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segunda-feira, 5 de agosto de 2019

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 06-08-2019.

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François de Pâris em oração.

François de Paris ( pronunciação francesa: [fʁɑswa d (ə) pɑʁi] ; 3 de junho de 1690 - 01 de maio de 1727) era um diácono católico francês e teólogo, um defensor do jansenismo . Ele tornou-se diácono do Oratório de St. Magloire e foi conhecido por sua crítica à bula papal Unigenitus , que condenou a tradução anotada de Pasquier Quesnel da Bíblia. Ele deu seus rendimentos aos pobres e, em sua aposentadoria, ele viveu em um estado de extrema pobreza. Após sua morte, seu local de sepultamento ganhou uma reputação de eventos sobrenaturais e a base dos convulsionários de Saint-Médard, onde ele é enterrado. Em 1731 houve um movimento pelos jansenistaspara canonizar François de Pâris como santo em reconhecimento aos milagres que teriam sido realizados ali e o cardeal arcebispo Louis Antoine de Noailles , que havia investigado vários dos relatórios em 1728, havia iniciado o processo de beatificação .
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Gravura da morte de François de Pâris.
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Em 1731, uma série fenomenal de eventos começou a ser relatada no cemitério que supostamente produziu curas extraordinárias, aparentemente depois que as pessoas que visitavam experimentaram "violentos movimentos convulsivos que atingiram os pacientes logo após seus corpos tocarem o mármore da tumba, às vezes sem se aproximarem dele". engolindo em vinho ou água, uma pequena porção da terra reunida em torno dela. [10] Essas pessoas ficaram conhecidas como os " convulsionários de Saint-Médard ".  https://en.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_de_P%C3%A2ris

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Convulsionários de Saint-Médard. Sessão de “alivio”.


Os convulsionários de Saint-Médard eram um grupo de peregrinos religiosos franceses do século XVIII que exibiam convulsões e mais tarde constituíam uma seita religiosa e um movimento político . Esta prática originou-se no túmulo de François de Pâris , um diácono jansenista ascético que foi sepultado no cemitério da paróquia de Saint-Médard em Paris . Os convulsionários foram associados ao movimento jansenista, que se tornou mais politicamente ativo depois que a bula papal Unigenitus baniu oficialmente a seita.
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Convulsionários confinados na Bastilha. Gavura do século XVIII.
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Joana D’Arc. Quadro de Jules Bastien Lepage
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A morte de César. Óleo sobre tela por Jean-Léon Gérôme.
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A morte de César (em francês : La Mort de César ) é uma pintura de 1867 do artista francês Jean-Léon Gérôme . Retrata o momento após o assassinato de Júlio César , quando os conspiradores exultantes estão se afastando do cadáver de César noTeatro de Pompeu , nos idos de março (15 de março), em 44 aC. A pintura é mantida no Walters Art Museum, em Baltimore ,Maryland. (Wikipedia)

assassinato de Júlio César foi uma conspiração de vários senadores romanos , principalmente liderados por Marcus Junius BrutusCassius Longinus e Decimus Brutus , no final da República Romana . Eles esfaquearam César até a morte no Teatro de Pompeu, nos idos de março (15 de março), 44 aC.
Em janeiro de 44, César - que já era ditador - foi nomeado ditador vitalício pelo Senado. Esta declaração fez muitos senadores da facção conservadora Optimates temer que César quisesse derrubar a República e estabelecer uma monarquia; Eles decidiram matá-lo para salvar a República. Apesar da morte de César, os conspiradores foram incapazes de restaurar as instituições da República, e as ramificações do assassinato levaram à guerra civil dos Libertadores e, finalmente, ao período Principado do Império Romano .
Brutus vê o “fantasma” de César. Pintura por Alexandre Bida.
Uma pintura do final do século 19 do Ato IV, Cena III de Júlio César de Shakespeare: Brutus vê o fantasma de César.


Marco Júnio Bruto (em latimMarcus Junius BrutusRoma85 a.C. - Filipos42 a.C.), foi um patrício, líder político de orientação conservadora republicana romana, e militar romano. Depois de ser adotado por seu tio, começou a usar o nome Quinto Servílio Cépio Bruto, mas voltou a usar seu nome original.[1] Foi um dos assassinos de Júlio César.
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Aquarela de James Tissot ilustrando o episódio em que Jesus cura  um “endemoniado”,
com os porcos se precipitando  mar.
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Eles atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos.
Quando Jesus desembarcou, um homem com um espírito imundo veio dos sepulcros ao seu encontro.
Esse homem vivia nos sepulcros, e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes;
pois muitas vezes lhe haviam sido acorrentados pés e mãos, mas ele arrebentara as correntes e quebrara os ferros de seus pés. Ninguém era suficientemente forte para dominá-lo.
Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas.
Quando ele viu Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele,
e gritou em alta voz: "Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes! "
Pois Jesus lhe tinha dito: "Saia deste homem, espírito imundo! "
Então Jesus lhe perguntou: "Qual é o seu nome? " "Meu nome é Legião", respondeu ele, "porque somos muitos".
E implorava a Jesus, com insistência, que não os mandasse sair daquela região.
Uma grande manada de porcos estava pastando numa colina próxima.
Os demônios imploraram a Jesus: "Manda-nos para os porcos, para que entremos neles".
Ele lhes deu permissão, e os espíritos imundos saíram e entraram nos porcos. A manada de cerca de dois mil porcos atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e nele se afogou.
Os que cuidavam dos porcos fugiram e contaram esses fatos na cidade e nos campos, e o povo foi ver o que havia acontecido.
Quando se aproximaram de Jesus, viram ali o homem que fora possesso da legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo; e ficaram com medo.
Os que o tinham visto contaram ao povo o que acontecera ao endemoninhado, e falaram também sobre os porcos.
Marcos 5:1-16
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O Livro dos Espíritos. Allan Kardec. Lançado em 18-04-1857.

Dos cinco livros fundamentais que compõem a Codificação do Espiritismo, este foi o primeiro, reunindo os ensinos dos Espíritos Superiores através de médiuns de várias partes do Mundo. Ele é o marco inicial de uma Doutrina que trouxe uma profunda repercussão no pensamento e na visão de vida de considerável parcela da Humanidade, desde 1857, data da primeira edição francesa. (Febnet)
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O Livro dos Médiuns. Allan Kardec. Lançado em janeiro de 1861.

Reúne “o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo”. (Febnet)
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Estudo para Jesus em Cafarnaum (1885). Óleo sobre tela de Rodolpho Amoêdo
Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo. Foto Ismael Gobbo
Estátua do Cristo Redentor. Rio de Janeiro, Brasil. Foto IsmaelGobbo
Francisco Thiesen
Foto fornecida por  Sérgio Thiesen
Obra em 3 volumes: Allan Kardec
Zêus Wantuil e Francisco Thiesen
Francisco Thiesen
Foto fornecida por Sérgio Thiesen
(Recebido em email de Sérgio Thiesen)
Federação Espírita Brasileira. Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo.
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Lagoa Rodrigo de Freitas, Hipódromo da Gávea, à direita e Praia de Ipanema no alto. Vista desde o Corcovado.
Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo
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Cristo Redentor no Corcovado. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo
Vídeo de Palestra com Charles Kempf
Londres
Acesse:

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 Pavão. Parque da Água Branca,  ou, Parque Dr. Fernando Cossta, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo
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Periquitos com moradas no tronco.  Foto Ismael Gobbo.
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Uvaia em flor. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo
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Polinização
Abelha de mel na Cereja de Pássaro  Prunus padus As abelhas de mel são especialmente bem adaptadas para coletar e mover o pólen, assim são os polinizadores de culturas mais comumente usados. Observe o pólen castanho claro no cesto de pólen

domingo, 4 de agosto de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 05-08-2019.

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O Livro dos Espíritos. Allan Kardec. Lançado em 18-04-1857.

Dos cinco livros fundamentais que compõem a Codificação do Espiritismo, este foi o primeiro, reunindo os ensinos dos Espíritos Superiores através de médiuns de várias partes do Mundo. Ele é o marco inicial de uma Doutrina que trouxe uma profunda repercussão no pensamento e na visão de vida de considerável parcela da Humanidade, desde 1857, data da primeira edição francesa. (Febnet)
O Livro dos Médiuns. Allan Kardec. Lançado em janeiro de 1861.

Reúne “o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo”. (Febnet)
“O Evangelho segundo o Espiritismo” é o ensino moral do Cristo Jesus para os cristãos de qualquer crença, desenvolvido pelos Espíritos de Luz em comunicações mediúnicas recolhidas, organizadas, comentadas e trazidas a público pelo Codificador Allan Kardec. (Febnet)
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O Céu e o Inferno. Allan Kardec. Lançado em 1º. de agosto de 1865.

Seu principal escopo é explicar a Justiça de Deus à luz da Doutrina Espírita. Objetiva demonstrar a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no Mundo Espiritual, como conseqüência de seus próprios atos. (Febnet)
A Gênese. Allan Kardec. Lançado em 6 de janeiro de 1868.
É um livro que, conhecido e estudado, proporciona uma oportunidade excepcional de imersão em grandes temas de interesse universal, abordados de forma lógica, racional e reveladora. Divide-se em três partes: Na primeira parte, analisa a origem do planeta Terra, de forma coerente, fugindo às interpretações misteriosas e mágicas sobre a criação do mundo; Em sua segunda parte, aborda a questão dos milagres, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho; Na terceira parte enfoca as predições do Evangelho... (Febnet)
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O Frenologista. Franz Joseph Gall examinando a cabeça de uma menina bonita, enquanto três
 cavalheiros esperam  na fila. Litografia colorida por EH, 1825. Possivelmente por Edward Hull.
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Frenologia (do Grego: φρήν, phrēn, “mente”; e λόγος, logos, “lógica ou estudo”) é uma teoria que reivindica ser capaz de determinar o caráter, características da personalidade, e grau de criminalidade pela forma da cabeça (lendo “caroços ou protuberâncias”). Desenvolvido por médico alemão Franz Joseph Gall por volta de 1800, e muito popular no século XIX, está agora desacreditada e classificada como uma pseudociência. A Frenologia contudo recebeu crédito como uma protociência por contribuir com a ciência médica com as déias de que o cérebro é o órgão da mente e áreas específicas do cérebro estão relacionadas com determinadas funções do cérebro humano.
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Retrato de Johann Kaspar Lavater pelo artista August Friedrich Oelenhainz.

Johann Kaspar Lavater (Zurique15 de novembro de 1741 – 2 de janeiro de 1801), além de pastor, foi filósofopoetateólogo[1] e um entusiasta do magnetismo animal na Suíça. É considerado o fundador da fisiognomonia, a arte de conhecer a personalidade das pessoas através dos traços fisionômicos.
Darwin em 1854, pouco anos antes da publicação de A Origem das Espécies.[1]


Charles Robert DarwinFRS FGRS FLS FLZ[2] (pronúncia em inglês: ['dɑː.wɪn];[3] Shrewsbury12 de fevereiro de 1809 – Downe19 de abril de 1882) foi um naturalistageólogo e biólogo britânico,[4] célebre por seus avanços sobre evolução nas ciências biológicas.[I]Juntamente com Alfred Wallace, Darwin estabeleceu a ideia que todos os seres vivos descendem de um ancestral em comum, argumento agora amplamente aceito e considerado um conceito fundamental no meio científico,[5] e propôs a teoria de que os ramos evolutivos são resultados de seleção natural e sexual, onde a luta pela sobrevivência resulta em consequências similares às da seleção artificial.[6]
Seu livro de 1859, A Origem das Espécies, causou espanto na sociedade e comunidade científica da época, mas conseguiu grande aceitação nas décadas seguintes, superando a rejeição que os cientistas tinham pela transmutação de espécies.[7][8] Já em 1870, a evolução por seleção natural tinha apoio da maioria dos intelectuais. Sua aceitação quase universal, entretanto, não foi atingida até à emergência da síntese evolutiva moderna entre as décadas de 1930 e 1950 quando um grande consenso consolidou a seleção natural como o mecanismo básico da evolução.[9][10] A teoria de Darwin é considerada o mecanismo unificador para explicar a vida e a diversidade na Terra.[11][12]
Uma caricatura de 1871 após a publicação de A Descendência do Homem sendo uma das várias a mostrar Darwin com o corpo de primata, o identificando na cultura popular como o principal autor da teoria evolutiva.
Capa da primeira edição da obra de Charles Darwin
A Descendência do Homem,  e,  Seleção em Relação ao Sexo.  1871.
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Jesus
Jesus em tela bordada por Alexandra Herrmann (imagem cedida por Oceano Vieira de melo)

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Essa Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros divinos, ao que nos foi dado saber, apenas já se reuniu, nas proximidades da Terra, para a solução de problemas decisivos da organização e da direção do nosso planeta, por duas vezes no curso dos milênios conhecidos. A primeira, verificou-se quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no Tempo e no Espaço, as balizas do nosso sistema cosmogônico e os pródromos da vida na matéria em ignição, do planeta, e a segunda, quando se decidia a vinda do Senhor à face da Terra, trazendo à família humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção.
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Livro: “A Caminho da Luz”. Espírito Emmanuel pela psicografia de Francisco Cândido Xavier
             I A Gênese Planetária.


4. O papel de Jesus não foi o de um simples legislador moralista, tendo por exclusiva autoridade a sua palavra. Cabia-lhe dar cumprimento às profecias que lhe anunciaram o advento; a autoridade lhe vinha da natureza excepcional do seu Espírito e da sua missão divina. Ele viera ensinar aos homens que a verdadeira vida não é a que transcorre na Terra, e sim a que é vivida no Reino dos Céus; viera ensinar-lhes o caminho que a esse reino conduz,...............
(O Evangelho Segundo o Espiritismo” Cap. I, item 4) Febnet.


Jesus é um desses divinos missionários e é de todos o maior. Destituído da falsa auréola da divindade, mais imponente nos parece ele. Seus sofrimentos, seus desfalecimentos, sua resignação, deixam-nos quase insensíveis, se oriundos de um Deus, mas tocamnos, comovem-nos profundamente em um irmão. Jesus é, de todos os filhos dos homens, o mais digno de admiração. É extraordinário no sermão da montanha, em meio à turba dos humildes. É maior ainda no Calvário, quando a sombra da cruz se estende sobre o mundo, na tarde do suplício.... “Cristianismo e Espiritismo” de  Léon Denis.

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Quadro de Allan Kardec de grandes dimensões na Librairie et Editions LeymarieParis, França.
Fonte: 
Conforme a autora, o quadro retrata entidade espiritual feminina da falange de Meimei acolitando crianças.
Óleo sobre tela da artista plástica Nair Camargo, de São Paulo, SP.
Obra exposta no salão de reuniões do Fraternidade Espírita Gina, em São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.
Belisário implorando por esmola. Óleo sobre tela de Jacques-Louis David.
Imagem/fonte:
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Alicante, Espanha. Fotos Ismael Gobbo.
Cristo e Nicodemos. Óleo sobre tela de Fritz von Uhde.
Imagem/fonte:


No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)  
Um bairro pobre mostra os danos depois que um terremoto de mais de 7 graus na escala Richter abalou
Porto Príncipe Haiti pouco antes das 17 horas de 12 de janeiro de 2010.
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Canteiro de flores no Eixo Monumental,  em Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 03-08-2019.

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O Dia dos Mortos. Óleo sobre tela de William-Adolphe Bouguereau.
Imagem/fonte:
Túmulo de Dr. Miguel Couto, um dos ícones da medicina brasileira. Cemitério São João Batista. Rio de Janeiro, Brasil.
Fotos:  Ismael Gobbo.




Em entrevista Dr. Tomas Novelino(1901-2000)  falou do
professor Dr. Miguel Couto (1865- 1934)

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FE-  O Sr.  sempre se refere ao  Dr. Miguel Couto como um grande  exemplo de luta pela educação. 
TN-  O Professor Miguel Couto era um ídolo no Rio de Janeiro, um coração bondoso e,  a bem da verdade,  até amigo dos espíritas.  No ano em que eu saí  da Escola,  ele fez uma palestra no Rio de Janeiro, na qual a afluência de público foi espantosa para ver e ouvir aquele expoente da medicina.  O tema era sobre educação,  e ele afirmava:  "No Brasil só existe um problema: a educação do povo".  Iniciou a  palestra falando  que no norte da Europa havia um convento em que os monges se cumprimentavam pela manhã proferindo as seguintes palavras: "Pensai na morte, irmãos".  E o Professor Miguel Couto,  parodiando-os,   sentenciava: "Pensai na educação, brasileiros...".  Essa postura do Dr. Miguel Couto,  extremamente preocupado com a educação,  me marcou profundamente.
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Turista orando no túmulo de Allan Kardec. No dia 31 de março de 2019, completam-se 150 anos da sua desencarnação.
Cemitério Père Lachaise, Paris, França, Foto Ismael Gobbo.
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São Francisco de Borja executando um exorcismo. Pintura de Francisco Goya.
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O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot.
Imagem/fonte:

A festa na casa de Simão. Óleo sobre cobre por Frans Francken the Younger.

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A parábola é contada em resposta a uma reação não expressa do anfitrião de Jesus, que é chamado Simão (e às vezes é identificado com Simão, o Leproso ):
Um dos fariseus o convidou para comer com ele. Entrou na casa do fariseu e sentou-se à mesa. Eis que uma mulher da cidade que era pecadora, quando ela sabia que ele estava reclinado na casa do fariseu, ela trouxe um vaso de alabastro de unguento. De pé aos seus pés, chorando, ela começou a molhar os pés dele com as lágrimas, e ela enxugou-os com os cabelos da cabeça, beijou-lhe os pés e ungiu-os com o unguento. Agora, quando o fariseu que o convidara viu, ele disse a si mesmo: "Este homem, se fosse um profeta, teria percebido quem e que tipo de mulher é essa que o toca, que ela é uma pecadora". : 36-39, Bíblia do mundointeiro em inglês
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quinta-feira, 1 de agosto de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 02-08-2019.

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O rico e Lázaro. Ilustração de Gustave Doré.
Os aleijados. Óleo sobre tela de Pieter Bruegel, o Velho.
O jovem mendigo. Óleo sobre tela de Bartolomé Esteban Murilo.
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A Educação de Apolo (Museu Grobet-Labadié em Marselha), tapeçaria de lã e seda da manufatura real de Aubusson, meados do século XVIII.  Fonte:
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Órfãos. Óleo sobre tela por Thomas Benjamin Kennington.
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Cristo abençoando as crianças. Óleo sobre tela por Nicolaes Maes.
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Barca iniciando a travessia Rio/Niterói. Foto Ismael Gobbo
Atracadouro de barcas em Niterói, RJ. Foto Ismael Gobbo
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O Sermão da Montanha. Pintura a óleo em cobre por Carl Bloch.
Cristo carregando a cruz. Óleo sobre tela de Rafael Sanzio.
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Cristo na cruz. Óleo sobre tela por Eugène Delacroix.
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