Colina de Fourvière. O Rio Saône e a   Igreja de Saint-Nizier. Foto Ismael Gobbo.
Catedral de Saint-Jean. Lião, França. Foto Ismael Gobbo.


Catedral de LyonCatedral de Lião ou Primacial Saint-Jean-Baptiste-et-Saint-Etienne, também chamada, mais simplesmente, de Catedral de Saint-Jean (em francêsPrimatiale Saint-Jean de Lyon ) é a sede episcopal da Arquidiocese de Lyon. Ela tem a classificação de uma catedral e de primacial: o arcebispo de Lyon a título de Primaz das Gálias; o titular, desde 2002, é o arcebispo Philippe Barbarin.
Ela está localizada no quinto arrondissement de Lyon, no coração do bairro medieval e renascentista de Vieux Lyon, onde ela é um dos elementos marcantes. Na Idade Média, era parte de um complexo de igrejas e outros edifícios religiosos, o grupo catedral, que incluía as igrejas de Saint-Étienne e Sainte-Croix, destruídas na Revolução, bem como a atual escola de coro.
O Batismo do Cristo em frente da Catedral de “Saint-Jean Baptiste”. Lião, França. Foto Ismael Gobbo.
A entrada para a cidade de Margaux rodeada de vinhas.
Igreja de Margaux. França.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/20-05-2019_arquivos/image010.jpg
Santo Agostinho (354- 430)  retratado em óleo sobre tela por  Philippe de Champaigne


Agostinho de Hipona (em latimAurelius Augustinus Hipponensis[2]), conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo,[3] cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Ele era o bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África. Escrevendo na era patrística, ele é amplamente considerado como sendo o mais importante dos Padres da Igreja no ocidente. Suas obras-primas são De Civitate Dei ("A Cidade de Deus") e "Confissões", ambas ainda muito estudadas atualmente.
Leia mais:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/20-05-2019_arquivos/image011.jpg
F. de Lamennais
F. de Lamennais : [estampe] / Aloysius Calamatta ad vivum delineavit et sculpsit 1847

Lamennais:
Hughes Félicité Robert de Lamennais, foi um filósofo e escritor político francês. Wikipédia
Nascimento: 19 de junho de 1782, Saint-Malo, França
Falecimento: 27 de fevereiro de 1854, Paris, França


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/20-05-2019_arquivos/image012.jpg
Página do jornal “Le Siècle” de 01-03-1854 noticiando a morte de Lamennais seu velório e enterro. Veja na segunda coluna “Nécrologie”..


.........................
.......................
...............
Papa Gregório XVI desautorizou as opiniões de Lamennais na Encíclica "Mirari vos", em Agosto de 1831. Não houve uma citação específica a ele e nem a seu jornal, mas tão somente uma censura implícita a ambos. Inicialmente, Lamennais suspendeu a distribuição do jornal, submetendo-se; mais tarde deixou a Igreja e defendeu a própria posição na obra "Paroles d'un croyant" (Palavras de um crente), condenada explícitamente na Encíclica "Singulari nos", em Julho de 1834, sendo citados tanto o autor quanto a obra.
Incansável, ele se devotou à causa do povo, colocando sua pena a serviço do Republicanismo e do Socialismo. Escreveu obras como "O Livro do Povo" (1838), "Os afazeres de Roma" e "Esboço de uma Filosofia". Chegou a ser condenado à prisão mas, já em 1848 foi eleito para a Assembleia Nacional, aposentando-se em 1851.
Por ocasião de sua morte, não desejando se reconciliar com a Igreja, foi sepultado em uma cova de indigente.
Leia mais:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/20-05-2019_arquivos/image013.jpg
Desenho do Cemitério Père Lachaise por Christophe Civeton. 1829.
Imagem/fonte: 
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Civeton_-_Père-Lachaise_-_Maximilien_Sébastien_Foy.jpg

O  Cemitério Père Lachaise situado  a leste de  Paris é  um
dos mais famosos  do mundo. Nele estão  sepultadas per-
sonalidades famosas que se destacaram nas  ciências, nas
letras,  nas artes, na política, na  religião, ...
Numa vala comum foi  sepultado Lamennais em 1854.

Ficheiro:Portrait of Dominique Lacordaire.jpg
Henri Dominique Lacordaire (02-05-1802 / 21-11-1861)
Contemporâneo de Allan Kardec na carne, o Espírito Lacordaire ditou mensagens inseridas em 
O Evangelho Segundo o Espiritismo. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Dominique_Lacordaire


Henri Lacordaire, de seu nome completo Jean-Baptiste-Henri Dominique Lacordaire, foi um religioso dominicano, nascido a 2 de maio 1802 em Recey-sur-Ource (Côte-d'OrBorgonha), e falecido a 21 de novembro 1861 em Sorèze (Tarn). Foi padre, jornalista, educador, deputado e académico, sendo considerado como um precursor do catolicismo moderno e restaurador em França da Ordem dos Pregadores.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/05-05-2014_arquivos/image039.jpg
Jean-Baptiste-Marie Vianney – O Cura d’Ars
(8 de Maio  de 1786 – 4 de Agosto de  1859)
Está presente em O Evangelho Segundo o Espiritismo com a instrução no Cap. VIII: 20 –
 “Bem-aventurados os que  têm  fechados os olhos” , uma comunicação dada com relação
 a uma pessoa cega, a cujo favor se evocara o Espírito de J.B. Vianney, cura d’ Ars.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/02-08-2017_arquivos/image010.jpg
François Fénelon *. Óleo sobre tela por Joseph Vivien.



François Fénelon, pseudônimo de François de Salignac de La Mothe-Fénelon (6 de agosto de 1651 - 7 de janeiro de 1715), também conhecido como ''o Cisne de Cambrai'', foi um teólogo católicopoeta e escritor francês, cujas ideias liberais sobre política e educação, esbarravam contra o "statu quo" da Igreja e do Estado dessa época. Pertenceu à Academia Francesa de Letras. (Wikipedia)


 O espírito Fénelon participou da obra da Codificação do Espiritismo através de mensagens que constam das obras básicas,
dentre elas “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, assinado por Allan Kardec.

Animais na cocheira. Foto Ismael Gobbo.
Treinador de uma família imperial.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/22-01-2019_arquivos/image011.jpg
Uma visão de Paris da Pont Neuf. 1763. Óleo sobre tela de Jean-Baptiste Raguenet.
Imagem/fonte:
Telefones antigos. .  Exposto na Fábrica de Vapor. Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/28-01-2019_arquivos/image009.jpg
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/28-01-2019_arquivos/image010.jpg
Exposição de aparelho de telegrafia 
 Fábrica de Vapor. Milão, Itália. Foto: Lucas Gobbo.
Locomotiva a vapor. Exposta na Fábrica de Vapor. Milão, Itália. Foto: Ismael Gobbo
Selo no disco de 78 rpm com gravação da marchinha carnavalesca de Sinhô "O Pé de Anjo" do cantor Francisco Alves, pela gravadora "Popular", Rio de Janeiro, 1919.


OUÇA PORTA ABERTA
COM VICENTE CELESTINO


Túmulo de Vicente Celestino com  o Cristo Redentor ao fundo.
Cemitério São João Batista. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo


domingo, 18 de agosto de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 19-08-2019.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/19-08-2019.htm

Vista geral de Morzine


Morzine é uma comuna nos Alpes franceses, situada no departamento de Alta Saboia, na região de Auvérnia-Ródano-Alpes. A população era de 2948 habitantes em 1999, e área é de 44,10 km².

No Vale de Morzine corre a ribeira Dranse de Morzine, que recebe as águas da ribeira Dranse de Abondance para formarem o rio Dranse, que irá desaguar no lago Lemano junto a Thonon-les-Bains.

Arquivo: Possedées de Morzine.jpg
Possuídos de Morzine.
Quadro que descreve a cerimônia de confirmação de 1864 em Morzine. O bispo de Annecy molestado pelas mulheres da comunidade "possuído por demônios". Encontro 1864
Pintura em ferro de Laurent Baud (1827-1907)



Possuído de Morzine:
possuido de Morzine é o nome dado a um fenômeno coletivo de posse , chamada mal de Morzine , que teve lugar NO XIX th  século da cidade de Morzine em Haute-Savoie .

História
Por cerca de treze anos, de 1857 a 1870, dezenas de mulheres morzinas foram acometidas de convulsões , alucinações e ataques sonambúlicos . Eles disseram que estavam possuídos por demônios.
O Dr. Augustin Constans, inspetor geral dos manicômios e um dos médicos que examinaram os pacientes, descreveu esses fatos como "uma epidemia de histero-demonopatia". A psiquiatria contemporânea poderia chamar essas crises de " histeria de conversão  ".
Este caso teve, numa época em que a psiquiatria era uma especialidade gagueira, uma grande publicidade. As revistas científicas ecoaram os fatos 1 , 2 , 3 , Joseph Arthaud , médico alienista do asilo Vinatier em Bron, especialmente para examinar os Morzinoises. Magnetizadores e espiritualistas também se mudou 4 , 5 "O espírita Allan Kardec 6 foi para Morzine antes de ser reprimido pelos gendarmes.

Cristãos sendo usados como tochas humanas na perseguição sob Nero. Óleo sobre tela de Henryk Siemiradzki.
Nero infante. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/24-05-2019_arquivos/image053.jpg
Moeda romana com esfinge do imperador Nero em cujo governo foram executados os apóstolo Pedro e Paulo  em Roma.
Museu Nacional de Arte Romano, Mérida, Espanha. Foto Ismael Gobbo

Nero Cláudio César Augusto Germânico (em latim Nero Claudius Cæsar Augustus GermanicusAnzio15 de dezembro de 37 d.C. — Roma9 de junho de 68),[1] foi um imperador romano que governou de 13 de outubro de 54 até a sua morte, a 9 de junho de 68.
.......................
...................
...

O reinado de Nero é associado habitualmente à tirania e à extravagância.[4] É recordado por uma série de execuções sistemáticas, incluindo a da sua própria mãe[5] e o seu meio-irmão Britânico, e sobretudo pela crença generalizada de que, enquanto Roma ardia, ele estaria compondo com a sua lira,[6] além de ser um implacável perseguidor dos cristãos. Estas opiniões são baseadas primariamente nos escritos dos historiadores TácitoSuetônio e Dião Cássio. Poucas das fontes antigas que sobreviveram o descrevem dum modo favorável,[7] embora haja algumas que relatam a sua enorme popularidade entre o povo romano, sobretudo no Oriente.[8]
Leia mais:

Imperatriz Messalina mulher do imperador Cláudio com o filho Britânico no colo.
Museu do Louvre. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

Valéria Messalina,[1] também conhecida somente como Messalina (Roma25 de janeiro de 17 - Roma48) foi uma imperatriz-consorte romana, terceira esposa do imperador Cláudio. Ela era também prima pelo lado do pai de Nero, prima de segundo grau de Calígula e sobrinha-bisneta de Augusto. Messalina era poderosa e influente, com uma reputação de ser promíscua, alega-se que ela teria conspirado contra o marido e foi executada quando o plano foi descoberto. E esta reputação, que pode ser derivada de um viés político contra ela, acabou perpetuada na arte e na literatura até os tempos modernos.
File:Incubus.jpg
Incubus. Aquatinta colorida
Íncubo (em latim incubus, de incubare) é um demônio na forma masculina que invade o sonho de pessoas a fim de ter uma relação sexualcom elas. O íncubo drena a energia da vítima para se alimentar, e na maioria das vezes deixa-a viva, mas em condições muito frágeis. A versão feminina desse demônio é chamada de súcubo.

 Uma mulher, provavelmente do interior da Noruega, com bócio , provavelmente devido à deficiência de iodo .

bócio ou bócio é um aumento de volume , muitas vezes visível para a glândula tiróide . Esta é uma condição muito comum que afeta entre 200 e 800 milhões de 1 de pessoas no mundo. Esta doença é frequentemente familiar . É quase quatro vezes mais comum em mulheres que em homens.
Leia mais:

Jesus e a mulher cananéia. Óleo sobre tela de Michael Angelo Immenraet
Imagem/fonte:

Exorcismo da filha da mulher siro-fenícia é um dos milagres de Jesus nos Evangelhos e é contado no Evangelho de Marcos no capítulo 7 ( Marcos 7: 24-30 ) e no Evangelho de Mateus no capítulo 15 ( Mateus 15:21). -28 ). Em Mateus, a história é contada como a cura da filha de uma mulher cananéia . [1] De acordo com ambos os relatos, Jesus exorcizou a filha da mulher enquanto viajava na região de Tiro e Sidom , devido à  demonstrada pela mulher.

Flamingos na Camargue, fotografados em 2004 por Jeremy Shapiro.


Camargue ( Reino Unido : / k ə m ɑr ɡ , k Æ - / , [3] [4] US : / k ɑː - / , [5] francês:  [kamaʁɡ] ; provençal : Camarga ) é um naturais regiãosituada a sul de Arles , França, entre o Mar Mediterrâneo e os dois braços do delta do Ródano . O braço oriental é chamado o Grand Rhône; o ocidental é o Petit Rhône . [6]
Administrativamente encontra-se no departamento de Bouches-du-Rhône (Bocas do Ródano) e abrange partes do território das comunas de Arles, Saintes-Maries-de-la-Mer e Port-Saint-Louis-du. -Rône . Uma extensão adicional de planície pantanosa, a Petite Camargue (pequena Camargue), a oeste do Petit Rhône , fica no departamento de Gard .
Camargue foi designada como um local Ramsar como uma " Zona Húmida de Importância Internacional" em 1 de dezembro de 1986.

O pântano de Circeo.
O Ródano desaguando no lago Leman, na Suíça, para depois continuar seu caminho até o mar Mediterrâneo.

rio Ródano (em francêsRhône) é um curso de água que nasce na Suíça e termina na França. Por desaguar no Mediterrâneo, esse rio é de extrema importância histórica, desde o tempo dos gregos e romanos. Servia como rota para o comércio, propagação de cultura e costumes entre muitos povos do leste, ocidente e centro europeu. A partir do século XX foram desenvolvidas obras para gerar melhorias na navegação e fornecer energia elétrica.

DSC05221
Campo dos pastores. Belém, Palestina. Fotos Ismael Gobbo.
Afresco do Santuário do Campo dos Pastores localizado em Bet Sahur (Casa dos vigias) a cerca de  3 km do centro de Belém. É um Bairro com cerca de 6.000 habitantes árabes, a maioria cristãos, que vivem do artesanato e do pastoreio de ovelhas.
Foto: Ismael Gobbo
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/01-01-2019_arquivos/image013.jpg
Estátua O Bom Pastor. Catacumbas de S. Calixto. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/15-02-2018_arquivos/image010.jpg
O Grito. Edvard Munch
Esta versão, executada em 1910 em tempera on carton, foi roubada do Munch Museum em 2004 e recuperada em 2006.