BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 1 de maio de 2010

ADE CAMPINAS PROGRAMA OBSERVATÓRIO ESPÍRITA RÁDIO ESPÍRITA CAMPINAS

ADE - Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas


Rádio Espírita Campinas

www.radioespirita.org.br


Programa "Observatório Espírita"

Um panorama geral da Imprensa Espírita
Sexta-feira, 30/04/2010, 20h30


“Reformador”

www.febnet.org.br


Jornal “O Clarim”

www.oclarim.com.br


Programa "Opinião Espírita"

Os assuntos e fatos que dizem respeito ao Espiritismo

Domingo, 02/05/2010, 19h 00


A Depressão

Causas, conseqüências e as novas possibilidades apresentadas pela Ciência.
Baseado na matéria “O lado bom da depressão”, Revista Galileu, edição de maio de 2010.
Equipe: Marcia Bonfim, Ricardo Galdino, Jorge Munhóz e Carlos Garcia.


Editorial


A depressão pode ser conceituada como uma alteração do estado de humor, uma tristeza intensa, um abatimento profundo com desinteresse pelas coisas. Tudo perde a graça, o mundo fica cinza, viver torna-se tarefa difícil, pesada, com idéias fixas e pessimistas. O que pode ocasionar tamanha desordem psicológica? A influência espiritual, por exemplo, pode levar a depressão? Segundo Allan Kardec, no livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo”, cap. 28, item 81, “chama-se obsessão a ação persistente que um mau Espírito exerce sobre um indivíduo. Apresenta caracteres muito diferentes, que vão desde a simples influência moral, sem perceptíveis sinais exteriores, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais”. É razoável, pois, admitir a obsessão como uma das causas que pode conduzir ao estado depressivo. Por outro lado, o caminho para sairmos dela consiste em preencher este vazio que se instala no espírito com a recuperação da autoestima. Compreendermos que somos eternos e os nossos sentimentos atuais são frutos de histórias que vivenciamos em outras encarnações. Daí a importância da busca do próprio conhecimento e análise, com o intuito de descobrir quem realmente somos, sem julgamentos, punições ou culpas. Como resultado, iremos nos aceitar como somos, com todas as nossas limitações, cientes, porém, que temos um grande potencial criativo. Isto nada mais é do que desenvolver a fé em si e no Criador, sentimento este que nos transforma e que nos liga diretamente a Ele.


Texto: Marcia Bonfim.


Programa "Nos Caminhos do Saber"

Uma reflexão sobre os assuntos do cotidiano, na busca do verdadeiro significado da vida.

Domingo, 02/05/2010, 20h 00


Sofrimentos da vida


A importância de reconhecermos as oportunidades que a vida nos apresenta em todos os momentos, mas principalmente nas circunstâncias mais dificuldades.
Equipe: Aglaê Silveira, Waldete Tieppo e Marcos Sibinelli.
Produção e Apresentação: Área Cultural do Instituto Brasileira de Psicoterapia Autógena
www.caminhandojuntos.org

0 comentários: